+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Roteamento Estatico

    Olá galera, boa noite....

    Então estou tentando tirar algumas bridges aqui da minha rede, mas tá complicado....
    Estou precisando da ajuda de vcs....vou passar minha dificuldade
    Hoje tenho o servidor central configurado com ip 172.17.0.254/24 que estou usando nos meus aps que estão em bridge, que também é meu gateway principal
    Desse servidor central sai o cabo para uma torre aqui está aqui no prédio que faz enlace com uma torre em o outro bairro
    Na torre que está aqui no prédio configurei a rb da seguinte forma .......Deixei o ip na lan 172.17.0.2/24 e na wlan que está fazendo o enlace coloquei 172.16.18.1/30
    Em ip-router criei as seguintes rotas
    Dst 172.17.0.0/24
    Router 172.16.18.2 ip da rb que está configurando no cartão do torre que está recebendo esse link

    Rb2, rb que está na torre do bairro
    Ip da lan: 172.17.0.3/24
    IP da Wlan: 172.16.18.2/30
    Em IP - route criei as seguintes rotas
    DST: 172.17.0.0/24
    Router: 172.16.18.1

    Então não consegui pingar nem para internet e nem para o gateway principal que é 172.17.0.254

    Agora na primeira rb que está conectada via cabo consegui sem nenhum problemas, mas mandar internet para o outro lado não foi

  2. #2

    Padrão

    Bom dia!

    Cara você ta no caminho certo, agora não se usa o mesmo domínio de broadcast em rede interna (EM REDE NENHUMA), se vc precisar realmente de um /24, coloca em outra sub-rede que vai funcionar, é claro com o NAT feito corretamente na borda!

    Emanuel Linoan F Junior
    Zone Network - Soluções Eficientes em TI
    (079) 9903.1467/VIVO
    http://www.zonenetwork.com.br/
    [email protected]
    Skype: zone.network

  3. #3
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão

    Kabelinho, obrigado aí pela atenção.....será que vc poderia passar mais informações sobre esse mesmo domínio de broadcast que estou usando na mesma rede interna.......onde estou errando aqui? será que pode passar o caminho de como devo proceder aqui, pq estou meio perdido...... passando o caminho o resto eu estudo aqui e vejo o que dar...

  4. #4

    Padrão

    Batmam!


    Então cara, no primeiro roteador esta okay, exceto o fato de vc está tentando rotear uma rede já instalada no roteador, bem provável que esta rota estática esteja com a cor azul na tabela de rotas, mas, vamos lá ...
    No roteador 1, muda o dst-address da rota criada para outra faixa, exemplo 172.17.1.0/24, e no roteador 2, coloca o primeiro ip usável, por exemplo, 172.17.1.1/24 e segue sua rede a partir daí!!!

    Qualquer coisa add ai no skype!


    Att.
    Emanuel Linoan F Junior
    Zone Network - Soluções Eficientes em TI
    (079) 9903.1467/VIVO
    http://www.zonenetwork.com.br/
    [email protected]
    Skype: zone.network


    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    Kabelinho, obrigado aí pela atenção.....será que vc poderia passar mais informações sobre esse mesmo domínio de broadcast que estou usando na mesma rede interna.......onde estou errando aqui? será que pode passar o caminho de como devo proceder aqui, pq estou meio perdido...... passando o caminho o resto eu estudo aqui e vejo o que dar...

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    E na segunda RB, adiciona uma rota de gateway:

    Código :
    /ip route add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.16.18.1

  6. #6
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: Roteamento Estatico

    talvez este video possa te ajudar: