+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NV2 PAssando 70 Full - Latencia Alta.

    Boa noite a todos
    Fiz um enlace de 22K usando RB-912uhg-5hpnd. usando nv2
    esta passando 70 full, mas a latência esta variando 9, 10, 15ms
    estou pensando em trocar para nstreme. Mas como esta rb
    e de dupla polaridade o correto é usar nstreme ou nstreme dual?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Diangellys Ver Post
    Boa noite a todos
    Fiz um enlace de 22K usando RB-912uhg-5hpnd. usando nv2
    esta passando 70 full, mas a latência esta variando 9, 10, 15ms
    estou pensando em trocar para nstreme. Mas como esta rb
    e de dupla polaridade o correto é usar nstreme ou nstreme dual?
    Boa noite,
    são coisas diferentes.

    Tanto o NV2 como o Nstreme são protocolos proprietários da Mikrotik.
    Nstreme é mais antigo, eu costumava usar bastante em enlaces com XR5, melhorava bastante o enlace e eu conseguia um link mais estável. Se hoje eu tivesse que montar um PTP com RB+Cartão provavelmente tentaria usar o Nstreme. Ele não sacrifica latência para aumentar o troughput mas também não fornece todo troughput que o NV2 fornece.

    Nstreme Dual é quando você tem 2 cartões e 2 antenas em cada lado.
    Dessa forma:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nstreme-dual.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	14,7 KB
ID:      	51446
    O que acontece é que 1 cartão fica responsável pelo TX e o outro pelo RX.
    Já usei dessa forma também, mas não me agradava muito. Mas o meu pensamento era que ia dobrar a capacidade do link e não é bem isso que acontece. Se tem um ganho de uns 30..35% no enlace porque você usa ele somente para um sentido e antes precisava usar em 2 sentidos.

    NV2 é um "concorrente" do AirMax, os 2 tem como base o TDMA.

    E como deveria ser.. NV2 e Nstreme não funciona com Ubnt e AirMax não funciona com Mikrotik.

    O NV2 aumenta os tempos do enlace mas promete um maior troughput. Eu já vi enlaces em NV2 com 2..3ms passando bastante troughput, mas na prática eu nunca consegui isso.

    Tenta configurar seu enlace com base nesse documento:
    http://computech.com.br/loja/downloa...%20ou%20Hn.pdf


    Mais uma coisa, já tentei fazer NStreme Dual com uma RocketDish usando uma polaridade em cada cartão e não funciona direito.
    Tentei colocar 2 cartões independentes passando 2 redes distintas em uma RocketDish e testei também em uma da Computech Dual e também não foi.

    Att.

  3. #3
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Diangellys Ver Post
    Boa noite a todos
    Fiz um enlace de 22K usando RB-912uhg-5hpnd. usando nv2
    esta passando 70 full, mas a latência esta variando 9, 10, 15ms
    estou pensando em trocar para nstreme. Mas como esta rb
    e de dupla polaridade o correto é usar nstreme ou nstreme dual?
    Amigo como esta o sinal?
    como esta usando NV2 em seu enlace o ping vai ficar nesta média mesmo, procure alinhar as antenas com o melhor sinal possível e escolhe o bom canal que seu PTP ficara estável e com Ping bacana.

  4. #4

    Padrão

    Klabundee, nós também usamos o NV2 para enlace.
    Mas tenho uma dúvida. O protocolo TDMA na verdade estabelece um tempo para cada estação ser atendida.
    Como no caso do enlace a estação é uma só, que vantagem teria no NV2?
    Ou o protocolo reconhece que há uma só estação a ser atendida e daí o tempo é dividido sempre por 1 ou seja não sofre alteração?
    Me parece que o NV2 seria mais indicado para atender clientes?

    Estabelecemos o tempo do NV2 em 2ms que é o default, mas já notei que se o enlace oscilar este tempo é muito curto. Tem que subir um pouco senão fica desconectando.

  5. #5

    Padrão

    Aki em uma rede nv2 ativo tenho cerca de 120mb half, a latência marca 20ms, porém ao entrar nos sites para navegar, ou por exemplo no speed que deveria dar algo em torno de 50ms, já que na central onde pego o link marca 30ms, porém não dá 50ms, da mais de 200ms ou 300ms, e percebi-se meio lento o ping de rádio a rádio é aceitável mais quando passa internet oscila muito.

    Ae desativei o nv2 deixei em any, agora tenho cerca de 60MB half (como não to usando mais que isso), porém o ping está estável em 5ms, e nos medidores de ping bate certinho, a latência do meu link 30ms + 5 ou 10ms da rede dá resultado 35 ou 40ms.


    Alguém sabe como usar o nv2 de forma mais estabilizada? já tentei muita coisa e nada, já fixei ack, agora to querendo fixar as distâncias entre os pontos. Se o ping para navegação com nv2 ficasse como ping rádio a rádio na casa dos 20ms estava ótimo mais ao medir em sites de testes com nv2 ativo chega da 300ms, lembrando que meu link na central ou pego da 30ms, então deveria dar no máximo 50ms assim como tá batendo certinho no protocolo any.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Klabundee, nós também usamos o NV2 para enlace.
    Mas tenho uma dúvida. O protocolo TDMA na verdade estabelece um tempo para cada estação ser atendida.
    Como no caso do enlace a estação é uma só, que vantagem teria no NV2?
    Ou o protocolo reconhece que há uma só estação a ser atendida e daí o tempo é dividido sempre por 1 ou seja não sofre alteração?
    Me parece que o NV2 seria mais indicado para atender clientes?

    Estabelecemos o tempo do NV2 em 2ms que é o default, mas já notei que se o enlace oscilar este tempo é muito curto. Tem que subir um pouco senão fica desconectando.
    Olá 1929,
    eu também já tive/tenho esse questionamento..
    Não chegamos a um bom resultado usando o NV2. Eu não gostei mesmo sempre tendo bons resultados com Mikrotik (Nstreme).

    Hoje para PTP uso Rocket M5, Nano Bridge ou se precisar RB+Cartão, XR5 com Nstreme.
    De tanto tentar consegui ter um bom resultado com PTP Ubnt (Que no inicio não rendia, não trafegava muitos PPS).
    Uso praticamente todos em 20Mhz com AirMax, bem alinhado, sinal entre -50 / -55, um canal com pouca interferência.. 35/15Mb e 1-2ms.
    Quando chega perto de 30Mb de consumo passo para 40Mhz e trabalho com 55/20Mb.. pra não ficar sempre com equipamento no limite.
    Em 40Mhz sobe um pouco o ping, mas nada absurdo.. 2-4ms, só que é mais suscetível e causa mais interferência.
    Tenho um enlace com Rocket TI e esse funciona bem também, consegue um pouco mais de troughput que o Rocket comum.

    Tenho um enlace de Rocket que estamos ligando um PTP de fibra agora..
    2x RB2011..
    Olha o gráfico do enlace:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2n7ju9t.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	73,5 KB
ID:      	51460

    Att.