+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb PTP com APC-5M com visada comprometida

    Pessoal boa tarde!
    Estamos trabalhando em um projeto rural, pra atender a uma mineradora, o enlace não é longo porém temos alguns obstáculos pela frente, a intenção inicial é atender utilizando Radios Intelbras, (APC-5M). Utilizando uma ferramenta disponibilizada pela Intelbras o LINKCALC fizemos alguns cálculos e tivemos estes resultados que seguem em anexo, o enlace terá uma repetição no caminho. Gostaríamos da opinião de vcs quanto aos resultados, e agradecemos desde já quaisquer sugestões.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP-01.pdf
Visualizações:	149
Tamanho: 	64,7 KB
ID:      	51990Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP-02.pdf
Visualizações:	181
Tamanho: 	82,5 KB
ID:      	51991

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Eu aumentaria as torres em uns 10 metros cada lado.

    Pelo que pude perceber no ptp-01 não passará nada, totalmente obstruida e no ptp-02 estou achando que não passará nada também.

  3. #3

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    O PTP-01 concordo com vc, já o PTP-02 acredito eu que consigo alguma coisa da forma que está, é claro q os resultados aqui não podem ser levados em consideração na prática, e tendo em consideração que a distância chega aproximada aos 30km acredito que pra evitar problemas seria interessante também elevar a torre do ponto B. Obrigado pelas observações #ricromero.

  4. #4

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Boa tarde, esse ptp estara comprometido, ptp-01 esta comprometido, falando na area de fresnel. Como disse o amigo acima, aumentar sua torre. O ptp-02 tambem esta comprometido, isso te dara dor de cabeça. Voce disse que tera uma repetidora (ela estara em uma torre também?). Caso sim essa torre poderia ser mais alta...

    Mas como disse o amigo acima, elevar as torres...


    Fabiano.

  5. #5

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    O PT1 esta totalmente obstruido e o PT2 parcialmente obstruido.
    Tambem o radio esta com potencia de 29mW o que vai diminuir o throughput ao minimo.
    Para seu enlace ser confiavel deve deixar essa linha verde, da 1º zona de Fresnel, desobstruida e baixar a potencia dos radio em pelo menos a metade, isso significa uns 25dBm.
    Se tratando de um enlace profisional, procura outra opção de radios, pelo menos um ubiquiti nanobridge se nao quisergastar muito.

  6. #6

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Obrigado amigo pelas colocações, acredito eu que de fato teremos que escolher outras rotas uma vez que no PTP1 está fora de cogitação elevar a torre. Sobre os radios, acredito que vc ainda não conhece a linha APC-5M da intelbras, se tratando de "profissional" ela da de lavada nos "radinhos" Ubiquiti, uma vez que o fabricante dessa linha não é a Intelbras e sim a famosa e poderosa LigoWave. De qualquer forma obrigado pelas colocações, principalmente sobre a potência, fator bastante importante a ser observado.

  7. #7

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Olhando a documentaçao da LigoWave não vejo nada que posa mostrar superioridade respeito a linha Ubiquiti. Todo o contrario, nao vejo nenhuma referencia aos chipset utilizados nem o throughput em funçao da potencia de saida do equipamento, e issso, é o minimo indispensavel para equipamento profissional. Para mim, se tratando de links em banda liberada, existem poucas marcas que atendem , Proxim, Motorola, Alvarion e Ubiquiti com a melhor relação preço beneficio. Milhoes de usuarios podem dar fé .

  8. #8
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    brcnet, olhando melhor o pdf 02 também não passará nada pois a zona de fresnel está "encostando" no relevo.

    Não nos esqueçamos que pode haver alguma construção anteriormente a sua antena e com isso prejudicar mais ainda ( estou supondo pois não consigo ver com meus olhos )

    Não é possível colocar uma repetidora no meio? Pois se for possível pode-se colocar uma torre grande e fazer com que a zona de fresnel fique livre.

  9. #9

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Na verdade já tem a repetidora, a ideia inicial era utilizar essa estrutura que consta nos testes sem fazer investimentos em torres, mais como já estamos vendo que não vai ter como, agora é elaborarmos um outro projeto com planejamento financeiro e investir em torres mais altas. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.

  10. #10

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Amigo, trabalho com a Intelbras, Alvarion e Cambium para esse tipo de enlace. Cada uma é específica para cada aplicação. Podemos ajudá-lo em sua decisão na hora de efetivar o enlace. Se lhe interessar, entre em contato via skype: jmario2k12

  11. #11

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Amigo, sua zona de fresnel esta comprometida, como eu disse e o pessoal tb... Voce pode procurar outras alternativas sim, mas se tentar isso como esta vai de dar dor de cabeça...

    Até.

  12. #12

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Vai de 900 Mhz que deve funcionar.

  13. #13

    Padrão Re: PTP com APC-5M com visada comprometida

    Não amigo, a banda contratada não consigo entregar em 900Mhz.

    Citação Postado originalmente por felipim Ver Post
    Vai de 900 Mhz que deve funcionar.