+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Tipos de autenticação

    Pessoal, estou fazendo umas pesquisas, sobre os tipos de autenticação e qual tem melhor desempenho.
    gostaria que vcs falassem o tipo de autenticação (que seja hotspot pppoe radius ...)( e quais problemas ja enfrentaram com ela.
    obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Acho que vou fazer mais perguntas do que responder, mas...
    Ultimamente estive pensando na mesma coisa e buscando a melhor solução para meu provedor. Alguns dizem que pppoe é a melhor solução, e é relativamente fácil de implantar. O que me incomoda é o overhead no mtu e que o protocolo é bem antigo (homologado em 1999), mas mesmo assim em uma cidade vizinha há um provedor com cerca de 5000 mil clientes que usa o protocolo e diz não ter problemas com ele, disso fico com a seguinte duvida: Esse over head prejudica o desempenho? Há alguma opção melhor que o pppoe?

    O hotspot é o método de autenticação atual que uso aqui, mas muitos dizem que não é profissional, inseguro etc. Em relação há isso também gostaria de saber, hotspot com um protocolo SSL resolve? Há algum método melhor sem ser pppoe? Radius com EAP é uma boa escolha, ja que minha rede é toda wirelles?

    Outra coisa que pensei foi dividir os clientes em redes /30, algo parecido com o que o pppoe faz ( só que com /32) mas não uso dhcp (nem pretendo), tenho apenas 120 clientes e acho que seria bem trabalhoso isso com ip fixo, mesmo só sendo preciso fazer a alteração nas Ubnt. Dividir as faixas por antenas é o que acho mais viável.
    O que penso ser melhor é autenticar As Ubnt por EAP, Dividir as ranges por antena e por enquanto continuar com o hotspot e um Servidor Radius, pelo menos por enquanto. Pois não quero fazer uma alteração assim sem ter total certeza de que não vou ter problemas futuros e ter que trocar tudo novamente.
    Fica ai minhas opiniões e duvidas.
    Espero ter contribuído para o tópico

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavohp Ver Post
    Outra coisa que pensei foi dividir os clientes em redes /30, algo parecido com o que o pppoe faz ( só que com /32) mas não uso dhcp ...

    Atualmente utilizo esse mesmo metodo, tenho uma range de ips /24 para colocar nos radios dos clientes e coloco o ip fixo no cliente.

  4. #4

    Padrão

    @Arthur Bernardes, atualmente estou com 38 e aumentando.
    para utilizar esse método é um pouco mais complicado requer uma atenção a mais para instalação do cliente, mas quando comecei a usar esse método tive uma queda para 0 de chamadas.

  5. #5

    Padrão Re: Tipos de autenticação

    Pode crer que requer uma boa documentação e controle da rede!
    Sem duvida , agora imagina uma rede assim, cada um com uma sub-rede. Deve ficar muito bom, brodcast quase zero, cliente isolado, mas imagina o trabalho que dá em uma rede grande? Por isso imagino que a maioria adote pppoe, ele já aplica a mascara /32, não resolve o problema do broadcast, mas fragmenta ele de acordo com o que sei, como nas vlans. Será por isso mesmo?

  6. #6

    Padrão Re: Tipos de autenticação

    Ja li falando sobre o uso de switchs com vlan fixa para amenizar o broadcast