+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 dbi?

    Pessoal sou novo em wireles, gostaria da opinião de vocês, tem um amigo meu querendo pegar sinal do meu bairro, ele tá á 2.1 km com pouca visada, tenho uma rb 133 e um cartão r52 com uma ominni de 15 dbi da aquários a 10 mtrs do chão, ficaria bom colocar uma antena de grade aquários de 23 dbi?

    Vls.

  2. #2

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    "Bom" não sei, mas funcionar funciona. Claro que tem que ver a zona de fresnel, e possíveis reflexos em vegetação umida, telhados de zinco, mas funcionar funciona e nas melhores condições pode conseguir troughput tipo 3Mbps.

    Sem visada não dá, e sem algo tipo 50 ou 60% da zona de fresnel livre mal deve conseguir coisa tipo 700Kbps.

  3. #3

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Ok, de uma olhada no print, e olhe como é o terreno, eu acho que passa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link_Client.jpg
Visualizações:	132
Tamanho: 	724,3 KB
ID:      	52263 não tem muita obstrução, pois tem um terreno aberto no meio de nóis e pouca construção no caminho.

  4. #4

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Pra ter certeza nessa distancia é mais facil subir no local e ver se encherga a torre, com binoculo barato (O meu é tipo luneta, custou US$ 8 na dx.com e em 2Km dá pra ver bem). No papel (Mapas de relevo, google maps, etc) não aparecem construções e arvores, e arvore de 20m é facil ter. Arvores ou qualquer vegetação armazena umidade nas folhas, a penetrabilidade por elas é baixa, de forma que um pé de manga resulta no mesmo empecilho que uma construção de 5m de largura, o nível de sinal reflete ora num ponto ora noutro (As vezes nas folhas) e varia muito, em roteador domestico a atualização do nível de sinal é lerda então parece ter sinal bom (Digamos -55dB), mas em MK o CCQ informado é baixíssimo (Digamos 35% em modo B!) e em UBNT idem, mostra banda passante de digamos 100Kbps onde devia ter 11M, tudo porque o nível de sinal real é baixo ou é instavel, se tiver MK nos 2 pontos (Pelo menos pra testar) isso ficaria claro, o sinal variaria muito (-55 a -75dB a cada segundo).

    Lembra também que aí existe um declive, de 820 pra 805m, 15m de declive em 2000m teoricamente está dentro dos 8° de abertura vertical das omni, mas se tiver visada limpa e o sinal ficar muito baixo talvez você tenha uma omni de 3 ou 4°, então teria que inclinar ela 1 ou 2° pro lado desse cliente (Se não atrapalhar os outros). Essa é a vantagem de setorial, se inclinar uma as outras não são afetadas (Fora que o angulo delas é maior).

  5. #5

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Ok, vlw, vou fazer o teste e posto aqui o resultado.muito obrigado pela sua atenção.

  6. #6

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    o cartão esta operando em qual frequencia!? esse informação era importe para acharmos o melhor equipamento para você fazer isso!

  7. #7

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    2.4 Ghz, na banda B canal 10.

  8. #8

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    tem um provedor á uns 300 mtrs, ele usa a banda G por isso optei pela B.

  9. #9

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Pessoal meu 1° teste, Resultado: Pego o sinal mais não conecta.

    Pergunta: Será que é o tal de Fresnel, batendo nas árvores?

    Tenho visada com uma árvore no caminho, más da pra ver a antena.

    Testei com uma de 17Dbi.

    Agora irei testar com uma de 23Dbi.

  10. #10

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Uma o que de 17 e 23dB? Se for omni desse ganho, esquece.

    Mas quais os níveis de sinal? Se tiver digamos -80dB torre>cliente não adianta colocar antena de disco de 32dB, teria que aumentar a altura dessa omni, porque com certeza em 2100m devia ter sinal mais alto.

    Se tem sinal digamos -65dB e não conecta, se colocar MK ou UBNT nos 2 lados irá conectar, eles aturam muito mais variação no sinal e operam com sinal mais baixo (Mas obviamente pra uma conexão decente precisa SNR tipo 20dB).

    Onde falta zona de fresnel é que se vê as deficiências da omni e dos hardwares domesticos, o R52 não é domestico mas o R52HN tem alcance melhor mesmo operando só em 100mW, é uma etapa de RF melhor.

    Veja pelo seguinte lado, você está operando em 11M, situação que o R52 tem potencia alta e a sensibilidade bem alta (Acho que -90), 12dB de ganho na antena já é um bom ganho (Metade do mundo usa setorial de 12 a 14dB e é feliz), então a zona de fresnel parcialmente obstruída está atrapalhando. O ruim é que nessa distancia grande não adianta aumentar de 10 pra 13m as antenas, teria que usar hardware mais sensível, tipo MK no cliente.

    (As CPE's da Aquario com grade tem RTL8186 né? A sensibilidade disso em 11M deve estar na casa dos -72, ao subir pra um MK ou UBNT qualquer, com sensibilidade em 11M de -85 a -90, teria SNR 13 a 18dB maior, já é suficiente pra troughput tipo 500 ou 600Kbps. UBNT de antena pequena tipo NS Loco não dá, teria que ser Airgrid M2 ou algo assim)

    5GHz nessa hora tem a vantagem de ter zona de fresnel menor (Maior a frequencia, menor a zona de fresnel), mas tem penetrabilidade menor (Maior a frequencia menor a penetrabilidade, onde antena 2,4 12dB serve ia precisar uma 5GHz 17dB pra ter troughput similar), então 5GHz talvez nem resolveria seu problema com essa zona de fresnel tão obstruída e com hardware barato no cliente (Alias, tem gente que fala maravilhas de 5GHz porque só usa hardware sensível tipo MK ou UBNT, quero ver ser feliz em 5GHz com cliente sem zona de fresnel total a 2Km com hardware Krazer, Engenius, Kodama, Multilaser, Aquario... que é o hardware domestico que se usa em 2,4GHz)

  11. #11

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    17 e 23 dbi sao as antenas de grade da aquarios, que estou testando no cliente.

    Mas qual seria sua sugestão??

    Meu interesse neste cliente é que poderia colocar um ponto de acesso nele, pois de lá tenho visada para vários setores que de onde estou não tenho, pelo que você viu lá é bem mais alto.

  12. #12

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Pra fazer um novo POP seria bom fazer um PTP então, 2 Airgrid M5 23dB vão se sair bem.
    PTMP com omni tem comportamento beeeeem diferente de PTP com antenas direcionais.

    Se tiver uma RB com cartão por aí testa MK nesse cliente.

    Mas antena de menos de 20dB em 2,4GHz geralmente conecta em omni a no maximo 1500m, CPE barata idem, tipo Elsys, TPlink, Oiw, GTS, com zona de fresnel parcialmente obstruída mal dá pra usar a 1000m. CPE Aquario é um roteador domestico na ponta de uma antena de grade, não é um hardware excelente, é um hardware comum facil de montar e é bem usado pela facilidade de montar e baixo custo, não pelo desempenho, em alcance e troughput não tem nada de mais. Pra essa distancia com zona de fresnel comprometida um Intelbras WIN240 com antena de grade de 24dB talvez seria a opção mais em conta, ou MK numa grade de 21-24dB, ou ainda Airgrid M2 20dB. Mas lembra, antena de grade avulsa não é o problema, as CPE's ficaram populares pela facilidade de instalar, não pela qualidade da conexão, CPÈ com antena patch tipo NS ou WOG212 as vezes lida melhor em locais com reflexos não pela antena, mas por ter etapa de RF melhor, se colocar uma etapa de RF dessa numa antena de grade terá conexão excelente (Limitado pela falta de qualidade da omni)

    PTP em 5GHz com zona de fresnel parcial é muuuuuito mais facil ficar estável (Com 2 boas antenas 5GHz, claro, nada de Aquario domestico) do que PTMP com omni.

  13. #13

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Tô com o Rubem.
    E ainda mais, escolhe sempre um rádio com chipset Atheros.
    O Realtek foi bom enquanto durou. Mas hoje a exigência é maior e daí o atheros se destaca.
    Em 2.4 tem pouca coisa com atheros. Tp-link 5em modelo com atheros. Outro que tem é o D-link série 300 e 600. Além dos Ubiquiti.
    Alguns destes dá para mudar o firmware. Nunca fui muito de mudar mas estes vale a pena pois podem mudar para o dd-wrt, um baita firmware.

    Não te ilude com banda B ou G. Isto não tem a ver com a frequência. São formas de modulação mas utilizam a mesma frequência do canal. Assim que se um estiver em B e o outro provedor em G mas no mesmo canal, a encrenca vai ser a mesma.

    Agora, se for fazer em 5.8 e a visada estiver comprometida, esquece. 5.8 é muito exigente com respeito a visada.

  14. #14

    Padrão Re: Cliente a 2.1 km, tenho uma ominni de 15 dbi, 10 mtrs do chão, fica legal grade aquario de 23 db

    Decidi ir atrás de uma torre, estou providenciando uma de 18 mtrs, eu acho que agora eu consigo melhorar o meu ponto de visada, sem nenhuma obstrução, continuarei com a ominni, mas estarei colocando paineis setoriais, e em relação ao meu amigo, vou adotar seu conselho, vou providenciar duas (2) Airgrid M5 23dB.

    Obrigado rubem e 1929, pela atenção. estarei sem a disposição de vocês.