Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - Rede Wireless para notebooks e teblets em uma feira

    Boa tarde pessoal, peço que leiam por favor minha duvida... vou detalhar o máximo possível para que fique bem claro pra vocês.

    A empresa em que trabalho promove uma feira anualmente e eu fico encarregado de colocar um rede wireless para cerca de 200 dispositivos (notebooks, smartphones e tablets) em um espaço de 35 mil metros quadrados.

    No ano passado montei 1 UniFi em estande maior e 2 Bullet Titanium M2HP 2.4ghz com antenas de Omni de 15dbi cada (não me lembro a marca) em uma torre de 30 metros de altura que temos bem no meio da feira, o unifi e os bullets estavam conectados cada um em uma porta da RB 1100 AHX2 com hotspots configurados e 1 range de IP para cada bullet e unifi (tudo controlado pelo MikroTik AHX2), os bullets estavam com o AirMAx desabilitado e em 20mhz para que os dispositivos funcionassem. Tanto os bullets quanto o UNIFI eram ligados ao MIkrotik por meio de um cabo UTP CAT 5e de no máximo 35 metros de comprimento cada com isso tenho um bom sinal de wireless nesse espaço todo.

    Recebo o um link de internet de 25mb dedicado e dou 512k a 1mb para cada usuário criado no hotspot e temos no máximo 100 usuarios conectados simultaneamente.

    O problema é que tanto a internet quanto a rede interna ficam lenta!! O ping de um micro na wifi para o gateway da rede (AHX2) chega a dar timeout! Melhora um pouco quando eu renovo o pool de IPs.

    Esse ano teremos a feira novamente e gostaria de deixar minha rede melhor, tenho um orçamento razoável para gastar e a contratação de terceiros esta fora de questão, minha ideia é montar um estrutura que fique fixa lá, pois além da feira temos outros eventos no mesmo local ao longo do ano.

    Alguem tem uma ideia do que eu posso montar para deixar minha rede boa sem gastar muita grana, se possível aproveitando o equipamento que já possuo.

    Desde já agradeço.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Boa tarde pessoal, peço que leiam por favor minha duvida... vou detalhar o máximo possível para que fique bem claro pra vocês.

    A empresa em que trabalho promove uma feira anualmente e eu fico encarregado de colocar um rede wireless para cerca de 200 dispositivos (notebooks, smartphones e tablets) em um espaço de 35 mil metros quadrados.

    No ano passado montei 1 UniFi em estande maior e 2 Bullet Titanium M2HP 2.4ghz com antenas de Omni de 15dbi cada (não me lembro a marca) em uma torre de 30 metros de altura que temos bem no meio da feira, o unifi e os bullets estavam conectados cada um em uma porta da RB 1100 AHX2 com hotspots configurados e 1 range de IP para cada bullet e unifi (tudo controlado pelo MikroTik AHX2), os bullets estavam com o AirMAx desabilitado e em 20mhz para que os dispositivos funcionassem. Tanto os bullets quanto o UNIFI eram ligados ao MIkrotik por meio de um cabo UTP CAT 5e de no máximo 35 metros de comprimento cada com isso tenho um bom sinal de wireless nesse espaço todo.

    Recebo o um link de internet de 25mb dedicado e dou 512k a 1mb para cada usuário criado no hotspot e temos no máximo 100 usuarios conectados simultaneamente.

    O problema é que tanto a internet quanto a rede interna ficam lenta!! O ping de um micro na wifi para o gateway da rede (AHX2) chega a dar timeout! Melhora um pouco quando eu renovo o pool de IPs.

    Esse ano teremos a feira novamente e gostaria de deixar minha rede melhor, tenho um orçamento razoável para gastar e a contratação de terceiros esta fora de questão, minha ideia é montar um estrutura que fique fixa lá, pois além da feira temos outros eventos no mesmo local ao longo do ano.

    Alguem tem uma ideia do que eu posso montar para deixar minha rede boa sem gastar muita grana, se possível aproveitando o equipamento que já possuo.

    Desde já agradeço.

    Amigo use os mesmo equipamentos os UniFi são ótimos pra este tipo de Evento, mais se quiser algo melhor coloque 4 setoriais + Rb 433 ou 411 com r52hn, xr2 ou xr5 bem configurado ficara bem superior a rede com ping baixo e estabilidade na rede.

    para Gerenciamento pode usar os que já tem, só vai precisar rever a parte wifi mesmo, onde tiver a possibilidade de levar cabos de Rede tipo (mesa Fixa) coloque ponte de Rede com cabo.

    qualquer duvida estamos ai.

  3. #3

    Padrão

    Levar cabos de rede é impossivel, meu maior problema eh o ping alto na rede interna.

    Voce fala em "bem configurado" oq seria?

    Em alguns anos usei uma rb750 para gerenciar os hotspot, porem ficou muito ruim e a rb750 nao estava aguentando... será que essa rb faria o serviço?

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Levar cabos de rede é impossivel, meu maior problema eh o ping alto na rede interna.

    Voce fala em "bem configurado" oq seria?

    Em alguns anos usei uma rb750 para gerenciar os hotspot, porem ficou muito ruim e a rb750 nao estava aguentando... será que essa rb faria o serviço?

    O problema de ping ai não esta na Rb de Autenticação com Certeza, o problema de o ping esta dando alto esta nos APs
    Se o ping estiver alto somente com 1 pc conectado tem algo errado, se tiver alto com muitos clientes no Ap pode ser normal ainda mais com bullet, o mesmo não aquenta trafego muito alto.

    Verifique também se o sinal esta chegando Bem em todos os pontos por isso indiquei 4 setoriais de 90° ou 2 de 120° vai ter algo bem superior com maior cobertura e os cartões vai aguentar esta quantidade de clientes melhor que o bullet, os UniFi pode manter.



  5. #5

    Padrão

    Sim, nao tenho problemas em relação a sinal! Até mesmo nos pontos mais distantes eu tenho um bom sinal na wireless!

    Eu coloquei 2 bullet e 1 unifi justamente pra poder dividir a carga e o ping nao ficar tão alto, mas infelizmente depois que o trafego começa a subir o ping sobe demais!

    Cheguei a pensar na possibilidade de colokar um radio parrudo na torre, e espalhar alguns unifi's espalhados pela feira todos ligados a torre por um nanostation de 5ghz... mas isso daria muito trabalho e eu precisaria de pelo menos 7 unifi!

    Qual marca ou modelo desse painel setorial?

  6. #6

    Padrão

    Tem uma solução fora desse nosso meio, mm mikrotik ubnt, se chama XIRUS, um AP tem 23 antenas internas dual band 1GB de entrada, conecta e navega simultanius mais de 500 simultâneos, tem outra versão de 1000 a a entrada já e na fibra, eles tem um representante no Brasil. Se quiser possui te passar o contato, eles são pra alugar, se quiser comprar um custa em torno de 10mil, e são homologados.

  7. #7

    Padrão

    Amigo,

    Não fique preso a UBNT e MIKROTIK. Conforme citaram em outras mensagens, existem vários equipamentos muito melhores que esses e que resolvem esse tipo de problema. Também não acredite em tudo o que vê nas especificações....procure por cases de sucesso e antes de comprar o equipamento veja se consegue a versão try and buy. Quem confia em seu produto pratica isso sem problema algum. Pessoalmente, não gosto do Xirrus...é mto travado, mas é uma opção melhor que UBNT ou MIKOTIK. Veja também a RUCKUS, WAVION, ENGENIUS, CISCO, GONET, etc.....Saia da mesmice e se diferencie dos outros!!!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Amigo,

    Não fique preso a UBNT e MIKROTIK. Conforme citaram em outras mensagens, existem vários equipamentos muito melhores que esses e que resolvem esse tipo de problema. Também não acredite em tudo o que vê nas especificações....procure por cases de sucesso e antes de comprar o equipamento veja se consegue a versão try and buy. Quem confia em seu produto pratica isso sem problema algum. Pessoalmente, não gosto do Xirrus...é mto travado, mas é uma opção melhor que UBNT ou MIKOTIK. Veja também a RUCKUS, WAVION, ENGENIUS, CISCO, GONET, etc.....Saia da mesmice e se diferencie dos outros!!!
    Mas a pergunta principal é: Um aparelho desse consegue cobrir com sinal todo o espaço? O Bullet cobre todo o espaço, mas nao suporta todos os usuarios. Mesmo que eu tenha que usar 3 ou 4 aparelhos desse pra dividir o pessoal, mas preciso que o sinal chegue a todo o espaço.

  9. #9

    Padrão

    Eu conheço muito bem a Wavion que é utilizada para cidades digitais e aplicações robustas. Esse equipamento cobre o espaço e suporta em média 250 usuários simultâneos. Entretanto, sugiro que ligue para a Zimitti Telecom que é a distribuidora deles no Brasil e converse com eles. Solicite a cotação e se aprovar o preço, peça o equipamento para teste e dando tudo certo compre o produto. Acredito que dará certo e acho que é a melhor coisa para você fazer...comprará o equipamento sabendo que funciona!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Eu conheço muito bem a Wavion que é utilizada para cidades digitais e aplicações robustas. Esse equipamento cobre o espaço e suporta em média 250 usuários simultâneos. Entretanto, sugiro que ligue para a Zimitti Telecom que é a distribuidora deles no Brasil e converse com eles. Solicite a cotação e se aprovar o preço, peça o equipamento para teste e dando tudo certo compre o produto. Acredito que dará certo e acho que é a melhor coisa para você fazer...comprará o equipamento sabendo que funciona!
    Sabe qual a media de preço de um equipamento desse?

  11. #11

    Padrão

    Depende do dólar pq é um equipamento israelense, mas está entre R$ 10.000,00 e R$ 11.000,00 na versão omni 2.4GHz

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Depende do dólar pq é um equipamento israelense, mas está entre R$ 10.000,00 e R$ 11.000,00 na versão omni 2.4GHz
    Entao, entendo que deve ser um otimo produto... mas fica fora do nosso orçamento! Estava pensando em gastar uns 2 ou 3 mil reais! Será que existe alguma solução com esse preço?

  13. #13

    Padrão

    Uma outra opção é o EnGenius ENH700EXT que está entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00...mas esse produto aguenta em torno de 60 clientes em cada banda. Ele já é dual band! A Zimitti Teleocm tbem é distribuidora desse equipamento

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Uma outra opção é o EnGenius ENH700EXT que está entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00...mas esse produto aguenta em torno de 60 clientes em cada banda. Ele já é dual band! A Zimitti Teleocm tbem é distribuidora desse equipamento
    Opa, isso já ajuda!! Sao 120 clientes clientes... se eu juntar meus 2 bullet e meu unifi jah resolvo meu problema!

    Nesse ano, vou levar um cabo CAT6 blindado ateh os radios para tentar melhorar ainda mais o sinal!

    Referente a configuração desse Engenius eh "normal"? Tipo um bullet?

  15. #15

    Padrão

    A configuração é mamão com açúcar...rsrs

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    A configuração é mamão com açúcar...rsrs
    NAo sou um expert nesses aparelhos como voces podem ver... Esse dual band quer dizer que ele conecta 60 cientes em 2.4ghz e 6o clientes em 5ghz ou nada a ver? Pois os notebooks nao conectam em 5ghz.

    Pelo que vi ele tem 4 lugares para eu conectar as antenas, eh isso mesmo ou as antenas sao internas?

    1 desse eu consigo pegar naqueles 35 mil metros quadrados?

  17. #17

    Padrão

    Amigos,pelo que entendi o alcance dele no espaço esta bom.Então potencia não seria o problema.
    Quanto aos equipamentos que alguns amigos estão indicando não conheço,mas creio que nenhum tenha mais processamento que a RB1100-AHX2.Então mesmo que ele utilize um ap que conecte 200 clientes simultâneos não vai adiantar no meu ponto de vista.Pois todo gerenciamento esta sendo feito pela Rb e os rádios apenas estão sendo usados para ponto de acesso.

  18. #18

    Padrão

    Você está correto em afirmar que são 60 clientes em 2.4 GHz e 60 clientes em 5.8 GHz. Entretanto, depende do modelo de cada dispositivo a disponibilidade de 5.8 GHz. Por exemplo, o iPhone só tem 5.8 GHz do 5 pra cima, mas vários Motorolas e Samsungs já possuem 5.8 GHz em dispositivos mais básicos.

    Quanto aos notebooks, o pensamento é o mesmo. Muitos não possuem 5.8 GHz e mtos possuem! Não tem como saber ao certo

    - - - Atualizado - - -

    Esse Engenius tem lugar para 2 antenas em 5.8 GHz e 2 antenas em 2.4 GHz. Ele já vem com antenas de 5 dBi, mas como são externas, vc pode trocar por antenas mais potentes de 8, 10, 15 dBi.....ou até mesmo por antenas setoriais..só precisa ter conexão tipo N

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Você está correto em afirmar que são 60 clientes em 2.4 GHz e 60 clientes em 5.8 GHz. Entretanto, depende do modelo de cada dispositivo a disponibilidade de 5.8 GHz. Por exemplo, o iPhone só tem 5.8 GHz do 5 pra cima, mas vários Motorolas e Samsungs já possuem 5.8 GHz em dispositivos mais básicos.

    Quanto aos notebooks, o pensamento é o mesmo. Muitos não possuem 5.8 GHz e mtos possuem! Não tem como saber ao certo
    Entendi!

    Vou ligar nessa empresa que voce falou e ver o que eles tem de melhor pra me indicar! Mas fiquei bem chateado com relação ao UNIFI pois disseram que ele conectava ateh 50 clientes com qualidade!

  20. #20

    Padrão

    O problema é que papel aceita tudo!! tenho um blog que falo sobre um monte de coisas nessa área.... se puder dar uma olhada, pode ser que encontre alguma coisa que lhe ajudará - http://jmariotelecom.blogspot.com.br/