+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Question Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Bom dia amigos Under-Linux,
    Esses dias assumir a administração dos servidores de um provedor local e o mesmo recebe o link da OI via fibra óptica que e ligada em um converso ASGA.
    Atualmente lá está com essa estrutura: Firewall(Debian) - PPPoE(MK) - Clientes
    - VIGO -

    Quero tirar o Debian e colocar uma RB 1036 no lugar, pois o Debian anda apresentando problemas e o outro administrador não deixou a senha do root pra ajuda.

    Gostaria de saber como ficaria a configuração no MikroTik, a baixo as configurações que a OI me passou.

    Essa e a primeira vez que vou configurar um link dedicado e preciso da ajuda dos amigos.

    Configuracao Oi:

    Wan Oi: 200.xxx.xxx.197/30
    Wan Local: 200.xxx.xxx.198/30
    Vlan: 1205

    Bloco Provedor: 187.xxx.xxx.104/29, 200.xxx.xxx.0/24

    Sendo que o Bloco 200.xxx.xxx.0/24 quero jogar para clientes e o 187.xxx.xxx.104/29 e jogado para o VIGO.

    Desde já agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Pelo que entendi, você terá que criar uma vlan sob a porta cujo cabo de rede está conectado a rede da OI, e setar o bloco repassado por eles na vlan recém criada(200.xxx.xxx.198/30), após isso va em /ip routes e adicione o ip "200.xxx.xxx.197" como gateway. Somente com isso ja vai funcionar, dai o próximo passo seria jogar os blocos 187.xxx.xxx.104/29, 200.xxx.xxx.0/24 de acordo com o que você desejar. Não se esqueça de colocar na vlan o ID 1205.

  3. #3

    Padrão

    entra no modo recovery no linux e troca a senha do root


    procure linux modo Single

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Bom dia amigos Under-Linux,
    Esses dias assumir a administração dos servidores de um provedor local e o mesmo recebe o link da OI via fibra óptica que e ligada em um converso ASGA.
    Atualmente lá está com essa estrutura: Firewall(Debian) - PPPoE(MK) - Clientes
    - VIGO -

    Quero tirar o Debian e colocar uma RB 1036 no lugar, pois o Debian anda apresentando problemas e o outro administrador não deixou a senha do root pra ajuda.

    Gostaria de saber como ficaria a configuração no MikroTik, a baixo as configurações que a OI me passou.

    Essa e a primeira vez que vou configurar um link dedicado e preciso da ajuda dos amigos.

    Configuracao Oi:

    Wan Oi: 200.xxx.xxx.197/30
    Wan Local: 200.xxx.xxx.198/30
    Vlan: 1205

    Bloco Provedor: 187.xxx.xxx.104/29, 200.xxx.xxx.0/24

    Sendo que o Bloco 200.xxx.xxx.0/24 quero jogar para clientes e o 187.xxx.xxx.104/29 e jogado para o VIGO.

    Desde já agradeço a ajuda.
    Primeiro especifique uma porta lan no seu mikrotik para criar a vlan em cima, va na aba interface e crie uma VLAN, tipo OIVLAN
    em ip adress atribua o ip 200.xxx.xxx.198/30 para OIVLAN esse será o ip de conexão com o ip remoto 200.xxx.xxx.197/30
    coloque o id 1205 em VLAN ID na interface e especifique a entrada de rede que foi colocado o cabo de rede que esta
    conectado direto no conversor da fibra em seguida se estiver tudo certo irá conectar e recebera a faixa de IPs, basicamente é isso.

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Bom dia amigos.

    estou passando por um problema parecido.

    meu link é Embratel de 100MB na fibra.
    O link sai do Datacom da Embratel e o cabo de rede entra na minha RB 1000 na ether1.
    Eles pediram pra eu criar uma VLAN 3. Criei a VLAN 3, em Andress List na ether1 setei a VLAN q eu criei.
    Quando ligo o cabo na Ether1 o link não dá acesso e a RB fica reiniciando.

    O técnico da Embratel configurou um roteador CISCO 1905 para fazer um teste, e no Cisco funcionou de primeira.

    segundo ele é necessário o protocolos dot1q3 pra q funcione. Eu já pesquisei e pelo que li os MK já possuem esse protocolo automático.

    alguem tem ideia do que pode estar havendo?

    antes essa mesma RB estava funcionando com um link de 34MB. Foi feito o upgrade para 100MB. A única coisa que mudou é que agora precisa criar essa VLAN 3.

    se alguém puder ajudar, agradeço muito.

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Bom dia hpulqueira2!

    Quanto ao protocolo 802.1q(dot1q) é o protocolo padrão da Vlan que suportam quadros marcados com o ID da Vlan. Conhecido em switches cisco como porta operando em modo Trunk.

    Esse comportamento da Rb1100 estar reiniciando sozinha simplesmente por estar conectada ao equipamento da Embratel não é comum e realmente muito estranho. O fato de as configurações não estarem funcionando não deve jamais gerar comandos ativamente no equipamento MK.

    Peguei um caso parecido onde a RB quando conectada a um switch intelbrás ficava também reiniciando. No caso, após trocarmos a RB o problema cessou.

    Sugiro que faça um pequeno teste. Pegue uma outra rb qualquer, pode ser até mesmo uma 750, e faça somente a configuração da VLAN 3 na ether1 da 750 ou da RB qual tiver disponível e coloque o ip de WAN do seu provedor na interface Vlan3 e teste pra ver se consegue pingar o gateway do seu provedor.

    Se funcionar, é sinal que sua RB1100 está com algum BUG ou apresenta defeito qual desconhecemos. Nesse caso sugiro que atualize a versão do firmware do equipamento e a versão do Router OS MK. Se problema persistir tente trocar a RB.

    Outra opção seria(claro que é equivalente a uma gambiarra mas é o jeito caso não tenha como trocar de equipamento), colocar um switch ou rb em modo bridge entre o Datacom e sua RB, e observar se a RB para de reiniciar.

    Acho que é isso. Não estou tentando diagnossticar o problema. Pois esse tipo de comportamento em um equipamento é obviamente um BUG. Mas sim dando sugestões de como talvez resolva o problema, mesmo que sem termos uma justificativa técnica para tal.

    No mundo MK infelizmente sabemos que há muitos bugs não solucionados.

    Em caso de dúvidas fico à disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles
    Citação Postado originalmente por hpulqueira2 Ver Post
    Bom dia amigos.

    estou passando por um problema parecido.

    meu link é Embratel de 100MB na fibra.
    O link sai do Datacom da Embratel e o cabo de rede entra na minha RB 1000 na ether1.
    Eles pediram pra eu criar uma VLAN 3. Criei a VLAN 3, em Andress List na ether1 setei a VLAN q eu criei.
    Quando ligo o cabo na Ether1 o link não dá acesso e a RB fica reiniciando.

    O técnico da Embratel configurou um roteador CISCO 1905 para fazer um teste, e no Cisco funcionou de primeira.

    segundo ele é necessário o protocolos dot1q3 pra q funcione. Eu já pesquisei e pelo que li os MK já possuem esse protocolo automático.

    alguem tem ideia do que pode estar havendo?

    antes essa mesma RB estava funcionando com um link de 34MB. Foi feito o upgrade para 100MB. A única coisa que mudou é que agora precisa criar essa VLAN 3.

    se alguém puder ajudar, agradeço muito.

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Bom dia,
    hoje realizei os seguintes testes:
    Na RB que eu uso como Router (1000), atualizei o firmware dela para a versão mais nova disponível no site.
    Criei uma VLAN com a VLAN ID: 3, e em Adress List apontei a ether onde o link entra para essa VLAN.
    Não consigo nem pingar no IP de borda da Embratel.

    Configurei uma nova RB (1100 AHx2), e fiz a mesma configuração. Também não obtive sucesso. Não consigo pingar nem trafegar.

    Gostaria de saber se estou fazendo algo errado?

    Estou fazendo a configuração da seguinte forma:

    - Em Interface List Ether1 eu Add uma VLAN, e no campo VLAN ID: 3. Nessa mesma Janela a opção Interface: ether1. A opção: Use Service Tag fica DESMARCADA.

    - em IP > Address, seleciono a ether 1 onde esta configurado o IP da Embratel, e no campo interface que está Ether1, troco para vlan1.

    Em tese teria que funcionar. Mas não funciona.

    Alguma outra dica?

  8. #8

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Você deve configurar o IP da embratel na interface Vlan ID 3 e não na ether1.

    compreendeu?

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles


    Citação Postado originalmente por hpulqueira2 Ver Post
    Bom dia,
    hoje realizei os seguintes testes:
    Na RB que eu uso como Router (1000), atualizei o firmware dela para a versão mais nova disponível no site.
    Criei uma VLAN com a VLAN ID: 3, e em Adress List apontei a ether onde o link entra para essa VLAN.
    Não consigo nem pingar no IP de borda da Embratel.

    Configurei uma nova RB (1100 AHx2), e fiz a mesma configuração. Também não obtive sucesso. Não consigo pingar nem trafegar.

    Gostaria de saber se estou fazendo algo errado?

    Estou fazendo a configuração da seguinte forma:

    - Em Interface List Ether1 eu Add uma VLAN, e no campo VLAN ID: 3. Nessa mesma Janela a opção Interface: ether1. A opção: Use Service Tag fica DESMARCADA.

    - em IP > Address, seleciono a ether 1 onde esta configurado o IP da Embratel, e no campo interface que está Ether1, troco para vlan1.

    Em tese teria que funcionar. Mas não funciona.

    Alguma outra dica?

  9. #9

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Correto amigo,

    Após criar a VLAN com ID 3, VLAN3, em Interface List, eu seleciono a interface de entrada, que no caso e a Ether1, e altero para VLAN criada.

    E mesmo assim não consigo pingar na outra ponta.

  10. #10

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Faça o seguinte.

    Use duas rbs mikrotik e configure um ip qualquer em cada interface e coloque essas interfaces configuradas na VLAN ID 3. COnecte uma RB na outra diretamente via cabo nas portas em cada qual está configurada a VLAN ID 3.

    Faça um ping e veja se obtém sucesso.

    Para esclarecimentos fico à disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles
    Citação Postado originalmente por hpulqueira2 Ver Post
    Correto amigo,

    Após criar a VLAN com ID 3, VLAN3, em Interface List, eu seleciono a interface de entrada, que no caso e a Ether1, e altero para VLAN criada.

    E mesmo assim não consigo pingar na outra ponta.

  11. #11

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Positivo amigo.
    Fiz esse teste que você me sugeriu e consigo pingar entre as RBs.

    Agora a grande pergunta que eu ainda não consegui responder, pq qnd faço isso pra rede da EBT não funciona?

  12. #12

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Bom dia!
    Realmente deve haver algum problema do lado da EBT amigo. Mas VLAN geralmente não da problema de incompatibilidade é muito difícil. Mas pra tirar a dúvida vou sugerir um último teste.

    Faça o seguinte:

    Pegue um switch gerenciável e configure ele pra ter usar duas portas Na VLAN 3 e coloque em uma porta o cabo do equipamento EBT e na outra porta o cabo da sua RB. Lembrando que essas duas portas devem estar operando em modo TRUNK(Quadros com marcação da VLAN 3).

    E aí repita o mesmo teste do ping. Se pingar ótimo, se não pingar com certeza existe algum erro do lado EBT.

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por hpulqueira2 Ver Post
    Positivo amigo.
    Fiz esse teste que você me sugeriu e consigo pingar entre as RBs.

    Agora a grande pergunta que eu ainda não consegui responder, pq qnd faço isso pra rede da EBT não funciona?

  13. #13

    Padrão Re: Como configurar link dedicado OI com VLan no Mikrotik?

    Estou precisando da informação também, e tem no htforum tem uma pergunta parecida nesta página:

    https://www.htforum.com/forum/thread...205140/page-73

    Lá conseguiram em um modem techinicolor assim:

    /interface vlan
    add interface=ether3 l2mtu=1518 name=vlan210_Internet vlan-id=210
    add interface=ether3 l2mtu=1518 name=vlan220_IPTV vlan-id=220

    /ip dhcp-client option
    add code=60 name=class-id value="'Technicolor'"

    /ip dhcp-client
    add dhcp-options=hostname,class-id,clientid disabled=no interface=vlan210_Internet
    add add-default-route=no dhcp-options=class-id,hostname,clientid disabled=no interface=vlan220_IPTV

    /ip firewall filter

    add chain=input protocol=igmp
    add chain=input comment=UDP protocol=udp
    add chain=forward protocol=udp

    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat

    E estes comandos acima, para configurar o Mikrotik conectado diretamente na VLAN do Oi Fibra.

    Contudo, tenho um Oi Fibra com modem Nokia g-240w-a.

    Vi este video de como conectar o Mikrotik diretamente na VLAN, no caso de um Vivo Fibra, e lá existe usuário e senha, e é necessário criar uma conexão pppoe também:



    Minha dúvida é, como faço para adaptar as informações acima, e fazer o Mikrotik se conctar diretamente à VLAN 210 do Mikrotik, evitando roteamento pelo Nokia g-240w-a da Oi? Na Oi tem que criar pppoe com usuário e senha também?