+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Página de Bloqueio em PPPoE e HotSpot somente com uma RB

    Olá todos vocês, preciso ser socorrido, sou iniciante e leigo no assunto, vou relatar o meu cenário.


    Eu tinha +/- 16 clientes e fazia o controle deles usando o pré-histórico WR254, da AP Router; o tempo passou
    e eu quero muito melhorar e ampliar minha rede, mas no momento estou impedido de fazer investimentos maiores,
    por isso fiz muita pesquisa e adiquiri uma RB951G-2HnD, e mesmo sem entender o funcionamento do WinBox, com o auxílio
    de Videos explicativos, consegui fazer varias configurações como:
    - Rotear o Modem ADSL para deixar o Mikrotik ser acessado de qualquer rede com acesso a internet;
    - O Mikrotik está com o DHCP SERVER para recebe do Modem o IP 10.0.10.2;
    - Configurei o Hotspot e as páginas de aviso, bloqueios e paginas informativas, o IP do HotSpot é 172.16.0.1
    - Tambem configurei um PPPPoE para Os Clientes PPPoE se Conectam com IP 172.17.0.1
    Tudo isso está funcionando perfeitamente, os clientes que costumam atrasar o pagamento acessam pelo
    HotSpot por que eu consigo colocar a tela de Bloqueio para eles, e é interessante que quando a tela aparece eles
    vem pagar rapidinho. os que tem Acess Point se conectam por PPPoE. Tambem acrescentei um pendriver de 2giga para
    tentar aumentar a memória da Rede.


    Bem, definitivamente eu quero poder colocar essas telas de bloqueio para os clientes PPPoE que ficarem inadimplentes,
    então pra resumir, na minha RB está rodando ao mesmo tempo HotSpot e PPPoE e preciso colocar telas de aviso, de manutenção,
    de informes e de bloqueios para os clientes de PPPoE tambem.


    Por favor me entendam que eu só preciso saber como fazer essas configurações usando somente a RB, não tenho
    nada de MK-auth, Radius, só me digam o que fazer e como fazer.

    para ajudar a entender enviei um bkp do meu RB.




    Obrigado
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão

    Muito interessante sua configuração e a auto didática também, parabéns!
    Eu uso na mesma RB hotspot e pppoe mas uso o MK-Auth, então não sei ao certo lhe passar como aparecer essa tela no pppoe, mas faça o seguinte amigo, vá no site do MK-Auth e veja em manual as configurações da tela de bloqueio para para pppoe, pois todas as regras são no MK e não no MKAuth. Se ninguém por aqui puder lhe ajudar, de uma olhada la que derrepente você vê alguma coisa.

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por Gordown Ver Post
    Olá todos vocês, preciso ser socorrido, sou iniciante e leigo no assunto, vou relatar o meu cenário.


    Eu tinha +/- 16 clientes e fazia o controle deles usando o pré-histórico WR254, da AP Router; o tempo passou
    e eu quero muito melhorar e ampliar minha rede, mas no momento estou impedido de fazer investimentos maiores,
    por isso fiz muita pesquisa e adiquiri uma RB951G-2HnD, e mesmo sem entender o funcionamento do WinBox, com o auxílio
    de Videos explicativos, consegui fazer varias configurações como:
    - Rotear o Modem ADSL para deixar o Mikrotik ser acessado de qualquer rede com acesso a internet;
    - O Mikrotik está com o DHCP SERVER para recebe do Modem o IP 10.0.10.2;
    - Configurei o Hotspot e as páginas de aviso, bloqueios e paginas informativas, o IP do HotSpot é 172.16.0.1
    - Tambem configurei um PPPPoE para Os Clientes PPPoE se Conectam com IP 172.17.0.1
    Tudo isso está funcionando perfeitamente, os clientes que costumam atrasar o pagamento acessam pelo
    HotSpot por que eu consigo colocar a tela de Bloqueio para eles, e é interessante que quando a tela aparece eles
    vem pagar rapidinho. os que tem Acess Point se conectam por PPPoE. Tambem acrescentei um pendriver de 2giga para
    tentar aumentar a memória da Rede.


    Bem, definitivamente eu quero poder colocar essas telas de bloqueio para os clientes PPPoE que ficarem inadimplentes,
    então pra resumir, na minha RB está rodando ao mesmo tempo HotSpot e PPPoE e preciso colocar telas de aviso, de manutenção,
    de informes e de bloqueios para os clientes de PPPoE tambem.


    Por favor me entendam que eu só preciso saber como fazer essas configurações usando somente a RB, não tenho
    nada de MK-auth, Radius, só me digam o que fazer e como fazer.

    para ajudar a entender enviei um bkp do meu RB.




    Obrigado

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Muito interessante sua configuração e a auto didática também, parabéns!
    Eu uso na mesma RB hotspot e pppoe mas uso o MK-Auth, então não sei ao certo lhe passar como aparecer essa tela no pppoe, mas faça o seguinte amigo, vá no site do MK-Auth e veja em manual as configurações da tela de bloqueio para para pppoe, pois todas as regras são no MK e não no MKAuth. Se ninguém por aqui puder lhe ajudar, de uma olhada la que derrepente você vê alguma coisa.

    Abraço.

    Amigo danilopereira eu não tinha idéia do que era e nem como era o MK-Auth, vi lá como você propôs, vou tentar instalar em um Notebook que tenho aqui, você acha que dará certo, processador 2GHz HD 320gb e RAM de 4 giga, ? e vocês que já usam , queria saber se dá pra acessar pela internet, pois a rede vai ficar em uma cidade e eu moro em Outra, esse MK-auth é incrivel e o Preço de 50,00 é insignificante. Muito Obrigado pelas dicas, Valeu

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Usar um notebook como servidor Radius? o.O

    MK-Auth Não instala em note??? no site do MK-Auth diz como instalar no PC, tem diferença para um note? sou leigo. tow tentando aqui e instalou MK-Auth 4.98 e ele dá login ou senha errada por quÊ?

  5. #5

    Padrão

    Olá Gordown,

    Se seu interesse é ver como funciona o sistema, recursos e etc, não há problema em instalar em um note, sendo que ficará ligado pelo tempo que você estará utilizando, agora como um servidor, não é aconselhado por diversos fatores e principalmente pelo aquecimento como o amigo acima citou, no resto tranquilo.

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por Gordown Ver Post
    MK-Auth Não instala em note??? no site do MK-Auth diz como instalar no PC, tem diferença para um note? sou leigo. tow tentando aqui e instalou MK-Auth 4.98 e ele dá login ou senha errada por quÊ?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Olá Gordown,

    Se seu interesse é ver como funciona o sistema, recursos e etc, não há problema em instalar em um note, sendo que ficará ligado pelo tempo que você estará utilizando, agora como um servidor, não é aconselhado por diversos fatores e principalmente pelo aquecimento como o amigo acima citou, no resto tranquilo.

    Abraço.
    Aquecimento não será problema, pelo menos eu acho, kkkkk, o Note fica em uma base ventilada, chega a ficar geladinho por baixo heuhueue, além disso, quais são os outros pontos negativos? o note tem processador intel dual core 2,3GHz , RAM 4 Giga ddr3 1033MHz, Eu tirei o HD e coloquei um PEN-DRIVE de 16 Giga. consegui concluir a instalação, a senha do root a gente mesmo cria e o Login é "root" , por isso que dava login incorreto, eu pensava que o login era o nome do servidor. tô no pau pra tentar deixa a hora certa, a da bios ta certa, mas eu queria que puxasse pelo ntp, alguem dá uma luz.

    VLW

  7. #7

    Padrão

    Olá Gordown,

    Em relação ao note, são as limitações de hardware, ele não foi desenvolvido para ser um servidor, mas teste para ver, afinal de contas, o que você poderá perder é um licença que aliás pelo sistema que é, é muito barata.

    Em relação a hora com um servidor NTP:

    Primeiro faça o update do sistema:
    # apt-get update


    Após instalar via putty o ntp e ntpdate:
    # apt-get install ntp ntpdate


    Criar o arquivo ntp.drift (caso não exista):
    # touch /var/lib/ntp/ntp.drift


    Configure o arquivo /etc/ntp.conf. Remover todas as configurações, apague todo o bloco de notas e deixar como o exemplo abaixo:


    driftfile /var/lib/ntp/ntp.drift
    statsdir /var/log/ntpstats/
    statistics loopstats peerstats clockstats
    filegen loopstats file loopstats type day enable
    filegen peerstats file peerstats type day enable
    filegen clockstats file clockstats type day enable
    server 200.20.186.75
    restrict 127.0.0.1
    restrict 200.20.186.75
    restrict ::1


    Salve as configurações e atualize a data e hora do sistema, mas antes vamos parar o serviço de NTP local:


    # /etc/init.d/ntp stop
    # ntpdate 200.20.186.75
    # /etc/init.d/ntp start


    Pronto, agora agendar no cron.

    @reboot ntpdate -q 200.20.186.75 #update hora
    OBS: ip do observatorio nacinal podeser qualque outro.

    Caso você não tenha o Putty, faça o download do mesmo, procure no Google mesmo, ou se preferir, pelo visto você está junto a este note, é só digitar o que lhe passei na tela diretamente no MK-Auth.



    Citação Postado originalmente por Gordown Ver Post
    Aquecimento não será problema, pelo menos eu acho, kkkkk, o Note fica em uma base ventilada, chega a ficar geladinho por baixo heuhueue, além disso, quais são os outros pontos negativos? o note tem processador intel dual core 2,3GHz , RAM 4 Giga ddr3 1033MHz, Eu tirei o HD e coloquei um PEN-DRIVE de 16 Giga. consegui concluir a instalação, a senha do root a gente mesmo cria e o Login é "root" , por isso que dava login incorreto, eu pensava que o login era o nome do servidor. tô no pau pra tentar deixa a hora certa, a da bios ta certa, mas eu queria que puxasse pelo ntp, alguem dá uma luz.

    VLW