+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fornecer sinal Wi-fi somente com link secundário

    Bom dia pessoal,

    Estou com a seguinte estrutura aqui na empresa onde trabalho e queria tirar uma dúvida:
    - RB 750GL com dois links de internet;
    - Porta 1: rede local, faixa 192.168.0.0/24;
    - Porta 2: link de internet fibra de 15 MB (principal);
    - Porta 3: link de internet adsl de 1 MB (secundário);
    - Porta 5: liguei um roteador wireless direto nessa porta com outra faixa de IP - 10.0.0.0/24.
    A ideia é fornecer sinal wireless pelo roteador para fornecedores e visitantes usando a faixa 10.0.0.0/24 (diferente da rede local para isolar uma rede da outra) sendo que a RB vai ser o servidor DHCP fornecendo endereços na faixa 10.0.0.0/24 pela porta 5 onde esta ligado o roteador. Ate ai já está funcionando. A duvida é: como configurar a RB de forma que os clientes Wi-fi conectados usem somente o link de 1 MB, deixando o outro link somente para a rede interna?
    Lembrando que pretendo configurar uma redundância de links com a ferramenta netwatch usando scripts, pois penso que a opção de check gateway na configuração de routes não vai me atender pois já tive problema de queda de internet sendo que conseguia pingar o gateway do provedor porem não navegava devido o problema ser na operadora e não no provedor.

    Att.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Matou a pau, isso mesmo que eu estava precisando.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    Bom dia,

    Agora entra uma outra questão, o modem do link adsl de 1 MB também é roteador Wi-Fi e o mesmo está roteado com o DMZ ativo direcionando tudo para a porta da RB que ele está ligado, então queria pegar esse roteador e distribuir sinal para a rede interna, para os notebooks que os colaboradores usam. o problema é que o modem e a porta da RB na qual ele esta ligado está na faixa 192.168.10.0 e a rede interna é 192.168.0.0. Criei um Pool de de IP na faixa 192.168.0.0 e no DHCP Server adicionei outra configuração usando a interface ether3 (que está ligado o modem) para distribuir o pool na faixa 192.168.0.0. Gostaria de um apoio nessa questão pois ainda falta algo ou essa configuração não seria a correta, pois os equipamentos conectam, pegam o IP na faixa 192.168.0.0, porem não consegue comunicar com a rede interna.

    Att.

  5. #5
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    troque o modem por um sem wireless e coloque um AP na rede interna.

  6. #6

    Padrão

    Tinha ate pensado nessa situação, mais é porque estava querendo aproveitar os equipamentos que já tenho aqui na empresa. Não teria como criar uma rota ou algo nesse tipo para a rede 192.168.10.0 enxergar a outra 192.168.0.0?

  7. #7
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o problema que assim você perde o controle sobre a outra rede (acesso a site, firewall, limite de banda).

  8. #8

    Padrão

    seria o controle da rede interna (192.168.0.0)? como ficaria essa configuração só pra eu fazer aqui em laboratório.