+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Eu tamebém tenho os mesmo resultados, ainda não sei por que pessoas insistem em dizer que nano loco so atende 800 Mt, sendo que muita gente tem relato de distancia bem supeiror.
    potencia meu caro, potencia.

volto a perguntar, qual a potencia setada no AP e no cliente?
    qual o sinal recebido no AP, e qual o recebido no cliente?

2. Tava esquecendo um outro detalhe importante. A dica que eu posso deixar para quem aprecia redes wireless é a seguinte: quanto mais "Chains" estiver utilizando na comunicação, MENOR deve ser a largura de canal.

Exemplificando, se você utilizar Airgrid M5 no assinante e Bullet M5 com setorial na transmissão (ambos polarização Simples), utilize 20Mhz de largura de canal. Mas se você decidir utilizar o conjunto Nano M5 e Rocket + BaseStation (ambos polarização Dupla), existe a possibilidade de utilizar uma largura de canal de 10Mhz.

Estreitando a largura do canal você perderia na taxa de transferência máxima, MAS essa perda se compensa com o duplo link proporcionado pelo MIMO dos equipamentos. Os dois "Chains" dos Rocket, Nano M5, NanoBridge, NanoBeam e outros equipamentos são uma oportunidade de OURO de aliviar o espectro utilizando larguras de canal menores e também potências menores.

A questão da potência se justifica de forma bem simples: largura de canal menor significa menor exposição à agentes de interferência externos. Consequentemente, é possível obter um nível de sinal mais forte no assinante, e de "resposta" da Estação para o AP. Logo, uso de potências mais baixas para obter os mesmos níveis de sinal aos do 20 e 40Mhz.

Geral, dá pra fazer um show com um projeto de rede bem desenvolvido. Garanto a vocês que "passa 30 mega" em 10Mhz. Ou até mais.

Outra hora conto pra você mais detalhes da minha minha experiência com redes wireless. Um abraço!

3. @AndrioPJ o sinal de -66 é na Estação. O "retorno" para o AP está em -62. Potência do AP configurada em 7dbm e a potência da Estação está em 15dbm. Nano Loco M5 na Estação e Rocket M5 + BaseStation 20dbi na transmissão. 10Mhz de largura de canal, canal 5.55Ghz com DFS habilitado.

4. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @AndrioPJ o sinal de -66 é na Estação. O "retorno" para o AP está em -62. Potência do AP configurada em 7dbm e a potência da Estação está em 15dbm. Nano Loco M5 na Estação e Rocket M5 + BaseStation 20dbi na transmissão. 10Mhz de largura de canal, canal 5.55Ghz com DFS habilitado.
    ta explicado... 10 mhz.
    A diferença de sinal chega a 6dBm entre 10Mhz e 20Mhz.

5. Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    ta explicado... 10 mhz.
    A diferença de sinal chega a 6dBm entre 10Mhz e 20Mhz.
    Exatamente. 20Mhz é quase impraticável, a exposição à interferências é absurda. Eu acredito que pra conseguir fechar links estáveis em 20Mhz seria necessário setar a potência do AP em 4 ou 5dbm, no máximo. E nas Estações 15dbm de teto. O problema é que o sinal decai muito e arrasta o SNR pra baixo...

Tópicos Similares

1. placa de rede 3c905b no Conectiva 8
    Por KustOdio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 15-01-2003, 10:23
  2. Rede Novell e Linux Mandrake 8.0
    Por Clonne23 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2002, 07:09
  3. Rede
    Por Rafael_Stefanes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1