+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Comprei alguns WOG 212 para testar e gostei do desempenho. Alguns clientes onde tinha dificuldade de conseguir boa navegação foram resolvidos com ele. Dessa forma comprei vários e fui instalando.
    Recentemente no entanto, venho notando que eles desconectam e reconectam frequentemente do AP. É muito rápido, muitas vezes o cliente permanece conectado ao servidor (autenticação pppoe). O mais estranho disso é que eles desconectam no mesmo momento. Agora mesmo em um dos POPs tenho 3 WOGs conectados há exatos 15 minutos. De repente eu olho e estão conectados há 3 minutos. Ou seja, eles reconectam exatamente juntos quase sempre (mas nem sempre). Já estou pirando com isso.
    Alguém já passou por isso? Alguém tem uma sugestão do que possa ser????

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Comprei alguns WOG 212 para testar e gostei do desempenho. Alguns clientes onde tinha dificuldade de conseguir boa navegação foram resolvidos com ele. Dessa forma comprei vários e fui instalando.
    Recentemente no entanto, venho notando que eles desconectam e reconectam frequentemente do AP. É muito rápido, muitas vezes o cliente permanece conectado ao servidor (autenticação pppoe). O mais estranho disso é que eles desconectam no mesmo momento. Agora mesmo em um dos POPs tenho 3 WOGs conectados há exatos 15 minutos. De repente eu olho e estão conectados há 3 minutos. Ou seja, eles reconectam exatamente juntos quase sempre (mas nem sempre). Já estou pirando com isso.
    Alguém já passou por isso? Alguém tem uma sugestão do que possa ser????
    Bom dia amigo ! me diga uma coisa ? nesse pop onde você diz que tem 3 WOG tem mais alguma cpe de outra marca ou são só elas ? se for ja tive um problema parecido e era link down na porta da rb ! da uma conferida nisso ai que pode esta ai seu problema ! abs e boa sorte .

  3. #3

    Padrão

    Tenho vários Ubiquiti e alguns OIW. Mas não é link down. De qualquer forma, obrigado por responder!

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Alguma outra funcionalidade está sendo utilizada pelos WOG 212? Tipo: servidor DHCP, Controle de banda, Watchdog? tenta utilizar ele em modo Brigde e verifica esse teu POP, pois pode ser incompatibilidade. Acredito que seja por que o CPE atinja seu limite de processamento ou de Throughput.

  5. #5

    Padrão

    Como é que está configurado o ACK no AP e nos WOG? automático?
    Ou com ACK baixo?

    Não afirmo que seja isso, mas ACK baixo pode funcionar bem para alguns clientes mas desconectar outros mesmo sendo próximos, pois pode acontecer que o WOG não seja perfeitamente calibrado para uma tabela de ACK padrão.

    Agora, se todos estão em defaul ou auto, esquece o ack

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como é que está configurado o ACK no AP e nos WOG? automático?
    Ou com ACK baixo?

    Não afirmo que seja isso, mas ACK baixo pode funcionar bem para alguns clientes mas desconectar outros mesmo sendo próximos, pois pode acontecer que o WOG não seja perfeitamente calibrado para uma tabela de ACK padrão.

    Agora, se todos estão em defaul ou auto, esquece o ack

    Sim, tudo automático. Já fiz de tudo, baixei a potência (os WOG vem com alta potência ativada em default), desativei short preamble, coloquei tudo em B, voltei pra B+G, só não setei o ACK, mas não creio que vá alterar alguma coisa.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Alguma outra funcionalidade está sendo utilizada pelos WOG 212? Tipo: servidor DHCP, Controle de banda, Watchdog? tenta utilizar ele em modo Brigde e verifica esse teu POP, pois pode ser incompatibilidade. Acredito que seja por que o CPE atinja seu limite de processamento ou de Throughput.

    Nada, nenhuma dessas opções. Também não é o processamento pois eles fazem isso mesmo sem ter cliente conectado no servidor.
    Nas configurações básicas, o modo de operação está em bridge. Já nas configurações wireless está como cliente. Existe a opção Bridge (ponto a ponto). Tentei colocar, mas pede o MAC do AP. Fiz isso e cliquei em salvar, veio um aviso dizendo que tem que estar no mesmo canal do AP. Dei ok para setar o canal e não consegui mais acessar o rádio (estava acessando remoto). Parece que salvou a mudança mesmo avisando o erro. Não deveria.
    Agora tenho que ir na casa do cliente pra configurar. Mas nesse caso é problema, porque se eu tiver que mudar o canal do AP vou ter que mudar nos clientes!
    Ô radinho enjoado.
    Pensei em incompatibilidade com o MK, mas verifiquei que isso também acontece com Bulet em outro POP, embora não com a mesma frequência ou simultaneidade. Estou vendo que nesse POP vou acabar tendo que tirar os WOG.
    Se tiver mais alguma idéia, por favor não deixe de dar o toque. Vou tentar tudo que for possível antes de trocar os WOG. Ou o AP.

  8. #8

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Nada, nenhuma dessas opções. Também não é o processamento pois eles fazem isso mesmo sem ter cliente conectado no servidor.
    Nas configurações básicas, o modo de operação está em bridge. Já nas configurações wireless está como cliente. Existe a opção Bridge (ponto a ponto). Tentei colocar, mas pede o MAC do AP. Fiz isso e cliquei em salvar, veio um aviso dizendo que tem que estar no mesmo canal do AP. Dei ok para setar o canal e não consegui mais acessar o rádio (estava acessando remoto). Parece que salvou a mudança mesmo avisando o erro. Não deveria.
    Agora tenho que ir na casa do cliente pra configurar. Mas nesse caso é problema, porque se eu tiver que mudar o canal do AP vou ter que mudar nos clientes!
    Ô radinho enjoado.
    Pensei em incompatibilidade com o MK, mas verifiquei que isso também acontece com Bulet em outro POP, embora não com a mesma frequência ou simultaneidade. Estou vendo que nesse POP vou acabar tendo que tirar os WOG.
    Se tiver mais alguma idéia, por favor não deixe de dar o toque. Vou tentar tudo que for possível antes de trocar os WOG. Ou o AP.
    Bom dia,

    Configure a distância manualmente no WOG212. Adicione um valor um pouco mais alto do que a distância real entre o AP e o Cliente.
    Verifique também se a opção de Watchdog está desabilita.
    No link abaixo está disponível a versão de firmware mais atual para o WOG212. Atualize em um dos WOG212 e faça um teste, não esquecendo das orientações anteriores.

    Firmware v1.03 WOG212:
    http://www.intelbras.com.br/arquivos...&idm=1&count=1

  9. #9

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Obrigado por responder, é bom saber que temos suporte da Intelbras no forum.
    Eu já havia atualizado o firmware dos WOG que estão reconectando com mais frequência. Nesse POP eles não ficam mais de 30 minutos conectados, geralmente reconectam após 10 minutos ou menos. E ao mesmo tempo! Nunca vi isso.
    Nenhum está com o watchdog habilitado. Estou setando a distância manualmente. Estão todos a menos de 1 km, estou setando 2 km. Vou observar e retorno.

  10. #10

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Obrigado por responder, é bom saber que temos suporte da Intelbras no forum.
    Eu já havia atualizado o firmware dos WOG que estão reconectando com mais frequência. Nesse POP eles não ficam mais de 30 minutos conectados, geralmente reconectam após 10 minutos ou menos. E ao mesmo tempo! Nunca vi isso.
    Nenhum está com o watchdog habilitado. Estou setando a distância manualmente. Estão todos a menos de 1 km, estou setando 2 km. Vou observar e retorno.
    Configure a distância uns 200 metros a mais da distância do enlace.

  11. #11

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Setei a distância e não adiantou. Pra vc ter idéia, os 3 WOG desse POP estão conectados há exatos 2 minutos. Não sei mais o que fazer. O WOG pra mim estava sendo a melhor opção de radio 2.4 para cliente, e agora não pretendo mais comprar se não resolver esse problema. Estou cheio deles na minha rede e desse jeito vou ter que começar a substituir.

  12. #12

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Setei a distância e não adiantou. Pra vc ter idéia, os 3 WOG desse POP estão conectados há exatos 2 minutos. Não sei mais o que fazer. O WOG pra mim estava sendo a melhor opção de radio 2.4 para cliente, e agora não pretendo mais comprar se não resolver esse problema. Estou cheio deles na minha rede e desse jeito vou ter que começar a substituir.
    Bom dia,

    Qual o tamanho do cabo de rede entre o WOG212 e o adaptador PoE? Sugerimos testar com um cabo menor que 30 metros.
    Com relação ao sinal, o WOG212 está enxergando a Base com que sinal?
    Qual equipamento você tem na sua Base? Ganho de antena, região configura, potência, etc?

  13. #13

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Katraca, você disse que tem bastante desses WOG instalados. E é só neste POP que está acontecendo isso?
    Estes WOG estão no cliente não estão? Pois você disse no início que eles desconectam do AP ao mesmo tempo.
    Se for assim, quem faz eles desconectarem é o AP.

    Caso não seja esta a aplicação dos WOG, explica como está usando

  14. #14

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Respondendo aos dois.

    Nenhum cabo tem mais de 10 ou 12 metros. O sinal sempre melhor que -60.
    Não acontece num único POP, acontece com Bullet, Groove e Metal. Os que costumam desconectar sempre na mesma hora são no Metal e no Bullet M2.
    O pior estava o Metal (não, a potência não está em default, está em 20). Eu coloquei outra antena na mesma torre com Bullet 2, conectei os 3 WOG nela e melhorou bastante. Já não reconectam com tanta frequência e nem ao mesmo tempo. Pelo menos resolvi esse caso por enquanto.
    Onde continuam reconectando vou mudar de rádio nos clientes, ou tentar conectar em outro POP.

  15. #15

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Respondendo aos dois.

    Nenhum cabo tem mais de 10 ou 12 metros. O sinal sempre melhor que -60.
    Não acontece num único POP, acontece com Bullet, Groove e Metal. Os que costumam desconectar sempre na mesma hora são no Metal e no Bullet M2.
    O pior estava o Metal (não, a potência não está em default, está em 20). Eu coloquei outra antena na mesma torre com Bullet 2, conectei os 3 WOG nela e melhorou bastante. Já não reconectam com tanta frequência e nem ao mesmo tempo. Pelo menos resolvi esse caso por enquanto.
    Onde continuam reconectando vou mudar de rádio nos clientes, ou tentar conectar em outro POP.
    Editando: Estava relendo a situação e realmente fiquei agora encucado. O que acontece é desconexão dos clientes ou os rádios na casa deles reinicia?
    Se é desconexão, quem está fazendo isso é o AP. Se é que reinicia os rádios clientes todos ao mesmo tempo, daí isso "parece coisa do outro mundo". Mesmo que fosse defeitos nestes WOG, dificilmente isso aconteceriia nos 3 aos mesmo tempo. Por isso ainda fico pensando na possibilidade do AP.
    Eu tenho 4 mikrotik metal que vão ficar para enfeite, pois são muito bonitos. Mas não valem nada. Eles simplesmente paravam de emitir o SSID e desconectava todo mundo. Daí tinha que reiniciar o metal.
    Última edição por 1929; 31-05-2014 às 07:13.

  16. #16

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Você está encucado, pois imagine EU! rsrsrsrs...

    Eles não reiniciam, apenas desconectam e reconectam muito rapidamente.
    Já fiz de tudo e só resolvi o problema dos 3 WOG no Metal quando coloquei mais um AP com Bullet 2 na torre e direcionei os 3 pra lá. Eles ainda reconectam de vez em quando, mas não juntos e não tão frequente. Ficam horas conectados.

    Você tem razão quanto ao Metal, tem muitos problemas. Já desativei dois pois estavam com muita instabilidade de sinal. Mas não desconectava todo mundo ao mesmo tempo. O que acontecia é que depois de 2 ou 3 dias eu não consegui mais acessar pelo winbox. Estava todo mundo online e navegando bem, eu via ele na rede, mas tinha que rebootar localmente pra poder acessar pelo winbox. Aconteceu com os 2. Não era defeito de um só. Coisa de louco mesmo.

    Mas não posso culpar só o Metal, pois tenho outro POP com Bullet M2 com 3 WOG desconectando ao mesmo tempo também. Agora mesmo os 3 estão exatamente há 1 hora conectados.
    Penso que talvez eles sejam mais sensíveis a oscilações de sinal no AP, e portanto reconectem? Já não sei mais o que fazer a não ser ir trocando os rádios dos clientes ou direcionando para outro AP. De qualquer forma vou trocar esse Metal por Bullet.
    Qual o rádio que você atualmente prefere usar como AP? Eu estava gostando do Groove, mas parece que depois de um tempo eles começam a dar problemas também, ficam fracos e tem que ser substituidos. O Bullet trava mais e às vezes perde configuração. Além de não ter a vantagem de gerenciar pelo winbox. Afff, tá complicado...

  17. #17

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia,

    Qual o tamanho do cabo de rede entre o WOG212 e o adaptador PoE? Sugerimos testar com um cabo menor que 30 metros.
    Com relação ao sinal, o WOG212 está enxergando a Base com que sinal?
    Qual equipamento você tem na sua Base? Ganho de antena, região configura, potência, etc?
    Qual solução você tem com relação a WOG travar a WIRELESS no modo AP??? tenho 3 unidades paradas, não é por sobre carga trava sem ninguem conectado, já tentei os dois firmwares disponíveis e deu a mesma coisa o AP trava a wireless porém se tem acesso pela LAN. O hardware desse equipamento é praticamente o mesmo da Nanostation 2, e se ele trava deve se por BUG no FIRMWARE vocês precisam analisar o problema e lançar um novo firmware.
    Já fixei o a distancia, tudo nada resolve esse travamento. E são inúmeros os relatos, meu cabo é de no máximo 3mt.

    Precisamos de uma solução!!! quando tá OK lá em wireless / estatísticas aparece o MAC do AP e o status AP-OK, quando trava some o mac do ap e o status de OK, so reiniciar volta.

  18. #18

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Bom dia delegato e Katraka,

    Gostaríamos que nos enviassem um e-mail para [email protected] , com seguintes dados:

    Nome completo:
    CPF ou CNPJ:
    02 Telefones para contato:
    Horário que possamos ligar:

    Desta forma podemos entrar em contato com vocês e acompanhar com mais precisão o problema alegado.

    Desde já nos colocamos à disposição.

    At.

    Suporte Digital Intelbras

  19. #19
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: WOG 212 Intelbras reconectando no AP

    Isole cada setor para encontrar o problema. Isole CPE´s e as torrs. Utilize o wireshark para acompanha os pacotes que passam pelos CPE´s, roteadores da sua rede. Assim poderá encontrar o seu problema.