+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Bom dia pessoal,

    Estou para montar um novo POP, gostaria de utilizar a RB912UAG-5HPND com Ubiquiti Basestation Am-5g16 de 120º. A dúvida é que essa RB não é homologada e a Rocket M5 é homologada, esse POP ficará em uma torre onde há uma concentração de outros concorrente com torres no mesmo pátio e meu equipamento ficará em uma torre que pertence a uma rede de televisão daqui da região que conseguimos a parceria de utilizar a mesma estrutura. Então poderá ter fiscalização da ANATEL e também os olhos da concorrência além de que o correto é utilizar produtos homologados mesmo.

    Resumindo, essa RB912 está em fase de homologação ou homologada? Pois não encontrei nada nem no site da ANATEL.
    A Basestation com 120º de abertura acho que não é homologada, somente a de 90º, correto? Dai seria 4 antenas para 360º.
    A Rocket perde muito para a RB912? Pois toda a minha estrutura é em cima de Mikrotiks, inclusive com RBs e cartões ainda.

    Aos que possuem experiência com estes sistemas se puderem opinar, desde já agradeço.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Está em FASE de homologação, a OIW está correndo atrás disso.

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Estou para montar um novo POP, gostaria de utilizar a RB912UAG-5HPND com Ubiquiti Basestation Am-5g16 de 120º. A dúvida é que essa RB não é homologada e a Rocket M5 é homologada, esse POP ficará em uma torre onde há uma concentração de outros concorrente com torres no mesmo pátio e meu equipamento ficará em uma torre que pertence a uma rede de televisão daqui da região que conseguimos a parceria de utilizar a mesma estrutura. Então poderá ter fiscalização da ANATEL e também os olhos da concorrência além de que o correto é utilizar produtos homologados mesmo.

    Resumindo, essa RB912 está em fase de homologação ou homologada? Pois não encontrei nada nem no site da ANATEL.
    A Basestation com 120º de abertura acho que não é homologada, somente a de 90º, correto? Dai seria 4 antenas para 360º.
    A Rocket perde muito para a RB912? Pois toda a minha estrutura é em cima de Mikrotiks, inclusive com RBs e cartões ainda.

    Aos que possuem experiência com estes sistemas se puderem opinar, desde já agradeço.

  3. #3

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Será que vale a pena esperar a homologação ou utilizar Ubiquiti?

  4. #4
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Danilo, vai depender da sua pressa.

    Ela é quem vai te dizer.....

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Será que vale a pena esperar a homologação ou utilizar Ubiquiti?

  5. #5

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Danilo, vai depender da sua pressa.

    Ela é quem vai te dizer.....
    Me refiro a qualidade do serviço, com pois li em outros tópicos que rede com MK e Ubiquiti não ficaram boas, mas as vezes pode ser erro na configuração também... Ou seja, queria saber se a RB é muito superior ao rocket, se é a mesma coisa ou se o rocket é muito melhor, isso ai apenas. Obrigado.

  6. #6
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Pelo que andei lendo é muito superior a UBNT, por se tratar de uma RB com mais memória e poderio de fogo.

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Me refiro a qualidade do serviço, com pois li em outros tópicos que rede com MK e Ubiquiti não ficaram boas, mas as vezes pode ser erro na configuração também... Ou seja, queria saber se a RB é muito superior ao rocket, se é a mesma coisa ou se o rocket é muito melhor, isso ai apenas. Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    O processamento não vai fazer diferença caso não tenha muitos clientes simultâneos. Disse que usa Rb e cartão ainda, usa algum protocolo TDMA ou semelhante? Aqui uso Rocket e airmax, nunca tive problemas. Embora as possibilidades de roteamento do mikrotik caírem como uma luva, não trocaria as ubnt.

  8. #8

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Se olhar o datasheet a RB912 tem um processamento de 600MHz e o Rocket tem 400MHz, diferença mínima, não?
    se tratando das dimensões do hardware, sistema operacional, funcionalidades em geral dentre outras mais, de 400 para 600 são cerca de nada mais nada menos que 50% ou seja é muito superior. Eu uso um par e digo que fazem milagres se bem configuradas e não troco por rocket nem com bomba.

  9. #9

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Pelo visto realmente as RB912 são bem melhores, entretanto como vou utiliza-las em uma torre que será vistoriada pela ANATEL, então vou ter que aguardar um pouco para ver se sai a homologação. Senão terei que ir de Rocket, sinto muito até por que toda minha rede é MK, apenas nos clientes tenho Ubiquiti, é excelente, mas vejo a UBNT para cliente, não vejo para a UBNT como rádios para POP.

  10. #10

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Há, e muito obrigado pelas resposta aqui!

  11. #11

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    @danilopereira eu estou utilizando rb912(basebox5) e a setorial 120º 16dbi da ubnt, ate agora estou satisfeito, tenho clientes com sxt lite passando 48mb com sinal -73/-66, estou bem satisfeito com ela, mas por alguma configuração mal feito por mim xD eu nao consigo enxerga a rede com loco m5 apenas com sxt, e o nv2 não esta habilitado.

  12. #12

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Bruno, realmente vc não se comunica, pois Ubnt não enxerga a Mikrotik, pois são sistemas ou configurações de rotas diferentes, dai a diferença, existe uma forma que pode ter um junção que seria a seguinte usar uma Rb433uah com cartões XR5 sendo que a RB433uah não suporta 3 cartões XR5 pois eles são grandes então para se ter um pop com 4 antenas fechando os 360° vc tem que usar 2 RB433uah para colocar os 4 cartões XR5, ai então teria um roteamento com Mikrotik e autenticação e jogando um espectro da Ubnt, ai sim poderia usar Ubiquit no clientes como sendo Nano loco m5 ou Nano Stations seria a única forma dessa junção.

  13. #13
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Não se enxergarão apenas de estiver ( ambos as marcas ) com seu protocolo TDMA ativado.

    Se utilizarem "N" puro têm que se enxergar.

    Citação Postado originalmente por Guerreiro57 Ver Post
    Bruno, realmente vc não se comunica, pois Ubnt não enxerga a Mikrotik, pois são sistemas ou configurações de rotas diferentes, dai a diferença, existe uma forma que pode ter um junção que seria a seguinte usar uma Rb433uah com cartões XR5 sendo que a RB433uah não suporta 3 cartões XR5 pois eles são grandes então para se ter um pop com 4 antenas fechando os 360° vc tem que usar 2 RB433uah para colocar os 4 cartões XR5, ai então teria um roteamento com Mikrotik e autenticação e jogando um espectro da Ubnt, ai sim poderia usar Ubiquit no clientes como sendo Nano loco m5 ou Nano Stations seria a única forma dessa junção.

  14. #14

    Padrão Re: RB912UAG-5HPND-Out x Ubnt Rocket M5 Homologado, ambos com Airmax Basestation.

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    @danilopereira eu estou utilizando rb912(basebox5) e a setorial 120º 16dbi da ubnt, ate agora estou satisfeito, tenho clientes com sxt lite passando 48mb com sinal -73/-66, estou bem satisfeito com ela, mas por alguma configuração mal feito por mim xD eu nao consigo enxerga a rede com loco m5 apenas com sxt, e o nv2 não esta habilitado.
    Seria isso que eu gostaria de utilizar Bruno, entretanto o meu problema é que ao ver a homologação da RB, ainda não tem, e a torre onde será colocado o equipamento é de uma repetidora de televisão e tem mais umas 4 torres no mesmo pátio de concorrente, nos damos bem, sem nenhum stress, mas não dá para bobear em colocar alguma coisa lá não homologada e gerar problema. Em relação a sua configuração, deixe o protocolo como Any ou não sete nada, e vejo no nano se está desativado o Airmax.

    Citação Postado originalmente por Guerreiro57 Ver Post
    Bruno, realmente vc não se comunica, pois Ubnt não enxerga a Mikrotik, pois são sistemas ou configurações de rotas diferentes, dai a diferença, existe uma forma que pode ter um junção que seria a seguinte usar uma Rb433uah com cartões XR5 sendo que a RB433uah não suporta 3 cartões XR5 pois eles são grandes então para se ter um pop com 4 antenas fechando os 360° vc tem que usar 2 RB433uah para colocar os 4 cartões XR5, ai então teria um roteamento com Mikrotik e autenticação e jogando um espectro da Ubnt, ai sim poderia usar Ubiquit no clientes como sendo Nano loco m5 ou Nano Stations seria a única forma dessa junção.
    Guerreiro isso não procede, há redes com MK e Ubiquiti, eu aqui tenho tudo MK e tenho diversos clientes com Ubnt, mas não utilizo Airmax nem outro protocolo desconhecido nas RBs, isso resolve.

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Não se enxergarão apenas de estiver ( ambos as marcas ) com seu protocolo TDMA ativado.

    Se utilizarem "N" puro têm que se enxergar.
    Aqui está tudo tranquilo, rodando cliente Ubnt em RBs com cartões.