Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre setorial

    Boa noite pessoal, estou com algumas duvidas, vou fazer uma atualização no meu equipamento principal

    Qual a melhor setorial para cobrir uma area de +/- 5km?
    Tenho 15m de altura, seria melhor uma setorial com quantos dbi?
    estou querendo usar a RB912UAG, para os clientes SXT lite e/ou Loco M5.
    O que voces me dizem

    Obrigado.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Boa noite pessoal, estou com algumas duvidas, vou fazer uma atualização no meu equipamento principal

    Qual a melhor setorial para cobrir uma area de +/- 5km?
    Tenho 15m de altura, seria melhor uma setorial com quantos dbi?
    estou querendo usar a RB912UAG, para os clientes SXT lite e/ou Loco M5.
    O que voces me dizem

    Obrigado.
    RB 912 outdoor com BaseStation 90° pode ir sem Medo que terá a cobertura Desejada, nos clientes de preferencia a SXT e se possível faça bom uso do NV2.

  3. #3

    Padrão

    Qual seria o modelo da basestation?

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Qual seria o modelo da basestation?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...5ghz-homol-_JM

    Lembre de clicar ai na estrelinha abaixo pra agradecer.

  5. #5
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Atender 5KM com setorial? Isso é recomendado? E como fica a qualidade, nível de sinal, etc.

    Com certeza vai exagerar na potência né?
    A esta Distancia somente com Antena de Ganho Maior (Ex.Airgrid 23 Dbi), Potencia não é tudo!
    já conectei clientes a 4 km com SXT sinal ótimo, ping baixo e potencia baixa em ambos equipamentos.

  6. #6

    Padrão

    eu disse 5km mais é bem menos que isso, no max chega a 3km.

    - - - Atualizado - - -

    eu disse 5km mais é bem menos que isso, no max chega a 3km.

  7. #7
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    eu disse 5km mais é bem menos que isso, no max chega a 3km.

    - - - Atualizado - - -

    eu disse 5km mais é bem menos que isso, no max chega a 3km.
    Ok, pode ir com o equipamentos acima sem medo então.

    Se for colocar cliente em distancia maior use antena de ganho maior no cliente como já mencionei

    Abraços e boa sorte lembre da estrelinha abaixo

  8. #8
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Nós dois pensamos assim, mas já vi casos em que nego usa 30dBm de potência querendo levar sinal à 5~6KM, e se falar alguma coisa, ficam agressivos.

    Não estou criticando, só quero entender essa necessidade.

    Verdade, não discordo de você em relação a isso pois sou contra o uso exagerado de Potencia quando não é necessário, acaba prejudicando que não tem nada a ver.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Boa noite pessoal, estou com algumas duvidas, vou fazer uma atualização no meu equipamento principal

    Qual a melhor setorial para cobrir uma area de +/- 5km?
    Tenho 15m de altura, seria melhor uma setorial com quantos dbi?
    estou querendo usar a RB912UAG, para os clientes SXT lite e/ou Loco M5.
    O que voces me dizem

    Obrigado.
    Cuidado com a distancia.
    Pense em ter qualidade.

    Dica 1:
    Quando digo qualidade, me refiro a um SNR de 25 pra cima.
    Como assim SNR?
    Quando você instala um cliente, não é apenas o nivel de sinal que tem que verificar, mas o ruido (noise).
    Veja o ruido (noise) e subtraia o nível de sinal.

    Exemplo:
    Cliente com noise de -98.
    Sinal de -67
    SNR (98-67) = 31... perfeito.

    - SNR abaixo de 20, qualidade péssima, problemas visíveis (lentidão, perda de pacote).
    - SNR de 20 a 25, qualidade duvidosa, ponto de atenção, basta uma chuva ou horário de pico para esse cliente ter problema (lentidão, perda de pacote).
    - SNR de 25 a 30, qualidade boa.
    - SNR de 30, qualidade perfeita, dificilmente esse cliente terá problemas.

    Dica 2:
    procure deixar o nivel de sinal dos seus clientes entre -50 e -65.
    Abaixo de -50 está muito forte, reduza a potencia.
    Acima de -65 é ponto de atenção, vai funcionar, mas poderá um dia trazer dor de cabeça.
    Para manter nesse nível de sinal, aconselho a limitar a área atendida a no máximo 2km. Na minha opinião não vale a pena perder a qualidade da rede só para ganhar um pouquinho mais com um ou outro cliente distante.

    Dica 3:
    quando se configura o AP, temos que ter alguns cuidados com a potencia configurada.
    Tanto a faixa 5.4 (5475 a 5725) como a faixa 5.8 (5725 a 5850) possuem limites de potencia ptmp.

    -- Para a faixa 5.4 (5475 a 5725), o EIRP é de 27dBm nos ubiquiti/mikrotik, e 30dBm nos intelbras... para fazer o calculo rápido: se a antena tem 20dBi de ganho, significa que poderá configurar no maximo 7dBm de potencia. (20+7=27).
    -- Para a faixa 5.8 (5725 a 5850), o EIRP PTMP é de 36dBm... para fazer o calculo rápido: se a antena tem 20dBi de ganho, significa que poderá configurar no maximo 16dBm de potencia. (20+16=36).

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Nós dois pensamos assim, mas já vi casos em que nego usa 30dBm de potência querendo levar sinal à 5~6KM, e se falar alguma coisa, ficam agressivos.

    Não estou criticando, só quero entender essa necessidade.
    Essa distancia eu acho um absurdo.
    O pior são os vendedores que empurram equipamento guela a baixo na promessa de atender 5km, 10 km....
    Só que se esquecem de orientar o cliente da potencia permitida pela Anatel.
    Ai, quando a titia Ana bater, quem vai ganhar um belo PADO vai ser o provedor, e não o vendedor....

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Ok, pode ir com o equipamentos acima sem medo então.

    Se for colocar cliente em distancia maior use antena de ganho maior no cliente como já mencionei

    Abraços e boa sorte lembre da estrelinha abaixo
    o problema não é somente esse.
    no wireless não temos apenas um lado, temos dois.
    o sinal enviado pelo cliente (e recebido no AP), e o sinal enviado pelo AP (e recebido no cliente).
    Do que adianta colocar uma antena de maior ganho no cliente, o qual permitiria ao cliente enviar seu sinal mais distante... se o sinal emitido pelo AP chega nele (cliente) fraco?

  10. #10

    Padrão

    Palmas para @AndrioPJ muito obrigado pelas dicas...
    No caso eu utilizando uma RB912 com AM-5g20-90, como voce me indicaria as configs?
    Tenho uma RB750 para utilizar como concentrador dos clientes
    atualmente utilizo ip fixo nos clientes
    192.168.2.1/30
    192.168.2.5/30
    192.168.xxxxx/30
    assim por diante

    O que me aconselham?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Palmas para @AndrioPJ muito obrigado pelas dicas...
    No caso eu utilizando uma RB912 com AM-5g20-90, como voce me indicaria as configs?
    Tenho uma RB750 para utilizar como concentrador dos clientes
    atualmente utilizo ip fixo nos clientes
    192.168.2.1/30
    192.168.2.5/30
    192.168.xxxxx/30
    assim por diante

    O que me aconselham?
    nunca trabalhei com RB para atendimento a clientes, somente em enlaces.

  12. #12

    Padrão

    @DGaba, esse seu post é aqui que coloca...https://under-linux.org/forumdisplay.php?f=272

    Não confunda opiniao de quem usa com propaganda...o pessoal que vende Intelbras ja ta abusando da galera...parece que querem que todos usem obrigatoriamente seus produtos...

    Obs: Não estou sendo ignorante, mais acontece que isso ja ta virando habito...todo post sobre equipamentos tem alguem "oferecendo Intelbras" e nao "SUGERINDO"...vamos diminuir ai galera...please...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    @DGaba, esse seu post é aqui que coloca...https://under-linux.org/forumdisplay.php?f=272

    Não confunda opiniao de quem usa com propaganda...o pessoal que vende Intelbras ja ta abusando da galera...parece que querem que todos usem obrigatoriamente seus produtos...

    Obs: Não estou sendo ignorante, mais acontece que isso ja ta virando habito...todo post sobre equipamentos tem alguem "oferecendo Intelbras" e nao "SUGERINDO"...vamos diminuir ai galera...please...
    Ok @technorte, entendido.

    Você usa algum produto dessa linha da Intelbrás?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DGaba Ver Post
    Ok @technorte, entendido.

    Você usa algum produto dessa linha da Intelbrás?
    Uso sim!! uso o APC 5M em um PTP de 33km, perfeito, ja esta a 175 dias sem uma queda e nem perca de pacote...meu link é apenas de 10Mb mas passa tranquilamente 60Mb (isso com folga pra não forçar o equip.)
    Sempre que vejo um tópico relacionado a esse equip., eu recomendo, pois é o único que uso e sei dizer...nao falo do restante pq ainda não usei...maaasss, assim que eu fizer um POP só com equipamentos da Intelbras irei poder opinar, seja pra bem ou pra mal...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Atender 5KM com setorial? Isso é recomendado? E como fica a qualidade, nível de sinal, etc.

    Com certeza vai exagerar na potência né?
    Não si estiver utilizando as basesation da Ubiquiti. quer que seja com rocket M5 ou base box Mikrotik outdoor, RB912UAG-5HPnD, ambos equipamentos são excelente,

    Dica para ter uma rede bem ajustada, e não pipocar problemas. Si optar por usar Rocket M5, coloque nos clientes nano loco, com Airmax ativado, sim. Não vou entrar em discussão sobre este item.

    Si optar por RB912UAG-5HPnD ative o protocolo NV do Mikrotik, e utilize nos clientes STX.

    Si optar por intel bras como base, utilize nos clientes intel bras.

    Uma boa pratica para quem tem muitos clintes, é criar SITES, e em cada site adotar um fabricante.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Não si estiver utilizando as basesation da Ubiquiti. quer que seja com rocket M5 ou base box Mikrotik outdoor, RB912UAG-5HPnD, ambos equipamentos são excelente,


    Dica para ter uma rede bem ajustada, e não pipocar problemas. Si optar por usar Rocket M5, coloque nos clientes nano loco, com Airmax ativado, sim. Não vou entrar em discussão sobre este item.

    Si optar por RB912UAG-5HPnD ative o protocolo NV do Mikrotik, e utilize nos clientes STX.

    Si optar por intel bras como base, utilize nos clientes intel bras.

    Uma boa pratica para quem tem muitos clintes, é criar SITES, e em cada site adotar um fabricante.
    90% dos problemas em redes wireless não ocorre por usar equipamento de fabricantes diferentes, mas sim por realizarem instalações impossíveis (com péssima qualidade).

    aqui eu não ativo esses protocolos proprietários e possuo equipamento de 3 fabricante diferente.
    não tenho um problema sequer... se tenho 2 chamado em uma semana é muito.
    - não instalo cliente sem visada.
    - não instalo cliente com distancia superior a 2km.
    - mantenho o nível de sinal de todos os cliente entre -50 a -65....

    PS: dificilmente conseguirá atender 5km com qualidade, sem contar que...
    PS2: dificilmente conseguirá atender 5km e se manter dentro da potencia EIRP permitida pela anatel. Ou seja, para atender essa area é bem provavel que esteja usando uma potencia superior a permitida.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    90% dos problemas em redes wireless não ocorre por usar equipamento de fabricantes diferentes, mas sim por realizarem instalações impossíveis (com péssima qualidade).

    aqui eu não ativo esses protocolos proprietários e possuo equipamento de 3 fabricante diferente.
    não tenho um problema sequer... se tenho 2 chamado em uma semana é muito.
    - não instalo cliente sem visada.
    - não instalo cliente com distancia superior a 2km.
    - mantenho o nível de sinal de todos os cliente entre -50 a -65....

    PS: dificilmente conseguirá atender 5km com qualidade, sem contar que...
    PS2: dificilmente conseguirá atender 5km e se manter dentro da potencia EIRP permitida pela anatel. Ou seja, para atender essa area é bem provavel que esteja usando uma potencia superior a permitida.
    Receita de bolo existe aos monte, e a minha é esta, não tenho problemas com clientes, e nem com a gerencia dos equipamentos, quando um cliente liga solicitando informações, é pedido um numero de contrato, que aponta qual site ele esta alocado, o suporte já sabe o procedimento a realizar, facilita e muito o trabalho, antes eu tinha nano, intelbras, mikrotik, e cada vez que ligava tinha que buscar informações, hoje é muito tranquilo. Hoje minha rede 80% ubiquiti, com airmax ativado, e criptografia no radio. Minha recita de bolo deu certo, e não pretendo modificar os ingredientes.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Receita de bolo existe aos monte, e a minha é esta, não tenho problemas com clientes, e nem com a gerencia dos equipamentos, quando um cliente liga solicitando informações, é pedido um numero de contrato, que aponta qual site ele esta alocado, o suporte já sabe o procedimento a realizar, facilita e muito o trabalho, antes eu tinha nano, intelbras, mikrotik, e cada vez que ligava tinha que buscar informações, hoje é muito tranquilo. Hoje minha rede 80% ubiquiti, com airmax ativado, e criptografia no radio. Minha recita de bolo deu certo, e não pretendo modificar os ingredientes.
    Quanto ao equipamento do cliente, aqui o sistema possui a opção de registrar no cadastro o equipamento que o cliente utiliza.

    Mas, raramente buscamos essa informação.
    afinal, a rede aqui não tem problemas (a não em época de chuva que tende a ter muito problema com energia nos clientes, etc).
    normalmente, se tem 2 chamado por semana é muito.

    Como eu disse anteriormente,
    Não é o fato de usar fabricantes diferentes que faz aumentar os problemas.
    Os problemas são decorrentes de péssimas instalações.
    Alguns técnicos tendem a instalar clientes mesmo sem visada OU com sinal ruim (acima de -75)... depois ficam chorando que a rede está com problema.

    A qualidade do sinal pode ser facilmente visto pelo SNR.
    SNR abaixo de 20, cliente com péssima qualidade.
    SNR entre 20 e 25, cliente com qualidade regular, ponto de atenção.
    SNR entre 25 e 30, cliente com qualidade boa.
    SNR acima de 30, cliente com qualidade perfeita.

    Para verificar o SNR:
    Veja o sinal e o noise.
    a diferença entre eles é o SNR.
    exemplo:
    Verifica o sinal do cliente, por exemplo: -62.
    Verifica o noise do cliente, por exemplo: -98.
    verifica a diferença entre eles: =36

    1 - Nunca instale clientes sem visada.
    2 - tente manter uma area de cobertura de no maximo 2km.
    3 - Somente instale cliente com sinal entre -50 e -65.

    se seguir essa receita, você pode ter uma rede mista (desde que os equipamentos sejam bons) e não terá problema.

  19. #19

    Padrão

    Uma duvida, qual seria a melhor opção entre essas duas?

    ubnt AM-5G16 120º

    OU

    ubnt AM-5G17 90º

    para usar com BASEBOX 5 (RB912uag)
    @AndrioPJ você teria algum material com explicações sobre sinal, SNR, potencia e etc..
    para disponibilizar?

  20. #20

    Padrão

    O @Arthur Bernardes queria saber entre essas pq é o que tenho condições no momento...
    quero muito uma,uma nao,4 AM-5G-20-90 , mas falta verba xD