+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Proxmox

    Bom dia Galera!
    Em primeiro momento gostaria de saber dos amigos que trabalham com virtualização e que usam como solução o Proxmox, estou montando uma nova infraestrutura para um provedor, e uma solução em mente para abaixar custo inicial seria a utilização de um servidor Xeon com varias maquinas virtuais instadas.
    Seriam elas.
    VM- Mikrotik validar todos os clientes realizar todas as regras, ou compra uma MIKROTIK CLOUD CORE ROUTER CCR1036-8G-2S+EM L6, a estrutura é parruda mesmo, não precisam indicar rb inferior a RB 1100
    VM- CentOS
    VM- Mkauth ou http://www.ixcsoft.com.br/ ou alguma solução free?
    VM- Thundercache é a preferencia, mas estou analisando a possibilidade de utilizar FWbrazil, ou configurar o Squid no CentOS.
    VM- Servidor de Media alguém poderia indicar, solução Free.
    E o que mais indicariam para ter uma rede robusta e estável e escalável.

  2. #2

    Padrão

    Eu não tenho experiencia com virtualização, recentemente eu resolvi montar uma máquina e iniciar os testes.
    Primeiro eu instalei o VMware e depois o Proxmox.

    Gostei mais do Proxmox. Mas ainda estou com pouca experiência neste assunto.

    Com relação a montar cache em máquina virtual eu não arriscaria!!!!!
    Se for montar cache, escolhe uma máquina boa e exclusiva para este fim.

  3. #3

    Padrão

    Amigo biohazzard,


    Trabalho a vários anos com virtualização e lhe digo uma coisa, depois de usar várias alternativas acabei adotando o XenServer. Muito robusto e de fácil administração, permite Live Migration, Snapshot, Pool, uma excelente opção para estruturas de missão crítica, tenho hoje mais de 100 servidores rodando e lhe garanto que funciona muito bem. XenServer é Free e não te limita igual VmWare, você pode usar quantidade de processadores ilimitadas e memória tabem(Respeitando o hardware claro), o console de gerenciamento é unificado e vc pode controlar quantos servidores quiser de um único ponto, pode-se trabalhar com storage e assim migrar de forma automática uma VM de um servidor para o outro em caso de falha de hardware (Sem paradas ou reboot da VM) vale a pena conferir!

    Mikrotik Virtualizado funciona bem, a compatibilidade com certeza é perfeita porém você terá (dependendo do seu servidor) somente uma placa de rede física para acesso ao Mikrotik, então terá que trabalhar com Vlan e Switch gerenciável, funciona perfeito mas não sei se vai de encontro com o que vc precisa/deseja. Eu iria de CCR!

    Quanto a Cache virtualizado, por mais que a aderência da VM com o hardware seja muito grande, não recomendo virtualizar e sim usar um "servidor" somente para esse fim.

    Agora quanto a qual cache usar, isso é igual discutir o sexo dos anjos, religião ou futebol, cada um tem sua própria opinião e experiência, particularmente gosto de SpeedR ou Hyper. Grande abraço!

  4. #4

    Padrão

    Veja o XenServer! Na minha opinião o melhor de todos!

    Abraços
    Fabricio