Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio bom para trabalhar em 2.4

    Tudo bem amigos ?
    Hoje tenho 6 torres todas com antenas de 12 dbi da pro eletronick e radio da smartlan, ja trabalho com eles a um tempo, pela minha experiencia são relativamente bons, não dão problema, mas parece que com o tempo eles perdem a capacidade de transferir arquivos do mesmo modo quando estavam novos, sempre depois de 1 ano começa ter problemas de lentidão em clientes que estão instalados a um bom tempo e sem problema, bom a minha pergunta e se alguém tem dica de algum radio bom para se trabalhar em 2.4 de um preço acessivel ?

  2. #2

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    TP-Link TL-WA5210G, tenho em clientes a mais de 3 anos sem nem ir na casa dele pra nada, é um tanque de guerra.

  3. #3

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Concordo com o que o amigo Netuno falou e acrescento: outro tanque de guerra é a cpe da OIW modelo OIW-2415CPEN-HP. A vantagem dela é poder modificar o ângulo, como uma antena de grade, facilitando o alinhamento.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Dá uma olhada no estado interno desses Smartlan, faço comodato e entre as trocas dou uma revisada, já peguei alguns com capacitores estufando (Coisa que depende de calor, não de marca. Já ví quase toda marca com problema do tipo), fora fontes com ripple (Devido ao capacitor de saída da fonte, ou alteração de resistencia interna do diodo rapido, talvez do opto-acoplador, mas enfim, trocando a fonte tudo normaliza).

    A geração mais recente da Intelbras está resistente, mas opte por modelos com suporte a N mesmo que use B ou G, indica hardware com um pouco a mais de poder de processamento.

  5. #5

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Pelo que entendi ele quer trocar o radio da torre dele não dos clientes.

    Se voce quer trocar da torre, vai de RB + Cartao

    Se voce quer trocas dos clientes pode usar 5460ap

  6. #6

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Torre com roteador domestico?
    É tipo chamar carriola de automovel só porque tem "carro" no nome.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         30bfc1e39d18f59283083d6806a81d4f.JPG
Visualizações:	211
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	52324

    Não dá pra recomendar nenhum roteador domestico pra usar em "torre", nem os "Krazer" de 1000mW. Olha o preço de Omnitik, passa um pouco o preço de roteador domestico + omni barata, e tem menor ganho (E isso engana os leigos, que acham que omni de 25dB seria perfeito), mas o gerenciamento, sensibilidade e potencia de RF, e estabilidade, dão alcance maior e permitem mais clientes simultaneos (Fora que maior sensibilidade e maior estabilidade com sinal baixo permite qualidade de conexão melhor pro usuario).

    No mínimo coloca uma RB Groove nessas omni.

  7. #7

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    fiquei meio confuso tambem... acho que ele se refere a torre!

  8. #8
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Vai depender do que você realmente vai querer. Também a distancia de cada cliente e como está a sua topologia física e lógica da rede.

    Custo x benefício

    Ubiquiti Bullet2 11 B/g 100mw 2.4ghz
    valor aproximado R$ 199,00


    Nanostation M2
    Valor aproximado R$ 280,00


    APC 2m-14 Intelbras
    Valor aproximado R$ 400,00


    APC 2m-90 Intelbras
    Valor Aproximado R$ 1.000,00


    Mikrotik Routerboard Rb433AH
    Valor aproximado R$ 400,00


    Lembre-se: tudo depende do seu ambiente para operar em 2.4 Ghz ou 5.8 Ghz. Temperatura, Variáveis de interferência, Amplitude e poluição dos canais. Aconselho a realizar um análise e uma pesquisa.


    Atenciosamente,

  9. #9

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Estava falando de clientes, Mas minhas torre Estão montadas da seguinte maneira, Antena setorial vertical da pro eletronick 12 DBi, Roteador SmartLan 200Mw e 400 pelo software, sistema de refrigeração e isso, estou querendo integrar nela um servidor proxy, pois iria economizar muita banda, em cada torre tenho cerca de 30 clientes de 1 MB a 600 kbps.

  10. #10

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Embora não fui claro em minha pergunta, estava perguntando sobre radio bom e barato para clientes na faixa de ate 160 Reais.

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    @Arthur Bernardes ta complicado temos que conversar com o @Marcus, pois o under tem um vasto conteúdo sobre isto ha onde se o usuário fizesse uma pesquisa ela já tinha a resposta para suas duvidas

  12. #12

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Dependendo da origem você compra até NS Loco por menos de R$ 160, fora outras CPE's razoaveis.

    Os bons modelos da Aquario e Intelbras (Pra sugerir aparelho encontravel no brasil independente de importação sazonal) tipo um Intelbras WRN240 ou o Aquario APR2410, são conseguíveis em distribuidores por no maximo R$ 100, e não adianta esse papinho leigo "Mas eles tem 100mW, enquanto um (Digamos) Krazer tem 400mW via software". Esse negocio de X potencia real e 4x via software não tem mais efeito prático em bandas grandes hoje, nos velhos gagás RTL8186 fazia alguma diferença (Mas faz um PTP com 2 desse pra ver se consegue 5 ou 6Mbps! Enquanto bons hardwares de 63 ou 75mW tipo Linksys ou UBNT conseguem 15 ou 20Mbps no mesmo local) mas nos chipsets N atuais não é questão de potencia, esses radinhos domesticos hoje são uma piada frente aos modelos 802.11N atuais, então não é que seus Smartlan da torre estão "ficando ruins pela idade", se tivesse guardado um na caixa e configurasse hoje teria o mesmo desempenho ruim, no tempo deles (2009) talvez 500Kbps fosse muita coisa, mas hoje 1Mbps não dá pra nada, o tempo de uso de cada cliente subiu muito (Taxa de ocupação do canais, portanto também), radio DOMESTICO em torre é pra coisa pouca tipo 300 a 600Kbps, omni comum idem, pra banda grande precisa hardware melhor.

    Então... caprichar no cliente com digamos WRN342, com 2 antenas, não adianta, a etapa de RF está preparada pra 2x2 mas usa-la em apenas 1x1 não trará benefício nenhum, vai apenas arrancar mais dinheiro do usuario que poderia ter comprado um WRN240 pra ter o mesmo troughput casa<>torre. Vai ter que caprichar mais nas torres, rotedor domestico é pra... casa... torre devia ter roteador profissional (Nem Linksys soho dá pra recomendar, ambiente soho tem outras demandas).

    Sobre as CPE's de alto ganho e potencia, tipo GTS com antena de 20dB, com RTL8186 dos famosos "400mW via software", o desempenho é PIOR que uma EOC5610 com 100mW de potencia e anteninha de 4dB, a etapa de RF diz MUITO MAIS sobre a qualidade e estabilidade da conexão que sua potencia ou o ganho da antena. Ignore potencias e ganhos das antenas e TESTE hardware UBNT ou MK nalgum cliente, ou WOG212 / TPLink WA5210, CPE-2420... não caia na roubada de apostar em coisa tipo CPE Oiw 2415HP porque o HP é de 400mW (Maldito RTL8186), o desempenho dela é ridículo perto de um NS Loco que tem metade do ganho na antena.

    Se quer aproveitar antenas de grade, roteadores recente de 20dB (100mW) com RTL8196 são varios, é só procurar os com suporte a 802.11N, citei o WRN240 e o APR2410 porque são os mais baratos, mas não quer dizer que são a melhor opção, são só os mais baratos com um mínimo de decencia. Mas comprar roteador 2x2 ou 3x3 pra usar em cliente não dá lucro nenhum, a MAIORIA deles tem etapa de RF PIOR que os 1x1 levemente mais baratos, porque precisam fazer mimo com a mesma capacidade de processamento então a sensibilidade e estabilidade a 1x1 tende a ser pior, mas mesmo assim ainda se saem bem melhor que os velhos roteadores B/G com chipsets de 12 anos atras (O RTL8186 é de 2002 pelo que lembro), mesmo que use B ou G em antenas de grade velha os hardwares 802.11N recentes estão ótimos, só não dá pra confiar em produto domestico pra quebrar-galho pra acessar internet em tablet ou notebook infectado com baidu/hao123/avast/iminent tipo Dlink, Encore, Pacific, Multilaser... esses deviam ter outra nomeclatura, abaixo de "domestico".

    Em 2014 comprar roteador que não suporte N pra MIM é uma piada, seria como comprar um Ford T 1929 0Km hoje. Praticamente todos os bons roteadores com suporte a N recentes estão 10x mais estaveis que os velhos "100mW via hardware, 400mW via software" (Falo dos recentes 802.11N Smartlan, Elsys, Aquario, Linksys, Asus, Intelbras, TP-Link, Netgear). se quer preço ainda menor, opte por Gothan ou Link One, da Americanas e Unicoba respectivamente, mas produtos Multilaser, Dlink, Pacific, ou os TPLink de R$ 60, obviamente NUNCA vão te dar desempenho similar a um Asus de R$ 140.

    Marcas como Asus, Linksys, Netgear, focam mais no mercado soho (Small-office home-office), o perfil desse cliente é completamente diferente do cliente de provedor via radio, quem FOCA em cliente de prov. via radio ultimamente é Aquario e Intelbras. Os Smartlan e os TPLink recentes estão estáveis, mas em materia de potencia e sensibilidade pra uso externo (Em grade, ptmp de digamos 2Km) estão péssimos comparados aos Aquario e Intelbras recentes.

    (Muito foco na palavra "recentes", a Intelbras fez muuuuuuito lixo no passado (Clones problemáticos de TPlink barato), os Aquario antigos eram caríssimos e comuns, mas os modelos a venda HOJE (Exceto estoques velhos) são muito bons)

  13. #13

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Compre nano station da intelbras ou ubiquiti....

  14. #14

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    https://under-linux.org/customavatar...ar25077_14.gifBruno
    https://under-linux.org/images/statu...er-offline.png

    camarada, caso não queira responder o tópico não e necessário, e outra tópico de 2 anos atras não se aplica a minha pergunta, porque esse tipo de conteúdo sempre tem de estar atualizado, ex antes x marca era boa, hoje não esta com nada.

  15. #15
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Pra falar a verdade,

    Tópicos fechados vão ficar fechados... não queremos abrir tópicos antigos esta é uma discussão bem antiga inclusive.

    O que pode ser feito é responder o tópico novo com referencia ao tópico antigo pq ele não será reaberto.

  16. #16
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Apenas para adicionar, algo que era bom no passado não quer dizer que seja bom hoje afinal temos tópicos de 14 anos atrás que hoje em dia não são mais validos...

  17. #17
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Pronto tópico fixo depois lembrem de apagar os posts não relacionados neste tópico

  18. #18

    Padrão Duvidas estou montando um provedor

    Boa noite, estou com umas duvidas estou montando um provedor de internet e estou querendo usa os seguintes equipamentos para controlar toda a minha rede de um so lugar
    TENHO QUE DISTRIBUIR EM 2 LOCAIS A 14KM DE DISTANCIA E CONTROLAR DE UM SO LUGAR fazendo um ponto a ponto e distribuindo.



    01 RB 450G
    02 Adaptador wireless routerborad goover a 52hpn 2Ghz / 5Ghz
    02 Nanobridge M5 Nb-5g 25dbi 5.8ghz
    02 Antena Omni Dotwarp 25dbi Dual Frequence 2.4/5.8ghz

    me passem alguma sugestão sobre esse meu projeto

  19. #19
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Ele já acreditou que existe omni de dupla faixa de frequência...

  20. #20

    Padrão Re: Radio bom para trabalhar em 2.4

    Onde vc comprou essa omnni de 25 Dbi dual Frequence?

    Pelo que já li as melhores omnni são as de 12 Dbi pelo ânglo de abertura na vertical, mais essas de 25 Dbi nunca vi.