+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Olá pessoal!!! Eu já trabalhei em uma empresa com um servidor com windows 2000 server onde os diretores da empresa acessavam os documentos... Pois bem tenho a necessidade de montar um outro novamente, mas não poderei adquirir uma licença. Então qual opção tenho hj em dia. Se alguém puder favor; preciso de orientações. Muito grato ok.

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Linux usando samba

  3. #3

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Como foi dito samba, bem melhor, mas seguro, controle total de compartilhamentos impressão etc.

  4. #4

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Quantos usuários ira acessar amigo ?

  5. #5

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Amigo! Você comentou "não poderei adquirir uma licença". Então não vejo outra alternativa a não ser utilizar Linux+SAMBA esta solução não teria custo com aquisição de lincença e você consegue achar passo a passo aqui no site!

    Já se optar pelo Windows e for deixar o ambiente licenciado lembre-se que além da licença do Sistema você tem que ter as licença Call se for uma empresa que presta consultoria em Informática não teria como pois toda maquina de cliente que for entrar teria que ter uma call de acesso (fica inviável), uma solução seria comprar a licença do Windows 2012 essentials (a versão essentials vem já licenciada com Call para 25 usuários) se passar disso teria que estar adquirindo mais call de acesso (este pacote deve custar uns 3 mil reais).

    Resumindo se não tem R$ para investir use Linux+SAMBA (esta solução é perfeita e tem muito recurso que pode aplicar não perde nada para soluções de Software proprietários)e lembre-se seria legal colocar Auditoria de Diretório, Arquivos pois você vai ter X usuários acessando uma pasta compartilhada e se algum deles deletar algum Arquivo você vai saber quem foi, na mesma máquina pode colocar mais um DISCO e fazer backup (diário, incremental) como exemplo o RSNAPSHOT pois você precisa se planejar também contra desastres pode ser que aconteça algo e precise de um Backup dos dados que estava neste servidor.

    Abraços!

  6. #6

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Concordo plenamente em linux + Samba.
    Uma opção bem viável e "fácil" seria usar o zentyal. Ele praticamente se auto-instala necessitando apenas de manutenção posterior.
    Outra alternativa seria usar um PC com windows 7 Professional já que o mesmo aguenta 20 sessões simultâneas. Claro que não é a mesma coisa mas em redes pequenas se bem configurado não se faz necessário uso de mais nada.

  7. #7

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Usei o Zentyal numa escola realmente bem fácil de configurar e não requer dominar o VIM no modo texto.

    Muito boa dica!

  8. #8

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Claro que buscamos facilidades, mas aconselho ao amigo a estudar e tentar subir domínios na "unha".. só assim aprendemos.
    Zentyal é uma mão na roda, mas não adianta de nada se um dia der pau e não souber resolver.
    @GeovaneRoberto , eu miguei uma rede de 100 maquinas de W2k3 para o Zentyal 3.3
    Apesar de estar quase na versão 3.5, a 3.3 é muito mais estável.

    Ainda não tive a oportunidade de tirar um M$ Exchange, mas pelo meus testes em bancada o Zentyal da show também.

  9. #9

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Nem me fale! Semana passada tive que migrar um Exchange 2003 para o 2012.

    Então acho que o correto é sempre fazer os dois um no braço outro modo Wizard..rs pois quando parar no mínimo você tem uma noção de como funciona!

    Desculpe a ignorância não entendi o que você quis dizer em substituir o M$ Exchange pelo Zentyal. Ele faz a função de email (Já vem com alguma configuração fácil Postfix?)?

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    Claro que buscamos facilidades, mas aconselho ao amigo a estudar e tentar subir domínios na "unha".. só assim aprendemos.
    Zentyal é uma mão na roda, mas não adianta de nada se um dia der pau e não souber resolver.
    @GeovaneRoberto , eu miguei uma rede de 100 maquinas de W2k3 para o Zentyal 3.3
    Apesar de estar quase na versão 3.5, a 3.3 é muito mais estável.

    Ainda não tive a oportunidade de tirar um M$ Exchange, mas pelo meus testes em bancada o Zentyal da show também.

  10. #10

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Sim.. o Zentyal consegue substituir o exchange em todos os aspectos... inclusive na hora de configurar o outlook automaticamente em rede.
    Alem de migrar as mailbox de forma facil e rapida para o zentyal... eh muito bom.

  11. #11

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    Eu usei ele apenas como Proxy, vou fazer este teste hoje mesmo!

    Obrigado pela dica!

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    Sim.. o Zentyal consegue substituir o exchange em todos os aspectos... inclusive na hora de configurar o outlook automaticamente em rede.
    Alem de migrar as mailbox de forma facil e rapida para o zentyal... eh muito bom.

  12. #12
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    uma outra opção para servidor de arquivos é o freenas

  13. #13

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    free nas bfw entre outros show muito recursos e melhor livre

  14. #14

    Padrão Re: Quais opções hj para montar um servidor de arquivos em plataforma windows

    FreeNAS é uma boa opção. Para os mais hardcores FreeBSD puro.