+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Mikrotik - Mini-Provedor Indoor

    Olá amigos do UL!

    Sou novo por aqui e ja começo humildemente pedindo ajuda de vocês...

    Moro em um Prédio com 50 Flats.

    Lá não chega nenhum serviço de internet nem TV à cabo "por cabos" (dificil de acreditar, más o prédio foi inaugurado em 2005 sem nenhuma infra-estrutura para estes serviços que são vitais para um cidadão nos dias de hoje... risos). Tudo que chega é via satélite ou rádio.

    Enfim, como atuo na área de suporte em informática. Por morar no 5º andar e de minha sacada ter visada direta pra uns 4 provedores de internet via rádio, comprei meu kit client e liguei para o provedor mais próximo e contratei o serviço.
    Pronto, foi só eu instalar e os moradores dos demais flats não me deram mais sossego me pedindo encarecidamente para compartilhar minha net com o resto do prédio.
    Daí veio a idéia de dimensionar um "mini-provedor indoor" para atender somente os moradores do prédio (seria análogo a um hotel onde os hóspedes com seu voucher utilizam a internet do local).
    E assim vem funcionando desde 2005 até hoje.

    Minha estrutura atual é:

    - LINK:

    Link 6Mb via rádio (WISP - sem IP válido);

    - SERVIDOR:

    "servidor" rodando uma distribuição linux Brazil FW 2.32, bem leve e simples (Celeron 1.6Ghz, 1Gb de Ram e 20Gb HD);
    sem autenticação de usuários;
    sem cache;
    sem proxy;
    sem controle de banda;
    1 sub-rede para cada apartamento (IP/30bits), para um apartamento não "enxergar" ou outro e não "fuçarem" em pastas alheias (50 sub-redes criadas)
    DHCP+Mac amarrado;
    Lista branca de quem sai pra Internet no firewall simplificado do BFW

    - REDE:

    WIRED - 1 Switch 10/100 16 portas

    WIRELESS - 1 AP GI-LINK 2.4Ghz instalado em cada andar (no corredor);
    operando modo Bridge;
    wireless em modo AP;
    segurança WPA2;
    SSID ocultada;
    mac de cada usuário cadastrada no AP do seu respectivo andar.

    Enfim, tudo configurado da forma simples acima e funcionando sem problemas até hoje.

    Contudo, me mudei para uma cidade à 50km e quando chegam novos moradores no prédio onde está o mini-provedor indoor (por ser um flat, há alta rotatividade de moradores de outras regiões à trabalho neste prédio) eles me ligam e tenho que me deslocar até o prédio pra cadastrar a MAC do usuário no servidor BFW e no Access Point do seu andar, sempre que não consigo me conectar remotamente no servidor para isso.
    Sem contar que a maioria é leigo e tenho que (ao telefone) ficar dando passo-a-passo para eles conseguirem anotar a mac de seu notebook para me passar. É muito complicado isso.

    Então, resolvi comprar uma Mikrotik RB750 para substituir meu "servidor Brazil Firewall e Router (BFW) e tornar minha vida mais fácil remotamente.

    Tenho muito ouvido falar sobre 'HotSpot", entre outros.

    Acho que seria mais fácil o cara chegar no prédio para morar, me ligar só pra avisar que está "chegando" e ele mesmo fazer tudo: conectar-se na Wi-Fi do andar do seu apartamento, "logar-se" no mikrotik, cadastrar-se (ou eu mesmo o cadastro, é mais confiável) e ele emite o pagamento e terá o serviço disponível por 30 dias até virar o mês...

    Conseguem me ajudar me orientando como devo configurar a minha RB750 para substituir o "servidor BFW".
    Somente ela é suficiente?
    Preciso de mais alguma coisa pra agregar à infra-estrutura existente?
    Lá não reclamam da navegação pois 99,9% dos usuários é de outra cidade e o que ele precisa é manter contato com a familia via redes sociais, skype, msn,etc, etc. Assistir videos no You Tube, baixar um ou outro arquivo e MP3. Precisaria de implementar um Cache para agilizar a navegação do usuário?
    Hoje estou sem controle de banda. Mas acho interessante limitar a banda de cada usuário entre 100 e 300k
    Não sou santo mas faço um verdadeiro "milagre" com este link de 6Mb. Claro que dos 50 apartamentos hoje somente 23 são meus usuários. Mas pretendo melhorar a infra-estrutura para baixar o valor da mensalidade e assim captar mais e mais usuários do prédio.


    Para isto conto com a ajuda de vocês.

    Grande abraço à todos.

    Ercolhes Cruz

  2. #2

    Padrão

    ----------------carinha !!! só diga como recebe seu link ? --------------------------------
    ---vc coloca cabo de rede,e já sai navegando---ou tem que fixar ip na placa de rede---
    tenho uma 750g aqui que não uso mais! dai fica fácil pra mandar uma copia da confguração pra vc,
    daí so ir em new terminal e colar... e pronto!!!!

  3. #3

    Padrão

    Wondernetwork.

    Boa noite.

    Cara, então... recebo endereço IP via DHCP mesmo, do Provedor de Rádio.

    Me manda o arquivo que faço up dele para minha RB750 e faço os testes antes de colocar ela pra rodar.

    [email protected] (se for grande vai ter que ser por FTP? Dropbox?)

    Mas me diga: como é que irá ficar meu cenário agora com esse arquivo configurado?

    No aguardo.

    Grande abraço e obrigado.

  4. #4

    Padrão

    crus,vou por no seu email..
    ---não esqueça link da internet pluga na ether1/poe (ether2,ether3,ether4,ether5 é para plugar os clientes)---
    usúario do mikrotik tá padrão admin
    usúarios da internet tem 2 admin e crus

    é um hotspot básico ok!!!