+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Utilização correta das frequências para PTP e PTMP

    Qual seria a faixa correta de frequência a ser utilizada em:

    1- Ponto a ponto;

    2- Ponto Multi Ponto;

    Já li em algum ponto alguém aconselhando o seguinte: usar os canais 5.4 (de 5500 a 5725) para AP (atendimento a cliente)
    E 5.8 (de 5725 a 5850) para enlace.

    Por exemplo, um nanostation M5, configurado como:
    Channel Width: 20mhz;
    Código do país: Brasil;

    Abrem os canais, como mostra a figura...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Canais Nanostation M5 - 20Mhz.JPG
Visualizações:	398
Tamanho: 	14,6 KB
ID:      	52012

    Se, apenas SE, eu quiser usar um ring com 6 nanos na minha torre, o que seria necessário fazer, tendo em vista que estão disponíveis, apenas 5 canais para serem usados para no AP para atendimento aos clientes?

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 29-05-2014 às 20:33.

  2. #2

    Padrão Re: Utilização correta das frequências para PTP e PTMP

    a sugestão de usar os canais 5.4 para atendimento a clientes e os 5.8 para enlaces se deve ao limite de potencia (EIRP) descrito no regulamento de radiação restrita da Anatel.

    em 5.4 tem 256Mhz para uso (11 canais em 20Mhz), mas o EIRP é de 27dBm para equipamentos sem ATPC (Mikrotik, Ubiquiti) e 30dBm para equipamentos com ATPC (Intelbras)

    em 5.8 possui apenas 128Mhz para uso (5 canais em 20Mhz).
    - Para PTMP o EIRP é de 36dBm.
    - Para PTP pode-se usar antena de qualquer ganho, mas a potencia do transmissor não pode ultrapassar 1W (30dBm).

    Logo, como geralmente precisamos de mais potencia nos enlaces e menor potencia para atender clientes, eu sempre aconselhei a usar 5.4 para atender clientes e deixar o 5.8 livre para os enlaces

    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  3. #3

    Padrão Re: Utilização correta das frequências para PTP e PTMP

    Bom dia,

    O que o Andrio colocou está correto Poemander, mas isso se todos pensassem igual, pois o que ocorre que em um ambiente de campo muito poluído, você terá que testar os melhores canais e potencias, utilize sempre a mínima possível.

  4. #4

    Padrão

    Boa Tarde, como foi comentado pelo adrianoPJ e o danilopereira concordo com eles, mas em casos de muita poluição nos canais dependendo do ambiente, eu aconselharia a utilizar canais de 30Mhz em situações onde exista muita poluição de sinal