+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Duvidas sobre sinal ccq ocilando com nv2 muito

    Ola amigos estou com umas duvidas nao tenho esperiencia com mk nao, estou usando uma omnitik esta configurada da seguinte forma.
    Ap bridge
    10 dbm
    canal nem um ap perto usando 5300 banda a/n
    nv2 ativo uso so sxt no cliente
    clientes so tenho 4 nela por enquando.
    Minhas duvidas é sobre o sinal e o ccq que oscila tando
    TX/RX SIGNAL STRENGTH -55/-73 ESSE SINAL ESTARIA BOM PARA O CLIENTE
    TX/RX SIGNAL CH0 -58/-73 SERIA UMA POLARIZAÇÃO
    TX/RX SIGNAL CH1 -59/-79 SERIA OUTRA POLARIZAÇAO
    NAO ENTENDO ESSE DOIS SINAIS TIPO -59 SERIA O SINAL NO CLIENTE E O -79 SERIA O RÚIDO
    VALEWWWW.


    Anexo 51476Anexo 51476

  2. #2

    Padrão

    tx é o que o ap envia e rx é o que recebe do cliente
    por exemplo -55/-73 indica que está enviando -55 e recebendo -77.
    Esta diferença entre um e outro é muito grande principalmente levando em conta que o sxt tem 30º de ângulo de abertura do lóbulo. Então ele concentra razoavelmente e não deveria chegar com -77dbm

    Alguma coisa não está certo.
    Quando faz a leitura lá no cliente o que mostra no sxt?
    na "teoria" a diferença entre tx e rx não deveria ser mais que 3dbm.

    Confere na omnitik se está bem na vertical ou está inclinado na fixação no mastro.
    Ou então se a omnitik está num nível mais baixo que a sxt. Pois a omnitik tem 8dbm de ganho de antena e isto representa um ângulo bem grande de abertura vertical. Assim a omnitik teria uma ampla cobertura tanto na horizontal como na vertical para distâncias curtas.
    Mas a SXT tem um ângulo horizontal de 30º mas tem um ângulo vertical menor. Então um desnível na altura entre eles poderia causar uma diferença de sinal. Por isso a leitura na SXT pode dar uma luz sobre o que está acontecendo.
    Se no sxt está com o rx baixo, pode ser alinhamento.

  3. #3

    Padrão

    qual a distancia? a omni tem antena de 3 dbi ea sxt tem de 16....solução aumenta a potencia da omni.e dependendo da distancia não use nv2

  4. #4

    Padrão

    kkkkk agora ficou bacana era a potencia da omnitik tava com 10 dbm ou seja 10 mw tava muito pouco pra uma distancia de 800 metros dai almentei para 13 dbm e ficou showwww ccq em oscilando em 90 e 95 depois vou almentar para 18 dbm e deixar setado em 64 mw para atender ate 1500 a 2000 metros com qualidade valewww amigos tiraram minhas duvidas agora a omnitik ficou do jeito que eu queria.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    tx é o que o ap envia e rx é o que recebe do cliente
    por exemplo -55/-73 indica que está enviando -55 e recebendo -77.
    Esta diferença entre um e outro é muito grande principalmente levando em conta que o sxt tem 30º de ângulo de abertura do lóbulo. Então ele concentra razoavelmente e não deveria chegar com -77dbm

    Alguma coisa não está certo.
    Quando faz a leitura lá no cliente o que mostra no sxt?
    na "teoria" a diferença entre tx e rx não deveria ser mais que 3dbm.

    Confere na omnitik se está bem na vertical ou está inclinado na fixação no mastro.
    Ou então se a omnitik está num nível mais baixo que a sxt. Pois a omnitik tem 8dbm de ganho de antena e isto representa um ângulo bem grande de abertura vertical. Assim a omnitik teria uma ampla cobertura tanto na horizontal como na vertical para distâncias curtas.
    Mas a SXT tem um ângulo horizontal de 30º mas tem um ângulo vertical menor. Então um desnível na altura entre eles poderia causar uma diferença de sinal. Por isso a leitura na SXT pode dar uma luz sobre o que está acontecendo.
    Se no sxt está com o rx baixo, pode ser alinhamento.
    Na minha opnião a SXT tem no minimo 45 graus de abertura.
    http://i.mt.lv/routerboard/files/sxt-patterns.pdf

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Na minha opnião a SXT tem no minimo 45 graus de abertura.
    http://i.mt.lv/routerboard/files/sxt-patterns.pdf
    Aquele gráfico é meio maroto. Não deixa nada claro. E também no datasheet eles não dão ênfase.
    Mas eu entendi que o que vale é o ângulo delimitado pelas linhas azuis.

    Na verdade nunca consegui entender bem estas medições.
    Por ex. tem uma certa distância onde marca 30º para cada lado, dando 60º
    Mais para o centro marca 60º para cada lado, dando 120º
    Já bem na ponta marca 15º para cada çada lado dando os 30º

    Até aí tudo bem, quanto mais perto do centro emissor maior o ângulo devido inclusive aos lóbulos secundários.
    Mas o que os gráficos não relacionam é a distância do centro emissor até a ponta do lóbulo.
    Se os gráficos de lóbulos de irradiação levassem a distancia em consideração ficaria muito mais fácil ler a eficiência da irradiação e até planejar o melhor uso para a aplicação.

    Nunca vi um gráfico de lóbulo mostrando distâncias... cada círculo daqueles deveria por convenção representar uma distância X

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre sinal ccq ocilando com nv2 muito

    Ola amigos atualizei meus mks para a versão 6.13 e vi que nao tem a opção de ocultar o ssid da rede alguem sabe onde foi parar essa função
    queria ocultar minha rede parcialmente valewww galera.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre sinal ccq ocilando com nv2 muito

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Na minha opnião a SXT tem no minimo 45 graus de abertura.
    http://i.mt.lv/routerboard/files/sxt-patterns.pdf
    Já que o carinha ali reviveu o tópico...
    No catálogo da Mikrotik (http://download2.mikrotik.com/2014-Q2.pdf) diz que as SXT 5HPnD e Lite5 têm 25º de abertura.

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre sinal ccq ocilando com nv2 muito

    Claro que eles vao coloca que elas teem bem menos angulo de abertura, mais que pela leitura percebemos que tem mais que isso.

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas sobre sinal ccq ocilando com nv2 muito

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Claro que eles vao coloca que elas teem bem menos angulo de abertura, mais que pela leitura percebemos que tem mais que isso.
    Aí é que está a grande questão destes gráficos dos lóbulos que são publicados.
    Segundo normas eles representam o ganho e a direcionalidade em comparação com uma antena omni isotrópica, ou seja uma antena que só existe no papel. Em cima do ganho desta antena é que é calculado o lóbulo e ganho.
    Mas isso para mim ainda diz muito pouco, pois no gráfico não é levado em conta distâncias, só a formação do lóbulo.
    E pelo lóbulo mostra que o ângulo de meia potencia, na linha azul não deve chegar a mais que 30º, 15 para cada lado.
    Mas todos sabemos que na prática pode abrir mais para clientes perto. E para clientes masi longe pode sem menor ainda que 10 ou 20º pois o lóbulo tende a "afinar" depois que passa a linha azul do gráfico. Então tu já imaginou a loucura na cabeça de quem quer entender? para perto mais de 45, para longe 15 ou 20º.
    Não é de hoje mas desde meus tempos de radioamador tenho comentado esta situação. Os gráficos não levam em conta a distância e por isso precisam ser utilizados com critério.
    Mesmo um painel de 90º pode se comportar como uma omni num raio pequeno como 50 ou 100 metros. Isto por causa dos lóbulos secundários e pela maior largura do lóbulo próximo do painel.

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas sobre sinal ccq ocilando com nv2 muito

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aí é que está a grande questão destes gráficos dos lóbulos que são publicados.
    Segundo normas eles representam o ganho e a direcionalidade em comparação com uma antena omni isotrópica, ou seja uma antena que só existe no papel. Em cima do ganho desta antena é que é calculado o lóbulo e ganho.
    Mas isso para mim ainda diz muito pouco, pois no gráfico não é levado em conta distâncias, só a formação do lóbulo.
    E pelo lóbulo mostra que o ângulo de meia potencia, na linha azul não deve chegar a mais que 30º, 15 para cada lado.
    Mas todos sabemos que na prática pode abrir mais para clientes perto. E para clientes masi longe pode sem menor ainda que 10 ou 20º pois o lóbulo tende a "afinar" depois que passa a linha azul do gráfico. Então tu já imaginou a loucura na cabeça de quem quer entender? para perto mais de 45, para longe 15 ou 20º.
    Não é de hoje mas desde meus tempos de radioamador tenho comentado esta situação. Os gráficos não levam em conta a distância e por isso precisam ser utilizados com critério.
    Mesmo um painel de 90º pode se comportar como uma omni num raio pequeno como 50 ou 100 metros. Isto por causa dos lóbulos secundários e pela maior largura do lóbulo próximo do painel.
    Se for olhar pelo seu ponto de vista esta correto mesmo.