Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar rede

    bom dia,

    Preciso numa rede interna a cabo com uns 30 computadores, ter um sistema que me mostraria essa rede em funcionamento e quando um computador estivesse desligado o ícone dele mudaria de cor na tela me informando que tenho algum problema naquele computador. Alguém conhece algum sistema que faz isso, se possível free?



    grato:

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Monitorar rede

    o the Dude faz.

  3. #3

    Padrão Re: Monitorar rede

    boa tarde, mas essa rede não possui Mikrotik,

    grato..

  4. #4

    Padrão Re: Monitorar rede

    Citação Postado originalmente por joseluiz Ver Post
    boa tarde, mas essa rede não possui Mikrotik,

    grato..
    Dude não precisa de mikrotik pra funcionar, precisa de um pc com windows!!

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Monitorar rede

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Dude não precisa de mikrotik pra funcionar, precisa de um pc com windows!!
    Exato! Roda na Routerboard, no Windows, no Linux...

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar rede

    Adquire um cpu coloque debian ou outra distribuiçao do seu interesse e instale o Nagios eh o melhor q conheço

  7. #7

    Padrão Re: Monitorar rede

    Se tiveres uns R$900,00 para investir, compra o PRTG. Não tem melhor. Fala com http://eleven.inf.br/new/?page_id=88
    Baixa a versão trial de 30 dias para testar, garanto que não vai se arrepender.

    Abraço!

    Will.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Monitorar rede

    Pelo amor.... o cara quer monitor 30 computadores, estão propondo sistemas para milhares de ativos de redes...
    O melhor carro é uma Ferrari, vamos todos indicar uma para quem precisa de um carro né?
    Se for pra chutar o balde, usa o Zabbix, testado em redes com dezenas de milhares de devices....

  9. #9

    Padrão Re: Monitorar rede

    Tudo que começa errado, tende a terminar errado! Já usei todos que puderes imaginar...Cacti, Zabbix, Dude, OpenView, Nagios, Centreon, Icinga, ZenOSS, Opmanager...e posso lhe garantir que nenhum me atendeu com tanta facilidade de instalação, facilidade de configuração, suporte e performance quanto o PRTG. Apenas para lembrar, que 30 computadores podem corresponder à 120 sensores monitorados: CPU, MEMORIA, DISCO E REDE x 30.

  10. #10

    Padrão Re: Monitorar rede

    Vá de The Dude, muito eficaz para o que se pede. ( Monitorar quem está ligado )

  11. #11

    Padrão Re: Monitorar rede

    bom dia,

    Obrigado a todos pela dica, instalei o Dude e esta me atendendo muito bem.

  12. #12

    Padrão Re: Monitorar rede

    A Galera pegou uma aversão à pagar por algo! Pois eu não, eu prefiro pagar para ter suporte, para ter a quem recorrer quando algo não funcionar. Claro, com softwares free isso também é possível, mas tem que se contar com a boa vontade das pessoas em responder. Quando você paga, você tem à sua disposição o desenvolvedor e uma EMPRESA que tem a obrigação em lhe atender e resolver o problema!

  13. #13

    Padrão Re: Monitorar rede

    o Dude é ótimo! Desde que voce não queira mobilidade para acessar o seu monitoramento. Apenas para fins de comparação: O PRTG além de ter a interface via web (AJAX, Veloz e elegante) Tambem tem client para IOS, Android e WindowsPhone.

    Abraço!

  14. #14

    Padrão Re: Monitorar rede

    Existe um conceito muito legal chamado KIS ( Keep it simple ), em tradução livre: mantenha simples

    Mais sobre o conceito:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Keep_It_Simple

    Outras acepções:

    KISS ( Keep it simple stupid ) = mantenha simples, estúpido;
    KISS ( Keep it short and simple ) = mantenha curto e simples;
    KISS ( Keep it simple and straighforward ) = mantenha simples e direto;

  15. #15

    Padrão

    Jose Luiz,
    Não sei se você conhece o Nagios mas é uma excelente ferramenta para atender esta sua demanda, eu já implantei em muitos clientes e obtive resultados satisfatórios.

    Para facilitar eu montei um curso em vídeo-aulas se tiver interesse em saber mais acesse:
    www.aulasdeti.com.br/curso/nagios

  16. #16
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Monitorar rede

    Eita mercado persa.

    Todo mundo querendo puxar a sardinha para o seu lado......rsrsrsrsrs

    Ah lá, NAGIOS grátis :
    The DUDE:
    MRTG:

    Mas EU acredito que para seu caso, 30 máquinas apenas.

    Use alguma coisa FREE

  17. #17
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Monitorar rede

    Citação Postado originalmente por will Ver Post
    Tudo que começa errado, tende a terminar errado! Já usei todos que puderes imaginar...Cacti, Zabbix, Dude, OpenView, Nagios, Centreon, Icinga, ZenOSS, Opmanager...e posso lhe garantir que nenhum me atendeu com tanta facilidade de instalação, facilidade de configuração, suporte e performance quanto o PRTG.
    Concordo que "quase" tudo que é pago é melhor. Somente não acredito que exista uma solução que atenda todos os cenários, pagas ou não.
    Trabalhei numa empresa que mantinha uma redinha pequena (6.000 computadores) e eles começaram com Cacti, trocaram por Nagios, depois foram pra Zenoss e atualmente estão com o Zabbix. Todas tem pontos positivos e negativos. A melhor solução é sempre a que você conhece bem.

  18. #18

    Padrão Re: Monitorar rede

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Concordo que "quase" tudo que é pago é melhor. Somente não acredito que exista uma solução que atenda todos os cenários, pagas ou não.
    Trabalhei numa empresa que mantinha uma redinha pequena (6.000 computadores) e eles começaram com Cacti, trocaram por Nagios, depois foram pra Zenoss e atualmente estão com o Zabbix. Todas tem pontos positivos e negativos. A melhor solução é sempre a que você conhece bem.
    Tem toda a razão Alex! Claro, nem tudo que é pago é melhor. O que eu me refiro é que tem muita gente por aí aversa a pagar qualquer coisa (haja visto a pirataria de software). Eu prefiro pagar (um preço justo) por algo que me atenda 100%. Não estamos falando de sistemas como HP Openview, Tivoli IBM, Unicenter da CA. Esses são sistemas para grandes corporações e custam milhares de dolares. Agora um sistema como o PRTG que qualquer pequena empresa pode pagar deve ser levado em consideração. Principalmente pelo fato da empresa não ficar nas mãos de uma única pessoa.

    Abraço!

  19. #19

    Padrão Re: Monitorar rede

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Pelo amor.... o cara quer monitor 30 computadores, estão propondo sistemas para milhares de ativos de redes...
    O melhor carro é uma Ferrari, vamos todos indicar uma para quem precisa de um carro né?
    Se for pra chutar o balde, usa o Zabbix, testado em redes com dezenas de milhares de devices....
    E ainda é free!

  20. #20

    Padrão Re: Monitorar rede

    Citação Postado originalmente por will Ver Post
    Tem toda a razão Alex! Claro, nem tudo que é pago é melhor. O que eu me refiro é que tem muita gente por aí aversa a pagar qualquer coisa (haja visto a pirataria de software). Eu prefiro pagar (um preço justo) por algo que me atenda 100%. Não estamos falando de sistemas como HP Openview, Tivoli IBM, Unicenter da CA. Esses são sistemas para grandes corporações e custam milhares de dolares. Agora um sistema como o PRTG que qualquer pequena empresa pode pagar deve ser levado em consideração. Principalmente pelo fato da empresa não ficar nas mãos de uma única pessoa.

    Abraço!
    Vc quer dizer que uma solução consagrada Free, é inferior a esta ai? na verdade bro, o que falta no mercado são profissionais de T.I, hoje a moda NEXT. Profissionais são preguiçosos e não são inovadores, usem soluções free, e economizem grana galeara.