+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikroktik - 2 Wan, um para navegar e outra pra download.

    Bom dia,

    Galera o seguinte eu preciso configurar uma rb para rodar rodas com duas wan "2 adsl", mas preciso q rode da seguinte forma:
    Quando qualquer PC se conectar na rede ele utilize a WAN1, e e a WAN2 vai ser usada somente quando algum programa fosse configurada a porta da proxy como no caso do Free Download Manege.
    Eu preciso de ajuda com as regras pra configurar o proxy para usar essa segunda WAN.

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa tarde,

    Seja mais específico sobre o que você precisa fazer. Você vai configurar um proxy no navegador do cliente para que ele use a WAN 2, é isso?

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Certo, seria isso mesmo, e quando nao configurado ele vai definir automaticamente a wan1.

  4. #4
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    OK. Não me vem agora uma idéia de como fazer isso. Não poderia ser baseado no IP de origem? Você cria um outro range de IPs, uma para cada link de saída.

    Ex.:
    Clientes com rede 192.168.1.0/24 -> LINK A
    Clientes com rede 192.168.2.0/24 -> LINK B

    Se for possível, me passe os IPs dos modens e o IP da RB onde eles estão ligados, que te mando as regras.

    Abraço

  5. #5

    Padrão

    Amigo,

    Imagino uma maneira mais simples, foge um pouco do que vc quer mas acredito que seja mais fácil. Cria uma address-list e uma regra no mangle direcionado todos os ips dessa lista para sair no link "B", dai qualquer ip que tiver nessa lista navega pelo link desejado. Poderia ser assim?

  6. #6

    Padrão

    Bom dia, é q o seguinte nao seria pra uso com clientes, seria pra uso meu mesmo é q eu to com dois link, e como todo mundo sebe q nao é possível o uso de dois link no mesmo pc, e o jeito viavel seria por configuraçao de proxy, tipo quando fica padrao ele manda pra wan1 e quando configurado proxy em algum soft ex. FREE DOWNLOAD MANAGER, ele manda pela wan2.
    nao sei se deu pra entender bem a minha situação, é tenho os dois links e uma rb433uah sobrando aki e dai queria fazer essa config.

    Grato.

  7. #7

    Padrão

    Não sei se intendi corretamente o que vc quer fazer, mas pelo que pude perceber, creio que um PCC resolve seu caso, pois vai balancear as conexões entre os computadores ai de sua rede.

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denicolas Ver Post
    Bom dia, é q o seguinte nao seria pra uso com clientes, seria pra uso meu mesmo é q eu to com dois link, e como todo mundo sebe q nao é possível o uso de dois link no mesmo pc, e o jeito viavel seria por configuraçao de proxy, tipo quando fica padrao ele manda pra wan1 e quando configurado proxy em algum soft ex. FREE DOWNLOAD MANAGER, ele manda pela wan2.
    nao sei se deu pra entender bem a minha situação, é tenho os dois links e uma rb433uah sobrando aki e dai queria fazer essa config.

    Grato.
    Se você PRECISA que seja assim, monte uma segunda RB com o segundo link, atribua um novo IP para ela. Quando for configurar o proxy, aponta para esse IP.

    Abraço

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Se você PRECISA que seja assim, monte uma segunda RB com o segundo link, atribua um novo IP para ela. Quando for configurar o proxy, aponta para esse IP.

    Abraço
    Boa tarde,

    Mas nao teria como colocar o segundo link na mesma rb e dai apontar o proxy para uma address-list ou algo do tipo?

  10. #10

    Padrão

    Bom dia,

    Ignorando a pergunta anterior, queria saber uma uma coisa,
    Nao teria como eu montar uma regra no Mangle para redicionar a porta 5678, por ex, para a WAN2 e apontar nas config de proxy do Free Download Manager o Gateway do MK e com essa porta ele nao vai usar a wan2?