+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Aparelhos para envio e kit cliente

    Olá galera, este é o ultimo topico sobre a minha duvida espero que eu consiga desta vez tirar a conclusão do que devo fazer.
    Vou explicar detalhadamente cada coisa para que alguem possa de fato ajudar, tenho alguns contatos eles estão ajudando bastante mais ainda acho que mais opiniões da pra se ter.

    Local do serviço:
    - Área por volta de 400 metros ²
    - Bolinha vermelha ( não o ponteiro do google ) é onde eu moro;
    - A área verde é os clientes próximos;
    - A área amarela é os clientes distantes;
    PS: minha intenção não é fazer totalmente o 360° mas como tem clientes proximos para varias direções creio que uma omni direcional resolva.
    - Bolinhas pretas são os possíveis clientes
    FOTO:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem-mapa1.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	42,9 KB
ID:      	51622

    Observação das marcações
    - Á area amarela eu vou disponibilizar o sinal apenas pro cliente que quiser desembolsar a grana de uma antena e um roteador
    ( ESPERO A AJUDA DE VOCES PARA APARELHO BARATO E BOM )

    - A área verde, eu quero apenas que o cliente com um roteador receba o sinal, estava pensando num roteador de uns 300mbps que tenha duas antenas, mas a duvida é o seguinte: Como farei para ele redistribuir o sinal na casa dele? Por que o roteador ele não recebe e envia sinal ao mesmo tempo correto? como que poderia ser feito nesta parte? A distancia da área verde é de poucos metros, mas se eu conseguir levar mais adiante sem o uso de antena externa pra mim é melhor ainda.

    - Ja deixei claro que quem mora perto e optar por não ter nenhum aparelho vai ter pessima qualidade de sinal e ainda vai prejudicar os demais.

    - Os proximos eu consigo arrecadar deles por volta de uns 150 reais , os mais distantes ja estão cientes que vai ter um custo maior por causa da antena e outros objetos.

    - Os clientes da área amarela vai ser ponto a ponto, é possivel que ao mesmo tempo que eu esteja enviando o sinal wireless para outros este mesmo pode fazer ponto a ponto comigo?

    Resumidamente eu quero que os que estão mais proximos gastem menos, eu procurei uma antena barata mas a mais barata é 140 reais e se contar isso com o roteador da uns 200 e poucos eles nunca iriam querer por que tem outro rapaz aqui que consegue emitir o sinal dele somente com uma omni e um microtik

    Eu so preciso saber o seguinte, tendo em vista minha necessidade:
    Qual aparelho eu devo comprar? Minha ideia é comprar:
    12dbi 2.4 omni 50Ohms 360graus marca TP-linkUbiquiti nanostation2 2.4 , 10Dbi NS2 Homologado

    Cliente distante:
    Tp-link Wireless Outdoor Cpe Tl-wa5210g 2.4ghz
    Roteador Wireless Intelbras WRN300 N-300MBPS 2.4GHZ

    Cliente proximo:
    Tenho duvida nessa parte eu nao sei o que oferecer, dizem que modem que recebe e distribui ao mesmo tempo é ruim demais.
    Eu queria que aqui ele nao precisasse de antena externa

    Espero que esse topico receba respostas uteis agradeço a todos desde já, estou realmente interessado em entrar no ramo.
    Abaixo é o link do google maps para analisar melhor ainda, se quiserem me mandar link do aparelho para ver e mandar pro cara que vou comprar, por que outra, é so por encomenda então se eu errar vai ser todo dinheiro em vão..

    Contato gmail [email protected]
    Facebook é welliton gervickas mesmo

    Obrigado desde ja e boa semana a todos

    Links

    MAPA - Streeview

    - OBS: Tenho um nanostation loco m2 airmax poderia usar como repetidor para amplicar alcance?
    -Corrigi a distancia não é 1km ² é 400m ²
    Última edição por wellitongervickas; 05-05-2014 às 20:23.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wellitongervickas Ver Post
    Olá galera, este é o ultimo topico sobre a minha duvida espero que eu consiga desta vez tirar a conclusão do que devo fazer.
    Vou explicar detalhadamente cada coisa para que alguem possa de fato ajudar, tenho alguns contatos eles estão ajudando bastante mais ainda acho que mais opiniões da pra se ter.

    Local do serviço:
    - Área por volta de 1km²
    - Bolinha vermelha ( não o ponteiro do google ) é onde eu moro;
    - A área verde é os clientes próximos;
    - A área amarela é os clientes distantes;
    PS: minha intenção não é fazer totalmente o 360° mas como tem clientes proximos para varias direções creio que uma omni direcional resolva.
    - Bolinhas pretas são os possíveis clientes
    FOTO:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem-mapa1.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	42,9 KB
ID:      	51622

    Observação das marcações
    - Á area amarela eu vou disponibilizar o sinal apenas pro cliente que quiser desembolsar a grana de uma antena e um roteador
    ( ESPERO A AJUDA DE VOCES PARA APARELHO BARATO E BOM )

    - A área verde, eu quero apenas que o cliente com um roteador receba o sinal, estava pensando num roteador de uns 300mbps que tenha duas antenas, mas a duvida é o seguinte: Como farei para ele redistribuir o sinal na casa dele? Por que o roteador ele não recebe e envia sinal ao mesmo tempo correto? como que poderia ser feito nesta parte? A distancia da área verde é de poucos metros, mas se eu conseguir levar mais adiante sem o uso de antena externa pra mim é melhor ainda.

    - Ja deixei claro que quem mora perto e optar por não ter nenhum aparelho vai ter pessima qualidade de sinal e ainda vai prejudicar os demais.

    - Os proximos eu consigo arrecadar deles por volta de uns 150 reais , os mais distantes ja estão cientes que vai ter um custo maior por causa da antena e outros objetos.

    - Os clientes da área amarela vai ser ponto a ponto, é possivel que ao mesmo tempo que eu esteja enviando o sinal wireless para outros este mesmo pode fazer ponto a ponto comigo?

    Resumidamente eu quero que os que estão mais proximos gastem menos, eu procurei uma antena barata mas a mais barata é 140 reais e se contar isso com o roteador da uns 200 e poucos eles nunca iriam querer por que tem outro rapaz aqui que consegue emitir o sinal dele somente com uma omni e um microtik

    Eu so preciso saber o seguinte, tendo em vista minha necessidade:
    Qual aparelho eu devo comprar? Minha ideia é comprar:
    12dbi 2.4 omni 50Ohms 360graus marca TP-linkUbiquiti nanostation2 2.4 , 10Dbi NS2 Homologado

    Cliente distante:
    Tp-link Wireless Outdoor Cpe Tl-wa5210g 2.4ghz
    Roteador Wireless Intelbras WRN300 N-300MBPS 2.4GHZ

    Cliente proximo:
    Tenho duvida nessa parte eu nao sei o que oferecer, dizem que modem que recebe e distribui ao mesmo tempo é ruim demais.
    Eu queria que aqui ele nao precisasse de antena externa

    Espero que esse topico receba respostas uteis agradeço a todos desde já, estou realmente interessado em entrar no ramo.
    Abaixo é o link do google maps para analisar melhor ainda, se quiserem me mandar link do aparelho para ver e mandar pro cara que vou comprar, por que outra, é so por encomenda então se eu errar vai ser todo dinheiro em vão..

    Contato gmail [email protected]
    Facebook é welliton gervickas mesmo

    Obrigado desde ja e boa semana a todos

    Links

    MAPA - Streeview
    Amigo vou simplificar pra você vamos lá:
    Não comece com 2.4 vai logo de 5.8 Ghz, compre uma omnitik da Mikrotik, esquece nano e compre SXT sai bem mais barato que nanostation e você vai conseguir clientes com qualidade em ate 4 km.
    segue abaixo link com exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM

    as SXT esta com preço bem abaixo de nano e tem maior estabilidade e qualidade.

  3. #3

    Padrão

    Esqueci de avisar, eu quero no 2.4, justamente pelo sinal wireless.
    O cliente não pode investir muito e eu tbm tenho limitação.
    Por que é tão dificil assim aumentar alguns metros o wifi? kkkk
    aqui é condominio mais o povo nao é rico nem classe media kkk

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wellitongervickas Ver Post
    Esqueci de avisar, eu quero no 2.4, justamente pelo sinal wireless.
    O cliente não pode investir muito e eu tbm tenho limitação.
    Por que é tão dificil assim aumentar alguns metros o wifi? kkkk
    Amigo se você for ficar Preocupado com o que o cliente pode Investir desiste, pois com 2.4 Ghz você só vai ter dor de cabeça ainda mais colocando clientes somente com o Wifi do notebook por exemplo.

    uma SXT vai por uma média de R$250,00 se o cliente não quer pagar isso pra ter um serviço de qualidade paciência

    Não vai nessa que o "cliente não pode Investir" monte o nogocio com qualidade e mostre seu serviço quem vai dizer se tem condições ou não é o cliente.

    abraços.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo se você for ficar Preocupado com o que o cliente pode Investir desiste, pois com 2.4 Ghz você só vai ter dor de cabeça ainda mais colocando clientes somente com o Wifi do notebook por exemplo.

    uma SXT vai por uma média de R$250,00 se o cliente não quer pagar isso pra ter um serviço de qualidade paciência

    Não vai nessa que o "cliente não pode Investir" monte o nogocio com qualidade e mostre seu serviço quem vai dizer se tem condições ou não é o cliente.

    abraços.
    Essa você me pegou kkk
    verdade.. o meu medo é fazer investir em algo que não dê certo depois.

  6. #6

    Padrão

    Ta mais o que eu quero fazer da certo? mesmo que seja ruim? Por que eu fazendo assim eu posso mostrar que o cara tem que comprar uma antena externa, alias se eu optar por 5.8 eu vou perder um aparelho que tenho cara... eu tenho um nanoloco m2 aqui gastei 200 reais nele, queria reaproveitar sei la, fazer o que eu estou querendo fazer, usar esse nanoloco m2 para ser um repetir em outro cliente, entende?
    Eu não vou ter 20 30 clientes eu quero começar com pouco no maximo uns 5 pra mim entender como funciona quais serão os gastos e preocupações. Pra frente eu poderia estar migrando melhorando, ate por que por enquanto eu quero ganhar so pra ter uma renda extra que pague a internet e sobre um pouco.
    Eu moro na 326 um cliente mora na 314, são uns 30 metros ate ele, fazer o cara investir nisso é demais, eu posso fazer os mais distante como ja citei.

    Resumidamente, com oque eu disse eu consigo fazer ou não?

    EU:
    12dbi 2.4 omni 50Ohms 360graus marca TP-linkUbiquiti nanostation2 2.4 , 10Dbi NS2 Homologado

    Cliente distante:
    Tp-link Wireless Outdoor Cpe Tl-wa5210g 2.4ghz
    Roteador Wireless Intelbras WRN300 N-300MBPS 2.4GHZ

    Cliente proximo:
    Um roteador para receber e algum outro tipo de aparelho pra redistribuir o sinal dentro da casa, é aqui q eu quero saber a melhor opção os proximos não tem muita distancia.

    Os distantes eu faria ponto e como eu disse eu ainda poderia reaproveitar meu nano e lucrar vendendo ele.. não sera disperdicio.

  7. #7

    Padrão

    GALERA CORRIGINDO DISTANCIA
    Tem por volta de 400² metros do meu ponto ate o outro lado do condominio
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	32,8 KB
ID:      	51627
    isso so foi uma medida pra saber mais ou menos a distancia de um lado ao outro

  8. #8

    Padrão

    Consigo cobrir uma parte usando esses?
    Esse
    http://www.tp-link.com.br/products/d...el=TL-ANT2412D
    e esse
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...homologado-_JM

    Consigo ?

    Pro cliente um Roteador pra receber
    http://www.submarino.com.br/produto/...FRIV7Aod21AAmw

    e um repetidor Repetidor Expansor De Sinal Wireless para casa

    http://www.dx.com/p/300mbps-wireless...Fa_m7AodN3IA0A


    Vai sair o preço esperado pro cliente e pra mim tbm...

  9. #9

    Padrão

    Você mesmo explanou que os clientes estariam cientes que com sinal ruim não ia prestar e ainda iriam atrapalhar os outros.
    Porque então colocar estes clientes ruins? Só para arrumar encrenca com os que estiverem próximos?
    Por falar em próximos, não vai nessa de que um roteadorzinho na casa dele vai ser suficiente.
    No inicio eu também pensava que seria possível distribuir o sinal e o pessoal perto poderia utilizar até o wireless do notebook. Mas não vai nessa que é furada.
    Você falou que é um condomínio. É um condomínio vertical? Se for, você vai ter sérios problemas de visada. Não confia que a radiofrequencia vai romper paredes tão facilmente assim. Nâo há densidade espectral para isso.
    Nossos rádios são para alguns miliwatts de potencia que aliados a um bom sistema irradiante pode legalmente chegar ao máximo de 36dbm de EIRP ou seja o total de ganho do rádio mais a antena.
    Isso na prática representa um máximo de 4W. E isso do lado do AP. Do lado do cliente é muito menos.

    Agora um sistema de celular tem muita diferença. Para começar utilizam vários Watts no rádio e mais o ganho de excelentes antenas.
    Os aparelhos pessoais de telefone tem 1Watt de potencia para poder chegar de volta na torre.
    E assim mesmo a reclamação é generalizada com relação a internet móvel. Só funciona bem próximo a torres de transmissão.

    Se é um condomínio, o melhor é fazer um cabeamento.
    Mas antes tem uma monte de outros aspectos a analisar.....

  10. #10

    Padrão

    Não é tão vertical e eu to próximo, bem próximo ao final da subida...
    São 400 como ja disse, com um nanoloco m2 eu consegui chegar em 4/5 clientes.
    As configurações de um nano são inferior aos desses correto?
    1° - Teve um que não recebeu tão bem por que esse nano tem um grau de abertura muito pequeno, ele recebia sinal praticamente da borda assim dizendo.
    2° O 5° cliente não recebeu pela distancia for do outro lado do condominio, mas ela saia de casa e pegava torre.

    Com essas infor, creio eu, que se:
    Esse aparelho juntos forem mais potentes que o um nanoloco station m2 airmax 8dbm, acho que vai conseguir fazer minha necessidade. todos eles receberam sinal, mas como são para lados diferentes alguns não chegava tão bem por culpa do grau de abertura desse nano. Se os 2 ( antena e nano homologado ) juntos conseguir mais potencia e ainda em pelo menos 180°c não precisaria nem dce 360, apenas 180 e conseguir mais que 8 dbm e uma distancia de pelo menos 200 metros a 300 sem uso de nada ou de um root vai dar certo, por que com esse nano deu mas como ja disse ele é muito fraquinho pra o que eu quero.

    O bom disso que voce vai dizendo e eu vou justificando, com isso voce vai ganhando mais informação para me ajudar.
    Eu so preciso saber disso, esses 2 produtos que eu quero comprar consegue ser mais forte? consegue uma distancia maior que o nano m2?

    Agradeço a atenção de todos!

  11. #11

    Padrão

    não são mais "fortes"..

    Se tiver visada com baixa potencia vai rolar, o que é o ideal.
    Sem visada nem com alta potencia vai rola, o que é só prejudicial para o rádio que desgasta mais rápido e para a sua rede e para as redes vizinhas.. pois satura muito o espectro.


    Quando me referi a densidade espectral, na faixa de 2.4 e 5.8 não tem como utilizar mais.
    Na telefonia celular as operadoras tem exclusividade de frequencia por isso que eles podem usar mais potencia... e ainda assim a internet móvel ainda não é tudo aquilo que se deseja..
    Então o que deixar para nós, né?

    Sem antena externa ou pelo menos uma CPE fica muito complicado. Só com roteador dentro da casa do cliente é pedir para se incomodar.

  12. #12

    Padrão

    Airlive G.duo deve ser o que procura.

    Como o nome já diz, é 2 rádios em um só.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         G.DUO_app_icon_04.gif
Visualizações:	104
Tamanho: 	16,4 KB
ID:      	51647

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    não são mais "fortes"..

    Se tiver visada com baixa potencia vai rolar, o que é o ideal.
    Sem visada nem com alta potencia vai rola, o que é só prejudicial para o rádio que desgasta mais rápido e para a sua rede e para as redes vizinhas.. pois satura muito o espectro.


    Quando me referi a densidade espectral, na faixa de 2.4 e 5.8 não tem como utilizar mais.
    Na telefonia celular as operadoras tem exclusividade de frequencia por isso que eles podem usar mais potencia... e ainda assim a internet móvel ainda não é tudo aquilo que se deseja..
    Então o que deixar para nós, né?

    Sem antena externa ou pelo menos uma CPE fica muito complicado. Só com roteador dentro da casa do cliente é pedir para se incomodar.
    Entendi, então se eu comprar esses 2 que eu citei, usar o meu nano m2 em algum lugar (cliente) visado pra ser um repetidor do sinal mesmo assim eu não consigo fazer nada? Mesmo dessa maneira?
    Então acho mais facil vender os que tenho e desistir kkkk por que os valores são caros para ambos, eu e o cliente :z

  14. #14
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Amigo, vc mandou mensagem num e-mail q quase nunca abro, mas se ainda der tempo de tirar suas dúvidas, eu tenho um cenário parecido com o que vc quer, tenho uma torre numa pequena vila, tenho poucos clientes, iniciei com rb e cartão r52h com omni, mas n ficou bom, depois coloquei uma cpe elsys 2.4, ficou por dois anos, tem uns 10 dias fui dar uma conferida, como estava ressecada ao mexer quebrei o suporte, coloquei outra da tp-link, ficou muito melhor. O importante é convencer seus clientes que ao receber o sinal diretamente num dispositivo móvel a qualidade cai muito, se eles tiverem esta consciência e não vão te dar dor de cabeça vai fundo, coloca uma cpe pra distribuir, mas a primeira grana q entrar invista num sistema mais profissional. Boa sorte.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, vc mandou mensagem num e-mail q quase nunca abro, mas se ainda der tempo de tirar suas dúvidas, eu tenho um cenário parecido com o que vc quer, tenho uma torre numa pequena vila, tenho poucos clientes, iniciei com rb e cartão r52h com omni, mas n ficou bom, depois coloquei uma cpe elsys 2.4, ficou por dois anos, tem uns 10 dias fui dar uma conferida, como estava ressecada ao mexer quebrei o suporte, coloquei outra da tp-link, ficou muito melhor. O importante é convencer seus clientes que ao receber o sinal diretamente num dispositivo móvel a qualidade cai muito, se eles tiverem esta consciência e não vão te dar dor de cabeça vai fundo, coloca uma cpe pra distribuir, mas a primeira grana q entrar invista num sistema mais profissional. Boa sorte.
    Então tu acha que com os aparelhos que estou querendo é possivel eu conseguir nem que seja 200 metros ou 170 cara de wireless e ponto a ponto com os outros, como disse posso aumentar a distancia fazendo um repetidor com meu nano.

    Dos itens que eu disse que quero vc alteraria algum?
    Principalmente dos meus

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wellitongervickas Ver Post
    Então tu acha que com os aparelhos que estou querendo é possivel eu conseguir nem que seja 200 metros ou 170 cara de wireless e ponto a ponto com os outros, como disse posso aumentar a distancia fazendo um repetidor com meu nano.

    Dos itens que eu disse que quero vc alteraria algum?
    Principalmente dos meus
    Tá clareando, tá clareando o que você quer...

    Com este nano você pode fazer um ponto de repetição sim. Configura ele como AP+WDS. E configura o primeiro também como AP WDS
    Tem uns cuidadinhos aí. Mesmo canal, mesmo SSID, mesma chave de criptografia...
    Cadastra o MAC deste Nano no primeiro rádio e no Nano cadastra o Mac do primeiro rádio.

  17. #17

    Padrão

    entendi, vou ver como vai ser aqui e dai eu tento fazer isto.

    muito obrigado