+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajudar para montar um provedor de internet via radio.

    Ola galera, estou pensando em montar um provedor de internet via radio, em uma cidade do interior de 10 mil habitantes, o provedor sera para no maximo 200 clientes, quero montar tudo 5.8 e queria colocar aparelhos bons como mikrotik e ubquiti, mas nao sei qual seria bom para atender 200 clientes, se alguem me ajudar em qual RB, cartão, clientes e painel setorial compra, ou se msm da para usar antena omni, Pois queria atender uns 2 km em volta... E também queria saber se fica bom monta com internet da OI pois e a única que tem na cidade...Agradeço desde já pela atenção, obrigado

  2. #2

    Padrão

    Amigo, receita de bolo nesse caso não tem, mas sugiro algumas coisas. Procure iniciar com ao menos dois links para se ter alguma redundância, já que só tem uma operadora a redundância não será grande mas já é alguma coisa. Use um sistema qualquer para gerenciar seus clientes e tente habilitar clientes o mais próximo do seu pop o possível, preze por não instalar sem visada de sua torre. NÃO use antena omini, procure por painéis setoriais. Quanto aos AP's, existem várias formas de trabalhar, gosto de Rb+Cartão ligado aos painéis (Rb433 ou 800 + Cartão R52hn), mas pode-se usar também rocket+Basestation ou outros mais...E o principal, estude muito, qualquer dúvida poste ai que ajudamos no que precisar.

  3. #3

    Padrão

    Minha torre pretendo montar com 26 metros e vai ficar quase no centro da cidade, entao a visada vai dar legal, e plaino a cidade, a questão do link pretendo montar com pelo menos 2 mesmo, e umas 2 ADSL de 10mega, uma duvida ah RB num gerencia os clientes e outra os produtos e obrigatório ser homologado, ou da só para montar os AP homologado e os clientes compro no paraguaio? pois o paraguaio ta aqui pertinho...hehehe

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Amigo você já está começando de forma incorreta...

    Antes de pensar em equipamentos você precisa pensar em licença e link.

  6. #6
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Ajudar para montar um provedor de internet via radio.

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Amigo você já está começando de forma incorreta...

    Antes de pensar em equipamentos você precisa pensar em licença e link.

    1o. Licença depois o Link.

  7. #7

    Padrão

    Obrigado pessoal por estarem me ajudando...A questão da licença e do link, estou ciente, pois pretendo montar um negocio proficional, tudo legalizado, estou cotando preços e para isso preciso saber quais equipamentos comprar...Um amigo meu me deu uma ideia de montar os AP com rb912 com base station de 20dbi e usar nos cliente rb-sxt, mas só que me falarão q mikrotik e osso para configurar, oque vcs acham?

  8. #8

    Padrão Re: Ajudar para montar um provedor de internet via radio.

    me add, estou em um projeto de um provedor, e tenho tudo isto que você esta desejando. Me add

    skyper
    netsouto
    [email protected]