+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Descordo desta afirmação, tenho nanoloco M5 a 2Km com qualidade.
    Qual o sinal?
    Nao basta verificar apenas o sinal recebido no cliente, tem que verificar o sinal recebido no AP.
    Passou de -65 é ponto de atenção, passou de -70 dificilmente terá qualidade boa.

Explico...:
    SNR abaixo de 20, cliente com sinal péssima qualidade.
    SNR entre 20 e 25, cliente com qualidade regular, ponto de atenção.
    SNR entre 25 e 30, cliente com qualidade boa.
    SNR acima de 30, cliente com qualidade perfeita.

Para verificar o SNR:
    Veja o sinal e o noise.
    a diferença entre eles é o SNR.

Exemplo:
    1 - Um cliente com sinal de -70 e Noise de -92, tem um SNR de 22.... vai funcionar, dificilmente irá perceber de imediato alguma anomalia... mas não se engane, poderá ter problemas futuros (latencia, perda de pacotes) conforme aumenta a quantidade de clientes ou o throughput total do AP...

2 - Um cliente com sinal de -75 e Noise de -92, tem um SNR de 17.... problemas visíveis, principalmente se for horário de pico, lentidão ou perda de pacote.

PS: não cheguei a entrar no quesito potencia permitida, acredito que você deva estar dentro do permitido em regulamento..
    - no 5.8 ponto multi ponto, o EIRP é de 36dBm, ou seja, se o nano tem 13dBi de atena, poderá setar no maximo 23dBm de potencia.... 13 da antena + 23 configurado = 36 permitido.
    - Na faixa 5.4, o EIRP é de 27dBm nos ubiquiti/mikrotik e 30dBm nos Intelbras.

2. Oi pessoal, estou dando uma olhada aqui no Radwin. 2000 ou 2000c e estou pensando em utiliza-lo para fechar o enlace aqui de 4Km para trafegar os 150Mb dedicado, por que si não conseguir uma solução melhor o pessoal aqui vai acabar comprado o airfiber, alguem poderia ajudar?

3. @AndrioPJ eu tenho uma experiência diferente em minha rede 5Ghz. Tu recomenda utilizar os Nano Loco M5 para distâncias de até 1000 metros, e após isso Nano M5 ou Airgrid. Cara, consigo mais de 2km com Loco M5, batendo -66dbm de sinal, ruído em -93dbm, CCQ em 96%. 27db de SNR, coisa espetacular mesmo, fora de sério.

O que eu percebo é que grande parte da receita de uma rede afinada é fazer um projeto de rede legal, estudar muito bem o espectro da área de cobertura e tentar utilizar a MENOR potência possível. Sinal e outro ponto interessante: nem sempre mais é bom. Tem vezes que baixar a potência reduz o sinal, mas diminui uma barbaridade o ruído e o SNR do conjunto fica infinitamente melhor.

4. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @AndrioPJ eu tenho uma experiência diferente em minha rede 5Ghz. Tu recomenda utilizar os Nano Loco M5 para distâncias de até 1000 metros, e após isso Nano M5 ou Airgrid. Cara, consigo mais de 2km com Loco M5, batendo -66dbm de sinal, ruído em -93dbm, CCQ em 96%. 27db de SNR, coisa espetacular mesmo, fora de sério.

O que eu percebo é que grande parte da receita de uma rede afinada é fazer um projeto de rede legal, estudar muito bem o espectro da área de cobertura e tentar utilizar a MENOR potência possível. Sinal e outro ponto interessante: nem sempre mais é bom. Tem vezes que baixar a potência reduz o sinal, mas diminui uma barbaridade o ruído e o SNR do conjunto fica infinitamente melhor.
    e qual a potencia setada no AP e no Cliente?
    o sinal de -66 que se refere foi visto no cliente ou no AP?

5. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @AndrioPJ eu tenho uma experiência diferente em minha rede 5Ghz. Tu recomenda utilizar os Nano Loco M5 para distâncias de até 1000 metros, e após isso Nano M5 ou Airgrid. Cara, consigo mais de 2km com Loco M5, batendo -66dbm de sinal, ruído em -93dbm, CCQ em 96%. 27db de SNR, coisa espetacular mesmo, fora de sério.

Eu tamebém tenho os mesmo resultados, ainda não sei por que pessoas insistem em dizer que nano loco so atende 800 Mt, sendo que muita gente tem relato de distancia bem supeiror.

Tópicos Similares

1. placa de rede 3c905b no Conectiva 8
    Por KustOdio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 15-01-2003, 10:23
  2. Rede Novell e Linux Mandrake 8.0
    Por Clonne23 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2002, 07:09
  3. Rede
    Por Rafael_Stefanes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1