+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Pessoal,

    Gostaria de pedir a ajuda de vocês para um problema que está ocorrendo em minha rede.
    Seguinte: De uns dias pra cá notei que a taxa de upload do meu link dedicado estava topando (30mb), e ao mesmo tempo clientes ligando pra gente reclamando que quando acessavam o google ele pedia um captcha e as vezes não saia de lá (como se o server estivesse fazendo várias requisições ao site do google). Mesmo com todos os clientes desconectados do servidor a taxa ainda continuava nas alturas. Procurei uns amigos e eles disseram que poderia ser vírus. Como não entendo muito de mikrotik, gostaria de saber de vocês poderia me dar uma luz de como resolver esse problema.

    Grato pela colaboração,

    Ronaldo Valério

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    coloca ai pra ver se melhora...

    /ip firewall filter
    add action=drop chain=input comment="Bloqueo DNS cache externo" dst-port=53 in-interface=seuipvalido protocol=udp

    fonte:https://under-linux.org/showthread.php?t=171609
    era só pesquisar aqui mesmo no forum...fiz isso pra ti...

    boa leitura...
    https://under-linux.org/busca.php?q=...512j1705206j11

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Resolver o problema meu amigo ?? aqui estou com o mesmo problema , alguem tem alguma solução ?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Normalmente isso acontece quando eles detectam alguma anormalidade no tráfego, tipo muitas pessoas conectadas a suas contas utilizando o mesmo IP.

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Você usa webproxy do Mikrotik? Pode ser também que ele está sendo usando como proxy aberto pela Internet...

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Isso acontece como disseram porque usamos nat e daí todas as consultas chegam lá no Google com o mesmo IP.
    é só orientar ao cliente que coloque as letras de confirmação e mandar ver. Alegamos que isso é uma proteção que o Google usa e não deixa de ser verdade.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Isso acontece como disseram porque usamos nat e daí todas as consultas chegam lá no Google com o mesmo IP.
    é só orientar ao cliente que coloque as letras de confirmação e mandar ver. Alegamos que isso é uma proteção que o Google usa e não deixa de ser verdade.
    E não existe outra forma de resolver a não ser os clientes colocando as letras?
    Chato isso não é.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto


  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Esta explicação deles tem fundamento mas não é a única causa.

    Veja que no item 2 das soluções eles transferem o problema para os provedores...

    Ainda fico com o motivo de usarmos Nat. Em 200 clientes online, se 3 ou 4 resolverem ao mesmo tempo consultarem o Google, já está aí uma caracterização deles como se fosse um robot.
    Nem precisa fazer uma consulta no Google. Me parece que basta que o navegador esteja configurado para abrir a página do Google automaticamente. E neste caso nenhuma pesquisa ainda foi iniciada. Vou cuidar para confirmar se é isso mesmo ou só na pesquisa.

    Não estamos livres de um robot estar instalado nos clientes.

    No caso de ser um robot o que deveríamos esperar no tráfego de nosso link? Clientes estrangulando nosso link. E o captcha apareceria permanentemente. Mas aqui tem aparecido esporadicamente. Ontem apareceu uma vez na minha máquina. Mas fazia mais de semana que não aparecia.
    Mas vamos ficar de olho... não descarto esta possibilidade.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ronaldoipm Ver Post
    Pessoal,

    Gostaria de pedir a ajuda de vocês para um problema que está ocorrendo em minha rede.
    Seguinte: De uns dias pra cá notei que a taxa de upload do meu link dedicado estava topando (30mb), e ao mesmo tempo clientes ligando pra gente reclamando que quando acessavam o google ele pedia um captcha e as vezes não saia de lá (como se o server estivesse fazendo várias requisições ao site do google). Mesmo com todos os clientes desconectados do servidor a taxa ainda continuava nas alturas. Procurei uns amigos e eles disseram que poderia ser vírus. Como não entendo muito de mikrotik, gostaria de saber de vocês poderia me dar uma luz de como resolver esse problema.

    Grato pela colaboração,

    Ronaldo Valério
    eu tive o mesmo problema com todos os meus clientes, minha soluçao foi entrar em contato com a operadora que me fornecia o link
    eles me informarão que meu ip estava na black list, eles mesmo fizeram a limpeza
    não custa verificar seu ip na black list

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Pessoal, depois de muito quebrar a cabeça, um amigo me deu uma luz, ele mandou que eu excluísse o cache do dns no meu MK, deixasse o server desligado por alguns minutos e depois ligasse novamente. Funcionou. O que ele me passou era que provavelmente havia vírus em algum pc da rede e sugeriu que eu colocasse SW vlan em toda rede.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Pessoal

    Vou precisar ressucitar o tópico, pois o problema voltou novamente e agora pior. Após "aparentemente" ter resolvido o problema com expliquei acima, de uma semana pra ele o google voltou a pedir captcha para todos nossos clientes e hoje ficou pior, as buscas que fazemos pelo google não funcionam, ele simplemente não mostra resultados. Acredito que seja vírus no PC de algum cliente na rede que está fazendo essas requisições ao google.
    Gostaria de saber se existe algum software onde eu possa escanear a rede e achar esse vírus, ou se existe alguma regra "funcional" que impeça que essas requisições cheguem até o servidor. Eu já inseri todas as regras que citaram acima, mas nenhuma delas funcionou comigo.

    Desde já, agradeço a ajuda de vocês.

    Ronaldo

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Faça um teste: crie uma regra que gere log do IP de clientes que abram mais de 50 conexões simultâneas. Pode ser que te ajude a identificar qual cliente está com problemas.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik - Google pedindo pede Captcha para clientes e tx UP muito alto

    Perdão pela ignorância Alexrock mas como faço para criar essa regra?