+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvidas para aquisição da Melhor solução de Nobreak para meu Provedor

    Bom Dia.


    Hoje em meu provedor de Internet possuo 2 nobreaks me dando uma autonomia de 30 minutos somente.


    Queria saber se alguém pode me ajudar em um dimensionamento de uma melhor solução de nobreak de forma que eu consiga atingir uma autonomia entre 4 e 5 horas.


    Hoje no meu provedor possuo um Rack onde neste Rack possui os seguintes equipamentos.


    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5
    - 01 Mikrotik RB750GL
    - 01 Mikrotik RB1100AHx2
    - 01 TP-Link Switch 24 portas
    - 01 PC Desktop com MK-Auth (Sem Monitor


    Alguem pode me ajudar com esse dimensionamento?

  2. #2

    Padrão

    Nobreak Emerson GXT2-700RT-120 UPS. Solução verdadeiramente profissional para redes profissionais. É caro sim, mas não ti deixa na mão jamais. Acessa o site da Emerson e procura as características técnicas desse aparelho. Você vai se surpreender.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amjservicos Ver Post
    Bom Dia.


    Hoje em meu provedor de Internet possuo 2 nobreaks me dando uma autonomia de 30 minutos somente.


    Queria saber se alguém pode me ajudar em um dimensionamento de uma melhor solução de nobreak de forma que eu consiga atingir uma autonomia entre 4 e 5 horas.


    Hoje no meu provedor possuo um Rack onde neste Rack possui os seguintes equipamentos.


    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5
    - 01 Mikrotik RB750GL
    - 01 Mikrotik RB1100AHx2
    - 01 TP-Link Switch 24 portas
    - 01 PC Desktop com MK-Auth (Sem Monitor


    Alguem pode me ajudar com esse dimensionamento?

    Já pensou em uma solução de gerador a diesel. Temos 2 nobreaks senoidais da CM Comandos Lineares no CPD com um banco de 16 baterias estacionarias cada um. Porém temos também um Gerador da Stemac de 24A Trifásico a Diesel. Ao cair a energia o gerador entra no ar em até 30 segundos, esse é o tempo que os nobreaks tem que resistir a carga. Até por que se não tivessemos o gerador para mandar os splits ligados a temperatura da sala iria para as alturas.

    Pensando em uma solução de menor escala, compramos recentemente um gerador Toyama a Diesel tmb de 6A para por em uma torre. Parece ser muito bom. Neste gerador menor não gastamos nem 7 mil, e olha que um nobreak bom passa tranquilo deste valor. Este gerador de 6A tem um tanque de 15 litros e autonomia de 8 a 10 horas em carga máxima.

    http://www.toyama.com.br/produtos_de...od_produto=183

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amjservicos Ver Post
    Bom Dia.


    Hoje em meu provedor de Internet possuo 2 nobreaks me dando uma autonomia de 30 minutos somente.


    Queria saber se alguém pode me ajudar em um dimensionamento de uma melhor solução de nobreak de forma que eu consiga atingir uma autonomia entre 4 e 5 horas.


    Hoje no meu provedor possuo um Rack onde neste Rack possui os seguintes equipamentos.


    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5
    - 01 Mikrotik RB750GL
    - 01 Mikrotik RB1100AHx2
    - 01 TP-Link Switch 24 portas
    - 01 PC Desktop com MK-Auth (Sem Monitor


    Alguem pode me ajudar com esse dimensionamento?
    Amigão,
    Os colegas te responderam excelentes soluções e todas muito profissionais. Mas vou um pouco contra maré, alguns podem chamar de gambiarra, mas a mim está servindo muito bem.
    Uso inversor 12vdc/127vac Com carregador flutuante ligado direto na bateria. Olhe isso foi o fim da dor de cabeça para essa questão de energia.
    Tenho esse conjunto rodando em meus servidores e torres e a autonomia chega a mais de 10 horas. Sendo que a energia oscila muito.
    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraço,
    Eduardo

  6. #6

    Padrão

    Irei acrescentar ainda as opiniões que vc troque isso aqui;
    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5
    por 2 patch panel POE com uma fonte da VOLT, CCN ou outra de mesma qualidade...ajudaria muito na qualidade e facilidade...

    http://www.volt.ind.br/produtos-patch-panel-poe
    http://www.ccntelecom.com.br/produto...atch-panel-poe
    http://www.volt.ind.br/produtos-fontes-nobreak

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Bom dia,

    Também vou no que o colega @etnet indicou. Um pena que tenha um PC nesse ponto, mas você pode usar um inversor e aderir a uma solução dessas[1].

    [1] Retificador NoBreak Duo

    Abraço

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ramoncaldeira Ver Post
    acompanhando...
    Amigo, por favor, use a opção "Ferramentas de Tópico > Acompanhar Este Tópico" no topo da página.

    Abraço

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    Irei acrescentar ainda as opiniões que vc troque isso aqui;
    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5
    por 2 patch panel POE com uma fonte da VOLT, CCN ou outra de mesma qualidade...ajudaria muito na qualidade e facilidade...

    http://www.volt.ind.br/produtos-patch-panel-poe
    http://www.ccntelecom.com.br/produto...atch-panel-poe
    http://www.volt.ind.br/produtos-fontes-nobreak
    Ou 2 TOUGHSwitchPRO 8 portas. Ou então um Carrier 16 portas (que na verdade são 2 de 8 acomodados em uma estrutura pra rack e que custam mais caro que comprados separadamente.)

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Também vou no que o colega @etnet indicou. Um pena que tenha um PC nesse ponto, mas você pode usar um inversor e aderir a uma solução dessas[1].

    [1] Retificador NoBreak Duo

    Abraço
    Exatamente pela questão do PC foi que sugeri o Inversor com Carregador Flutuante. Se não as fontes nobreak já citadas dão que sobram!!

  11. #11

    Padrão

    Nobreak de 1.2kva para o pc e uma fonte nobreak para os equipamentos com boa bateria.

    Se possivel monte com fonte chaveada e controlador solar...

    Terá boa autonomia com baixo custo.

  12. #12

    Padrão

    Excluindo o PC dessa estrutura para que eu possa utilizar da Fonte Nobreak com a solução do Patch Panel, qual número de baterias necessárias para 5 horas de autonomia para essa solução:

    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5

    Sem esquecer que ainda tenho outros equipamentos na estrutura, o que eu faço com eles:


    - 01 Mikrotik RB750GL
    - 01 Mikrotik RB1100AHx2
    - 01 TP-Link Switch 24 portas





    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Nobreak de 1.2kva para o pc e uma fonte nobreak para os equipamentos com boa bateria.

    Se possivel monte com fonte chaveada e controlador solar...

    Terá boa autonomia com baixo custo.

  13. #13

    Padrão

    Some as correntes maximas consumo de todas as fontes e terá o consumo maximo do sistema. Agregue margem redundancia (ex 30%) .
    Com essa CORRENTE multiplica pela saida de 127 VAC e tera a potencia ATIVA necessaria para o Nobreak.

    Aconselho marca APC ou SMS (mesmo fabricante no Brasil) com saida para bateria adicional externa e gerenciamento on line.

    Nos utilizamos todos da mesma marca e modelos para ter backup caso algum de problemas.

    UTILICE SEMPRE MAIS DE UM NOBREAK PARA SEU SISTEMA , NUNCA UM SO !!! ( confiabilidade aumenta)

    Modelo APC 1200 VA = 1200 VA/ 127V = 9,44 A vai dar para aproximadamente 18-20 fontes de UBIQUITI (entrada 0,5 Amp CA, saida 1,0Amp CC).







    Citação Postado originalmente por amjservicos Ver Post
    Bom Dia.


    Hoje em meu provedor de Internet possuo 2 nobreaks me dando uma autonomia de 30 minutos somente.


    Queria saber se alguém pode me ajudar em um dimensionamento de uma melhor solução de nobreak de forma que eu consiga atingir uma autonomia entre 4 e 5 horas.


    Hoje no meu provedor possuo um Rack onde neste Rack possui os seguintes equipamentos.


    - 04 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M2
    - 10 Fontes POE com Ubiquiti Rocket M5
    - 01 Mikrotik RB750GL
    - 01 Mikrotik RB1100AHx2
    - 01 TP-Link Switch 24 portas
    - 01 PC Desktop com MK-Auth (Sem Monitor


    Alguem pode me ajudar com esse dimensionamento?

  14. #14
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Ou 2 TOUGHSwitchPRO 8 portas. Ou então um Carrier 16 portas (que na verdade são 2 de 8 acomodados em uma estrutura pra rack e que custam mais caro que comprados separadamente.)
    Boa noite caros colegas..
    fugindo um pouco do assunto, ja que o amigo citou o tough Switche 8 p ( ou 5 p ) dependendo da aplicação .. alguem ai conseguiu usar as v-lans dele ? estou usando em bridge e gostaria de ativar essa opção..
    tipo a porta ethr 1 fica de principal e as outras só "conversam " com ela , nao permitindo assim que o trafego de dados da ethr 2 se comunique com a 3 assim sucessivamente ..

    desde ja agradeço..
    obs: ja procurei varios posts em varios sites e nada feito..

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    Boa noite caros colegas..
    fugindo um pouco do assunto, ja que o amigo citou o tough Switche 8 p ( ou 5 p ) dependendo da aplicação .. alguem ai conseguiu usar as v-lans dele ? estou usando em bridge e gostaria de ativar essa opção..
    tipo a porta ethr 1 fica de principal e as outras só "conversam " com ela , nao permitindo assim que o trafego de dados da ethr 2 se comunique com a 3 assim sucessivamente ..

    desde ja agradeço..
    obs: ja procurei varios posts em varios sites e nada feito..

    Todos os meus usam VLAN. Na outra ponta o equipamento que vc está usando tem suporte a Tagged VLANs (IEEE 802.1Q)?

  16. #16
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    uso mikrotik RB1200, RB943, TOUGH SWITCHE 5P porem nas rbs para resolver o meus problemas criei uma serie de regras em bridge filter para que funciona-se mais ou menos dessa maneira..

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    uso mikrotik RB1200, RB943, TOUGH SWITCHE 5P porem nas rbs para resolver o meus problemas criei uma serie de regras em bridge filter para que funciona-se mais ou menos dessa maneira..

    Então é que o que vc quer é o Port-Isolation, que já é outra coisa. O esquema das VLANs, basicamente vc cria diferentes VLANs em um lado como UnTagged e para todas estas vc adiciona uma mesma porta como Tagged (link entre os equipamentos). No TOUGHSwitch vc faz o inverso, cria todas as mesmas VLANs UnTagged (uma para cada porta por exemplo) e deixa uma porta para entrada do link. Todas as interfaces com VLAN UnTagged irão ter como membro tmb a porta de entrada do link como Tagged.

    Vamos supor o seguinte, um switch é um domínio de broadcast certo, pois bem, sempre que criamos VLANs estamos dividindo este domínio, ou seja cada VLAN passa a ser um domínio de broadcast. Assim vamos ver um exemplo.

    Usando 2 Switch de 24 portas com suporte a VLAN, configuramos as portas de 1 a 5 como VLAN 2 UnTagged e Porta 24 Tagged, portas 6 a 10 VLAN 3 UnTagged e porta 24 Tagged. Todos os pacotes que entrarem no switch pelas portas de 1 a 5 vão ser encaminhados para equipamentos conectados a estas portas (sabemos que o switch é no mínimo um equipamento L2, por tanto consegue ler e armazenar os MACs e assim sendo não vai enviar o mesmo pacote a todos os equipamentos da mesma VLAN, como acontecia com os antigos HUBs), e também pode, se for o caso enviar pacotes para a porta 24, soh que ao passar pela porta 24, tendo vindo de uma porta da 1 até a 5, o pacote recebe uma marca no seu cabecalho (uma flag) que identifica ele como sendo da VLAN 2.

    O mesmo acontece com os pacotes das portas de 6 a 10, com o diferencial que estes ao passarem pela porta 24 serão marcados como sendo da VLAN 10.

    No outro lado digamos que temos um TS, vc vai ter a entrada do link na porta 1 (vem da porta 24 do Switch de 24P). Além da VLAN 1 de administração, vc cria tmb uma VLAN 2 e marca para esta VLAN a porta 1 como Tagged (T) e a porta 2 como UnTagged (U) as demais vc deixa como Exclude (E). Crie então uma VLAN 3 e coloque a porta 1 como Tagged (T) e a 3 como UnTagged (U), deixe as demais como Exclude (E).

    Desta forma usando somente a camada 2 (sem roteamento) um equipamento conectado a porta 2 do TS só vai sair pela porta 1 (marcado como VLAN 2) e chegar ao SW de 24P na porta 24, ao chegar, como este está marcado para VLAN 2, será encaminhado para algum equipamento conectado entre as portas 1 e 5, se fosse VLAN 3 (vindo da porta 3 do TS) iria para um equipamento conectado a uma porta entre 6 e 10.

    Agora, se todos estes equipamentos tiverem rotas para se comunicarem, ou pertencerem ao mesmo GW, não há por que não haver comunicação entre eles, o único problema é que para se comunicarem precisaram ir até o router (ou seja, usar o endereço IP que está na camada 3 para encontrar uma rota).

    Não sei se me expressei de forma que vc entenda, mais qualquer coisa pode perguntar.