+ Responder ao Tópico

MTU



  1. #1

    Padrão MTU

    Pessoal, tenho uma RB 450g fazendo um server PPPoE.Se eu colocar o MTU em 1480, os NANO dos cliente que tambem terá que ser 1480?

  2. #2

    Padrão Re: MTU

    Não precisa mudar o MTU nos clientes não, uso MTU 1480 no servidor e todos os equipamentos ubiquiti e Intelbras estão com MTU 1492 e funciona pefeitamente, se caso algum equipamento não conectar o PPPoE ou não navegar ai você altera o MTU no equipamento do cliente pra 1480 mas isso só aconteceu aqui conosco em somente um roteador de mesa TP-Link o resto não precisou mudar nada.

  3. #3

    Thumbs up Re: MTU

    Citação Postado originalmente por gnsoares Ver Post
    Pessoal, tenho uma RB 450g fazendo um server PPPoE.Se eu colocar o MTU em 1480, os NANO dos cliente que tambem terá que ser 1480?
    Graças ao Path MTU Discovery, não deveria ter problemas.

    O protocolo IP define como Path MTU o menor MTU entre todos os hops de um caminho. Segundo definição das RFC's 1191 e 1918, Path MTU Discovery é uma técnica empregada para descobrir o menor MTU entre 2 hosts. Para isso os pacotes tem a flag DF (Don't Fragment) setada em seu cabeçalho. Ao chegar a qualquer dispositivo no caminho para o host de destino que tenha um MTU menor que o pacote, este dispositivo então descarta o pacote e devolve a origem um pacote ICMP tipo 4 (Destination Unreachable (Datagram Too Big)) juntamente com o tamanho máximo de MTU suportado por este dispositivo.

    Ao receber essa informação o host de origem remonta o pacote com o tamanho do MTU informado pelo dispositivo que dropou o pacote na tentativa anterior e re-envia ele. Isso ocorre até que o primeiro pacote atinja seu destino, quando isso ocorrer todos os demais pacotes serão empacotados com o MTU que passou por todo o caminho.

    Claro que para isso funcionar não podem haver regras de firewall no caminho bloqueando este tipo de resposta ICMP, caso hajam não haverá comunicação.

    Passei por este problema uma vez em um cliente que utilizava nosso servidor de e-mails para mandar e-mails a uma empresa e não estava conseguindo enviar nenhum e-mail. Rodando um TCPDUMP descobri então que os pacotes (usando MTU 1500) estavam retornando um ICMP 4 e estavam sendo dropados por uma regra de firewall no meu router. Desta forma meu servidor de e-mails não recebia estes pacotes ICMP de retorno, e não tomava conhecimento do MTU menor utilizado pelo servidor de destino, como resultado continuava tentando enviar pacotes e a conexão não era estabelecida.

    Ao abrir esta regra no meu firewall tudo funcionou. Conclusão, o servidor de e-mails da empresa para qual meu cliente estava tentando enviar e-mails estava conectado a internet por uma conexão ADSL, como o PPPoE utiliza 8 bits do pacote IP, o MTU máximo era 1492.

    Muito interessante o conhecimento a baixo nível destes tipos de comunicações de rede, um dia ainda salva a sua pele kkkk.

    Se ficou claro curte ai

  4. #4

    Padrão Re: MTU

    Não imaginei que teria tantas curtidas desta resposta rsrs.

    Enfim, relendo ela, vi que está bem explicado até, mais tem um porém. Eu disse que com bloqueio do ICMP tipo 4, não poderia haver comunicação entre os hosts se o MTU do destino fosse menor que o da origem.

    Só pra deixar isso mais claro, essa conexão não ocorre com pacotes que tenham no header a flag DF (Dont Fragment) setada, caso essa flag não esteja presente, a comunicação acontece, porém os pacotes em algum ponto no caminho são fragmentados de acordo com o menor MTU. Isso pode gerar uma fila dependendo do fluxo de dados, diminuindo a velocidade da conexão.

    Para ver isso na prática configurem 2 dispositivos, um com MTU 1500 e outro com 1492 por exemplo.

    Façam o teste com o Ping do dispositivo com MTU 1500 para o com o MTU 1492 com tamanho de pacote 1500, haverá resposta.

    Agora façam o mesmo teste setando a flag DF e a resposta é que o pacote precisa ser desfragmentado mais a fragmentação não está ativa.

    Valeu pelo incentivo pessoal, é ensinando que se aprende.