+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wifi nos estadios para copa no Brasil

    Pessoal hj me surgiu uma pequena dúvida sobre o Wifi nos estádios para a copa no Brasil.
    Quais equipamentos irão usar para distribuição de wifi em 2.4 e que se conecta mas 60 mil pessoas?
    alguém tem ideia?

  2. #2

    Padrão

    Haja processamento em, vão ter que separar em um monte de ap, Vou acompanhar,

  3. #3

    Padrão

    Isso é algo que eu realmente quero ver funcionar.

    O que imagino para tamanha estrutura seria:
    Muitos Access Points N com excelente sensibilidade de sinal cerca de 1 para cada 40-50 usuários e uma "plataforma" que permita a transferência dos usuários entre os AP, vou explicar...

    Cerca de 1400-1500 AP com um único nome de rede e um controlador bem inteligente que consiga manusear os MAC clientes.
    Para existir uma qualidade aceitável de conexão não vai ser possível deixar mais de 40-50 usuários por AP então esse controlador deixaria conectar no AP porque provavelmente o dispositivo que você esteja utilizando vai tentar se conectar no AP com maior intensidade de sinal e ai o controlador iria manejar esse cliente para o AP mais próximo com "vaga" disponível.. afinal.. são 1400 AP e deve ter pelo menos mais 2 com sinal aceitável na mesma área de cobertura.

    Uma forma de separar fisicamente ou logicamente esses APs. Já pensaram 60000 clientes na mesma "lan"? Mesmo que com mascaras diferentes um único malandro poderia bagunçar o negócio.

    Solução? 1 Vlan pra cada AP. No máximo 50 usuários ficarão sem acesso se alguém quiser bagunçar algo.

    Uma distribuição de canais muito bem planejada..

    E nem preciso dizer que um bom roteador de borda e uma excelente conexão com internet...
    Provavelmente o pessoal vai usar mais upload que download, vão fazer upload de fotos adoidado..
    Já viram o tamanho que fica as fotos nesses novos celulares? hehe

    Att.

  4. #4

    Padrão

    to imaginando o tamanho do tiro no pé....

    vai ser bem cruel....60mil online...

  5. #5

    Padrão

    voces só conhecem soluções 'soho' ... existem soluções para esta demanda...

    Até mesmo o uni-fi da ubiquiti faz um papel ate interessante ...

  6. #6

    Padrão

    Usam equipamentos profissionais da cisco, motorola, e não rádios de pilha que agente usa como Ubiquiti e Mikrotik, rede Mash, e roaming entre os ap.

  7. #7

    Padrão

    Meu caro...pra voce ter ideia o Mane Garrincha possui 63 salas de telecom, interligados via fibra e cabos cat. 6.

    Tem router de 65 mil reais la que faz camada 2 só. Então da pra imaginar os investimentos que tão lá.

  8. #8

    Padrão

    Sem falar dos Firewall de quase meio milhão de reais.

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voces só conhecem soluções 'soho' ... existem soluções para esta demanda...

    Até mesmo o uni-fi da ubiquiti faz um papel ate interessante ...
    apoiado unifi e f#@!da .ainda mas o unifi ac bem configurado da conta do recado

  10. #10

    Padrão

    A melhor solução é da Alvarion - WBSn....testada e aprovada em vários estádios do Mundo

  11. #11

    Padrão

    A resposta está aqui:

    http://www.teletime.com.br/24/09/201...5619/news.aspx

    Teles escolhem a Ruckus para fornecimento de Wi-Fi em Brasília e Salvador

    Um consórcio das quatro maiores operadoras brasileiras, Claro, Oi, Telefônica/Vivo e TIM, escolheu a Ruckus Wireless para fornecimento de produtos e tecnologias indoor e outdoor de Wi-Fi em dois estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014. Segundo anunciou a fornecedora nesta terça-feira, 24, a infraestrutura de offload será disponibilizada no Estádio Nacional de Brasília (antigo Mané Garrincha) e na Arena Octávio Mangabeira (antiga Fonte Nova), em Salvador. A Comba Telecom Systems vai implantar, operar e gerenciar a infraestrutura Smart Wi-Fi da Ruckus.


    Serão utilizados 360 pontos de acesso do modelo ZoneFlex da fornecedora, sendo mais de 200 somente no estádio em Brasília. Para as áreas de cadeiras externas do local, a Comba escolheu 96 pontos ZoneFlex 7782-N e 45 ZoneFlex 7762-S. Nas áreas internas serão implantados 72 pontos de acesso ZoneFlex 7982, desenhado especialmente para ambientes com alta densidade de acessos. Já no estádio baiano serão implantados 150 aparelhos da Ruckus, com disposição semelhante ao escolhido para a capital federal. O gerenciamento dessas redes será feito com soluções também da fornecedora.


    O equipamento é este: http://www.ruckuswireless.com/produc...oneflex-7782-n

    Trata-se de um AP com dois rádio MIMO 2x2 (um em 2.4 e outro em 5.8) operando simultaneamente. seguem o padrão IEEE 802.11 a/b/g/n. Segundo o fabricante, cada um desses AP pode suportar até 500 clientes e 600 Mbps.

    Será???? Duvido muito. Temos costume de idolatrar os equipamentos da operadoras, muitas vezes somente porque custam caro.

    Vejam as especificações do rádio... Não são superiores a um Mikrotik, são praticamente as mesmas. na verdade eu vejo que a maior diferença não está no equipamento que usam, mas na realidade está no trabalho de engenharia que faz um planejamento muito bom de todo o sistema, tornando mais eficiente e extraindo todo potencial que o equipamento oferece. Esse planejamento é que muitas vezes os provedores deixam de lado e aí queima o filme de quem trabalha de forma séria com Internet Via Rádio.

    Por exemplo, este fim de semana na minha cidade teve um evento com um público de quase dez mil pessoas. O asno do meu concorrente fechou um contrato de exclusividade com o organizador do evento para fornecer acesso wi-fi. A "estrutura" que ele utilizou para distribuir o sinal foi UM, SOMENTE UM, bullet conectado a uma omni de 12 dbi e posicionado a uns 100 metros de distancias do local onde tinnha a maior aglomeração de pessoas. Não preciso nem comentar o resultado do "planejamento" dele né...kkkkkk

  12. #12

    Padrão

    Na boa mesmo, equipamentos com extremo potencial todos sabemos que existe, agora tbem sabemos que vivemos no Brasil e mesmo se fosse em outro país só acredito vendo mesmo. Quero so ver karinhas falando depois da copa que foi em tal lugar e o 3G era melhor que wifi 2.4.

  13. #13

    Padrão

    Pessoal a alguns dias estou pesquisando sobre isso,
    achei o seguinte artigo sobre wifi em estádios, pessoal conseguiram 78000 dispositivos conectados a rede
    http://www.fxreview.com.br/2013/05/e...-para.html?m=1

  14. #14

    Padrão

    Segundo o projeto no Gillet Stadiun para 70.000 usuários, o sistema tinha que funcionar corretamente, não existe outra opção, ou funciona ou funciona, e funcionou. Já aqui no Brasil, onde sabemos como as coisas funcionam, ou melhor dizendo, como não funcionam, será orçado um sistema no valor de X milhões para atender 60.000 usuários, no final das contas sera gasto 1/3 da verba destinada para o projeto, e esse projeto para atender 60.000 usuários atenderá 10.000, e com certeza haverá uma regra de QoS priorizando o trafego para americanos e europeus, e um drop muitíssimo bem feito, adivinhem para quem?!?!? hã? hã? Afinal de contas, isso e Brazil, o pais da sacanagem, com o brasileiro, é claro!

  15. #15

    Padrão Re: Wifi nos estadios para copa no Brasil

    Olha so que maravilha o projeto do MANÉ garrincha, são 256kbps para cada usuário, e isso mesmo, 256kbps por usuário, com essa velocidade da pra assistir videos, usar redes sociais, enviar fotos, parabéns ao governo do Distrito Federal por mais um projeto de trocentos minhões de reais, confiram o vídeo.

    http://www.correiobraziliense.com.br...-que-vem.shtml

  16. #16

    Padrão Re: Wifi nos estadios para copa no Brasil

    Duvido que no teste do reporter ele estava com 256 pra ver akele video lá, não sabia que com essa velo dava pra ver videos

  17. #17

    Padrão Re: Wifi nos estadios para copa no Brasil

    Nossa, agora me deu medo, super velocidades de 256k. Desenho sem muito grafico tipo popeye ou pica pau da pra assistir e imagens do tipo figurinhas de chiclete tbem são excelente na hora de fazer download e upload. Que palhaçada fazem com nosso dinheiro e é para essas M____AS que pagamos altissimos impostos.

  18. #18

    Padrão Re: Wifi nos estadios para copa no Brasil

    Bom não sei para videos mas para acessar as redes sociais pelo celular com 256k não fica tão ruim.