Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Siso x Siso e Mimo x Siso

    Pessoal, boa noite,

    Uma pergunta básica pra quem entende do assunto mas tenho essa duvida:

    Vejam a situação e a pergunta:

    1 - Ap Siso para Cliente Siso - conexão ok;
    2 - Ap Mimo para cliente Siso - ?? (Consigo conectar cliente Siso em AP Mimo com o Mimo do AP ativado).

    Grato

  2. #2

    Padrão

    Ok,
    Agradeço, mas desativando o Chain1 o ap passa a ser Siso então não faz sentido comprar um mimo.
    GRato

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal, boa noite,

    Uma pergunta básica pra quem entende do assunto mas tenho essa duvida:

    Vejam a situação e a pergunta:

    1 - Ap Siso para Cliente Siso - conexão ok;
    2 - Ap Mimo para cliente Siso - ?? (Consigo conectar cliente Siso em AP Mimo com o Mimo do AP ativado).

    Grato
    Consegue conectar sim.

    o unico problema é com relação ao data rate, perde-se o data rate maior do mimo.
    Exemplo:
    O AP é MIMO e seu data rate pode chegar a 300mbps.
    Ao conectar um equipamento SISO, esse só pode chegar a 150mbps...

    Do mais, é normal, pelo menos foi o que percebi aqui.

  5. #5

    Padrão

    Uhm....
    Aqui ja temos outra versão...blz... então deixa eu complicar um pouco + o cenario, e se fosse:

    Ap MIMO - Cliente Siso e Cliente Mimo - conectam ambos??

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Se quer usar uma base MIMO do que adianta usar SISO?

    Se minha base é MIMO, vou usar todos os clientes em MIMO, pra ficar misturando as coisas?

    Uma pena o Airgrid ser SISO, o salvador no lugar dele é o Nanobridge.
    Agradeço a colocação contudo a minha é uma curiosidade técnica de quem ja o tenha "experimentado" na prática, funciona ou não?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Agradeço a colocação contudo a minha é uma curiosidade técnica de quem ja o tenha "experimentado" na prática, funciona ou não?
    Se for colocar painéis com Rocket funciona normalmente pois o rocket reconhece automaticamente quem é mimo ou siso e permite a conexão de ambos simultaneamente, agora se for Rb mikrotik não tem como pois é a configuração que determina quem vai conectar no painel se é antena siso marca apenas uma chain se for de dois canais marca mimo, se a rb não detectar conexão nas duas pontas ao mesmo tempo simplesmente não libera a conexão, se estiver conectado com um siso e habilitar o segundo chain o equipamento o derruba automaticamente, se a antena for mimo conecta usando apenas uma polarização ou seja vertical ou horizontal determinado pelo painel que esta enviando o sinal, a grosso modo é isso.

  8. #8

    Padrão

    Ubnt funciona MK não, tenho isso rodando em provedor, em umas 4 torres.

  9. #9

    Padrão

    Com UBNT funciona! AP Rocket+ BaseStation -> clientes com loco M5 e airgrid. aqui funciona sim, mas como o amigo disse acima, o Data Rate fica limitado pelos equipamentos SISO.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Consegue conectar sim.

    o unico problema é com relação ao data rate, perde-se o data rate maior do mimo.
    Exemplo:
    O AP é MIMO e seu data rate pode chegar a 300mbps.
    Ao conectar um equipamento SISO, esse só pode chegar a 150mbps...

    Do mais, é normal, pelo menos foi o que percebi aqui.
    Falou tudo aqui, é exatamente isso que acontece. MIMO pode ser a 300Mbps, se for SISO (airgrid), o máximo que pode chegar é 150Mbps.

  11. #11
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Falou tudo aqui, é exatamente isso que acontece. MIMO pode ser a 300Mbps, se for SISO (airgrid), o máximo que pode chegar é 150Mbps.
    Se não se importar com o data rate pela metade pode conectar sem medo, aqui tenho duas torres com omnitik com os dois chain ativados e funcionando com airgrid, tp link e nanostaion loco m, pensa numa salada e na mais perfeita harmonia.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Falou tudo aqui, é exatamente isso que acontece. MIMO pode ser a 300Mbps, se for SISO (airgrid), o máximo que pode chegar é 150Mbps.

    Desculpe a falta de conhecimento! Mas qual a configuração certa a se fazer no Mikrotik para aceitar MIMO e SISO ao mesmo tempo ??

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Eduardo.Ronsoni Ver Post
    Desculpe a falta de conhecimento! Mas qual a configuração certa a se fazer no Mikrotik para aceitar MIMO e SISO ao mesmo tempo ??
    Disse tudo aqui:
    jcmaster85

    Se for colocar painéis com Rocket funciona normalmente pois o rocket reconhece automaticamente quem é mimo ou siso e permite a conexão de ambos simultaneamente, agora se for Rb mikrotik não tem como pois é a configuração que determina quem vai conectar no painel se é antena siso marca apenas uma chain se for de dois canais marca mimo, se a rb não detectar conexão nas duas pontas ao mesmo tempo simplesmente não libera a conexão, se estiver conectado com um siso e habilitar o segundo chain o equipamento o derruba automaticamente, se a antena for mimo conecta usando apenas uma polarização ou seja vertical ou horizontal determinado pelo painel que esta enviando o sinal, a grosso modo é isso.

    Ou seja, RB Mikrotik na transmissão, não rola MIMO e SISO. Ou é MIMO, ou é SISO nos clientes.

  14. #14

    Padrão

    Ok pessoal,
    Muito obrigado,
    Pelo que entendi com Mk não rola (limitação técnica ou não não rola) com UBNT como rocket rola de boa....
    Ok
    Grato

  15. #15

    Padrão

    Parceiro explica ai entao como faz para que o mikrotik aceite siso e mimo ao mesmo tempo igual aos rockets.

    Se conseguir isso me ajudaria mt

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kakavga Ver Post
    Parceiro explica ai entao como faz para que o mikrotik aceite siso e mimo ao mesmo tempo igual aos rockets.

    Se conseguir isso me ajudaria mt
    Brother, não tem como. rb mikrotik na transmissão só aceita MIMO ou SISO, os dois juntos não funciona. Veja a explicação do jcmaster85.

    Abraço.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Se não se importar com o data rate pela metade pode conectar sem medo, aqui tenho duas torres com omnitik com os dois chain ativados e funcionando com airgrid, tp link e nanostaion loco m, pensa numa salada e na mais perfeita harmonia.
    Olá a todos!

    Caro colega @Djaldair poderia compartilhar conosco como fez tal configuração em seu ap OMNITIK?

    Se possível teria como exportar as configurações do ap OMNITIK e alterar os dados de seu provedor somente para que fique bem clara as configurações?

  18. #18
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Olá a todos!

    Caro colega @Djaldair poderia compartilhar conosco como fez tal configuração em seu ap OMNITIK?

    Se possível teria como exportar as configurações do ap OMNITIK e alterar os dados de seu provedor somente para que fique bem clara as configurações?
    Amigo não sei onde você vê o problema, simplesmente instalei e funcionou, configurações normais. ap-wds, setei o canal, ssid, potência, os dois chain, segue um print do acesso de um ubnt nanoloco m5, reparem que o sinal está péssimo, isso porque a torre está no meio da mata e o pessoal se recusam a derrubar as árvores que atrapalham, mas dizem que navegam perfeitamente, como não afeta o restante da minha rede por ser um grupo de clientes isolados, não vejo problemas. No momento do print só o cliente com ubnt estava online, mas nesta torre tenho airgrid e nano tp-link.
    Segue o print.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omnitik.jpg
Visualizações:	459
Tamanho: 	42,0 KB
ID:      	51656
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omnitik.jpg
Visualizações:	337
Tamanho: 	28,0 KB
ID:      	51655  

  19. #19

    Padrão Re: Siso x Siso e Mimo x Siso

    Pessoal, continuo neste tópico pois é outra pergunta relacionado ao mesmo tema, vejam:
    Eu consigu usar no cliente esta SXT (RBSXT2nDr2) para conectar num AP groove 2HPND com uma Omni da Aquario de 15Dbi?? Lembrando que a SXT é Mimo e o grove é siso.

  20. #20

    Padrão Re: Siso x Siso e Mimo x Siso

    Ok, foi o que imaginava....perfeito...obrigado