+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Topologia, opinião?

    Saudações à todos!
    Venho a pouco mais de um mês lendo diariamente o Under baixando tutoriais e estudando, mas é a primeira vez que posto algo, pessoal, como muitos estou apenas começando pretendo um dia ser um provedor SCM mas por enquanto irei de VDSL 35Mb 3,5 Upload minha dúvida é, no ponto "A" do meu ponto a ponto posso atender alguns clientes via cabo ou isso prejudicaria a célula a ser enviada para o ponto "B"? De acordo com a imagem que tentarei postar a disposição dos equipamentos está correta ou vocês mudariam algo? Pretendo usar hotspot na Rb do ponto "B" neste caso como eu poderia gerenciar aqueles poucos clientes do ponto "A"? Teria também que criar um hotspot na Rb do ponto "A"? Enfim considerem que sei quase nada mas estou estudando muito... Minha meta seria 50 clientes com 1 e 2Mb se o link não aguentar posso aumentar a velocidade do mesmo com outro plano de 35Mb fazendo um load balance. Desculpem as várias perguntas forte abraço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede.jpg
Visualizações:	1535
Tamanho: 	660,5 KB
ID:      	51229

  2. #2

    Padrão Re: Topologia, opinião?

    Sim, pode configura uma interface conectar em switch de 8 portas, e os clientes cabeados ficaram conectados neste switch, como sua rb esta fazendo o controle não tem nada de errado.

    Sugestão, coloque um servidor de cache, de inicio de preferencia por software livre. O BrazilFW é muito bom, e segura sua rede com uma excelente economia de link, no caso a utilização de um servidor de cache vc pode liberar uma banda bem melhor de acesso para seus clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Topologia, opinião?

    Amigo, qualquer coisa me manda um email para [email protected] dependendo do que voce precisar tenho algum material aqui. Abraços....

  4. #4

    Padrão Re: Topologia, opinião?

    Valeu pessoal, adicionei um ponto à reputação de ambos! Estou personalizando uma página de login, então subo ela para ambas RBs para gerenciar os clientes dos dois lados? Estou olhando o cache BrazilFW que o amigo Biohazzard indicou, a máquina poderá ficar no ponto "B" do ponto a ponto? É que tenho acesso ao ponto "B" mais facilmente...

  5. #5

    Padrão Re: Topologia, opinião?

    Se voce colocar o cache no ponto B, quem estiver no ponto A não vai ter cache, Na minha opinião eu deixaria o cache no lado A, coloca um bom nobreak para o server deste modo não se preocuparia tanto. Mas vamos aguardar um pouco, creio que mais idéias seram bem vindas e aceitas.

    abraços.

  6. #6

    Padrão Re: Topologia, opinião?

    Sim vc pode colocar, mas neste caso os seus clientes que estão conectados via cabo não estariam no cache. ao menos que vc configurace a interface de tal forma que eles estariam conectados via cabo teriam que ir na torre validar na torre, e buscar o arquivo em cache, retornar pelo link, e entregar para o cliente. NÃO É UMA BOA PRATICA.

    1ª OPÇÃO
    Caso queira mesmo colocar no ponto B, vc pode montar assim.
    No ponto A a sua antena irá ficar conetada diratamente no modem, e enviando direro para o ponto B, que ira receber o link, ai vc usar uma RB450G, coneta no BrasilFW, ai vc coloca antenas distribuindo o sinal. Para atender os clientes que estão no ponto A vc coloca uma nanoLoco, e um swtch distribuindo entre eles.

    2ª opção
    Vc configura tudo no ponto coloca servidor aqui, um link sai para a torre B e distrui para os clientes, ainda no ponto A vc ira usar sw de 8 portas e distribuir para os clientes acabo, ai todos iram usar o cache.

  7. #7

    Padrão

    Essa topologia e equipamentos que você quer usar está ok. Você com um thundercache na rede junto a esse link de 35MB vai atender tranquilo 250 clientes.

    qualquer coisa add ai no skype: carlos-aps
    Abraço!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Essa topologia e equipamentos que você quer usar está ok. Você com um thundercache na rede junto a esse link de 35MB vai atender tranquilo 250 clientes.

    qualquer coisa add ai no skype: carlos-aps
    Abraço!
    Valeu amigo! Estou esperando os equipamentos chegarem, este fim de semana farei o ponto a ponto com as Nanobeam 5ghz 22dbi Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por David.F.S Ver Post
    Saudações à todos!
    Venho a pouco mais de um mês lendo diariamente o Under baixando tutoriais e estudando, mas é a primeira vez que posto algo, pessoal, como muitos estou apenas começando pretendo um dia ser um provedor SCM mas por enquanto irei de VDSL 35Mb 3,5 Upload minha dúvida é, no ponto "A" do meu ponto a ponto posso atender alguns clientes via cabo ou isso prejudicaria a célula a ser enviada para o ponto "B"? De acordo com a imagem que tentarei postar a disposição dos equipamentos está correta ou vocês mudariam algo? Pretendo usar hotspot na Rb do ponto "B" neste caso como eu poderia gerenciar aqueles poucos clientes do ponto "A"? Teria também que criar um hotspot na Rb do ponto "A"? Enfim considerem que sei quase nada mas estou estudando muito... Minha meta seria 50 clientes com 1 e 2Mb se o link não aguentar posso aumentar a velocidade do mesmo com outro plano de 35Mb fazendo um load balance. Desculpem as várias perguntas forte abraço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede.jpg
Visualizações:	1535
Tamanho: 	660,5 KB
ID:      	51229
    Ola Amigo desculpe por não ter respondido antes, mas aqui ta corrido.

    Eu ja usei Rb 750 450 e 1100 para concetração de clientes, e veja bem na opnião compensa vc dispensar essas 2 rb 450, e colocar apenas 1 rb 1100, seja ah ahx2 ou a normal.
    Você usaria essa rb no ponto A, fazendo a autenticação do link, e o hotspot, radius, cache paralelo tudo no ponto A, dai para frente esta ok o seu desenho.

    Essas rb 450 vc fica limitado a quantidade de portas e de recursos da mesma.
    E amanha ou depois com o crescimento da cartela de clientes, vc terá que fazer o up para a 1100 ou maior.