Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

Padrão

Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Desde que tenha um datacenter confiável com gerador e equipamentos que suportem a pressão pode usar um único concentrador sem nenhum problema, as novas CCR da Mikrotik suportam tranquilamente mais de 2mil conexões PPPoE desde que estejam num ambiente propicio para que não travem e falte alimentação...
    Bom dia! qual seria o ambiente propicio, tem um post aqui no forum que pessoa esta reclamando e muito da ccr, bug alegando que acima de 700 clientes ela não funciona de forma correta.

Padrão

Boa tarde, hoje em dia atendo muitos provedores, como se diz por ai: "Peguei o bonde adando"! Os provedores que atendo usam por enquanto a rede dos clientes em uma gigantesca bridge, por conta do suporte técnico anterior, mas posso afirmar que o povo aqui do fórum tem um medo de bridge que eu nunca vi. Bridges são boas caras, desde que bem configuradas e com uma administração centralizada funciona, mas como a maioria, eu tenho meus medos quanto a crescimento em bridges e por isso acabei desenvolvendo um modelo que usa concentrador PPPoE central com Vlan's preconfiguradas (em Linux) e Vlans nas bordas dos clientes, comecei a implementar em dois clientes e tem funcionado tão bem quanto a bridge. É claro, antes de sentarem o verbo aqui, bridge tem contras bem ruins, como por exemplo, condomínios (digo Prédios), onde pode ter espertinhos/leigos que fechem um loop, ai complica tudo, mas a gente esta ai pra isso, não é ? Meu esquema conta com um ou mais concentradores pppoe em linux (debian), bem passivos, recebem tudo do radius, como uso tudo opensource, o meu radius (freeradius) alimenta tudo que o cliente usará, tive que mexer no mysql (digo nas querys do freeradius) para que o pool de ips fosse bem distribuido e mais alguns probleminhas que os gringos não conhecem, e que só acontencem com a gente aqui (eu acho), meu esquema também tem todo um monitoramento (desenvolvi com o rrdtool) de clientes em um host especifico que coleta informações dos cliente e gera um página Web para que o suporte do provedor possa acompanhar na hora de lidar com os problema dos pagantes. Enfim gosto de deixar o mais simples possivel.

Abraços!

Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006

Padrão

Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Boa tarde, hoje em dia atendo muitos provedores, como se diz por ai: "Peguei o bonde adando"! Os provedores que atendo usam por enquanto a rede dos clientes em uma gigantesca bridge, por conta do suporte técnico anterior, mas posso afirmar que o povo aqui do fórum tem um medo de bridge que eu nunca vi. Bridges são boas caras, desde que bem configuradas e com uma administração centralizada funciona, mas como a maioria, eu tenho meus medos quanto a crescimento em bridges e por isso acabei desenvolvendo um modelo que usa concentrador PPPoE central com Vlan's preconfiguradas (em Linux) e Vlans nas bordas dos clientes, comecei a implementar em dois clientes e tem funcionado tão bem quanto a bridge. É claro, antes de sentarem o verbo aqui, bridge tem contras bem ruins, como por exemplo, condomínios (digo Prédios), onde pode ter espertinhos/leigos que fechem um loop, ai complica tudo, mas a gente esta ai pra isso, não é ? Meu esquema conta com um ou mais concentradores pppoe em linux (debian), bem passivos, recebem tudo do radius, como uso tudo opensource, o meu radius (freeradius) alimenta tudo que o cliente usará, tive que mexer no mysql (digo nas querys do freeradius) para que o pool de ips fosse bem distribuido e mais alguns probleminhas que os gringos não conhecem, e que só acontencem com a gente aqui (eu acho), meu esquema também tem todo um monitoramento (desenvolvi com o rrdtool) de clientes em um host especifico que coleta informações dos cliente e gera um página Web para que o suporte do provedor possa acompanhar na hora de lidar com os problema dos pagantes. Enfim gosto de deixar o mais simples possivel.

Abraços!
    Vlan é uma forma de roteamento também, mas roteamento no core (núcleo) não nas bordas. Um loop afeta somente uma parte da rede, mas passa por todo caminho até o core. Com certeza ajuda muito.

Padrão

Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    so para botar lenha na fogueira o patrik lançou o plugin pppoe para o myauth 3 e diz que não precisa de concentradores que um bom servidor e o myauth com plugin ja resolve tudo e ai ?

pra que o mikrotik se o server faz tudo ?

www.tmsoft.com.br
    Naldo acho muito dificil funcionar bem essa solução, pesquisamos muito aqui e estamos implementando como nosso amigo KLABUNDEE indicou e tem dado certo até agora, é com certeza uma das melhores opções, pra nós foi a melhor, mas se tiver CASEs de sucesso dessa forma que vc falou aí pelo MYAUTH passa pra nós aqui no forum, sempre é bem-vindo as boas experiencias.