+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Olá, amigos.

    A exemplo das redes cabeadas, as redes ópticas possuem solução similar ao PoE para transmissão de energia para alimentação dos equipamentos em postes? Se sim, ou não, como funciona a parte elétrica nas caixas de distribuição?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Em se tratando da tecnologia GEPON é tudo passivo, a não ser que queira uma solução com ONT/ONU instalada nos postes e ethernet até os clientes finais, esse caso é usado um POE inverso.

  3. #3

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    F.O. não transmite energia elétrica, apenas luz.

  4. #4

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Delegato, por passivo você quer dizer: "A alimentação vem da central distribuidora" ou "Não requer alimentação"?

    PoE reverso, seria vindo da casa do cliente? Neste caso, todas as portas do Switch tem que ser PoE, correto?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Em se tratando da tecnologia GEPON é tudo passivo, a não ser que queira uma solução com ONT/ONU instalada nos postes e ethernet até os clientes finais, esse caso é usado um POE inverso.

  5. #5

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    E como é feita a alimentação numa rede gepon?, eu me refiro as switchs master que ficam no trajeto, abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Não requer alimentação é tudo passivo, nos postes vão os spliters, na central tem a OLT, na casa do cliente a ONU.

    Se agente ficar passando informações daqui a alguns anos a fibra óptica vai ficar igual a wireless gato e cachorro aprendeu mexer, o correto nesse caso se quer trabalhar nesse seguimento de rede é fazer um curso. Tem cerca de 2 anos que estudo essa tecnologia para futuramente poder aplica-la na minha rede.

  7. #7

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    concordo fazemos cursos para aprendermos

  8. #8

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Estamos em um forum, aqueles que não tem desejo de transferir conhecimentos.
    Basta não postar nada.
    E não ajudar, só não desestimulem aqueles que tem desejo de ajudar os menos informados.
    Os que tiverem dificuldades ou dúvidas em relação a fibra óptica mas me contactar.

    [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    parabéns atalink, pela sua resposta à delegato, não quer ajudar, não responde nada, o amigo tem curiosidade em saber coisas básicas, e o pessoal do fórum estimulando ele, quem sabe ele tem a vontade, coragem e dinheiro para investir em fibra optica, e ser um dos melhores provedores, boa sorte amigo que abriu o tópico.

  10. #10

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Não leve a mal amigo, sempre ajudo aqui no forum, alias digitei 2 postagens dizendo que é tudo passivo agora se o cara não ta acreditando, então é bom pesquisar um pouco o básico.

  11. #11

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    na verdade é que ele não soube expressar sua pergunta corretamente ou não sabe as nomenclaturas, do jeito que ele fez a pergunta parece que ele este perguntando sobre uma rede FTTH ( fibra até o cliente ) que é uma rede sim totalmente passiva, porem a duvida dele é sobre uma rede fibra até o poste e UTP até o cliente e neste caso só com POE reverso mesmo

  12. #12

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Existem muitos tópicos sobre este assunto aqui no fórum, e antes de falar tudo novamente, sugiro ao colega com dúvidas dar uma procurada aqui mesmo.

    De forma resumida, como nosso colega falou acima, FO transmite LUZ, ou seja, é passivo (não tem alimentação ativa) os Splitters nada mais são que um prisma que reflete a luz propagando-a a todas as saídas.

    Existem muitas nomenclaturas:

    FTTA (Fiber To The Apartment)
    FTTB (Fiber To The Building)
    FTTC (Fiber To The Curb)
    FTTD (Fiber To The Desk)
    FTTH (Fiber To The Home)
    FTTx (Fiber To The X) onde x quer dizer bá-vários locais....

    Dificilmente teremos uma rede 100% FTTH, ou FTTB, a menos que seja uma rede fechada de uma empresa. Em se tratando de provedores atendemos as mais diversas demandas (o cliente paga a gente entrega). Nós por exemplo a muito tempo empregamos FTTB (atendendo condomínios com enlaces ópticos usando conversores de Mídia).

    O que não dá pra fazer confusão é com as siglas citadas acima (referentes a topologia) e a tecnologia empregada para se atingir essa topologia.

    Por exemplo, se eu quiser colocar um conversor de mídia dentro da casa do cliente, e outro na minha empresa, eu estou fazendo uma rede FTTH. O que inviabiliza esta implementação em larga escala é o custo e o espaço alocado no CPD para instalação de um conversor de mídia por cliente. Quando eu falo em custo, não me refiro ao valor dos conversores, mais sim a utilização de postes e fibras. Na verdade esse foi o BUM das redes EPON (GePON) e GPON, por que juntamente com estas redes veio o conceito de OLT e principalmente do Splitter.

    O Splitter é o grande achado da história, por que ele possibilitou ramificar a rede diminuindo drasticamente o uso de fibras, ao mesmo tempo que deixando a rede passiva.

    Quanto ao uso de PoE, é outra história nada relacionada a Fibra Óptica. Em uma rede de Fibra vc tem que ter em mente que os únicos ativos da rede serão a OLT e as ONUs (ou ONTs, depende do autor) ou no caso dos conversores, o par de conversores instalados nas extremidades.

    Agora, o que está acontecendo é a utilização de ONU's em postes permitindo ainda mais a expansão da rede óptica com o uso de cabos UTP. Como essas ONUs são ativos precisam de energia sim, e não há como isso vir da fibra, ou seja, tem que vir dos clientes, neste caso estas ONU's tem as 8 portas habilitadas com PoE reverso, onde todos os clientes conectados alimentam e a mantem ligada.

    Acho que o melhor produto no mercado no momento é fabricado pela FitNetworks, usamos um número considerável sem problemas até agora.

    Como o próprio nome diz a PACPON é um pacote completo, uma caixa com capacidade de atendimento de até 8 clientes (ou 14 se tiver um switch na mesma caixa o que é possível) até 5 emendas ópticas e as saídas dos cabos UTP.

    E como disseram os colegas acima, (e eu concordo) FAÇA UM CURSO. Certamente depois de fazê-lo, vc ainda terá muitas dúvidas, ai sim, com um conhecimento básico vc volta aqui para tirar essas dúvidas. Por favor me corrijam se eu estiver errado, mais a finalidade de um fórum é essa: Tirar dúvidas, não proporcionar um treinamento completo.

    Por fim desculpem o "jab de direita" no final, tenho alguma experiência (não muita) nesta área e fico a disposição para dúvidas.

  13. #13

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Não requer alimentação é tudo passivo, nos postes vão os spliters, na central tem a OLT, na casa do cliente a ONU.

    Se agente ficar passando informações daqui a alguns anos a fibra óptica vai ficar igual a wireless gato e cachorro aprendeu mexer, o correto nesse caso se quer trabalhar nesse seguimento de rede é fazer um curso. Tem cerca de 2 anos que estudo essa tecnologia para futuramente poder aplica-la na minha rede.
    O Fórum é pra troca de experiençias e nao pra arrogantes ! me desculpe pelo comentário mas nao pude ficar calado !

  14. #14

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Citação Postado originalmente por Rsmol Ver Post
    O Fórum é pra troca de experiençias e nao pra arrogantes ! me desculpe pelo comentário mas nao pude ficar calado !
    Acho que o delegato quiz dizer isso mesmo só que se expressou de forma um tanto direta. Concordo com vc em gênero, número e grau. "Fórum é pra trocar experiências" mais se eu não tiver nenhuma informação, iria primeiro ter um conhecimento básico até para ter fundamento nas perguntas. Mais esse sou eu.

    Enfim, de forma prática tem perguntas que as respostas simplesmente são extensas demais para serem respondidas em um post, seria mais proveitoso a todos a publicação de dúvidas pontuais, facilitaria as respostas.

    Minha opinião. Lembre-se que antes de dar esta opinião tentei ajudar o colega que efetuou o questionamento inicial.

  15. #15

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Acho que o delegato quiz dizer isso mesmo só que se expressou de forma um tanto direta. Concordo com vc em gênero, número e grau. "Fórum é pra trocar experiências" mais se eu não tiver nenhuma informação, iria primeiro ter um conhecimento básico até para ter fundamento nas perguntas. Mais esse sou eu.

    Enfim, de forma prática tem perguntas que as respostas simplesmente são extensas demais para serem respondidas em um post, seria mais proveitoso a todos a publicação de dúvidas pontuais, facilitaria as respostas.

    Minha opinião. Lembre-se que antes de dar esta opinião tentei ajudar o colega que efetuou o questionamento inicial.
    Concordo com voce também , mas ele foi muito infeliz na resposta que ele deu ! e acho que ele deveria ter mais cuidado nas respostas ... pra evitar desconfortos assim na comunidade .

  16. #16

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    O que quis dizer é que devemos ter o mínimo de conhecimento antes de fazer uma pergunta, mesmo assim responde as duas soluções mais usadas, quanto ao comentário que fiz realmente, peguei pesado, é porque aki tem na região tem quitanda que vende internet wireless, ou seja pessoas que sem nenhum conhecimento que ingressam em um ramo por puro Olho GORDO!!!, o que não é o caso deste tópico.

    Alias, tem uma empresa que me esqueci o nome agora, que tem uma Solução chamada de PACPON que está sendo bastante utilizada por provedores, que consiste basicamente em por o conversor no caso a (ONT) nos postes e sai via ethernet para os clientes finais, onde no caso em questão a alimentação do pacpon é feito pelos clientes por meio de poe inverso.

    Lembrando que essa solução pode ser desenvolvida por qualquer pessoa com conhecimento básico de eletrônica, usando a ont + um switch, onde se usaria um spliter 1/2 também para mandar a fibra adiante para outro ponto.

    Aqui estou desenvolvendo meu próprio PACPON com switch vlan e nos clientes fontes poe 15v, as alimentações dos clientes se encontram (em caso de vários conectados dobrando a amperagem e mantendo a mesma voltagem, caso apenas um online, sua alimentação é suficiente para o switch e a ONU, em caso de nenhum cliente online, o ponto fica desligado, sendo a fibra naturalmente passando para o ponto seguinte (lembre do spliter 1/2 que falei anteriormente) que poderá está ligado ou não.
    Essa solução é divina, e sai mais barata do que por em casa cliente uma ONU, sendo que a ONU vai justamente converter de fibra pra ethernet.

    Valeu.

  17. #17

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Delegato, no caso do pacpon da Fitnetworks o equipamento já é uma ONU com 8 portas para RJ45. Não vai precisar do Switch.
    E tem o pacswitch que a única diferença é que não tem entrada para fibra. Ele serve para cascatear com o PacPon.

    Jà a CCN tem outro equipamento que precisa da ONU ou de um conversor, dependendo da aplicação. E precisa também do SW. O equipamento só faz é o gerenciamento da energia para a ONU e para o SW

  18. #18

    Padrão Re: Alimentação elétrica em redes Fibra Óptica?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Delegato, no caso do pacpon da Fitnetworks o equipamento já é uma ONU com 8 portas para RJ45. Não vai precisar do Switch.
    E tem o pacswitch que a única diferença é que não tem entrada para fibra. Ele serve para cascatear com o PacPon.

    Jà a CCN tem outro equipamento que precisa da ONU ou de um conversor, dependendo da aplicação. E precisa também do SW. O equipamento só faz é o gerenciamento da energia para a ONU e para o SW
    Muito bem dito, por isso continuo com a PACPON. Sei da facilidade em desenvolver esta solução, que não é nenhum bicho de 7 cabeças, mais como já não tenho tempo suficiente para os assuntos diretamente relacionados a networking, nem me aventurei.

    Outro ponto interessante em comprar essa solução é que vc tem suporte, garantia, equipamento homologado pela anatel, e uma equipe que fica testando estes equipamentos para garantir que os mesmos não parem. Posso dizer que este último verão foi um dos mais quentes e as PACPONS (até então não tinham nem case ficavam dentro das caixas de atendimento) não travaram uma única vez.

    Uma coisa importante sobre o pacswitch é que o mesmo é gerenciavel (Não chega a ser um Catalist ou um PowerConnect mais tem uma interface web para gerenciamento), com suporte a VLAN's.

    Agora, a pessoa, ou empresa que desenvolver uma solução tão boa quanto ou melhor e tiver um preço competitivo me procurem....