Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    RTL8186 tinha duzias de firmwares avulsos web a fora, tipo o PAGO da APRouter que era famoso, o 8196 precisaria algo assim mas não tem muita coisa
    8186 é que tem mais opções de firmware (Afinal tem 12 anos de idade), 8196 tem varios firmwares fechados de fabricantes, eles variam bastante, mas não dá pra usar qualquer um em qualquer roteador (Com 8186 era mais facil).

    (Broadcom e Atheros tem em varios fabricantes, mas com firmware muito parecidos, por isso digo que é o "mesmo" firmware, só muda cor de fundo e logo. Firmware de 8196 em Intelbras lembra o da Smartlan, mas é diferente nos C3Tech e Gothan (Não lembro que modelos deles, tenho placas pifadas por raio aqui mas sem a embalagem))

  2. #22

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    O chipset do Gothan é esse RTL8186?

    Esse firmware da Wireless AP PRO é bem interessante.
    Porém todos firmwares que encontro são pagos. Será que ninguém desenvolveu algum gratuito e que preste para o RTL8186?

  3. #23

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    8186 é porcaria VELHA, só tem B e G, só está presente em carroça velha, só estoque VELHO tem ele. Qualquer roteador recente (Com suporte a N) não tem mais 8186. N é com 8196.

    Um Gothan tem 8196, não lembro qual (Deve ser o GWR100).

    A Krazer / AllEarth tinha um Wisp OS pros 8186, procura no forum por Wispos que vai achar alguns hospedados.
    Tenho alguns aqui mas está tudo bagunçado, não tenho anotado qual firmware serve em que, geralmente uso a ferramente de trocar de firmware da Krazer e testo, até o firmware do Engenius ESR1221 pode ser usado nalguns.

    Pra APRouter tem uns geradores de licença PIRATA, nem sei como a APRouter não faliu com tanta pirataria no brasil, até roteador ou PCBA de distribuidor já recebi e por email do "distribuidor" veio gerador pra "ativar os roteadores".

    Wisp OS da KRazer é gratuíto, a princípio serve em qualquer PCBA ou roteador similar aos krazer/kodama, duzias de "marcas" nacionais usaram projeto similar que aceita Wis OS, acho ele similar em eficiencia que o APRouter, porém gratis.

  4. #24

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra APRouter tem uns geradores de licença PIRATA, nem sei como a APRouter não faliu com tanta pirataria no brasil, até roteador ou PCBA de distribuidor já recebi e por email do "distribuidor" veio gerador pra "ativar os roteadores".
    Pena que esses geradores só funcionam até a versão 7 do APRouter e 5 do WAP PRO, hahaha. Na versão 9.4 do firmware da APRouter tem uma variação para RTL8196.

    Não achei esse WISP OS em lugar nenhum.

    Andando sem rumo pelo YouTube, achei um vídeo do Allan Caldas onde ele expõe um problema de passagem de rotas do OSPF. O video é esse:
    Ele apresenta a solução que é ter o WDS ativado nos APs Rocket que faziam PTP entre os Mikrotiks.
    Logo mais nos comentários, vi pessoas dizendo que o problema era porque somente com o WDS ocorre o repasse de MACs por causa de umas coisas de multicast lá, proxy-arp e sei lá mais o quê.

    Então a questão é: se eu quiser usar OSPF na minha RB usando esses roteadores citados aqui no tópico (WIN 240, Gothan) funcionando como bridge, eu vou ter esse problema na divulgação de rotas?

  5. #25

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Só guardei uma versão dos Wispos, usava em todo roteador ou PCBA Krazer, Abocom, Kodama, só que não é universal, coisas tipo Engenius ESR1221 não o aceitam:
    http://depositfiles.org/files/2s6vjgiby

    Ativar WDS em MK, mesmo que não use cliente WDS, é quase regra, acho que "todo mundo" já faz isso (Acho que o default é ativo).

  6. #26

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Rubens, porque é quase regra a ativação do WDS nas RBs? Eu não ativo a não ser que seja realmente fazer o wds.
    Tem alguma vantagem? Ou está se referindo só ao caso de usar OSPF?

  7. #27

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só guardei uma versão dos Wispos, usava em todo roteador ou PCBA Krazer, Abocom, Kodama, só que não é universal, coisas tipo Engenius ESR1221 não o aceitam:
    http://depositfiles.org/files/2s6vjgiby
    Valeu.

    Ah, o pessoal da Gothan respondeu meu e-mail e me mandou detalhes dos roteadores deles:

    GWR-100
    - Chipset/Processador = Realtek 8196E
    - Memória RAM = 16M
    - Armazenamento interno = 2M
    - Potência do rádio = 100 mW

    GWR-101
    ​- Chipset/Processador = Realtek 8196C
    - Memória RAM = 16M
    - Armazenamento interno = 2M
    - Potência do rádio = 100 mW

    GWR-110
    - Chipset/Processador = Realtek 8196C
    - Memória RAM = 128M
    - Armazenamento interno = 16M
    - Potência do rádio = 17 dBm

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ativar WDS em MK, mesmo que não use cliente WDS, é quase regra, acho que "todo mundo" já faz isso (Acho que o default é ativo).
    É, no Mikrotik dá pra ativar, mas e nesses roteadores domésticos? No caso aqui, eu vou usar o WIN 240 como cliente bridge para conectar em um segundo provedor e vou ligá-lo por cabo na RB.

    Supondo que por alguma razão eu tivesse que fazer divulgação por OSPF de alguma rota minha aqui para esse provedor, eu conseguiria usando esse roteador ou teria esse mesmo problema de WDS do vídeo? Esses modos de cliente bridge de roteadores domésticos tem essa função WDS ativa?
    Última edição por TsouzaR; 16-06-2014 às 23:40.

  8. #28

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Digo que é quase regra ativa WDS porque parece que a maioria ativa quando em bridge, sem usar efetivamente WDS.
    Acho que é pela facilidade de criar bridge com WDS, não sei de nenhuma vantagem com OSPF.
    Também não sei porque tanta gente optar por wds bridge ao invez de bridge, mas é bem comum ver print screen, video ou tutorial com esse uso (Não quero dizer que é uma boa opção, só quero dizer que bridge com wds, ou roteamento com wds, são bem usados (Com ou sem motivos) e ninguém tem problemas por isso, então o fato de "ter que" ativar wds não é um problema).

    OSPF em roteador domestico deve ser mamão com açucar pra eles hoje, é protocolo antigo, qualquer roteador mesmo com 15 anos tem que suportar isso. A area útil do pacote pode diminuir (Por cabeçalho maior ou menor) mas isso só muda um pouco do troughput total do roteador, teria que ser uma rede muito grande pra o modo de roteamento ser um problema, teria outros gargalos (Capacidade de processamento, area útil perdida por encriptação em cabeçalho, essas coisas).


    ===================
    Nossa... o GWR-110 é tudo isso de ram? Tá certo que achei ele "poderoso" pro preço, mas acho que essas especificações são do GWR-301, de R$ 190, ou de outra coisa com 2 antenas (Raro ver domestico de 2 ou 3 antenas com mais que 15 a 17dBm).

    Pra mim que um desses Gothan era copia de uns Zinwell antigos, tipo o Z220N, mas acho que confundi com Ekotech, são todos azuis e baratos mas não decepcionam.

  9. #29

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Digo que é quase regra ativa WDS porque parece que a maioria ativa quando em bridge, sem usar efetivamente WDS.
    Acho que é pela facilidade de criar bridge com WDS, não sei de nenhuma vantagem com OSPF.
    Também não sei porque tanta gente optar por wds bridge ao invez de bridge, mas é bem comum ver print screen, video ou tutorial com esse uso (Não quero dizer que é uma boa opção, só quero dizer que bridge com wds, ou roteamento com wds, são bem usados (Com ou sem motivos) e ninguém tem problemas por isso, então o fato de "ter que" ativar wds não é um problema).
    Como um pessoal disse lá nos comentários desse vídeo que postei aí, o WDS faz ocorrer repasse de ARP, tornando o bridge realmente puro/transparente. Sem WDS ativado tem esses problemas com ARP que não passa de um lado para o outro do bridge, por isso interfere no OSPF.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    OSPF em roteador domestico deve ser mamão com açucar pra eles hoje, é protocolo antigo, qualquer roteador mesmo com 15 anos tem que suportar isso. A area útil do pacote pode diminuir (Por cabeçalho maior ou menor) mas isso só muda um pouco do troughput total do roteador, teria que ser uma rede muito grande pra o modo de roteamento ser um problema, teria outros gargalos (Capacidade de processamento, área útil perdida por encriptação em cabeçalho, essas coisas).
    Você se refere ao firmware do roteador ter suporte a OSPF? Se for isso, o problema é achar algum que o tenha. :/

    Mas o que eu tenho dúvida é nessa característica do WDS, que é fazer o repasse de ARP de um lado do bridge para o outro, enquanto que sem WDS isso não ocorre. Como esses roteadores domésticos se quer citam algo de WDS quando vai usá-los em bridge, está aí minha dúvida: se eu for usar esse WIN 240, por exemplo, para conectar ao provedor, e por algum motivo precisar passar minhas rotas para o OSPF deles, tendo tudo configurado corretamente nos dois lados (meu e do provedor), vai funcionar normalmente ou esses bridge desses roteadores não fazem esse repasse de ARP?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nossa... o GWR-110 é tudo isso de ram? Tá certo que achei ele "poderoso" pro preço, mas acho que essas especificações são do GWR-301, de R$ 190, ou de outra coisa com 2 antenas (Raro ver domestico de 2 ou 3 antenas com mais que 15 a 17dBm).
    Bom, foram exatamente esses dados aí que me informaram por e-mail. O GWR-301 não é aquele portátil para 3G? Se for ele, é mais provável que essas configs. aí sejam do 110 mesmo; nunca vi nenhum roteador portátil com hardware assim, até porque eles nem precisam disso tudo.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra mim que um desses Gothan era copia de uns Zinwell antigos, tipo o Z220N, mas acho que confundi com Ekotech, são todos azuis e baratos mas não decepcionam.
    Quais não decepcionam? Gothan? Zinwell? Ekotech?
    A propósito, esse layout azul e preto desses roteadores parece ser alguma coisa genérica, royality free, que as fabricantes usam quando não querem investir em um designer para os produtos deles.
    Se o que eles economizam usando esse layout genérico for investido no hardware, podiam mandar logo só a placa, sem case nenhum, hehe.

  10. #30

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Zinwell a 10 anos atras era produto excelente, enquanto a maioria tinha 8MB de Ram e 63mW a Zinwell tinha modelos baratos com 16MB e 200mW, fora um VRM bem estável (Equip. antigo estufava muito capacitor. HOJE fui resolver um problema na torre e encontrei um switch de 2009 com capacitores estufados. Hardware de 2014 não sofre mais muito disso).

    Os Ekotech que revendi eram clones de Zinwell, na época eram baratos (2012) e tinham um ótimo desempenho. Gothan também não me decepcionou.

    Joguei no Google Ekotech G220N e ele é 100% igual os Gothan de 4 portas, ACHO que é o mesmo projeto interno também, não apenas a carcaça (Pelas fotos é 100% igual)
    (A meu ver equip. de rede clonado é sinal de qualidade, projetos desse tipo são baratos então comprar como "componente" da China, tipo a Dexcon faz, pra apenas embalar aqui, é barato com design proprio, por isso fabricante como a Dlink muda a cada 6 meses uma versão (A1, A2, B1, C1...), sempre corrigindo defeitos e capando ainda mais o hardware (Tirando botão de reset, tirando componente de filtragem...). Se esses Ekotech/Zinwell/Gothan não mudam a anos é porque estão estáveis)

    Acho que o GWR301 teria 128MB de Ram porque ele é caro (R$ 190, enquanto o GWR110 é R$ 40) e porque conectar em modem 3G exige muito hardware, USB é coisa pesada, lembro de Pentium 3 650MHz enroscando MP3 ao mecher um mouse USB de tão pesado que esse barramento é (Exige muito processamento pra "serializar e deserializar" os dados).

    Sobre OSPF, só agora que joguei no google, e realmente nenhum roteador domestico diz suportar. Mas acho que é questão de firmware, porque em Open/DD-WRT ou Tomato tinha config. de OSPF a muitos anos, quando os Cisco mais caros eram inferiores (150MHz, 8MB de Ram) aos roteadores domesticos baratos de hoje. Imagino que pra gringo um roteador de US$ 100 é tranquilo de comprar, os 1% dos usuarios que precisam usar isso podem pagar esse preço, num Ubnt AirRouter ou PowerAP.
    (O famoso "Poderia rodar, mas guarda essa featura pra linha Pro ou Soho, afinal as linhas mais caras precisam ter muitos diferenciais pra justificar o custo")