+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Boa tarde pessoal,

    Preciso de uma ajuda urgente, nos últimos 3 meses tive 15 antenas queimadas por raios, pois moro perto de criciúma, uma região com muitos trovões.

    Lendo alguns tópicos, percebi que fio terra e nobreak não fornecem uma total proteção as antenas.

    Gostaria de saber se alguém têm alguma solução definitiva, que não deixe queimar.

    Obrigado pela atenção e desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    (Queimou antena ou queimou CPE? Antena queimada nunca ví)

    Se tivesse "solução definitiva" os fabricantes já teriam colocado em operação, questão de concorrencia.
    ("Antigamente" a etapa de RF dos cartões queimava, tem muuuuuito EMP8602 e Orinoco com potencia baixa, hoje quase todo cartão suporta descarga de coisa tipo 14KV então isso não existe mais, foi questão de 1 fabricante implantar (Acho que começou nos XR2/5/9) que os concorrentes tiveram que correr atras)

    GERALMENTE o problema de queima de lan ocorre por descarga atmosférica proxima, tipo a 50 ou 100m, que gera um campo magnético forte nas redondezas, esse campo magnético quando atinge qualquer indutor estimula esse indutor a ponto dele transformar o campo eletromagnético em eletricidade, se tem um cabo de rede com pares trançados com 10m expostos em area alta da construção isso será suficiente pra, estimulado pelo campo magnético, produzir uns 100V por alguns milésimos de segundo, tempo suficiente pro trafo/driver da lan queimar.

    Como reduzir a indução?
    (Reduzir, NÃO acabar)

    • - Cabo blindado
    • - Cabo blindado aterrado
    • - Cabo curto (Coloque roteador com digamos 5m de cabo ethernet, e 10m de cabo RGC58, ao invez de 15m de ethernet)
    • - Adaptar centelhador no cabo ou na CPE (Um entre os pinos 1 e 2, outro entr 3 e 6, e outro entre + e -)


    E o que reduz um pouco, mas pode ser testado:

    • - Aterrar o negativo da fonte (Pinos 7 e 8 do RJ45)
    • - Adaptar varistor de 50V no cabo ou na CPE (Um entre os pinos 1 e 2, outro entr 3 e 6, e outro entre + e -)

    (Essa do varistor testei e um dia encontrei a CPE queimada, e os 3 varistores estourados, não houve descarga direta mas ela foi tão proxima que induziu tensão muito alta, porque coloquei varistores de 75V, que precisam algo beeeem acima disso pra estourar (Tipo o dobro), isso em míseros 20m de cabo sobre uma casa de 5m de altura)

    Se usar fonte POE com apenas 2 pinos (Na tomada) e aterrar o cabo de rede, pode usar aterramento simples, tipo 1 aste de 2m (Solo arenoso precisa muuuuuuito mais astes, SC pelo que eu saiba é mais barrento e terra vermelha, que precisam aterramento mais simples).

    Nobreak e estabilizador não tem nem como proteger de indução no cabo de rede... alguns tem varistores (Ultimamente estabilizadores são um engana-trouxa enorme, nenhum tem centelhador e nem mísero filtro LC, só fazem a estabilização LERDA e mal-escalonada de tensão e tem varistor, coisa extremamente inútil, tanto que só no brasil isso é popular, nas partes mais informadas do mundo ninguém é trouxa de comprar isso (Talvez 0,1% do brasileiros precisem disso (Variação lenta na rede por motores ou aparelhos grandes por perto) mas nunca que os 10% que compram precisam mesmo, estão só gerando lixo tecnológico).

    Se é queima de equipamento na sua torre lembra que aterramento pra para-raio de torre é pra... raio direto, e aterramento pra malha de cabo de rede NÃO é pra raio direto (O para-raio e o metal da torre é muito mais interessante pra um raio que um cabinho fino azul...) e sim pra diminuir o campo magnético resultante dos raios proximos, é pra jogar pra terra qualquer DDP entre gnd do cabo e a ferragem da torre. Até pode unir esses aterramentos, mas seria bom unir no chão (No pé da malha de astes) e não no alto da torre.

    No mais, UBNT queima lan aos montes mesmo então pense em outras marcas, e se for na torre estude o uso de fibra pra subir dados, e lá no alto use os cabos de rede curtos e blindados ou evite eles completamente usando soluções tipo RB435 com 4 setoriais 90° + PTP (Talvez apontado pro chão). AQUI a malha de aterramento pra uma torre de 30m é algo como 40 astes de 2m, sai muito mais barato trocar uns CI's de lan todo ano, ou usar fibra, ou usar um PTP chão<>torre via wifi.

    As solução mais barata pra minimizar é usar cabo blindado onde ele ficará exposto ou em local aberto a descargas proximas (Perturbação magnética passa parede, madeira, arvores, só é atenuada por metais, vidro, pedras maciças...).

  3. #3

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Ajudou muito Rubem! Estava lendo agora seu post, nunca tive problemas com descargas, entretanto toda minha rede são RBs com cartões, nunca utilizei Nanos para distribuir sinal. Mas vou implantar algumas medidas de aterramento, já que estamos no sul do Rio Grande do Sul, tem RBs aqui a mais de 4 anos ligadas sem problemas.

    Abraço!

  4. #4

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Respeitando toda a explanação do colega Rubem gostaria agregar algo que deve-se considerar ANTES de qualquer ação .
    A queima do radio acontece na etapa de RF ou na entrada da fonte?. Se for essa ultima o unico que precissa fazer é utilizar estabilizador em TODOS os clientes ou Nobreak em seus AP. Qualquer sobre tensão nao tem como atravesar esses equipamentos (Marca APC ou SMS) eles queimam primeiro. Se for na etapa de RF ai nao tem nada que valga, Unicamente desviar o raio para outro ponto LONGE do radio, isso significa por um para-raios , simples, porem bem aterrado a uma distancia do radio. Se voce aterrar o radio vai usar ele como para-raios e o resultado vai ser exatamento o contrario voce esperava. Enta tem que entender o conceito de para-raios. Ele nao PARA o raio, ele ATRAI o raio.
    Acavei com esses problemas em cidade do interior de Paraná tambem com muita atividade eletrica.

  5. #5

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Se está tendo RB queimada (E não é a lan da RB) então é urgente colocar aterramento, nesses casos cabo blindado não resolve porque o problema não é indução via cabo.

    Veja que umas setoriais unem o GND da RB à torre, tipo L-com, Aquario, Oiw, ou mesmo Betel, mas algumas, tipo Wavelan/Computech isolam o GND do aço da torre, situação que vale a pena testar unir o GND da RB com o aço da torre.

    Mas aí é comum descarga na rede eletrica? Estou no interior, com milhares de Km de rede rural, e isso é raro, é bem comum queimar CPE ou receptor de TV via satelite FORA DA TOMADA, no caso da CPE ao usar cabo blindado resolve, no caso da TV via satelite (Que as vezes queima porta HDMI de TV, já que o GND da TV é unido via HDMI ao GND do receptor, que via malha do cabo é unido ao aço da antena) um aterramento simples/caseiro na antena lá fora resolve (Ao invez de queimar 3x no ano queima a cada 3 anos, não resolve mas melhora). Fora que a maioria dos nobreaks que reparo vem de locais com telhado de zinco/zincaloy, ou com rede grande, e a minoria vem de locais rurais com rede eletrica exposta a raios.

    Em casa uma torre ficou sem aterramento decente (Sai caro), então quem queima todo ano é fonte chaveada, uso de US$ 10 do Ebay justa pra queimar, e ela queima todo ano. Se coloco nobreak AC antes dela quem queima é o nobreak (2 a 4 mosfets de R$ 4 cada, varios diodos ou transistores de R$ 0,20, e varias vezes o micon de R$ 60-80), então sai beeeeeem mais barato gastar US$ 10 por ano com fonte chaveada pra nobreak DC, do que 40 astes de 2m em malha (Sendo que nem tem espaço), ou que reparar nobreak AC estourado. É a teoria do boi-de-piranha (Testei varistor e centelhador pra serem sacrificados, eles queimam/estouram mas outras coisas queimam junto, a fonte ao menos posso colocar no chão em local facil de substituir).

  6. #6

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    amigo,

    tudo o que o pessoal falou ajuda mas não é 100%,

    o q eu vou falar tb não é 100% porém no meu caso resolveu até agora 99,99%,

    coloque paineis solares pois a maioria das variações vem da rua, no meu caso uma repetidora minha só voltou a queimar qd o raio caiu diretamente nela de novo, tem um lugar meu na serra que ja tem 2 anos sem queimar nada, hoje minha rede é 50% painel solar.

  7. #7

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    e detalhe, nao tenho aterramento, para raio, cabo blindado. uso esses cabos baratos

  8. #8
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    Boa tarde pessoal,

    Preciso de uma ajuda urgente, nos últimos 3 meses tive 15 antenas queimadas por raios, pois moro perto de criciúma, uma região com muitos trovões.

    Lendo alguns tópicos, percebi que fio terra e nobreak não fornecem uma total proteção as antenas.

    Gostaria de saber se alguém têm alguma solução definitiva, que não deixe queimar.

    Obrigado pela atenção e desde já agradeço.
    Boa tarde colega!
    Primeiramente o senhor tem que instalar um para-raios (bem colocado e com aterramento bem eficiente )
    Se a solo de onde estão as antenas for mais arenoso, vc deve colocar umas 6 hastes de cobre de 5/8"por 2,40 metros
    Se o solo for mais puro coloque 3 hastes com a mesma especificação de tamanho e diâmetro
    Também coloque um DPS de 45KA na instalação que alimenta os equipamentos das antenas (os DPS devem estar bem aterrados também, duas hastes é o suficiente )
    Já passei por o que vc esta passando e resolvi dessa forma
    Outros colegas falaram que tem que usar cabo blindado e outras coisas, eles estão certos, mas vc tem que dar um atenção muito especial aos para-raios e aos DPS, o aterramento dos equipamentos é muito importante.
    Espero ter ajudado!

  9. #9

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Sobre se isolar da rede AC da rua, se usar transformador (Não auto-transformador) você também fica isolado.

    Existe trafo comercial de DIGAMOS 16V 4A (Alarmes e CFTV usam), ele tem 2 enrolamentos isolados então a saída de 16VAC está 100% isolada da entrada (Pode colocar varistor comercial barato de 20V na saída, se tem medo de alta tensão), com 4A em 16V pode usar controlador de carga e carregar bateria estacionaria de DIGAMOS 18A e alimentar uma RB435 com 4 R52HN sem problemas.

    Se isolar da rede AC da rua não é difícil, só que fonte chaveada, nobreak ou estabilizador não faz isso. Tem um equip. chamado "modulo isolador" que faz isso ( http://www.ibyte.com.br/todos-os-dep...-isolador.html ), é um transformador 1:1, não sou fã do preço e simplicidade deles (Manda enrolar um trafo 1:1 pra ver como é bem mais barato) mas se o problema é descarga da rua isso resolveria.

    (Mas energia solar não deixa de ser uma boa, como precisa bateria pra nobreak de qualquer forma, e RB usa DC, não tem motivo pra preferir AC, painel solar se paga em poucos anos e só traz benefícios)

  10. #10

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre se isolar da rede AC da rua, se usar transformador (Não auto-transformador) você também fica isolado.

    Existe trafo comercial de DIGAMOS 16V 4A (Alarmes e CFTV usam), ele tem 2 enrolamentos isolados então a saída de 16VAC está 100% isolada da entrada (Pode colocar varistor comercial barato de 20V na saída, se tem medo de alta tensão), com 4A em 16V pode usar controlador de carga e carregar bateria estacionaria de DIGAMOS 18A e alimentar uma RB435 com 4 R52HN sem problemas.

    Se isolar da rede AC da rua não é difícil, só que fonte chaveada, nobreak ou estabilizador não faz isso. Tem um equip. chamado "terra virtual" que faz isso, é um transformador 1:1, não sou fã do preço e simplicidade deles (Manda enrolar um trafo 1:1 pra ver como é bem mais barato) mas se o problema é descarga da rua isso resolveria.
    (Mas energia solar não deixa de ser uma boa, como precisa bateria pra nobreak, e RB usa DC, não tem motivo pra preferir AC, painel solar se paga em poucos anos)
    Ruben qual controlador de carga tu recomendaria? Pergunto porque aqui tenho painéis solares com controlador da LEAD, esse controlador tem um problema: ele curto-circuita a entrada da carga quando a bateria atinge sua carga, impossibilitando de colocar uma fonte ou mesmo energia eólica na entrada.
    Jmayer.

  11. #11

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    Ruben qual controlador de carga tu recomendaria? Pergunto porque aqui tenho painéis solares com controlador da LEAD, esse controlador tem um problema: ele curto-circuita a entrada da carga quando a bateria atinge sua carga, impossibilitando de colocar uma fonte ou mesmo energia eólica na entrada.
    Jmayer.
    Hum, achei que só controladores antigos faziam isso. Tenho um Bobier M4 de 1997 que faz isso, curto-circuito na entrada quando a bateria chega nos 14,5V:
    http://www.solarquest.com/products/c...rol/m2asp2.jpg
    (Tinha um verdinho também de 1997 ou 1998 com esse problema, não sei onde está hoje nem marca)

    Fora esse antigo, só usei desses controladores baratos:
    http://www.ebay.com/itm/Solar-Charge...-/301108558633
    Tenho 2 ou 3, agora só estou usando em 12V, em fonte chaveada 18V 3A, e não curto-circuita a fonte, usa PWM pra controlar a carga.

    Mas já usei assim um nesse estilo:
    http://www.ebay.com.au/itm/Upgrade-v...-/261474832280
    Acabou queimando porque usei fonte 24V industrial regulada pro maximo delas no trimpot, algo como 29,5V, não sei se era esse o problema mas durou poucas semanas antes de queimar (Torrou meia duzia de mosfets), ele diz pra usar algo acima de 21 ou 42V, então pra painel pequeno ou aerogerador pequeno não sei se é uma boa (Meus paineis de 65 e 70W só chegam em 21V em aberto, quando o controlador ativa a tensão cai pra 16 a 18V). Enfim, troquei esse mais chique pelo basicão de 10A e está em uso até hoje, mesmo trocando de 24 pra 12V.

    Especial pra aero-gerador tem alguns beeeeem caros:
    http://www.ebay.com/itm/12-V-65-AMP-...-/261494376100
    APARENTEMENTE eles precisam curto pra reduzir a velocidade e não ter excesso de tensão nos enrolamentos (Alternador de carro/moto pode chegar a 200V em aberto!), alguns alternadores de uso agricola nos anos 90 queimavam se não tivessem alguma carga consumindo, então suspeito que o mínimo necessario seria algo tipo:
    http://www.ebay.com/itm/Laderegler-3...-/271242954774

    Não conheço esses aero-geradores comerciais de hoje, mas motivo pra curto-circuitar a entrada até existe (Ou pelo menos colocar uma grande carga no enrolamento, pra frear), só que pra mim que aerogeradores caros teriam freio mecanico (Platinado acionado acima de coisa tipo 800 RPM).

  12. #12
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Alguém tem alguma solução pra relâmpagos, raios, descargas elétricas pra aps ubiquiti?

    Esses protetores, para-raios etc é algo tão inexplicável que fica difícil entender. Trabalho com telefonia rural o que não difere muito; Existe algumas instalações que são tão precárias(rede com 90 volts, emendas mal feitas, cabo com infiltração, antena encostando na árvore) e faz 5 anos nunca queimou, outros com a mesma marca e modelo não pode ver nem uma nuvem rs. Eu aconselho a instalar o para-raio e o aterramento por que a concessionária local(Cemig) envia o neutro para distribuição na propriedade rural, mas por um problema de mau-contacto alguns medidores estão dando choque e também para preservar vidas.
    Em minha casa, eu moro no centro era um tal de queima do roteador que era um saco,era a lan, wan ou wireless e só firmou com Edimax por uns 4 anos e deixo-o como reserva, as por ele descobri que tem um diodo ligado reverso na entrada da fonte e nos pinos 7,8 e 4,6. minha instalação é toda aterrada inclusive o mastro da antena de TV e antena parabólica. Utilizo fusível de ação rápida com 30% a mais d consumo total máximo "fonte flutuador 2A em 220 volts e 3A na linha 12 volts onde alimenta o roteadores, modem e inversor(12 para 24).

  13. #13

    Padrão

    Além dos cabos blindados já citados, um bom aterramento (corretamente dimensionado não somente uma barra cravada ao chão na base do "achômetro") e para raios, instalamos 2 dispositivos em nossas torres que junto com um pouco de sorte nos fizeram passar o verão sem sofrer com nenhuma baixa (somente equipamentos de clientes o que é inevitável).

    Trata-se do DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) e o DR.