Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Por que limitar Upload?

    Amigos, sabendo que as grandes teles limitam o upload a 10% por uma incapacidade técnica do seu modal, majoritariamente ADSL, suportando no máximo 1,5 Mega de Up. Lhes pergunto:

    Em redes cabeadas UTP, Fibra Optica ou Wireless, existe essa limitação? Não havendo, por que os provedores seguem a lógica de limitar a subida de arquivos?

    Grato.

  2. #2

    Padrão

    No caso da minha empresa limito porque senao seria um link dedicado, ou seja se um concorrente compra um plano de 5 megas e voce da 5 de up e de 5 dow ele logicamente poderia usa-lo na sua rede . Outro fator e que se um cliente precisar de up e dow simetricos irei cobrar por link dedicado.

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão

    Eu limitaria por várias questões:

    - Se você tem servidores web dentro da sua rede precisa garantir banda pra eles;
    - Clientes com vírus fazem muito upload, se algum cliente cravar o upload fica fácil diagnosticar isso;
    - Para quem não usa links dedicados isso é extramente necessário.

    Como o amigo disse, você pode (e deve) vender ser upload como pacote premium ou algo do tipo;

  4. #4

    Padrão

    A bem da verdade que são poucos os clientes que si preocupam com este lado da moeda, mas seguindo a logica, vc não precisaria de ofertar um up simétrico, em poucos tempo irá saturar a sua banda, outra questão é ofertar upload melhor para quem de fato precisa, e vai pagar por ele,

    Digamos que vc tenha um plano de 2Mb com 10% de Upload, o que é muito; para simples entendimento um velox de contrato de 15Mb, faz down maximo a 1.3Mb quando muito, e o upload fica na casa dos 450 a 600kbps. Você estaria entregando 248kpbs de upload, vc pode oferta sim, upload maior, o que é um diferencial, mas si for ofertar mais do que 20% tenha em mente que este cliente esta disposto a pagar o preço, caso não esteja, não vale apena, por que logo irá satura o seu link, eu acho que aqui não tem nenhum SHEIK da Fibra ainda.

  5. #5

    Padrão

    Eu vejo da seguinte maneira: Em tempos de Facebook o que mais o pessoal faz? Postar fotos virou mania.
    Se não tem upload já viu né? O pessoal nem se preocupa em baixar as resoluções das fotos.
    Aqui liberamos upload e download iguais. E nunca notei um excesso de consumo de upload. Se mantem dentro dos 20% ao natural.

    Por outro lado, o cliente de facebook manda postar a foto e sai para fazer outra coisa no facebook e por isso nem se dá conta do tempo de espera.. Mas tem aqueles que ficam aguardando. Se o up é alto, já deveria liberar ligerinho o cliente.

    Mas fica a dúvida com relação ao outro lado. Será que os servidores do facebook estão realmente permitindo upload alto? Não só facebook mas a maioria dos servidores pelo mundo afora. Será que a grande maioria não está adotando a política de controlar o upload?

  6. #6

    Padrão

    Eu particularmente não vejo gargalo algum aqui quanto ao upload, libero valores iguais de banda como dedicado, até os 2Mb e com rede consumindo em média 80~100Mb o Up não passa de 15~20Mb
    A verdade é que mesmo com upload mais alto raramente consomem a banda, eles vão por exemplo fazer um postagem de foto ou algo assim, rapidamente fazem e já não estão mais consumindo banda; a final se eu pago pela banda e ela não se acumula, não vejo pq guarda-la, bom pelo menos no meu caso funciona bem, mas cada caso é um caso né

  7. #7

    Padrão

    Muito interessante o que o amigo 1929 falou . . .

    Realmente até concordo com ele; por exemplo. Sabemos que o real interesse dos clientes residenciais, é face mesmo e não tem jeito. E o que eles fazem na maioria, é subir fotos. Se vc tem um Link Dedicado, com Up e Down Simétricos, por que não pelo menos garantir uns 30% à 40% pra não ser totalmente, mas já daria um conforto melhor até pra Anexar arquivos no E-mail por exemplo ?! ?! ?!
    Lembrando que também não sabemos se tem limite nesses servidores de serviços ?! Mas já melhoraria muita coisa.

    Aos amigos que ainda não trabalham mesmo com Simétricos fica realmente difícil . . .

  8. #8

    Padrão

    Aqui no provedor onde gerencio, faço o seguinte, entregamos de 50% á 60% de Upload da banda contratada EX: Plano de 1MB, 1MB de Download e 512 de Upload. plano de 4MB, 4MB de Down e 2MB de Upload
    Isso depende de seu provedor amigo.....para ver isso voçe deve ler o contrato e ver as garantias antes de assinar.....

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kwitschal Ver Post
    Aqui no provedor onde gerencio, faço o seguinte, entregamos de 50% á 60% de Upload da banda contratada EX: Plano de 1MB, 1MB de Download e 512 de Upload. plano de 4MB, 4MB de Down e 2MB de Upload
    Isso depende de seu provedor amigo.....para ver isso voçe deve ler o contrato e ver as garantias antes de assinar.....
    Aí concordo. Se não tem upload no seu link precisa mesmo limitar. Senão já viu..
    Mas estavamos partindo da premissa que o provedor tem link simétrico.
    E quanto ao dedicado tem outros fatores incluidos que o diferenciam.
    Se o assinante passa por dentro do hotspot por exemplo, mesmo com simétria não é um dedicado. Ele vai compartilhar o roteamento feito pelo hotspot e isso já dá uma limitação natural do compartilhamento.
    Por ex. um cliente de 1 mega fazendo download, ele no hotspot não vai ficar cravado no pico, pois o hotspot vai estar distribuindo para todos os clientes e em parte do tempo ele não vai liberar para este que está no pico. Isso pode ser observado no winbox pelo consumo que varia. Ele vai ter presença sempre no alto da lista mas nem sempre nos picos. Então mesmo liberando up e down iguais ainda não é um dedicado pois a lista de queues vai gerenciar este compartilhamento.
    No dedicado vai fazer uma rota e passar direto sem sofrer qualquer influencia do compartilhamento e deverá estar sempre no pico da banda.

  10. #10

    Padrão

    Bom dia Senhores,

    Esta é a minha opinião de de leigo ok. Acredito que a questão de limitar o upload ou não, dever ser decidida analisando as variáveis do seu cenário atual e é claro pensando no futuro também. Se você não hospeda serviços em sua rede e possui links simétricos, porque negar isto a seus clientes? Ai você responde: mas todo mundo limita. Se todo mundo pular no buraco você vai junto? Se todos limitam a banda de upload dos clientes, o mercado é concorrido e você precisa de clientes, qual o seu diferencial frente aos seus concorrentes no mercado?

    Links dedicados são mais do que velocidades simétricas, implica também no SLA. Links dedicados são caros devido a serem vendidos com alta disponibilidade anual e rápido retorno a normalidade apos a ocorrência de problemas.
    Você pode sim oferecer links simétricos a exemplo de 2Mb/s aos seu clientes com SLA de 72hs por R$59,00 (o valor vai de acordo com os seus custos, despesas e realidade da região).

    Você pode associar valores maiores a uma maior disponibilidade do link e agilidade no reparo, por exemplo 4hs (claro, estando bem estruturado e preparado para isso).

    Algumas empresas aplicam a pratica da franquia e somam o consumo do download e upload para o calculo do consumo, você pode aplicar este recurso em contra partida as velocidades simétricas.

    Um dos colegas levantou a questão da possibilidade da concorrência estar utilizando o seu link para prover serviço. Se assim for não tem problema, desde que ele esteja pagando e esta realidade seja contemplada pelo seu contrato. Se o seu concorrente contratar um serviço que não permite a redistribuição você aproveita para meter ele no pau.

    Acho que no fim das contas tudo é estrategia de negocio e quem sabe o que vai ser melhor para o seu negocio é você (ou deveria ser). Provavelmente vão dizer que vai contra a pratica do mercado, mas se funciona para você e te da lucro dane-se os outro,s o mercado é competitivo e esta cada um olhando o seu próprio lado. Farinha pouca, meu pirão primeiro.

  11. #11

    Padrão

    Se tiver link simetrico nao tem justificativa limitar . E em caso de link simetrico deveria se manter a relação dada pelo fornecedor do link para nao prejudicar ao cliente gratuitamente. Entendo que quando maior a capacidade do upload ele ajuda à navegação.


    Citação Postado originalmente por tiagoestevao Ver Post
    Amigos, sabendo que as grandes teles limitam o upload a 10% por uma incapacidade técnica do seu modal, majoritariamente ADSL, suportando no máximo 1,5 Mega de Up. Lhes pergunto:

    Em redes cabeadas UTP, Fibra Optica ou Wireless, existe essa limitação? Não havendo, por que os provedores seguem a lógica de limitar a subida de arquivos?

    Grato.

  12. #12

    Padrão

    Aqui limitamos em 10% por motivos simples, atendemos muitas empresas com link dedicado e cobramos um valor diferenciado além do que o contratante deste serviço também conta com ip publico fixo.
    Para clientes residenciais vendemos o acesso compartilhado, e aposto que quando são feitas ofertas, propagandas e as próprias vendas são feitas encima do Download e não sobre o upload por todos aqui.
    Mas isso não é regra, cada empresa trabalha de acordo com que achar conveniente. Mas penso que deveria existir um padrão para isso.

  13. #13

    Padrão

    A grande verdade é que uma grande parte ou revende adsl ou começou revendendo adsl, e essa cultura ficou, eu mesmo sou um deses, gvt da veia por 3 anos, 50mb/5mb e mais dois de 35Mb/3Mb, logo não tinha como vender mais, hoje eu tenho dedicado, mas a cultura ficou.

  14. #14

    Padrão

    Aqui meu link é simetrico, na fibra, mas sempre liberei para o cliente 50% do plano contratado, e nao tenho problema com clientes que fazem muito up, pq ficam no limite dos 50% mesmo os que usam B-share, se não libero para eles pago sem usar.

    Outra coisa que gosto muito mas muito mesmo, tenho clientes que comentam comigo que amigos deles que possuem adsl vem na casa deles para upar video para o face e pro youtube, pq na adsl nao vai, e quando vamos atender clientes em areas distantes 20 30km da base, que quando instalamos tem um engraçadinho da cidade que usa speed, e fica com aquela conversinha, é via radio tem que ter paciencia, é lenta para mandar fotos pro face, é lenta pra youtube, ai vc acaba de instalar, chama o cliente, apresenta o video do youtube carregando rapidinho com 1mega, ai pergunta pro cliente:

    - Olha a gente ta com promoção nos 2 megas de se vc assinar por fidelidade 1 ano, de R$ 75,00 cai para R$ 60,00 durante 6 meses, e depois volta para R$ 75,00 ou se vc quiser pode baixar para 1 mega sem multa nem nada.

    o que eu ja vi de metido colocando o rabo no meio das pernas e saindo de sala não foi pouco.

    e quando um cliente chia que a nossa é um pouco mais cara que a adsl, e nao tem telefone, eu sempre digo
    - a nossa é sempre esse mesmo valor, e adsl? pode ser que 3 meses eles te aumentem o valor, e outra a nossa para vc mandar fotos para o face é muito mais rapida, o suporte somos nós vc sabe onde moramos, e ai?

    O upload 50% a cima, é um atrativo e tanto para os clientes, basta vc saber usar ele.

  15. #15

    Padrão

    varias opiniões e padrões de venda...bacana isso...o meu é o seguinte...passo 50% pra todos e se o cliente pedir mais, eu mando mais, sem cobrar nada...tipo, tenho um cliente que tem canal no youtube e uma pagina na web...512kbps de dow, na teoria eu daria 256kbps de up mas passei 1mb, justamente pq ele faz muito up...to pagando, nao to usando...prefiro cativar um cliente do q deixar parado e perder ele pra outro...

  16. #16

    Padrão

    pra quem trabalha com radio e libera uploads altos, maior que 500k.... se esquecem do seguinte:
    quanto maior o upload, menor será o download na quele radio.
    afinal, o wireless não escuta e fala ao mesmo tempo, ao contrario... ou ele escuta ou fala.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    pra quem trabalha com radio e libera uploads altos, maior que 500k.... se esquecem do seguinte:
    quanto maior o upload, menor será o download na quele radio.
    afinal, o wireless não escuta e fala ao mesmo tempo, ao contrario... ou ele escuta ou fala.
    Andrio já estive monitorando este aspecto. Mas na prática o que noto é que poucos usuarios utilizam muito upload. Assim que, se estiver simétrico ele vai usar pouco tempo. Só ao postar fotos por exemplo
    No resto da navegação o download predomina ficando a maior parte do upload para as confirmações de recebimento de pacotes.
    Este é outro motivo pelo qual o upload se mantém baixo. Não é que seja totalmente uma herança dos hábitos do adsl.
    O Adsl por natureza faz isso, pois é uma limitação técnica. Upload mais baixo.
    A meu ver é uma coincidência de fatores que leva ao trafego ser naturalmente de up baixo.
    Por isso que acho que dá para manter o upload simétrico para agradar aqueles que postam fotos.
    Mas uma coisa precisa ser controlada. Os Ares da vida na casa do cliente. Ensinamos ao cliente manter sob controle o Ares e principalmente o upload dele, para seu próprio benefício.
    Se o cliente continuar mantendo o Ares livre, daí sim damos um controle no upload.

  18. #18

    Padrão

    aqui eu descobri que a maior empresa da cidade da para os clientes de oque eles fazem, vamos supor eles tem um cliente de 5MB com 600k de upload que paga 79,90, dai a concorrência baixa os valores e para não ter que baixar o valor dos clientes antigos eles criam novos planos baixando o upload, tipo um cliente novo paga 59,90 por 5MB só que o upload é de 300k, assim recebem mais caros de uns e mais barato de outros, só que quem contrata os planos novos e gostam de jogar online por exemplo contratam 5MB para isso e não conseguem jogar, por isso vamos iniciar um trabalho usando o upload como diferencial, como o amigo disse acima, se eu pago por ele vou usar, melhor que pagar caro e deixar ele parado, é melhor somente para minha operadora que me cobra caro e eu não uso ... Rodrigo

  19. #19

    Padrão Re: Por que limitar Upload?

    Em Wireless mantenham uma proporção de 4:1 na relação total download/upload do rádio, se querem ter boa performance de download. Num rádio que permita uma capacidade máxima de throughput de 25Mbps, não ultrapasse muitos os 6Mbps de upload no uso máximo de banda. Se o rádio tem que "ouvir" e "falar" a mesma quantidade de tempo, a capacidade de download cairá, que é o lado que mais precisamos disponivel.
    Última edição por raumaster; 26-05-2014 às 15:31.

  20. #20

    Padrão Re: Por que limitar Upload?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Em Wireless mantenham uma proporção de 4:1 na relação total download/upload do rádio, se querem ter boa performance de download. Num rádio que permita uma capacidade máxima de throughput de 25Mbps, não ultrapasse muitos os 6Mbps de upload no uso máximo de banda. Se o rádio tem que "ouvir" e "escutar" a mesma quantidade de tempo, a capacidade de download cairá, que é o lado que mais precisamos disponivel.
    Concordo do início ao fim.