+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Márcio, obrigado por se disponibilizar..
    No meu cenário, basicamente o que uso é PPPoE autenticando via Radius.
    Eu tenho dúvidas com relação ao desempenho..
    Ex.. Um R210.. sei lá.. com 8 núcleos de 3.4.
    Se fosse FreeBSD no local desse RouterOS..
    Essa comparação de desempenho que eu ainda quero analisar..

Como sempre buscamos o melhor para atender os clientes, numa dessas coloco para teste também, mas como nunca usei deixo a dúvida para quem já testou.
    Para o meu próprio bem espero que possa suportar muitos e muitos usuários kkkkk. Estou estudando esta solução a uns 2 meses, mais não posso afirmar com propriedade a quantidade de sessões que vai suportar, por que ainda não coloquei o sistema pra funcionar com muitos usuários (e vai demorar por que atualmente autenticamos o cliente somente pelo MAC, usando IPFW, ou seja, o PPPoE para nós é uma mudança de paradigma).

Eu sei que a solução funciona, agora até que ponto, tenho que ver pra crer. No link que passei e em outros que vi, vejo usuários falando em 7000 a 10000 sessões em um servidor.

Detalhes, sem uso de NAT (roteamento direto), usando Netgraph (ng_car, ng_bpf) etc.

Vamos ver, se quiser testar ai, e não quiser implementar a franquia de trafego, somente autenticação e limitação de banda mesmo, posso te ajudar, essa é uma configuração mais simples. Ai se vc pode avaliar em loco a solução.

Softwares/versões que estou usando pra testes.

FreeBSD 9.2-STABLE
    MPD 5.7
    PostgreSQL 9.0.17
    FreeRadius 2.2.4

Caso tenha interesse no ambiente simples, te passo a receita de bolo da configuração. (A instalação é pelo ports mesmo, e vc tem que ter algum conhecimento em FreeBSD pra facilitar).

2. Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Para o meu próprio bem espero que possa suportar muitos e muitos usuários kkkkk. Estou estudando esta solução a uns 2 meses, mais não posso afirmar com propriedade a quantidade de sessões que vai suportar, por que ainda não coloquei o sistema pra funcionar com muitos usuários (e vai demorar por que atualmente autenticamos o cliente somente pelo MAC, usando IPFW, ou seja, o PPPoE para nós é uma mudança de paradigma).

Eu sei que a solução funciona, agora até que ponto, tenho que ver pra crer. No link que passei e em outros que vi, vejo usuários falando em 7000 a 10000 sessões em um servidor.

Detalhes, sem uso de NAT (roteamento direto), usando Netgraph (ng_car, ng_bpf) etc.

Vamos ver, se quiser testar ai, e não quiser implementar a franquia de trafego, somente autenticação e limitação de banda mesmo, posso te ajudar, essa é uma configuração mais simples. Ai se vc pode avaliar em loco a solução.

FreeBSD 9.2-STABLE
    MPD 5.7
    PostgreSQL 9.0.17
    FreeRadius 2.2.4

Caso tenha interesse no ambiente simples, te passo a receita de bolo da configuração. (A instalação é pelo ports mesmo, e vc tem que ter algum conhecimento em FreeBSD pra facilitar).
    Marcio, obrigado pela ajuda.
    Sim, hoje basicamente eu precisaria dele para PPPoE com controle de banda sem NAT só roteamento, você já testou vpls e OSPF com o FreeBSD?
    Nosso sistema de gestão já mantem o radius funcionando, vou tentar entrar em contato com eles pra saber a possibilidade de usar o FreeBSD.

Desde já obrigado.

3. A outra possibilidade é utilizar OSPF para interligar os NAS (mantendo o Radius centralizado) e assim promover a redundância do serviço aliado a um Load Balance.

Aqui tem uma ideia sobre isso:

http://www.freebsdonline.com/content/view/511/506/

4. Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Marcio, obrigado pela ajuda.
    Sim, hoje basicamente eu precisaria dele para PPPoE com controle de banda sem NAT só roteamento, você já testou vpls e OSPF com o FreeBSD?
    Nosso sistema de gestão já mantem o radius funcionando, vou tentar entrar em contato com eles pra saber a possibilidade de usar o FreeBSD.

Desde já obrigado.
    OSPF = Quagga, Bird.

MPLS/VPLS atualmente não sei, não uso. Pelo que vi tem projetos tanto pro Bird quanto pro Quagga mais acho que ainda não tem nada estável.

Se alguém souber e puder informar melhor.

5. Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    ...

FreeBSD 9.2-STABLE
    MPD 5.7
    PostgreSQL 9.0.17
    FreeRadius 2.2.4

Caso tenha interesse no ambiente simples, te passo a receita de bolo da configuração. (A instalação é pelo ports mesmo, e vc tem que ter algum conhecimento em FreeBSD pra facilitar)

.

Marcio, os teste que gostaria de executar é de um autenticador simples autenticando via Radius e gerando controle de Banda. Se possível eu gostaria sim da usa "receita de bolo" para estar realizando estes testes.

Dúvida: Atualmente trabalho no controle de Banda do Cliente com Burst, no caso o FreeBSD também consegue tratar isso?

Saudações

Tópicos Similares

1. Autenticador PPPoe Fácil e Simples
    Por interhome no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 14
    Último Post: 27-07-2009, 19:51
  2. Respostas: 4
    Último Post: 26-07-2009, 11:16
  3. Respostas: 3
    Último Post: 25-07-2006, 07:27
  4. Cliente PPPOE para linux
    Por no fórum Redes