+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Bom dia Senhores com a Paz de Cristo Maravilhoso e Perfeito ! ! !

    Pois bem, to pensando em montar um POP em um bairro afastado, com no máximo uns 30 ou 40 clientes no máximo. Tenho uma omni de 12dbi e vim perguntar as vossas senhorias dicas de um rádio pra usar com essa omni de início. Com o tempo vou crescendo. Gostaria de gastar o mínimo possível, por que é apenas uma experiência e pra oferecer o serviço.
    Ou se possível poderia usar já até umas CPE´s como setoriais, gostaria de saber dicas dos senhores. O projeto não exige muito, cada cliente terá no máximo 700 kbps à 1 mega. Com a aceitação é que coloco algo mais robusto.

    Tava pensando em CPE´s da Tplink: http://produto.mercadolivre.com.br/M...utdoor-cpe-_JM
    Mas não sei muito bem a abertura delas . . .

    Tem essa também da Aquário.http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=219 mas também não sei a abertura.

    Também existe a opção de usar PCBA, de preferencia da ApRouter .


    Grato desde já.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Já tem SCM?

  3. #3

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Não existe radio bom e barato em 2.4ghz!

  4. #4

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por flavioalmeida1985 Ver Post
    Não existe radio bom e barato em 2.4ghz!
    Eu sei ! Gostaria de Dicas de quais é melhor custo benefício para minha demanda ?!

    Dicas ?!?!

  5. #5

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Discordo do companheiro acima, existe sim CPE 2,4ghz com bom preço e custo baixo. Tudo depende da poluição do espectro na sua região. Aqui usamos as PQWS2417 da Proeletronics, as quais atualmente são padrão N, tem antena de 17dbi. Não tenho o que reclamar, pois 80% da nossa rede são delas.
    A unica critica construtiva é que a Proeletronics deveria mandar abraçadeiras de metal ao invés de nylon, pois as mesmas com o tempo ressecam e a CPE pode cair.

  6. #6

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por clovisfernando Ver Post
    Discordo do companheiro acima, existe sim CPE 2,4ghz com bom preço e custo baixo. Tudo depende da poluição do espectro na sua região. Aqui usamos as PQWS2417 da Proeletronics, as quais atualmente são padrão N, tem antena de 17dbi. Não tenho o que reclamar, pois 80% da nossa rede são delas.
    A unica critica construtiva é que a Proeletronics deveria mandar abraçadeiras de metal ao invés de nylon, pois as mesmas com o tempo ressecam e a CPE pode cair.

    Muito grato pela resposta amigo.

    Gosto muito delas tb, mas uso umas 15 só como clientes. E to sem pra testar pra mandar em vez de receber.

    Você usa ou já usou elas para mandar pra clientes !? Quantas precisou pra fechar os 360º ??!

  7. #7

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    É sem chance de discussão neste topico, os caras estão montando gatonets coloca CPE Krazer é muito bom recomendo a todos meus concorrentes!!

  8. #8

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por flavioalmeida1985 Ver Post
    É sem chance de discussão neste topico, os caras estão montando gatonets coloca CPE Krazer é muito bom recomendo a todos meus concorrentes!!
    Obrigado pela dica amigo. Mesmo com ironia ajudou dentro do possível.

  9. #9

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    miccharg

    Não use elas para transmitir, veja elas são CPE, o seus firmware e hardware não estão dimensionados para isso. Se você está indo para uma região sem sinal algum (2.4ghz ou 5.8ghz) pense em comprar um painel de 120 graus por 21dbi mais um bullet M5 direcionado para onde você tem mais clientes em vista. Tu vai gastar umas R$ 550,00 para começar a transmitir fora o enlace. Nesse caso recomendo com baixo custo Nanobridge M5 25dbi.

  10. #10

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Boa, vou dar uma pesquisada. A região é recem construída e poucas casas habitadas e vamos já antecipar ksksk

  11. #11

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Valeu miccharg clica na estrelinha aqui em baixo por gentileza.

  12. #12

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por flavioalmeida1985 Ver Post
    É sem chance de discussão neste topico, os caras estão montando gatonets coloca CPE Krazer é muito bom recomendo a todos meus concorrentes!!
    KKKKKK, Boa gostei!! Ainda ta faltando um monte de experiente no assunto chegar aqui e dizer que 2.4 nao presta e corrar pra 5.8, Trágico!

  13. #13

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    KKKKKK, Boa gostei!! Ainda ta faltando um monte de experiente no assunto chegar aqui e dizer que 2.4 nao presta e corrar pra 5.8, Trágico!
    Temos alguns em 5.8 mas a vasta maioria é 2.4.
    Perdemos clientes? sim perdemos alguns com visada ruim. Mas a rede está funcionando em 2.4 com planos de 1 mega e até clientes em 2mega.
    Esta semana perdemos um cliente que consumia 1 GB por dia de tráfego e sempre reclamando. Que vá incomodar outro e nos dê descanso.

    Tem outros provedores oferecendo 5.8 e dando só 700kbps de banda...

    Digo uma coisa: 5.8 é uma belezinha sim, mas precisa de visada muito boa. Nossas torres não são tão altas assim para favorecer o 5.8
    Então o que nos sobra é gerenciar o 2.4 da melhor forma. Políticas de RTS e Frame bem equilibradas tem ajudado.

  14. #14

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Se o amigo está atras de preço, acredito que vai usar radio 2.4 B/G nos clientes... neste caso a Nano2 10 dbi dá um excelente AP! Uso aqui em uma célula com clientes proximos até 600 metros com loco2 em modo G...clientes de 1 e 2 MB....filé!

  15. #15

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Vou deixar a minha dica as veses o barato sai caro.

    Depois que eu passei a minha rede toda para a linha M2 e a M5 da Ubiquiti acabou meus problemas com equipamentos

    Você gasta um pouco a mais, mais pelo outro lado tem menos dor de cabeça.

    Agora me preocupo mais com instalação do que manutenção sera que não vale a pena gastar um pouco a mais?

    Fica ai a minha contribuição

  16. #16

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por nn71ca Ver Post
    Se o amigo está atras de preço, acredito que vai usar radio 2.4 B/G nos clientes... neste caso a Nano2 10 dbi dá um excelente AP! Uso aqui em uma célula com clientes proximos até 600 metros com loco2 em modo G...clientes de 1 e 2 MB....filé!
    De boa, é essa a idéia. Um pequeno POP pra ja criar uma representação em uma área que ta começando a morar gente agora. Como tava sem capital pra montar algo mais robusto; e ainda mais, pouquíssimas pessoas morando ainda.

    Grato à todos pelas respostas.

  17. #17

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    Bom dia Senhores com a Paz de Cristo Maravilhoso e Perfeito ! ! !

    Pois bem, to pensando em montar um POP em um bairro afastado, com no máximo uns 30 ou 40 clientes no máximo. Tenho uma omni de 12dbi e vim perguntar as vossas senhorias dicas de um rádio pra usar com essa omni de início. Com o tempo vou crescendo. Gostaria de gastar o mínimo possível, por que é apenas uma experiência e pra oferecer o serviço.
    Ou se possível poderia usar já até umas CPE´s como setoriais, gostaria de saber dicas dos senhores. O projeto não exige muito, cada cliente terá no máximo 700 kbps à 1 mega. Com a aceitação é que coloco algo mais robusto.

    Tava pensando em CPE´s da Tplink: http://produto.mercadolivre.com.br/M...utdoor-cpe-_JM
    Mas não sei muito bem a abertura delas . . .

    Tem essa também da Aquário.http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=219 mas também não sei a abertura.

    Também existe a opção de usar PCBA, de preferencia da ApRouter .


    Grato desde já.
    Bom dia miccharg,essa CPE TP-LINK TL-WA5210G é uma excelente opção.
    Produto homologado e de pouco RMA,porem como cada cenário é único é sempre bom testar.

  18. #18
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    @miccharg, Eu li ai em cima no seu post, que vc tem uma omni de 12dbi, e como vc quer começar e não gastar muito, eu te recomendaria uma RB Groove 52hpn... Ela tem 600mhz de processador e 64mb de memoria ram... Nunca usei, Mais creio que ela vá suportar 40 conexões de 700kbps
    Abraço!

  19. #19

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    Veja Intelbras ou EnGenius na Zimitti Telecom

  20. #20

    Padrão Re: Rádio bom e barato 2,4 para pequeno POP

    em pop não usei nada melhor que nano 2 em b, e apc 2m 90 em b/g/n