+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidores DNS Externo

    Senhores , Bom dia

    Possuo um pequeno e minusculo provedor.

    Sei que muitos indicariam aqui eu possuir um servidor dns interno , mas ainda não é possível possuir

    Depois daquele processo que aconteceu com a NSA , e a BanDilma resolveu impor as leis de forma correta para as empresas de fora.

    O Google passou a usar o DNS fora do Brasil , o que acabou aumentando a latencia para mais de 120ms

    Comecei a usar o GigaDNS , e não achei lá essas coisas

    Meses depois , o google voltou a diminuir a latência e hoje esta em 4ms ou menos.

    Voltei a usar o google novamente.

    Porém nas ultimas semanas , andei percebendo que realmente o google esta aleatoriamente ficando fora , por 2 ou 3 minutos e as vezes até por mais tempo.

    Perguntas:

    1 - Qual é o DNS externo que normalmente vocês usam?
    2 - Qual é em média a latência desse DNS?
    3 - Estou na região de São Paulo , vocês me indicam algum próximo que seja bom e estável?
    4 - Qual seria o meu beneficio , vantagens e desvantagens, caso eu use um dns interno?
    5 - Em caso de quedas do dns externo , ou em caso de ping alto e lentidão , o dns interno ajuda de alguma forma?
    6 - Uso Mikrotik , hotspot + Mk Auth + Load Balance , é possível configurar o dns interno no Mikrotik? É aconselhável ?

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Servidores DNS Externo

    Use o DNS interno do MK pra fazer cache das requisições, dessa forma somente é necessário consultar o externo no primeiro acesso ou depois de expirar o TTL.
    Lembra de fechar o acesso ao seu DNS de fora da rede.

  3. #3

    Padrão Re: Servidores DNS Externo

    a latencia media dos DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 é de 22ms .eles estao locados no Brasil.

  4. #4

    Padrão Re: Servidores DNS Externo

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    a latencia media dos DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 é de 22ms .eles estao locados no Brasil.
    Aqui a latência esta em 4ms , muito com e muito rapido

    O problema é que de alguns dias pra cá , tem ficado time out ,por 3 ~ 5 minutos.

    Pode paracer besteira , mas para um cliente , isso é uma eternidade.

    Amigo Alex rock , vou fazer isso sim

    Você enxerga algum contraponto , ou possíveis problemas que podem ocorrer , usando esse serviço no mikrotik?