+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [Ajuda] Reformulando estrutura

    Boa tarde, Venho aos amigos pedir novamente a ajuda de vocês.

    Estou reformulando tudo aqui na rede pois antes era bem simples. Apenas um POP e um concentrador apenas tudo em bridge e apenas com Amarração de Ip x Mac.

    Agora estou reformando tudo quase todos os equipamentos já chegaram e falta pouco para o corre-corre.

    Porem tenho algumas duvidas, vale a pena criar vlan's em todos os concentradores, preciso utilizar algum switch gerenciavel na central para ficar melhor ou apenas a RB com vlan's já serve.

    Segue topologia de exemplo. (Acredito que esteja certo.)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	55,3 KB
ID:      	51524

    Se puderem opinar a respeito do que posso melhorar nessa estrutura e me falar o que esta errado ficaria grato.

    Desde já um muito obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Vlan funciona muito bém, só tem que ver o que vc realmente precisa fazer com essas vlans, se for pra centralizar a autenticação, a melhor opção é MPLS/VPLS, mas pode-se usar Vlan ou Eoip tmb, vai depender de sua estrutura.

  3. #3
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    boa tarde, venho aos amigos pedir novamente a ajuda de vocês.

    Estou reformulando tudo aqui na rede pois antes era bem simples. Apenas um pop e um concentrador apenas tudo em bridge e apenas com amarração de ip x mac.

    Agora estou reformando tudo quase todos os equipamentos já chegaram e falta pouco para o corre-corre.

    Porem tenho algumas duvidas, vale a pena criar vlan's em todos os concentradores, preciso utilizar algum switch gerenciavel na central para ficar melhor ou apenas a rb com vlan's já serve.

    Segue topologia de exemplo. (acredito que esteja certo.)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	55,3 KB
ID:      	51524

    se puderem opinar a respeito do que posso melhorar nessa estrutura e me falar o que esta errado ficaria grato.

    Desde já um muito obrigado.

    ospf + mpls/vpsl.

  4. #4

    Padrão

    Bom dia.

    Então os amigos recomendam que remova os Vlan e acrescente o OSPF e MPLS/VPSL.

    A questão do Vlan e que eu usava apenas para isolar um ap do outro por estar tudo em bridge antes, e agora estou roteando tudo.

    Então continuem a contribuir, pois essa semana começo a por em pratica.