+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Script Mikrotik

    Olá,
    Trabalho a 1 semana em um provedor de internet na parte de publicidade
    porém estudo programação e tenho 2 anos de experiência como técnica
    em outro provedor onde eu não trabalhava diretamente com Mikrotik.

    Queria saber se alguém já criou, ou sabe se é possivel criar um Script
    dentro do Mikrotik pra derrubar a conexao quando o IP
    está duplicado. Existe uma Trigger no banco do sistema pra fazer
    isso porém as vezes ela não funciona.
    Me pediram pra tentar resolver, será que alguém poderia me ajudar?

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Bom dia,

    Que tipo de conexão IP?

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Bom dia Paloma,
    Da sim e funciona, mas como é a autenticação dos clientes? É no MK ou um servidor radius a parte? PPPoE, hotspot, ip x Mac... Aqui eu já usei tabela ARP também mas isso só para poucos clientes, vou ver o que temos rodando aqui e posto para você.
    Abraço.
    Citação Postado originalmente por Paloma Ver Post
    Olá,
    Trabalho a 1 semana em um provedor de internet na parte de publicidade
    porém estudo programação e tenho 2 anos de experiência como técnica
    em outro provedor onde eu não trabalhava diretamente com Mikrotik.

    Queria saber se alguém já criou, ou sabe se é possivel criar um Script
    dentro do Mikrotik pra derrubar a conexao quando o IP
    está duplicado. Existe uma Trigger no banco do sistema pra fazer
    isso porém as vezes ela não funciona.
    Me pediram pra tentar resolver, será que alguém poderia me ajudar?

  4. #4

    Padrão

    Então, vamos lá. O IP é o do cliente no caso. A Autenticação é PPPoE. Trabalhamos com Radius sim, e ele que entrega o IP ao cliente. Existe um tratamento pra isso lá no Radius. Porém em alguns momentos algo no processo falha e não á retornado a resposta de que o IP ainda está sendo utilizado, então ele é liberado pra outro cliente. Geralmente isso acontece quando algo cai e há um grande número de conexões iniciando ao mesmo tempo. Desculpe se estou falando muita besteira mas é que sou realmente muito nova nisso. Obrigado Pela atenção.

  5. #5

    Padrão

    Ola Paloma,

    Pelo que você postou, como cai a conexão e conectam simultaneamente, acredito ser melhor você utilizar o ip fixo, amarrar o ip ao Mac neste caso. Veja neste link https://under-linux.org/entry.php?b=2471 o material, acho que resolve seu problema.

    Depois deixe o recado aqui se funcionou para você.

    Abraço.

    QUOTE=Paloma;704548]Então, vamos lá. O IP é o do cliente no caso. A Autenticação é PPPoE. Trabalhamos com Radius sim, e ele que entrega o IP ao cliente. Existe um tratamento pra isso lá no Radius. Porém em alguns momentos algo no processo falha e não á retornado a resposta de que o IP ainda está sendo utilizado, então ele é liberado pra outro cliente. Geralmente isso acontece quando algo cai e há um grande número de conexões iniciando ao mesmo tempo. Desculpe se estou falando muita besteira mas é que sou realmente muito nova nisso. Obrigado Pela atenção.[/QUOTE]

  6. #6

    Padrão

    Como disse o danilo a melhor coisa seria amarrar ip x mac

  7. #7

    Padrão

    seria a melhor opção mesmo tendo quase 2000 clientes e novos clientes todos os dias?

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa noite,

    Obteve algum progresso?

    Se possível mande um exemplo do que realmente o scrit precisa fazer, se tiver um print screen da tela com o problema, fica mais fácil ainda ajudar.

    Abraço

  9. #9

    Padrão

    Oi Paloma, desculpe a demora em lhe responder, é que estava uma correria aqui. No seu caso com este número de clientes é que é aconselhado o ip fixo, pois quase 2mil conexões simultâneas e conectando-se ao mesmo tempo, é isso?

    Citação Postado originalmente por Paloma Ver Post
    seria a melhor opção mesmo tendo quase 2000 clientes e novos clientes todos os dias?

  10. #10

    Padrão

    Boa tarde Galera... Acho que realmente superestimei meus conhecimentos. Acabei por passar pra frente o problema.
    Desculpe se decepcionei vocês, rs, vou ver se consigo acesso ao Script que foi feito e resolveu o problema e posto para vocês verem. Obrigado pela atenção e desculpem mesmo. Abraço'

  11. #11

    Padrão

    Olá guria!

    Capaz, sem problemas, pode ser que sirva para outros, mas se você souber o que foi usado e se resolveu, por favor poste aqui depois. Abraço.


    Citação Postado originalmente por Paloma Ver Post
    Boa tarde Galera... Acho que realmente superestimei meus conhecimentos. Acabei por passar pra frente o problema.
    Desculpe se decepcionei vocês, rs, vou ver se consigo acesso ao Script que foi feito e resolveu o problema e posto para vocês verem. Obrigado pela atenção e desculpem mesmo. Abraço'

  12. #12
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Olá guria!

    Capaz
    Pelas palavras, gaúcho também? hahahah

  13. #13

    Padrão

    E com orgulho tchê! Frio e um chimarrão agora para acompanhar, o problema daqui do sul é subir em torre... Rsrsrs


    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Pelas palavras, gaúcho também? hahahah