Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Air Fiber

    Ola galera, estou usando um enlace com air fiber a uma distancia de 12,4 km e esta passando 400megas, ate agora nao tive problemas. Agora estou pensando em colocar outro enlace com outro air fiber saindo de umas dessas torres onde ja tem um, to com duvidas se mesmo eu colocando nessa mesma torre onde ja tenho um recebendo, se eu colocar outro pra transmitir pra outro enlace to com medo de dar interferencia... sera que isso pode acontecer mesmo de for em uma altura bem diferente e uma de costas pra outra????

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alessandropsuporte Ver Post
    Ola galera, estou usando um enlace com air fiber a uma distancia de 12,4 km e esta passando 400megas, ate agora nao tive problemas. Agora estou pensando em colocar outro enlace com outro air fiber saindo de umas dessas torres onde ja tem um, to com duvidas se mesmo eu colocando nessa mesma torre onde ja tenho um recebendo, se eu colocar outro pra transmitir pra outro enlace to com medo de dar interferencia... sera que isso pode acontecer mesmo de for em uma altura bem diferente e uma de costas pra outra????
    Só se estiver no mesmo canal ha posibilidade de interferenças.

  3. #3
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão

    Bom, pelo que vi no DataSheet, este airFiber só tem 2 canais, com distância uma da outra e em outro canal vai dar para suprir as necessidades.

  4. #4

    Padrão

    Creio que não terá problemas montando o próximo nas costas do que já existe, mas será o máximo 2 na torre porque como observado só há 2 canais no AirFiber.
    Aqui também temos um enlace com este produto com 7Km, só que não conseguimos sinal bom com eles e colocamos outro enlace em paralelo com Rocket+Dish funcionando os 2 links com Bonding.
    Com as chuvas o Airfiber cai e o Rocket assume, fica ruim mas pelo menos não para de tudo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Creio que não terá problemas montando o próximo nas costas do que já existe, mas será o máximo 2 na torre porque como observado só há 2 canais no AirFiber.
    Aqui também temos um enlace com este produto com 7Km, só que não conseguimos sinal bom com eles e colocamos outro enlace em paralelo com Rocket+Dish funcionando os 2 links com Bonding.
    Com as chuvas o Airfiber cai e o Rocket assume, fica ruim mas pelo menos não para de tudo.

    Entendi, vou fazer esse teste e vou aguardar pra ver como esses enlaces vao se comportar na epoca de chuva pq nao tem muito tempo q instalei e ainda nao choveu kkkk, eu conseguir um sinal rasuavel ( -66 com capacidade de 490mbps ). Obrigado a vcs q responderam ao topico e espero q isso tire duvidas de alguem. abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Creio que não terá problemas montando o próximo nas costas do que já existe, mas será o máximo 2 na torre porque como observado só há 2 canais no AirFiber.
    Aqui também temos um enlace com este produto com 7Km, só que não conseguimos sinal bom com eles e colocamos outro enlace em paralelo com Rocket+Dish funcionando os 2 links com Bonding.
    Com as chuvas o Airfiber cai e o Rocket assume, fica ruim mas pelo menos não para de tudo.

    No seu caso de 7Km , o AIR FIBER deveria ser um canhão. Isso acontece porque esta com problemas na propagação do link. Deveria fazer um estudo especifico nesse trajeto.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    No seu caso de 7Km , o AIR FIBER deveria ser um canhão. Isso acontece porque esta com problemas na propagação do link. Deveria fazer um estudo especifico nesse trajeto.
    Pior que a visada é 100%, tentamos por vários dias o alinhamento mas sem sucesso, pessoal que nos vendeu acessou tentou algumas atualizações e nada.
    O sinal fica em torno de -74, quando chove sobe pra -80 -83 até cair.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Pior que a visada é 100%, tentamos por vários dias o alinhamento mas sem sucesso, pessoal que nos vendeu acessou tentou algumas atualizações e nada.
    O sinal fica em torno de -74, quando chove sobe pra -80 -83 até cair.
    É amigo realmente seu enlace ta muito ruim, o meu enlace é com 12,4km e o sinal -66. Tenta aumentar a potencia mudando o pais taiwan e tenta com a potencia maxima de 43db.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Pior que a visada é 100%, tentamos por vários dias o alinhamento mas sem sucesso, pessoal que nos vendeu acessou tentou algumas atualizações e nada.
    O sinal fica em torno de -74, quando chove sobe pra -80 -83 até cair.
    A visada pode ser 100% porem as alturas das torres tem que coincidir com o despeje da Zona de Fresnel caso contrario o link se interfere ele mesmo pois esta trabalhando em frequencia de microondas.Por ese motivo existe o calculo de propagação que depende , em muito , do perfil do terreno na trajetoria do link

  10. #10

    Padrão

    Gente,

    Apenas um ALERTA pra quem quer se arriscar a comprar um Airfiber 24.
    Você ira gastar 10 mil, e se a Titia Ana bater.... você terá seu equipamento lacrado e ainda recebera um belo PADO.

    Os distribuidores/fornecedores homologaram porque querem ganhar R$, mas esqueceram de explicar o principal.

    Conforme o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita (Anatel).
    Art 9o, parágrafo 4, tabela III.
    A potencia EIRP permitida para essa faixa é de 13dBm.
    Não é 13dB de potencia configurada, é 13dBm EIRP (conjunto, potencia + antena).
    No regulamento está em uV/m medido a 3m, tem que fazer o cálculo para chegar nos entre 12 e 13 dBm EIRP.

    Logo, usando dentro do permitido, você consegue fechar um enlace máximo de 200m.

    Não sei quanto a vocês, mas eu não me arriscaria em pagar tão caro em um equipamento e correr o risco de perder ele e ainda ganhar um belo PADO.
    Por pouca coisa mais, eu compro um rádio licenciado... que me dá garantido 150 Mega ou mais... nesses 10km.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Gente,

    Apenas um ALERTA pra quem quer se arriscar a comprar um Airfiber 24.
    Você ira gastar 10 mil, e se a Titia Ana bater.... você terá seu equipamento lacrado e ainda recebera um belo PADO.

    Os distribuidores/fornecedores homologaram porque querem ganhar R$, mas esqueceram de explicar o principal.

    Conforme o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita (Anatel).
    Art 9o, parágrafo 4, tabela III.
    A potencia EIRP permitida para essa faixa é de 13dBm.
    Não é 13dB de potencia configurada, é 13dBm EIRP (conjunto, potencia + antena).
    No regulamento está em uV/m medido a 3m, tem que fazer o cálculo para chegar nos entre 12 e 13 dBm EIRP.

    Logo, usando dentro do permitido, você consegue fechar um enlace máximo de 200m.

    Não sei quanto a vocês, mas eu não me arriscaria em pagar tão caro em um equipamento e correr o risco de perder ele e ainda ganhar um belo PADO.
    Por pouca coisa mais, eu compro um rádio licenciado... que me dá garantido 150 Mega ou mais... nesses 10km.
    Qual radio licenciado vc usa?

  12. #12

    Padrão

    Tem de deixar o pessoal comprar essa bomba, so pra perderem a noite de sono esperando a visita da tia ana. Pois tem uma pessoa ai que defende com unhas e dentes seus produtos e mete o pau nos que tem a experiencia de algo funcionar e ele falar que não funciona. Mais isso é pouco, ja tem o airfiber 5, esse sim vai ser a maior bomba, pois em 5ghz não tem milagre... Fica a dica, comprem radio profissionais e não essas armadilhas que ficam empurrando em vcs...

  13. #13

    Padrão

    Pessoal, estou precisando de uma ajuda pois cada dia mais esta afunilando meu tempo para entregar um serviço e estou ficando sem uma solução para fechar um enlance de 4Km para trafegar inicialmente 100Mb Full, de inicio já haviam cogitado o Air fiber, mas estou ficando preocupado em encontrar uma solução mais em conta, e que seja mais estável, de inicio não estava querendo radios licenciados, mas uma solução robusta, até posteriormente conseguirmos ter um radio licenciado. Ajudem ai por favor. Caso contrario o AirFiber vai ter que ir pra torre, e eu ficar a noite e dia monitorando os ficais da tia ana. Socorro!!!!!!!!!!!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Pessoal, estou precisando de uma ajuda pois cada dia mais esta afunilando meu tempo para entregar um serviço e estou ficando sem uma solução para fechar um enlance de 4Km para trafegar inicialmente 100Mb Full, de inicio já haviam cogitado o Air fiber, mas estou ficando preocupado em encontrar uma solução mais em conta, e que seja mais estável, de inicio não estava querendo radios licenciados, mas uma solução robusta, até posteriormente conseguirmos ter um radio licenciado. Ajudem ai por favor. Caso contrario o AirFiber vai ter que ir pra torre, e eu ficar a noite e dia monitorando os ficais da tia ana. Socorro!!!!!!!!!!!

    Ola olha esse link
    https://under-linux.org/showthread.php?t=136197

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Gente,

    Apenas um ALERTA pra quem quer se arriscar a comprar um Airfiber 24.
    Você ira gastar 10 mil, e se a Titia Ana bater.... você terá seu equipamento lacrado e ainda recebera um belo PADO.

    Os distribuidores/fornecedores homologaram porque querem ganhar R$, mas esqueceram de explicar o principal.

    Conforme o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita (Anatel).
    Art 9o, parágrafo 4, tabela III.
    A potencia EIRP permitida para essa faixa é de 13dBm.
    Não é 13dB de potencia configurada, é 13dBm EIRP (conjunto, potencia + antena).
    No regulamento está em uV/m medido a 3m, tem que fazer o cálculo para chegar nos entre 12 e 13 dBm EIRP.

    Logo, usando dentro do permitido, você consegue fechar um enlace máximo de 200m.

    Não sei quanto a vocês, mas eu não me arriscaria em pagar tão caro em um equipamento e correr o risco de perder ele e ainda ganhar um belo PADO.
    Por pouca coisa mais, eu compro um rádio licenciado... que me dá garantido 150 Mega ou mais... nesses 10km.
    Não sei de onde foi tirado esta informação, mas eu imprimi este comentário, e fui até uma agencia da ANATEL buscar informações, me falaram não procede esta informação, haja visto que o equipamento foi homologado foi realizado testes tanto em potencias altas e baixas, e contrario o equipamento teria que vir de fabrica bloqueado ou minimo. Agora quem esta com a razão.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Não sei de onde foi tirado esta informação, mas eu imprimi este comentário, e fui até uma agencia da ANATEL buscar informações, me falaram não procede esta informação, haja visto que o equipamento foi homologado foi realizado testes tanto em potencias altas e baixas, e contrario o equipamento teria que vir de fabrica bloqueado ou minimo. Agora quem esta com a razão.
    Tadinho dos fiscais da agencia que você foi, não sabem de nada...
    Bom pra você ou quem mais for usar ai nessa localidade.

    Não é porque um equipamento está homologado que significa que você pode operar ele acima do permitido em regulamento.
    Os UBNT 5Ghz estão homologado em 5.4, mas seu EIRP é de 27dBm.
    Os UBNT 5Ghz tambem estão homologados em 5.8, mas seu EIRP para PTMP é de 36dBm.

    A resposta para seu questionamento sobre o Airfiber está na resolução:
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506
    Art 9, paragrafo 4, tabela III

    E no próprio certificado de homologação do equipamento:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/H...coCert=9392443

    Ele está em uV/m medido a 3m, tem que fazer o cálculo para chegar nos 12~13dBm EIRP.

    Você já se perguntou porque o equipamento não funciona em distancias maiores que 1km quando se escolhe o pais Brasil e permite que o equipamento opere dentro do permitido?
    Resposta: porque o Airfiber automaticamente deduz o ganho de TX da antena, que é fixo, para escolher a potência de saída, ou seja, ele reduz a potencia do transmissor.

  17. #17

    Padrão

    Resposta completou o que vc já tinha dito.
    Pois então, fiscais da Anatel não me parecem que são possuidores de conhecimento mesmo, um ou outro acho que é por isto que muita pocaria acaba sendo homologada.

  18. #18

    Padrão

    Resposta completou o que vc já tinha dito.
    Pois então, fiscais da Anatel não me parecem que são possuidores de conhecimento mesmo, um ou outro acho que é por isto que muita porcaria acaba sendo homologada.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Não sei de onde foi tirado esta informação, mas eu imprimi este comentário, e fui até uma agencia da ANATEL buscar informações, me falaram não procede esta informação, haja visto que o equipamento foi homologado foi realizado testes tanto em potencias altas e baixas, e contrario o equipamento teria que vir de fabrica bloqueado ou minimo. Agora quem esta com a razão.
    A regulamentação da ANATEL é confusa. O melhor é fazer a consulta no site deles pois com esse criterio nemhum equipamento de frequencia liberada, 2,4 ou 5.8 GHz podera ter alcance superior a 1km considerando nivel de recepção aprox -80 dBm.

    Por outro lado se o equipamento é homologado, e tem EIRP superior a regulamentada, o cliente pode utiliza-lo tranquilamente pois ANATEL diz:

    "A certificação garante ao consumidor a aquisição e o uso de produtos de telecomunicações que respeitam padrões mínimos de qualidade e de segurança, além das funcionalidades técnicas regulamentadas. No modelo adotado pela Agência em julho de 2001, a certificação é feita pelos organismos de certificação designados (OCDs) cabendo à Anatel expedir ato de homologação, procedimento em que reconhece os certificados de conformidade ou aceita as declarações de conformidade para produtos de telecomunicações."







  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    A regulamentação da ANATEL é confusa. O melhor é fazer a consulta no site deles pois com esse criterio nemhum equipamento de frequencia liberada, 2,4 ou 5.8 GHz podera ter alcance superior a 1km considerando nivel de recepção aprox -80 dBm.

    Por outro lado se o equipamento é homologado, e tem EIRP superior a regulamentada, o cliente pode utiliza-lo tranquilamente pois ANATEL diz:

    "A certificação garante ao consumidor a aquisição e o uso de produtos de telecomunicações que respeitam padrões mínimos de qualidade e de segurança, além das funcionalidades técnicas regulamentadas. No modelo adotado pela Agência em julho de 2001, a certificação é feita pelos organismos de certificação designados (OCDs) cabendo à Anatel expedir ato de homologação, procedimento em que reconhece os certificados de conformidade ou aceita as declarações de conformidade para produtos de telecomunicações."
    Não, não se pode usar além do que ele foi homologado.
    Veja os próprios certificados, todos eles tem uma linha que diz:
    - Na instalação do produto, devem ser observadas as condições de uso conforme estabelecido no Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.