Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Radio é Radio, tenho alguns licenciados e não estão livres de interferências.

    Nada se compara a fibra, olha o custo que vc colocou pra 1Gbps, agora imagina 12FO usando pares de GBiC's 10G (12*10 = 120Gbps).

    Sem contar que por mais lindo e maravilhoso que seja o radio, vc não tem uma rede passiva, e estes equipamentos no meio estão sujeitos a qualidade e initerrupto fornecimento de energia eletrica, que dependendo do ponto que vc está fica dificil garantir isso.

    Pelo custo acho mais "barato" usar a fibra, pensando no custo benefício, se não fosse assim, por que operadoras passariam KMs e mais KMs de fibras mundo a fora, poderiam usar radios pra tudo....

  2. #22

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    @marcioelias, longe de mim querer comparar fibra com wireless...qualidade incomparável...só toquei na ferida pq achei meio estranho...
    convenhamos (não me entendam mal por favor), no "MEU" ponto de vista, se tenho realmente que passar esses teóricos 120gb por uma rede de fibra eu não viria a um fórum publico (não me venha alguém aqui dizendo que estou desmerecendo o fórum, apenas estou expondo os fatos...só trabalho com fatos) perguntar o que devo comprar, contrataria uma empresa especializada no assunto e pronto, agora o que eu acho que aconteceu com o amigo autor do tópico é que ele achou q pela distancia seria mais viável passar a fibra...vou chutar aqui q queira passar acima de 300mb, pq se nao for acima disso esse tópico nem faz sentido...nesse pensamento foi que sugeri junto com o colega logo acima uma outra solução...é meio complicado pra gente ficar opinando em projetos de outros...tem pessoas que colocam uma coisa na cabeça e acabou...tudo ai depende muito do que o colega quer passar de dados...se for como falei, na faixa dos 300mb, ainda assim compensa montar 2 put@ torre nem que seja 200mts de cada lado pra fazer o PTP do q passar fibra...isso no MEU ponto de vista...
    (peço desculpas se alguém entendeu mal minha opinião)

  3. #23

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Amigo boa sorte no projeto.

    110 km não precisa de repetição.

    Pode colocar caixa de emenda a cada 5 km.

    Existem bobinas de fibra inteiras de até 10 km.

    Gibc para transmissão ptp existem para até 240 km.

    Reservas técnicas reserve-se a fazer apenas onde cruze avenidas de grande movimentos, do mais esqueça.

    Prepare uma boa equipe.

    Pense assim a cada 500 metros uma pessoa para puxar a fibra, logo 5 km usará 10 pessoas.

    Abraços.

  4. #24

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Bom dia a todos.
    O interessante seria você dimensionar esse PTP de forma que no futuro possa ser um backbone para distribuição do seu link para clientes no caminho até o seu site. Você utilizar um PTP de fibra somente para trazer um link até vc sem dimensionar para no futuro atender a clientes que estão nessa rota realmente é desperdício de dinheiro. Tiro esse exemplo pelo ultimo projeto de telecomunicações que montei para atender um bairro e fornecer link por fibra para duas torres. O cabo que ira levar o sinal óptico para essas torres será instalado de modo que possamos atender os clientes que estão entre o bairro do projeto e as torres. O seu projeto precisa ser bem dimensionado para que vc não jogue dinheiro fora pois o custo de implantação é elevado.
    um abraço

  5. #25

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Desculpe por me intrometer no debate, mas devo ressaltar que o radio, independente de como ele seja, há uma perda significativa pois estamos tratando de transmissão de OEM pelo ar e a fibra transporta a luz no interior do seu núcleo que não tem contato nenhum com o meio externo. A confiabilidade da fibra óptica é insuperável pois existem muitos provedores que estão migrando a sua tecnologia de wireless para fibra óptica. Afirmo isso devido aos inúmeros estudos realizados no campo da óptica e das tecnologias empregadas.

    Um abraço

  6. #26

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    tem que ter dinheiro sobrando ou fazer um projeto deste ou um consórcios entre empresas, pois aqui para lançar 15 km, dentro de Curitiba tivemos que fazer isto, mesmo tendo equipe e conhecimento.

  7. #27

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Boa tarde pessoal estive meio retirado do forum, pois estava vendo em campo os postes e terrenos para passar a fibra, mas sim eu deu uma lida ali nas respostas de todo mundo, achei interessante essas ideias e falando de wireless como disse um amigo ali 0,7ms em wireless mas a fibra 0,1 e 0,2ms, com bons equipamentos, e passa hum horror de banda mais que wireless e eu acho mais seguro a fibra que wireless na minha opinião, mas assim, o lance de entregar link para clientes na casa o pessoal tá usando par metalico oque me dizem?

  8. #28
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Boa noite, ja pensou em locar a fibra com empresas que completam este percurso, por exemplo aqui loco um par de fibra em um circuito de 100mega por 2000 reais para levar um elase de 50 km. Claro que aqui conseguimos trafico de dados com a level 3, oi e ai vai