+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Pessoal, estou apanhando pra conseguir isso.
    Sou novato em Mikrotik e preciso chegar nessa configuração:
    Receber VLANs em uma porta e configurar outra porta com algumas dessas VLANs saindo.
    Consegui apenas configura portas de acesso (Bridge com a Interface VLAN e porta física) para as VLANs recebidas no trunk (Interfaces VLAN criadas na interface trunk).

    Também gostaria de poder alterar a VLAN nativa de uma porta trunk.

    Agradeço a ajuda!

  2. #2

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Aproveitando o topico do amigo tenho uma pergunta.
    Aqui recebo um link dedicado com um ip /28. Desses ips eu preciso direcionar ele a 3 provedores diferentes. Tenho uma RB no local. O detalhe é que não posso simplesmente direcionar tenho que fazer com que o provedor possa colocar o IP na placa de rede dele do outro lado e funcione. Vi varias formas aqui no forum mas ambos era redirecionamento e isso não funciona pros provedores, para um cliente que tem uma loja monitorada o nat 1:1 funcionou blz mas essa solução não é o que os provedores que atendo querem.

  3. #3

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Consegui uma parte ....
    Criando uma bridge entre as portas físicas que serão trunk e adiciono interfaces VLAN nesta bridge.
    As 2 portas passam a aceitar e transmitir pacotes com TAG nas VLANs criadas.

    Mas como faço pra permitir uma VLAN apenas em uma dessas interfaces?

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    A portas trunk não precisa por em bridge, por exemplo: ether1 e ether2 quer passar todas as vlans, é so criar as interfaces vlan desejadas na ether1 e configurar na ether2 master port da ether1. O desempenho da bridge é muito inferior ao do switch. Para trabalhar com Vlans no Switch é só ir no menu Switch - Vlan.

  5. #5

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    A portas trunk não precisa por em bridge, por exemplo: ether1 e ether2 quer passar todas as vlans, é so criar as interfaces vlan desejadas na ether1 e configurar na ether2 master port da ether1. O desempenho da bridge é muito inferior ao do switch. Para trabalhar com Vlans no Switch é só ir no menu Switch - Vlan.
    hmm.. ok, obrigado
    E como elimino uma determinada VLAN de sair em outra porta trunk?
    E vlan nativa, como configuro na porta?

    obrigado alexrock

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Olá. Então estou simulando o cenário aqui e não funcionou.
    O que faço normalmente no dia a dia é passar as VLANs em trunk (vlan 0 untagged, vlan 10 e vlan 20 tagged, por exemplo) em todos as portas (ether2-ether5).
    Bloqueio ou libero essas VLANs na outra ponta (se for RB subo somente as Vlan que quero na interface que vem o cabo, se for Access Point subo o VirtualAP e ponho o tag da Vlan) funfa na boa.
    Agora trabalhar com trunk numa porta e distribuir essas VLANs "untagged" em portas definidas não deu certo.
    Parece que o ROS 6 tem mais opção de regras com VLANs no switch (http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...res#Rule_Table) tenho uma RB sobrando aqui, vou subir o 6 nela e brincar um pouco com isso.
    Outra forma seria usando um RB250 para distribuir, pois ela é basicamente um Switch gerenciável, custa mais barato que uma RB e permite tudo isso que você precisa.

  7. #7

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    alexrock, MUITO obrigado pela dica! Já solicitei a compra dessa 250. Eu já estava meio desesperado, pensando que meu projeto de alimentação apenas 24v não ia rolar por não conseguir um "switch". Como medida emergencial vou subir com a 250 e enquanto amadureço os conhecimentos de MK, quem sabe mais pra frente consigo fazer o que preciso com a RB750, que entendo era o meu objetivo. Futuramente pretendo migrar a estrutura de VLANs segmentadas para algo em Camada 3 com OSPF integrado ao meu iBGP, além de o modelo com POE out me interessou muito.
    Agradeço muito sua ajuda, obrigado!
    No mais, vou tentando fazer o cenário funcionar na 750.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Se você montar um "arranjo" usando bridges dá pra usar a sua RB, mas o desempenho via ser ridículo...

  9. #9

    Padrão Re: Portas Trunk no Mikrotik RB750

    Não achei fornecedor que possua a 250GS pra comprar, pelo site vi que a série em linha é a 260GS ou GSP, vou tentar essa.

    Pode me dar um exemplo desse arranjo?
    Até agora consegui:
    Colocando todas as portas em slave, todas viram trunk aceitando todas a VLANs. Criar bridge entre uma interface VLAN e uma porta física faz essa VLAN ser vlan nativa da interface.

    Ainda não consegui filtrar VLANs por porta. EX: ether5 aceita encaminnha todas, ether4 só algumas