+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [DÚVIDA] Regra 3x1 de Conexão no Rocket M5

    Galera, seguinte, estou com uma dúvida, estou com 60 clientes em um rocket m5 + setorial, ja ouvi muitos relatos de que o rocket aguenta 100 clientes simultaneo, alguns loucos dizendo 400 rsrsrs, mais eu estou planejando colocar 60 clientes simultaneos com margem de mais 120 não conectados, sendo assim em cada rocket da minha base terei 180 usuarios, com apenas 60 simultaneos... a minha duvida vem agora, uso tudo em pppoe, wom5000, airgrid e nanoloco, todos os kits ficam ligados e autenticados no rocket, mais nao sao todos que navego, devo entao tirar a regra de 3x1 (3 parados para 1 navegando) em cima dos que estão usando banda e trafegando ou os que estão apenas autenticados tbm entra na regra de 3x1 ? Resumindo mais ainda, eu devo contar os kits que não estão trafegando como um kit ativo ?

  2. #2

    Padrão

    Essa quantidade de clientes com rede mista não vai ficar legal...

    Se fosse 100% airmax poderia ser

  3. #3

    Padrão

    amigo, nao foi bem isto que perguntei, sei que nao fica legal uma setorial com esse numero de clientes trabalhando como rede mista, mais eh oque posso fazer por agora, a minha pergunta é se eu devo considerar até mesmo os clientes ativos (sem navegação) na regra de 3x1 !

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Essa quantidade de clientes com rede mista não vai ficar legal...

    Se fosse 100% airmax poderia ser

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por freitascba Ver Post
    amigo, nao foi bem isto que perguntei, sei que nao fica legal uma setorial com esse numero de clientes trabalhando como rede mista, mais eh oque posso fazer por agora, a minha pergunta é se eu devo considerar até mesmo os clientes ativos (sem navegação) na regra de 3x1 !
    Amigo, sua pergunta é bem difícil de responder com exatidão, os cenários mudam de região pra região, de horário em horário, enfim,creio que a melhor forma é testar. Claro, vai criar alguns chamados se não estiver dando certo.
    Pelo menos Eu não sei te dizer se vai funcionar.
    A proposito, onde vc configura essa regra 3x1 ? Se entendi de cada 3 clientes conectados sem tráfego com essa regra vc consegue derrubar 2do Rocket, é isso ?
    Abraço.

  5. #5

    Padrão

    Olá amigo, não é uma regra, eh uma "mentalidade", imaginamos que temos 150 clientes em um unico rocket (apenas imaginação rsrs), destes 150 clientes todos estão conectados ao rocket por que o equipamento do cliente faz o pppoe, disca e conecta, ateh ai tudo bem, mais dos 150 clientes apenas 50 esta navegando, sendo assim 150/3=50, 50=33%-150 entendeu ? Todos os "criadores" de provedores fazem esta regra "mental", como vc disse, depende muito de provedor, horario e planos a ser vendidos, eu por exemplo vendo planos de 1mb, 2mb e 3mb, no começo eu analisava o trafego e a regra poderia ser 3x1, a cada 1 conectado tinha outros 2 kits conectados tbm porem nao trafegava nada, apenas estava conectado mais ou cliente nao estava em ksa, sendo assim nao gerava nenhum trafego para o ip dele, porém eu estava analisando a rede agora neste exato momento e ja tive que mudar a regra para 2x1, pois quase metade dos meus clientes estao navegando. Sendo assim vou levar o rocket ao maximo de seu processamento, imaginei o seguinte, a cada 1 cliente conectado, tenho outros 2 stand-bay, sendo assim eu formei em mente que o rocket aguenta 50 clientes conectados, navegando com os planos acima, entao a conta ficou assim: 150-/+2,5=60. (150 dividido por 2,5 (dois clientes e meio)=60 clientes conectados e navegando no maximo. em resumo neste rocket vou colocar 150 clientes e destes 150 60 vai navegar ao mesmo tempo e o resto apenas vai estar autenticado na rede passando pelo rocket ;D! eh logico que vou sempre estar analisando a rede. ufa, que resposta grande rsrs, malz ai fazer vc ler tudo isso kkk !

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Amigo, sua pergunta é bem difícil de responder com exatidão, os cenários mudam de região pra região, de horário em horário, enfim,creio que a melhor forma é testar. Claro, vai criar alguns chamados se não estiver dando certo.
    Pelo menos Eu não sei te dizer se vai funcionar.
    A proposito, onde vc configura essa regra 3x1 ? Se entendi de cada 3 clientes conectados sem tráfego com essa regra vc consegue derrubar 2do Rocket, é isso ?
    Abraço.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Essa quantidade de clientes com rede mista não vai ficar legal...

    Se fosse 100% airmax poderia ser
    pode funcionar sim.
    e alias, se a rede estiver tudo OK, funcionara com uma latencia menor.
    quando dio rede ok, significa não instalar cliente sem visada, não instalar cliente acima de 2km, manter o nivel de sinal dos cliente entre -50 e -65

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    pode funcionar sim.
    e alias, se a rede estiver tudo OK, funcionara com uma latencia menor.
    quando dio rede ok, significa não instalar cliente sem visada, não instalar cliente acima de 2km, manter o nivel de sinal dos cliente entre -50 e -65
    Pode funcionar e funciona kkkkk ! Esta tudo ok até agora com 63 conectados. Vou postando novos detalhes.

  8. #8

    Padrão

    Amigo aqui usamos como AP nanostation M5 funciona perfeitamente mas esse dias estávamos tendo problema de ping alto em um dos APs dai verifiquei que estava com 66 clientes conectado a esse AP e quando chegava a noite o ping aumentava por causa que o trafego era constantemente alto dai então colocamos mais uma Nanostation M5 como AP e conforme fomos jogando clientes para essa Nanostation M5 o ping melhorou na hora e foi resolvido problema de ping alto e lentidão, então minha conclusão é que Rocket M5 e Nanostation M5 não suporta mais que 60 clientes claro se os planos vendidos forem alto mas se os planos forem baixo vai de boa, pois já tivemos picos de 70 clientes conectados nesse AP e nenhum problema, mas esses dias entraram vários clientes novos com planos de 4Megas dai não demorou muito o ping aumentou no horário das 17:00 e melhorava as 23:00, mas agora já está normal novamente o ping está sempre na beira de 2ms em qualquer horário, fica um alerta para os amigos.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo aqui usamos como AP nanostation M5 funciona perfeitamente mas esse dias estávamos tendo problema de ping alto em um dos APs dai verifiquei que estava com 66 clientes conectado a esse AP e quando chegava a noite o ping aumentava por causa que o trafego era constantemente alto dai então colocamos mais uma Nanostation M5 como AP e conforme fomos jogando clientes para essa Nanostation M5 o ping melhorou na hora e foi resolvido problema de ping alto e lentidão, então minha conclusão é que Rocket M5 e Nanostation M5 não suporta mais que 60 clientes claro se os planos vendidos forem alto mas se os planos forem baixo vai de boa, pois já tivemos picos de 70 clientes conectados nesse AP e nenhum problema, mas esses dias entraram vários clientes novos com planos de 4Megas dai não demorou muito o ping aumentou no horário das 17:00 e melhorava as 23:00, mas agora já está normal novamente o ping está sempre na beira de 2ms em qualquer horário, fica um alerta para os amigos.
    Usa criptografia ?

  10. #10

    Padrão

    Usa criptografia ?
    Sim, aqui via radio em 5.8Ghz só tem meu provedor mesmo, a concorrência aqui é o velox lixo e outro provedor que trabalha no cabo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Sim, aqui via radio em 5.8Ghz só tem meu provedor mesmo, a concorrência aqui é o velox lixo e outro provedor que trabalha no cabo.
    Pergunto pq em outros tópicos aqui mesmo no Under o pessoal diz que com o uso da Cripto a capacidade diminui por conta
    do processamento.

  12. #12

    Padrão

    Boa noite pessoal, tenho uma dúvida referente a regras para utilização de internet, hoje tenho um provedor com 50 clientes mistos entre 3 planos de acesso sendo eles 1, 2 e 4 mega.
    Minha rede é assim:
    tenho uma RB 750GL funcionando como load balance juntando 3 internet de 10 megas cada, depois ligado nela tenho um pc com mikrotik que os clientes conectam nele via POE passando pelas nano M5 tudo em bridge e utilizo o MK-Auth para gerenciamento dos clientes....
    a dúvida que tenho é o seguinte:
    Alguém sabe de alguma forma de gerenciar esse clientes colocando a RB750GL para que cada link de internet funcione para cada plano, tipo clientes de 1 mega autentica na rede e o fluxo de pacotes vai para o link1, clientes do plano de 2 mega vai para o link2 e clientes do plano de 4 Mega vai para o link3!
    existe alguma regra para trabalhar desse forma?

  13. #13

    Padrão

    Pergunto pq em outros tópicos aqui mesmo no Under o pessoal diz que com o uso da Cripto a capacidade diminui por conta
    do processamento.
    Já ouvir falar sobre essa questão, mas testei sem criptografia e não adiantou só resolveu colocando mais um equipamento e dividindo os clientes, pois esse já era nosso objetivo adicionar mais um equipamento em AP, agora está ótimo e já estamos preparados para entrada de muito mais clientes.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Já ouvir falar sobre essa questão, mas testei sem criptografia e não adiantou só resolveu colocando mais um equipamento e dividindo os clientes, pois esse já era nosso objetivo adicionar mais um equipamento em AP, agora está ótimo e já estamos preparados para entrada de muito mais clientes.
    Então, aqui usamos desde o inicio wpa2-aes e monitoramos constantemente para não passar de 50 online, quando chega o limite add um novo RKT. O problema é que os canais vão ficando saturados.