+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Amigos vi que vc's a um tempo atraz discutiram sobre este assunto... hoje estou passando pelo msm problema consigo evitar o loop entre portas da minha rb mas se depois da rb add um switch comum e fazer um loop nela trava tudo...
    Existe alguma regra que se pode usar para na rb detectar o loop e bloquear aquela porta.... ?

  2. #2

    Padrão

    É muito simples evitar isso, bastar por um switch gerenciável e configurar a regra de vlan, ou caso queira algo mais fácil ainda e mais barato, coloque um switch vlan fixa.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduarlei Ver Post
    Amigos vi que vc's a um tempo atraz discutiram sobre este assunto... hoje estou passando pelo msm problema consigo evitar o loop entre portas da minha rb mas se depois da rb add um switch comum e fazer um loop nela trava tudo...
    Existe alguma regra que se pode usar para na rb detectar o loop e bloquear aquela porta.... ?

    Ola como vai,

    aqui usamos switchs intelbras e overtech com vlan fixa por hardware, ja temos boa parte da cidade cabeada, e nunca tivemos loop.
    Como aconteceu o loop ai na sua rede?

  4. #4

    Padrão

    Parece besteira mas fica a dica, se seu switch estiver em um poste verifica se um mesmo cabo de rede não esta saindo e voltando para ele, não sei ai, mas aqui a concorrência faz isto para dar loop nas redes adversárias... são desleais, rsrsrsrs

  5. #5

    Padrão

    Amigos o problema não está com mg, pq todos meus switch são com vlan fixa....
    O problema e no cliente... Aconteceu de um cliente instalar um switch comum por conta própria e o burro fazer um loop, isto travou a rede toda e meu switch com vlan fixa do poste não foi capaz de bloquear o loop.
    Os switch com vlan só segura o loop nele msm, se depois dele vc coloca um switch comum e fechar um loop trava tudo, e isto que quero travar....

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduarlei Ver Post
    Amigos o problema não está com mg, pq todos meus switch são com vlan fixa....
    O problema e no cliente... Aconteceu de um cliente instalar um switch comum por conta própria e o burro fazer um loop, isto travou a rede toda e meu switch com vlan fixa do poste não foi capaz de bloquear o loop.
    Os switch com vlan só segura o loop nele msm, se depois dele vc coloca um switch comum e fechar um loop trava tudo, e isto que quero travar....
    O mais aconselhável seria colocar mais níveis de roteamento. Como o roteamento de pacotes ocorre na camada 3, o tráfego de broadcast é barrado a cada router e assim vc confinaria o loop a uma porção menor da sua rede.

  7. #7

    Padrão

    Essas soluções todas não vão fazer com que vc deixe de subir em postes de "trabuco" na mão (NOTEBOOK), tendo um bom conhecimento técnico da rede, vc acha rapidinho, e se vc tiver licença, espalha o boato que vc vai entregar a Tia ANA e pronto, acho que eles baixarão o fogo!

  8. #8

    Padrão

    Ola amigos,tenho um amigo q tem uma rede toda em bridge com swtchs comuns q dava esse problema direto,ele tentou rotear não ficou legal,pois a autenticação dele era pppoe e os clientes não estavam logando.Ele conseguiu uma solução bem simples q resolveu em 99%,colocou um roteador wireless nos clientes logando.Tornou esse processo obrigatório,todo cliente tinha q ter um roteador wireless, parece q ficou bom mesmo pois ele nunca mais falou cmg sobre isso.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Ola amigos,tenho um amigo q tem uma rede toda em bridge com swtchs comuns q dava esse problema direto,ele tentou rotear não ficou legal,pois a autenticação dele era pppoe e os clientes não estavam logando.Ele conseguiu uma solução bem simples q resolveu em 99%,colocou um roteador wireless nos clientes logando.Tornou esse processo obrigatório,todo cliente tinha q ter um roteador wireless, parece q ficou bom mesmo pois ele nunca mais falou cmg sobre isso.
    Desculpa amigo, mas uma coisa não tem nada haver com a outra! Colocar roteador ou discador PPOE na casa dos clientes sem dúvida nenhuma é a melhor opção para nós que trabalhamos com RJ45, porque os clientes que possuem roteador as vezes colocam os conectores em portas erradas e gera DHCP na rede, e com discagem não sofremos esse tipo de problema, já o LOOP que o amigo citou, começa a travar a rede toda, mesmo para quem possuem roteador discando, o cliente fica com a net lenta e caindo!
    Se eu estiver errado, por favor me corrijam, mas falo isso por experiência própria!

  10. #10

    Padrão

    Sim... se o dhcp passar pela rede quando o cliente fizer a discagem no pppoe ele vai criar um túnel então teoricamente não afetaria, se você trabalahr com hotspot se o dhcp passar na rede os clientes iram para, já vi aqui caso de concorrente colocar um cabinho interligando 2 portas no mesmo switch fazendo com que a rede inteira pare, uma melhoria para queles que trabalham com redes cabeadas em bridge é fazer o isolamento por setor de forma que se um lado parar você isola aquele setor e vai tentando localizar onde está o problema, minha opinião é quem pratica esse tipo de coisa é por que não tem competência para trabalhar, abraços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    Sim... se o dhcp passar pela rede quando o cliente fizer a discagem no pppoe ele vai criar um túnel então teoricamente não afetaria, se você trabalahr com hotspot se o dhcp passar na rede os clientes iram para, já vi aqui caso de concorrente colocar um cabinho interligando 2 portas no mesmo switch fazendo com que a rede inteira pare, uma melhoria para queles que trabalham com redes cabeadas em bridge é fazer o isolamento por setor de forma que se um lado parar você isola aquele setor e vai tentando localizar onde está o problema, minha opinião é quem pratica esse tipo de coisa é por que não tem competência para trabalhar, abraços
    Concordo plenamente!

  12. #12

    Padrão

    Nesse momento estou numa rede com todos clientes pppoe, num total de 14 torres e todas com autenticação individual em cada torre.
    Só por curiosidade, eu fechei um loop num ponto de acesso na minha mesa, simulando um cliente daqueles"não muito esperto", bom..já faz 30 minutos e até agora nada de anormal, apenas o roteador com o loop caiu. Enfim a autenticação por pppoe quando feita num roteador cliente, evita o loop.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Nesse momento estou numa rede com todos clientes pppoe, num total de 14 torres e todas com autenticação individual em cada torre.
    Só por curiosidade, eu fechei um loop num ponto de acesso na minha mesa, simulando um cliente daqueles"não muito esperto", bom..já faz 30 minutos e até agora nada de anormal, apenas o roteador com o loop caiu. Enfim a autenticação por pppoe quando feita num roteador cliente, evita o loop.
    Com certeza! O que acontece depois do roteador do cliente é problema dele! Agora o amigo lá no começo citou um Loop em Switch, ai meu amigo.., é bronca, não tenha dúvida disso!!!

  14. #14
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    está com cara de não ter vlans configuradas e proteção anti loop da rede...talvez este video te ajude: