Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Cabeada!

    Olá amigos!
    Estou querendo cabear o bairro onde fica meu cpd, tem em torno de 500casas.
    quero vender planos de ate 15mb no futuro,Voip e Tv, neste tópico gostaria de tirar algumas duvidas,
    tenho certeza que os entroncamentos serão em fibra, restá saber qual melhor solução para o resto,
    Já pensei em coaxial, mas não entendo muito , estou querendo usar produtos da volt, mas 10/100 quero que não
    suportaria uma IPTV no futuro, para usar 10/100/1000 fica caro, qual seria o melhor a fazer ja que quero ter
    aplicações de internet+Voip+TV ou IPTV

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Amigo contrate uma assessoria para isso recomendo o pessoal da SCM ENGENHARIA DE BRASILIA.

    abraços.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo contrate uma assessoria para isso recomendo o pessoal da SCM ENGENHARIA DE BRASILIA.

    abraços.
    Estou na mesma do colega, enviei um e-mail para a scm e nem responderam

  4. #4

    Padrão

    Antes de fazer o projeto, fiquem atento com as concessionárias que atendem a sua região, estamos com um projeto pronto a + ou - seis meses e até agora a concessionária só complica, parece que os caras estão fazendo pouco caso com pequenos provedores, ficam pedindo um monte de documentação e alterações no projeto e nunca vem a aprovação.
    Para quem tem pressa aconselho contratar uma assessoria que tenha bons conhecimentos sobre os trâmites internos da concessionária de sua região, se for a Elektro....comece a chorar!!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Antes de fazer o projeto, fiquem atento com as concessionárias que atendem a sua região, estamos com um projeto pronto a + ou - seis meses e até agora a concessionária só complica, parece que os caras estão fazendo pouco caso com pequenos provedores, ficam pedindo um monte de documentação e alterações no projeto e nunca vem a aprovação.
    Para quem tem pressa aconselho contratar uma assessoria que tenha bons conhecimentos sobre os trâmites internos da concessionária de sua região, se for a Elektro....comece a chorar!!!
    Então, fui em um congresso onde o palestrante disse que o correto é enviar o projeto e já fazer um protocolo na Anatel dizendo que enviou o projeto para a concessionaria, e informar a mesma da existência do protocolo, assim não tem erro.

  6. #6

    Padrão

    Amigo, creio que a Wirelesstech possa te ajudar nisso. Apesar do nome ser wireless, eles trabalham com fibra, voip e tudo mais. São pessoas bem experientes e já me ajudaram muito em vários cenários. Tenho certeza que podem lhe ajudar tbem.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por davigava Ver Post
    Olá amigos!
    Estou querendo cabear o bairro onde fica meu cpd, tem em torno de 500casas.
    quero vender planos de ate 15mb no futuro,Voip e Tv, neste tópico gostaria de tirar algumas duvidas,
    tenho certeza que os entroncamentos serão em fibra, restá saber qual melhor solução para o resto,
    Já pensei em coaxial, mas não entendo muito , estou querendo usar produtos da volt, mas 10/100 quero que não
    suportaria uma IPTV no futuro, para usar 10/100/1000 fica caro, qual seria o melhor a fazer ja que quero ter
    aplicações de internet+Voip+TV ou IPTV




    Amigo creio tambem que 1 pessoa muito experiente no assunto...Ronaldo Couto da primori...Ele sim tenho certeza.Ja fiz 1 treinamento com Ele e foi otimo...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por davigava Ver Post
    Olá amigos!
    Estou querendo cabear o bairro onde fica meu cpd, tem em torno de 500casas.
    quero vender planos de ate 15mb no futuro,Voip e Tv, neste tópico gostaria de tirar algumas duvidas,
    tenho certeza que os entroncamentos serão em fibra, restá saber qual melhor solução para o resto,
    Já pensei em coaxial, mas não entendo muito , estou querendo usar produtos da volt, mas 10/100 quero que não
    suportaria uma IPTV no futuro, para usar 10/100/1000 fica caro, qual seria o melhor a fazer ja que quero ter
    aplicações de internet+Voip+TV ou IPTV
    FTTx, faça um curso em uma empresa como a CiaNet, ou Parks para vc entender o projeto, depois esboce o que vc quer fazer e se achar necessário contrate uma empresa. De qualquer forma é muito interessante vc fazer o curso, por que vc que vai dar manutenção na rede depois, e vc vai precisar de alguém para fazer o projeto geo-referenciado para ser apresentado e aprovado junto a concessionária de energia da sua região.

    Não vejo outras soluções para este fim com futuro promissor, do jeito que estão aparecendo mais fornecedores e equipamentos voltados a redes FTTx, o que está causando muita queda de preços se comparado a alguns anos, além de recursos como BNDeS e outras linhas de financiamento, acredito esta ser a melhor opção para vc.

  9. #9

    Padrão

    Tenho analisado o mercado há meses sobre isso. Realmente é uma aposta complicada: FTTH ou Ethernet.

    Primeiro de tudo, recomendo que faça o curso do Ronaldo Couto. Vale cada centavo!

    Vejo duas possibilidades:

    1)Uma rede mista - rede central com fibra e nas caixas de atendimento coloca o PACPON e chega com ethernet no cliente final.

    Vantagem:
    O custo cai absurdamente. O cabo até o cliente é ethernet (mais barato que o cabo drop de fibra) e na casa dele coloca um roteador normal.

    Desvantagem
    :
    Qualquer sistema de TV por IP faz broadcast. Assim, se você tiver 8 pessoas vendo canais HD ao mesmo tempo terá quase 80 megas de consumo. Ou seja, quase acabaram os 100 megas...
    Outra coisa: descarga elétrica. Mesmo sendo somente entre o cliente e poste com cabo metálico, já vi que tem PACPON com "proteção extra". Quer dizer, se fizeram o "extra" é porque a rede é vulnerável.

    Conclusão: para levar internet e voip beleza. Mas como fica no futuro, com TV? Lugares com baixo poder aquisitivo é uma boa solução.

    2) Rede toda em fibra (FTTH):

    Vantagem: velocidade. Nunca mais terá que mudar a fibra. Não tem problema com descarga elétrica. Tem como fazer FINAME.

    Desvantagem: preço! um cliente custa algo entre R$450,00 e R$600,00. Isso só o cliente, não inclua aí o cabo na rua, esse custa R$10,00 o metro.

    Conclusão: Se no local você tem um poder aquisitivo para pelo menos uma mensalidade de R$100,00 (internet + telefone), vale a pena sim. O ideal seria um ticket de R$150,00.

    Acho assim:

    Se o poder aquisitivo é ruim, usar ethernet é uma boa. Agora, se o poder aquisitivo é bom vai de fibra.

    Outra coisa é o tamanho do provedor: uma coisa é você já ter 2000 clientes. Nesse caso invista na fibra, pois já tem uma entrada boa de dinheiro. Agora, provedores pequenos, tem que pensar muito antes de gastar, pois a fibra/cabo você não leva embora nunca mais, colocou, já era!

    Espero ter contribuído!
    Abraços
    Fabricio

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Tenho analisado o mercado há meses sobre isso. Realmente é uma aposta complicada: FTTH ou Ethernet.

    Primeiro de tudo, recomendo que faça o curso do Ronaldo Couto. Vale cada centavo!

    Vejo duas possibilidades:

    1)Uma rede mista - rede central com fibra e nas caixas de atendimento coloca o PACPON e chega com ethernet no cliente final.

    Vantagem:
    O custo cai absurdamente. O cabo até o cliente é ethernet (mais barato que o cabo drop de fibra) e na casa dele coloca um roteador normal.

    Desvantagem
    :
    Qualquer sistema de TV por IP faz broadcast. Assim, se você tiver 8 pessoas vendo canais HD ao mesmo tempo terá quase 80 megas de consumo. Ou seja, quase acabaram os 100 megas...
    Outra coisa: descarga elétrica. Mesmo sendo somente entre o cliente e poste com cabo metálico, já vi que tem PACPON com "proteção extra". Quer dizer, se fizeram o "extra" é porque a rede é vulnerável.

    Conclusão: para levar internet e voip beleza. Mas como fica no futuro, com TV? Lugares com baixo poder aquisitivo é uma boa solução.

    2) Rede toda em fibra (FTTH):

    Vantagem: velocidade. Nunca mais terá que mudar a fibra. Não tem problema com descarga elétrica. Tem como fazer FINAME.

    Desvantagem: preço! um cliente custa algo entre R$450,00 e R$600,00. Isso só o cliente, não inclua aí o cabo na rua, esse custa R$10,00 o metro.

    Conclusão: Se no local você tem um poder aquisitivo para pelo menos uma mensalidade de R$100,00 (internet + telefone), vale a pena sim. O ideal seria um ticket de R$150,00.

    Acho assim:

    Se o poder aquisitivo é ruim, usar ethernet é uma boa. Agora, se o poder aquisitivo é bom vai de fibra.

    Outra coisa é o tamanho do provedor: uma coisa é você já ter 2000 clientes. Nesse caso invista na fibra, pois já tem uma entrada boa de dinheiro. Agora, provedores pequenos, tem que pensar muito antes de gastar, pois a fibra/cabo você não leva embora nunca mais, colocou, já era!

    Espero ter contribuído!
    Abraços
    Fabricio

    Desculpem minha ignorância, meu patrão mesmo quer por que quer entregar TV para os clientes, mais vamos ser racionais. Até quando os GatoNet, ou SkyGato da vida vão funcionar livremente? E esses pacotes tipo da Sky, Claro e afins que vc compra o equipamento pagando em 12 vezes e depois disso fica com todos os canais abertos em HD de graça, pagando somente recarga se quiser ver os canais pagos?

    IPTV mesmo eu acho utopia, muito investimento pra pouquíssimo retorno. E olha que nem falei na tecnologia DLNA, NetFlix da vida e por ai vai.

    Tendo em mente que IPTV um canal HD precisa de até 16Mb de banda, façamos as contas, em GePON vc tem 1.25Gbps por porta e pode colocar 64 clientes (usando 100% fibra) isso te dá em média 19Mb por cliente, usando GPON isso sobe pra uns 39Mb por cliente. Bom se o cliente tiver 2 ou 3 pontos de TV e mais internet? Qual a banda que será possível vender a ele? Não esqueçamos que IPTV é stream direto, não é a mesma conta de acesso a internet, onde colocamos 5 clientes de 1M em 1M de link e todos vivem felizes para sempre. Outra, TV fica ligada direto, diferente do PC que vc não está sempre navegando.

    Ainda tem os custos da montagem do Head-End que é uma pequena fortuna. Sei lá, na minha humilde opinião, primeiro não devia existir mais as gatonets da vida (o que acho muito pouco provável) depois tinha que baratear muito a tecnologia, pra poder competir com as grandes, e torcer para serviços como NetFlix não virarem a TV do futuro.

  11. #11

    Padrão

    Marcio, concordo e amplio um pouco mais. E há ainda os custos mensais de direitos de retransmissão.

    Quem pode pode, quem não pode se sacode.

    Por isso que cada um faça um balanço de até onde seu bolso e sua carteira de clientes aguenta.

    Não duvido de quem está colocando 100% fibra. Se for para atender só internet e talvez incluir telefonia, tudo bem. Mas sonhar com TV isso já é outra conta muito extensa.
    Agora outro ponto a analisar: investir alto em 100% fibra para no futuro se ver tolhido pela falta do serviço de TV? Acho pouco por muito investimento.

    Então sobra a outra opção que o Fabricio citou: uma rede hibrida. Esta pelo menos está mais dentro da realidade de 90% dos provedores.
    Sonhar é bom mas não alimenta nosso fluxo de caixa.

  12. #12

    Padrão

    Consigo fazer uma REDE cabeada com PAC (Ponto de acesso cabeado), 10/100, mas não tem suporte pra TV e IPTV, somente internet.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gnsoares Ver Post
    Consigo fazer uma REDE cabeada com PAC (Ponto de acesso cabeado), 10/100, mas não tem suporte pra TV e IPTV, somente internet.

    Caros.

    Não monte rede mista.

    O preço da fibra drop flat que vai da caixa da rua até o cliente está mais barato que cabo de rede.

    Você não precisa energizar nenhum poste, é tudo passivo do teu provedor até cliente final.

    Começamos com uma rede de 8 km de fibra hoje, entre fibra rede principal, rede secundária e rede cliente, temos mais de 100 km.

    Outro algo importante, vá para a rua e aprenda, coloque a mão na massa para saber como está sua rede, pois rede gpon, é mais complexa, a rede ponto a ponto é mais fácil e é o que muitas empresas usam até hoje.

    Abraços.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Desculpem minha ignorância, meu patrão mesmo quer por que quer entregar TV para os clientes, mais vamos ser racionais. Até quando os GatoNet, ou SkyGato da vida vão funcionar livremente? E esses pacotes tipo da Sky, Claro e afins que vc compra o equipamento pagando em 12 vezes e depois disso fica com todos os canais abertos em HD de graça, pagando somente recarga se quiser ver os canais pagos?

    IPTV mesmo eu acho utopia, muito investimento pra pouquíssimo retorno. E olha que nem falei na tecnologia DLNA, NetFlix da vida e por ai vai.

    Tendo em mente que IPTV um canal HD precisa de até 16Mb de banda, façamos as contas, em GePON vc tem 1.25Gbps por porta e pode colocar 64 clientes (usando 100% fibra) isso te dá em média 19Mb por cliente, usando GPON isso sobe pra uns 39Mb por cliente. Bom se o cliente tiver 2 ou 3 pontos de TV e mais internet? Qual a banda que será possível vender a ele? Não esqueçamos que IPTV é stream direto, não é a mesma conta de acesso a internet, onde colocamos 5 clientes de 1M em 1M de link e todos vivem felizes para sempre. Outra, TV fica ligada direto, diferente do PC que vc não está sempre navegando.

    Ainda tem os custos da montagem do Head-End que é uma pequena fortuna. Sei lá, na minha humilde opinião, primeiro não devia existir mais as gatonets da vida (o que acho muito pouco provável) depois tinha que baratear muito a tecnologia, pra poder competir com as grandes, e torcer para serviços como NetFlix não virarem a TV do futuro.

    Fico Feliz em Compartilhar um pouco aqui nesse tópico

    Como o amigo falou pensar em tv e muito alto mais não vamos desconsiderar a opinião dele.

    Agora como todos sabem temos que avaliar muito bem o gasto da implantação porque imagina gastar para cabear no cabo UTP vários quarterões e de repente vamos dizer que tenha 50% do que cabeou de assinante imagina o consumo que tera a rede olha que não estou nem baseando em planos.

    Agora ja esta tendo no mercado opções em conta com fibra

    Sera que, ja esta sendo gasto com implantação e para oferecermos mais qualidade para não ter o risco de perder um cliente porque tipo a ( NET ) esta disponível na quela rua e por conta de futuros problemas que possa ter no Cabos e Switch com UTP e também variações de velocidade.
    imagina você começar a oferecer voip ai a rede não suporta porque colocou em UTP ai seria outro investimento.

    Agora vamos dizer que a implantação já esta toda em fibra mesmo que o cliente tenha so internet.

    se vc ja esta com o cabo de fibra no cliente ai teria que só ir la e trocar o modem, ALGO DE SE PENSAR.

    E OUTRA vai que sua estrutura financeira melhore ai vc vai oferecendo mais serviços e não tem que se preocupar com a sua estrutura!


    Estou tambem avaliando a opção de mudar para cabo também porque vou compartilhar um couco com a minha experiencia.

    Comecei a minha rede com 2.4 ai comecei a ter problemas com interferência mudei para 5.8 ai que veio a questão.

    ALTO CUSTO antes iniciava uma área com Loco5.8 enviando por conta de ser 1 ou 2 cliente para atender com 2 semanas quela rua ja estava com 10 cliente ai tive que colocar Uma NanoStation

    Com um bom atendimento e trabalho em 45 dias tivemos 30 clientes ai tive que colocar outra antena para aguentar mais cliente resumindo com 70 dias tive que mudar para Rocket, Entenderão onde quero chegar.

    Hoje avalio um cliente com o custo de 300,00 sendo que eu cobro 160,00 de adesão

    Estou avaliando o Seguinte se um cliente custar de 300 a 400 na fibra e não ter reclamação de variação de velocidade e o cliente sempre estar elogiando o seu serviço para vc ou ate um amigo e vizinho sera que não e mais vantajoso.

    Exp. Um cliente de 2mb a 60,00 por mes em um ano ele te da 720,00 menos +- 200 de implantação + gasto vamos basear em 250 liquido Ao ano /12 = 20,00 por mes X 500 cliente = 10.000,00 por mes.

    Agora não tendo chamado de fio cortado com pipa ou antera que tem que mudar por conta que o vizinho obstruiu o sinal ou interferência sera que não vale a pena

    Um conhecido esta com um projeto de poste ele vai pagar 1.000,00 por mês de aluguem acho que e em torno de uns 350 poste

    Uma rua e em media 20 postes em torno de media de 17 ruas quantos cliente ele não vai atender?

    E imagina quando a propaganda for que e entregue em fibra e o momento que todos terá interesse porque hoje so se fala em Fibra óptica Vamos pensar um pouco.

    Fica ai a minha opinião e fico grato a quem incrementar essa base........

  15. #15

    Padrão

    Enfatizando o que o nosso colega grupowcm falou, aqui estamos usando fibra até o poste que atende o cliente, e um cabo UTP da caixa de distribuição até o cliente.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Enfatizando o que o nosso colega grupowcm falou, aqui estamos usando fibra até o poste que atende o cliente, e um cabo UTP da caixa de distribuição até o cliente.
    Amigo no poste vc coloca então uma caixa com um conversor de midia e um Switch seria isso ne.

    e ao inves de tudo isso seria viavel usar um PLC SPLITTER - MINI MODULE CONECTORIZADO e entregar um cabo unico com 1 fio de fibra e um modem.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         maxresdefault.jpg
Visualizações:	795
Tamanho: 	37,3 KB
ID:      	51611
    com uma caixa dessa no poste

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por grupowcm Ver Post
    Amigo no poste vc coloca então uma caixa com um conversor de midia e um Switch seria isso ne.

    e ao inves de tudo isso seria viavel usar um PLC SPLITTER - MINI MODULE CONECTORIZADO e entregar um cabo unico com 1 fio de fibra e um modem.

    Não não, tenho OLT e 2 níveis de splitters, na caixa de atendimento coloco uma ONU Outdoor. Uso conversores de mídia para ligações PTP com bases e condomínios que foram atendidos por fibra antes da tecnologia FTTH.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não não, tenho OLT e 2 níveis de splitters, na caixa de atendimento coloco uma ONU Outdoor. Uso conversores de mídia para ligações PTP com bases e condomínios que foram atendidos por fibra antes da tecnologia FTTH.
    Márcio, muito boas as colocações suas até agora!

    Aliás, de todos aqui. Um tópico de alto nível!

    Me diz uma coisa, vc já teve problemas com descargas elétricas depois da ONU? Você fez algum aterramento no poste onde tem a ONU outdoor?

    Obrigado!
    Fabricio

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Márcio, muito boas as colocações suas até agora!

    Aliás, de todos aqui. Um tópico de alto nível!

    Me diz uma coisa, vc já teve problemas com descargas elétricas depois da ONU? Você fez algum aterramento no poste onde tem a ONU outdoor?

    Obrigado!
    Fabricio

    Opa, bom dia. Então, nossa rede está em expansão, iniciamos ela a uns 6 meses e a uns 4 estamos colocando clientes gradativamente, passamos pelo verão mais rigoroso aqui no sul dos últimos 10 anos sem travamentos por temperatura dentro das caixas o que era uma preocupação, por que aquelas caixas pretas retem um calor imenso. Quanto a raios não tivemos nenhum problema ainda. A ONU tem aterramento e estamos colocando esse aterramento ligado a uma barra aterrada em cada poste que tem ONU instalada.

    Estamos usando cabos UTP blindados outdoor, e conectores RJ45 da Ubiquiti, eles além de ser metálicos tem um encaixe fácil para o fio metálico do aterramento dos cabos UTP. Este por sua vez é ligado ao mesmo terra que está aterrando a ONU.

    Alias, nem posso falar muito, por que este ano perdemos apenas uma meia dúzia de equipamentos de clientes (wireless) em torres não perdemos nadinha por raio, no ano anterior a perda passou de 20mil de equipamentos somente em uma torre. Novidades desse ano, aterramentos revisados, instalação de DPS e DR nas torres.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não não, tenho OLT e 2 níveis de splitters, na caixa de atendimento coloco uma ONU Outdoor. Uso conversores de mídia para ligações PTP com bases e condomínios que foram atendidos por fibra antes da tecnologia FTTH.
    Márcio, nesse modo de instalação você utiliza uma ONU para vários clientes? Como é feita a autenticação desses clientes?