Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede fibra óptica 110km

    Boa noite pessoal, queria ajuda de quem tem alguma experiencia em fibra, estou pensando em puxar um link de 110km de fibra oque vou precisar de equipamentos repetições, a instalação toda a fusão tudo nós vamos fazer, temos maquina de fusão só estamos terminando o curso, só queria saber oque vou precisar para linkar esses 110km.

    Aguardo.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Caraka, 110km em fibra vais gastar um "lago" de dinheiro......rsrsrsrsrsrsrs

    Estava lendo vários colegas falando que para cada KM gasta-se mais ou menos entre 7 a 10k por KM,

    110KM vais gastar +/- 770k em reais.

  3. #3

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Tu já tem o projeto com a Dona dos postes? vc vai precisar uns gbic bons, tem umas olt que jogam 20km frouxos, eu te recomendaria 2 gbic de 50 ou 60km, ai tu bota uma repeticao no meio... Nesse trajeto tem ideia em vender link pra clientes? ou vai ser só ptp?

  4. #4

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    não é todo esse custo não. vai de projetar bem...

  5. #5

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Vamos as contas básicas

    Custo de Compartilhamento de postes*: R$ 133,33 /km (total R$ 14.666,30)
    Custo de Ferragens**: R$ 50,00 /poste (total R$ 183.333,33)
    Custo de Fibra: R$ 2.900,00 (12FO / KM) (total = R$ 319.000,00)
    Caixas de Emenda: R$ 300,00 /un (total R$ 13.750,00 considerando uma a cada 500m)
    Reservas Técnicas: R$ 50,00 /un (total R$ 2.750,00 considerando uma para cada caixa de emenda)
    GBiC***: U$$ 1.785,00 Un (Total U$$ 3570,00 ou em reais com dolar a 2,23 sem impostos R$ 7961,10 o par)
    Custo de Projeto: XXXX (custo para adquirir o mapa geo-referenciado da compania de energia, mais custo de confecção do projeto pelo engenheiro, mais custos adicionais)

    * Custo estimado de 4 reais por poste, cobrado mensalmente e levando em consideração o posteamento com vão de 30m. Se forem torres podem ser vãos maiores e o valor pode variar. Outro fator que afeta consideravelmente o valor é a região. Se vc precisar cruzar uma rodovia por exemplo, existem taxas mensais cobradas para este fim pelo DNIT, e precisam constar tanto no projeto a ser avaliado quanto na sua planilha de custos.

    ** Levando em consideração o mesmo vão citado anteriormente de 30m que dá um total de 3667 postes com valor estimado de ferragens por poste. Caso contrate uma terceirizada para lançar o cabo, pode tanto ter que incluir o valor do serviço da terceirizada a este valor, quando pagar o valor a eles com a ferragem inclusa.

    *** O maior GBiC que achei é de 100Km, na china. Teria que ver o equipamento compatível com este módulo, vc vai ligar as pontas deste enlace em routers (Cisco, Juniper, etc) ou OLT?

    Bom totalizando a brincadeira, (e olha que fiz muito por cima), se vc fizer todo o serviço este projeto sairá por baixo: R$ 526.794,43 + XXXX do custo do projeto, e terá um custo mensal de R$ 14.666,30.
    Última edição por marcioelias; 03-06-2014 às 01:31. Razão: Atualização de valores

  6. #6
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    É, pelo visto não fiquei MUITO fora do valor.

    Afinal tem o custo de pessoal próprio para fazer o trabalho

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Vamos as contas básicas

    Custo de Compartilhamento de postes*: R$ 133,33 /km (total R$ 14.666,30)
    Custo de Ferragens**: R$ 50,00 /poste (total R$ 183.333,33)
    Custo de Fibra: R$ 2.900,00 (12FO / KM) (total = R$ 319.000,00)
    Caixas de Emenda: R$ 300,00 /un (total R$ 13.750,00 considerando uma a cada 500m)
    Reservas Técnicas: R$ 50,00 /un (total R$ 2.750,00 considerando uma para cada caixa de emenda)
    GBiC***: U$$ 1.785,00 Un (Total U$$ 3570,00 ou em reais com dolar a 2,23 sem impostos R$ 7961,10 o par)
    Custo de Projeto: XXXX (custo para adquirir o mapa geo-referenciado da compania de energia, mais custo de confecção do projeto pelo engenheiro, mais custos adicionais)

    * Custo estimado de 4 reais por poste, cobrado mensalmente e levando em consideração o posteamento com vão de 30m. Se forem torres podem ser vãos maiores e o valor pode variar. Outro fator que afeta consideravelmente o valor é a região. Se vc precisar cruzar uma rodovia por exemplo, existem taxas mensais cobradas para este fim pelo DNIT, e precisam constar tanto no projeto a ser avaliado quanto na sua planilha de custos.

    ** Levando em consideração o mesmo vão citado anteriormente de 30m que dá um total de 3667 postes com valor estimado de ferragens por poste. Caso contrate uma terceirizada para lançar o cabo, pode tanto ter que incluir o valor do serviço da terceirizada a este valor, quando pagar o valor a eles com a ferragem inclusa.

    *** O maior GBiC que achei é de 100Km, na china. Teria que ver o equipamento compatível com este módulo, vc vai ligar as pontas deste enlace em routers (Cisco, Juniper, etc) ou OLT?

    Bom totalizando a brincadeira, (e olha que fiz muito por cima), se vc fizer todo o serviço este projeto sairá por baixo: R$ 526.794,43 + XXXX do custo do projeto, e terá um custo mensal de R$ 14.666,30.

  7. #7

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Cara Caixa de emenda a cada 500m para um ptp, o valor vai ser alto mas assim fica absurdo

  8. #8

    Padrão

    So um parêntese ai, este link e ptp ou pmp? Porque se for ptp nao precisa de caixa de emenda a cada 500m, para que emendar uma fibra que so tem conexao nas pontas? Com relacao a gbics, veja um que trabalha na faixa dos 1500nm que e melhor e podes usar amplificador de EDFA, so nao sei aqui quem vende, ai sim podes fechar os 110km facil!

  9. #9

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Citação Postado originalmente por TecnoCom Ver Post
    Cara Caixa de emenda a cada 500m para um ptp, o valor vai ser alto mas assim fica absurdo
    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    So um parêntese ai, este link e ptp ou pmp? Porque se for ptp nao precisa de caixa de emenda a cada 500m, para que emendar uma fibra que so tem conexao nas pontas? Com relacao a gbics, veja um que trabalha na faixa dos 1500nm que e melhor e podes usar amplificador de EDFA, so nao sei aqui quem vende, ai sim podes fechar os 110km facil!
    Não foi citado se é um PTP ou PTMP, mais se for um PTP as bobinas de fibra normalmente vem com 2KM, ou seja, não vai diminuir muito esse valor.

    Mais na verdade eu errei o calculo e acertei o valor... calculei 55 caixas de emenda que é igual a uma caixa a cada 2Km, então o valor é esse mesmo, se for a cada 500m na verdade seriam 220 caixas e ai sim os valores seriam outros:

    Caixas de emenda: R$ 300,00 /un (Total 220 * 300 = R$ 66.000,00)
    Reservas ténicas: R$ 50,00 /un (Total 220 * 50 = 11.000,00)

    Ou seja, o valor do projeto no post anterior está com caixas de emenda de 2 em 2km com caixas a 500m como citei no post anterior o valor do projeto seria R$ 587.294,43.

    Os GBiC's que vi eram de 1500nm.

    Mesmo em se tratando de um PTP existem locais onde é necessário uma reserva técnica, como travessia de vias ou outros pontos estratégicos onde há possibilidade de rompimento de fibra, para que seja possível fazer o reparo da fibra sem que haja a necessidade de passagem de outro cabo e uso de 2 caixas com 2 emendas.

    Não acho alto este valor, muito pelo contrário, tudo aqui foi colocado praticamente de cabeça, garanto que ao fazer as contas esse valor pode variar em +- 100k tranquilamente.

  10. #10

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Havia duplicado a resposta....

  11. #11

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Bom dia pessoal, sim é PTP, mas mesmo assim vale a pena fazer, tirar um financiamento e fazer esse enlace pois é mais em conta em vários modos vou ter qualidade e tudo mais. Muito Obrigado pelas ideias, os postes eu já tenho, falta mesmo é a fibra e os equipamentos caixas e gbics, ainda estou pesquisando materiais.

  12. #12

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Outra coisa pessoal, estou vendo vários provedores de internet adotar um sistema ai de entregar internet para o cliente final por ftth gpon vale a pena?

  13. #13

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Olá

    sou engenheiro de telecomunicações e posso te orientar nas projeções.

    Nilson Deitz



    skype: nilson.deitz1
    email: [email protected]

  14. #14
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Não me entenda mal, mas você está disposto a pegar um financiamento para puxar uma fibra por 110KM e não sabe se vale à pena????

    Rapaz, você é corajoso para cacete.

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Outra coisa pessoal, estou vendo vários provedores de internet adotar um sistema ai de entregar internet para o cliente final por ftth gpon vale a pena?

  15. #15

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Achei os seus GBiC's, e mais em conta do que tinha achado antes, e melhor, ta ali nos "ermanos paraguajos"....

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...59%20120KM%20D

    Outra coisa, um conselho na verdade. Não pretende usar esse PTP somente para vc não é mesmo? Venda transporte de dados para outras empresas (qualquer empresa que precise trafegar links entre os pontos que vc ligar pode pagar um valor por uma faixa de banda ou mesmo por uma fibra exclusiva).

    Fazendo isso vc irá diluir seu custo mensal de compartilhamento de postes e ainda terá um lucro com o enlace para que o mesmo se pague de médio a longo prazo.

    E agora um pedido, continue atualizando este post com o andamento do projeto para acompanharmos, estou bastante interessado neste seu projeto.

    Boa sorte.

  16. #16

    Padrão

    bom dia,

    estou precisando de fornecedores para compra de fibra ótica, inclusive irei precisar de uma auto sustentável para 200 metros, favor me indicar bons fornecedores.


    atenciosamente,

    junior

  17. #17

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Na Minha Opinião não seria mais viável erguer 3 torres e usar rádios licenciados para isso. teria a mesma qualidade dependendo do equipamento e com certeza mais barato..

  18. #18

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    andei acompanhando o tópico tbem e achei meio estranho puxar 110km de fibra, aja vista a tecnologia que temos em mãos hj na área wireless...se fosse lançar a fibra na cidade ate faria mais sentido pelo serviço de iptv que pode ser agregado junto e ter um maior lucro de retorno...mais cada um sabe onde o calo aperta né!! hehe

    não entendo bulhufas de fibra...então nem vou dar muito pitaco...ja se fosse com wireless acredito que se vc fizer a rota por onde vai passar, esse custo baixe vertiginosamente...

  19. #19

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Na Minha Opinião não seria mais viável erguer 3 torres e usar rádios licenciados para isso. teria a mesma qualidade dependendo do equipamento e com certeza mais barato..
    Desculpe a ignorância, mais nem que seja um rádio da NASA vai ter a qualidade comparado a fibra. Qualidade mensurada em confiabilidade e throughput. Com uma fibra vc pode colocar GBiC's de 10G por exemplo, e mais, um cabo para esta distância vai ser de pelo menos 12FO, então multiplique isso por 12.

    Sem contar total imunidade a interferências, etc etc. A menos que algo fisicamente rompa a fibra seu enlace estará operando. Radios envolvem não somente sua conexão, como também energia de qualidade para manter o funcionamento no meio do caminho, sim por que teria que ter pelo menos 3 torres, e com 3 torres vc tem 4 equipamentos aptos a falharem.

    Enfim, poderia ficar aqui a semana toda colocando vantagens de fibra sobre os radios, e uma única desvantagem na fibra. Custo.

    Dependendo da utilização, como falei em um post anterior, pode-se sub-locar fibras para outras empresas e com isso ter uma renda além de se aproveitar do enlace para uso próprio.

  20. #20

    Padrão Re: Rede fibra óptica 110km

    Marcio,

    Desculpa minha ignorancia, mas se nao me engano, o SLA de um radio de frequencia licenciada é de 99,999999. A fibra nao tem esse SLA nem de longe.

    O radio licenciado consegue fazer 120 Km com 0.7 ms, mesmo com 2 repetições no meio. Eu tenho um enlace assim.

    A fibra vai fazer com 1 a 2 ms (ou mais se tiver qualquer atenuação).

    Um par de rádios com 2 ODU por antena vai fazer frouxo, 1 Gigabit, com 3 torres de telecom robustas no meio, ao custo de 50 mil reais cada uma =~ 150 mil reais

    12 enlaces de radio SiAE (4 + 4 + 4), com 6 antenas e suportes =~ 200 mil reais

    Aluguel ou financiamento do terreno para as tres torres: 1.000 reais mensais cada =~ 3.000 reais mensais

    Licenças da Anatel: 12 * 1800/ano = 21.600 reais anuais

    Custo do projeto para 1 Gigabit: 350 mil reais
    Custo mensal do projeto para 1 Gigabit: R$ 5 mil reais mensais

    Tempo de implantação: 3 meses.

    Nao foi considerado no custo de passar a fibra, os postes que a concessionaria vai "mandar" voce trocar (R$ 2000 cada poste de concreto novo)