+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Youtube PTT

    Pessoal meu acesso do Youtube via PTT está lento tem alguma forma de eu bloquear apenas o acesso do Youtube via PTT? Queria que ele saísse por uma operadora X ou Y e não o PTT. Mas eu quero apenas o Youtube o resto ta legal via PTT.

  2. #2

    Padrão

    Tem sim amigo bloquear no acces list caso vc use proxy nessa rb que queira bloquear o youtube,

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Neology Ver Post
    Pessoal meu acesso do Youtube via PTT está lento tem alguma forma de eu bloquear apenas o acesso do Youtube via PTT? Queria que ele saísse por uma operadora X ou Y e não o PTT. Mas eu quero apenas o Youtube o resto ta legal via PTT.

    faz o curso la do maia de bgp que vc faz isso rindo ou contrate alguem

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    faz o curso la do maia de bgp que vc faz isso rindo ou contrate alguem
    Indica aí o link ou site p/ fazer esse curso do maia.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão

    Fazer curso é sempre bom mesmo. Mas nesse caso acredito que existe uma solução mais rápida. Depois ele faz o curso e nos ajuda aqui com nossas dúvidas.

    Na minha rede eu redireciono o trafego do youtube da seguinte forma:

    Eu adicionei uma regra de roteamento estático que redireciona todo as requisições para youtube (através da classe de IP normalmente usada por eles) para o gateway da operadora que eu escolhi.

    Da seguinte forma: No Mikrotik em IP ROUTES adicionei uma rota com Dst-adress = 173.0.0.0/8 type= unicast gateway=endereço do gateway da operadora escolhida para rodar o youtube.

    É obvio que alguns outros sites, além do youtube também serão incluídos nessa rota, mas não vejo problema nisso e aqui tem funcionado muito bem e foi uma solução simples rápida e eficiente para redirecionar o youtube.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Fazer curso é sempre bom mesmo. Mas nesse caso acredito que existe uma solução mais rápida. Depois ele faz o curso e nos ajuda aqui com nossas dúvidas.

    Na minha rede eu redireciono o trafego do youtube da seguinte forma:

    Eu adicionei uma regra de roteamento estático que redireciona todo as requisições para youtube (através da classe de IP normalmente usada por eles) para o gateway da operadora que eu escolhi.

    Da seguinte forma: No Mikrotik em IP ROUTES adicionei uma rota com Dst-adress = 173.0.0.0/8 type= unicast gateway=endereço do gateway da operadora escolhida para rodar o youtube.

    É obvio que alguns outros sites, além do youtube também serão incluídos nessa rota, mas não vejo problema nisso e aqui tem funcionado muito bem e foi uma solução simples rápida e eficiente para redirecionar o youtube.
    Olá SantiagoMG, tranquilo.

    Cara, rotas estáticas também já usei aqui. Inclusive todas as faixas de IP's do Google eu tinha rotas estáticas, funcionava bem, porem quanto mudei meu balance resolvi deixar tudo balanceado sem rotas estáticas.

    Agora o cenário mudou um pouco, e se possível eu gostaria de uma opinião sua. Hoje temos 1-dedicado 12M e 3-ADSL's 10MB. No balance tudo que é HTTPS (porta 443) sai somente pelo dedicado, dai o restante vai p/ as adsl's. Porem venho sentindo lentidão na rede e algumas reclamações.

    Dai peguei toda a faixa 173.194.0.0/16 e fiz sair por uma unica adsl. E a faixa 74.125.0.0/16 também vai toda p/ o dedicado.

    Em média são 200 clientes simultâneos e não temos nenhum Cache. A grande maioria dos clientes são planos de 600k/200k.

    Na verdade, o pessoal que reclama são os que jogam online (esses são planos de 1M e 2M). São aqueles que tem PS3 ligado a internet p/ jogar online.

    Dê sua opinião, vamos trocar ideias sobre essa situação.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão

    Se os clientes estão reclamando de lentidão é porque está sobrecarregado o link.

    Não recomendo o uso de link saturado para sites de jogos e vídeos e VOIP, pois esses serviços demandam muita qualidade, principalmente no quesito latência e jitter. E esses são serviços fundamentais hoje em dia para quem quer prestar SCM com qualidade.

    Aqui adotei a seguinte política: Tenho dois links, sendo um de 30 mbps e outro de 10 mbps.

    O link de 30 Mbps é que sustenta a rede. Eu redireciono a maior parte do tráfego pra ele, sendo que ele sozinho consegue manter a rede funcionando a maior parte do tempo, porém está quase sempre no limite do uso.

    Porém esse uso intenso do link gera um aumento da latência nos momentos de pico, o que compromete a qualidade.

    A solução que encontrei foi redirecionar esse serviços mais sensíveis ao aumento de latencia para um outro link que está sempre "folgado".

    Essa é uma forma de aproveitar ao máximo o investimento em link, pois o custo é quase o mesmo do que somente um link de 40 Mbps, porém a qualidade ficou melhor com os dois links, um de 30 mbps, e outro de 10mbps, do que somente um de 40 Mbps absorvendo todo tráfego.

    Os clientes não tem reclamado, pelo contrário, somente tenho ouvido elogios depois da adoção dessa política de roteamento

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Se os clientes estão reclamando de lentidão é porque está sobrecarregado o link.

    Não recomendo o uso de link saturado para sites de jogos e vídeos e VOIP, pois esses serviços demandam muita qualidade, principalmente no quesito latência e jitter. E esses são serviços fundamentais hoje em dia para quem quer prestar SCM com qualidade.

    Aqui adotei a seguinte política: Tenho dois links, sendo um de 30 mbps e outro de 10 mbps.

    O link de 30 Mbps é que sustenta a rede. Eu redireciono a maior parte do tráfego pra ele, sendo que ele sozinho consegue manter a rede funcionando a maior parte do tempo, porém está quase sempre no limite do uso.

    Porém esse uso intenso do link gera um aumento da latência nos momentos de pico, o que compromete a qualidade.

    A solução que encontrei foi redirecionar esse serviços mais sensíveis ao aumento de latencia para um outro link que está sempre "folgado".

    Essa é uma forma de aproveitar ao máximo o investimento em link, pois o custo é quase o mesmo do que somente um link de 40 Mbps, porém a qualidade ficou melhor com os dois links, um de 30 mbps, e outro de 10mbps, do que somente um de 40 Mbps absorvendo todo tráfego.

    Os clientes não tem reclamado, pelo contrário, somente tenho ouvido elogios depois da adoção dessa política de roteamento
    Entendi.
    Porem, estou achando que no meu caso está é faltando link. Como eu citei na minha ultima resposta, são 1-dedicado 12M e 3-ADSL's 10M cada uma.

    E todo o trafego HTTPS está redirecionado p/ o dedicado 12M, e também toda a faixa do Google 74.125.0.0/16 vai p/ o dedicado, assim nos horários de pico ele fica sempre no limite.

    Pensei em redirecionar os clientes (JOGOS), p/ o dedicado, mas penso que vai sobrecarrega-lo ainda mais.

    Bom, obrigado pela explicação e a dica. Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    faz o curso la do maia de bgp que vc faz isso rindo ou contrate alguem

    Não Pirigoso, você sabe que isso não é verdade.
    O aproveitamento do curso não passa de 20% e em pinceladas e nada aprofundado.
    BGP é complicado e requer vivência.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Não Pirigoso, você sabe que isso não é verdade.
    O aproveitamento do curso não passa de 20% e em pinceladas e nada aprofundado.
    BGP é complicado e requer vivência.

    Boa Int21.

    Existem, lista de discussão para bgp, no registro.br

    Lá da para aprofundar.

    Para BGP, acredito que tem que ser uma semana de discussão.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Não Pirigoso, você sabe que isso não é verdade.
    O aproveitamento do curso não passa de 20% e em pinceladas e nada aprofundado.
    BGP é complicado e requer vivência.
    discordo fiz o curso la com o maia e estou super satisfeito pois este é um assunto divisor de aguas entre provedor e crianças

    claro que tem gente que tem aproveitamento melhor que os outros, no dia que eu fiz tinha gente fazendo pela segunda vez

    http://mdbrasil.com.br/cursosetreinamentos/

    ele leva o laboratorio pratico é óbvio que vc deve ler um pouco antes para nao ficar tonto diante de tanta informacao

    são 3 dias no primeiro é pancada mesmo, no ultimo vc entra com mpls com o Sérgio aqui do forum


    valeu cada centavo

    eu poderia por a solucao aqui para ele, mas nao acho justo eu pagar um curso como este para ficar postando aqui, é muito facil de resolver porem ele tem que fazer o curso tbm para compreender


    OBS é Inevitavel agora vcs vao ter que tirar AS de vcs e distribuir ips validos aos seus clientes a dilma coloco pressao

    e outra IPV4 ja era estamos no IPV6 Acordem os ips acabou estou fazendo curso IPV6 promovido pelo nic.br em bento

    pessoal ja aviso que o face deu sinal de funcionar somente em IPV6 em breve, acordem tirem seus AS e seus Bloco V6 comecem a implantar o bixo vai pegar daqui para frente