Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Ola amigos tenho uma torre numa serra aqui e nos clientes uso bullet2 cerca de 2,3 ate 8 KM todos com sinal -40 a -70 de distancia da torre, porem esta muito dificio comprar bullets subiu d+, queria saber de vcs se ah algum outro equipamento que suporte essas distancias...

    Att; Felipe

  2. #2

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    tem a da intelbras APC 2S-20, pago 235,00 na dicomp.

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Amigo se já usa UBNT tem airgrid.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Intlebras na Zimitti Telecom

  5. #5

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Isso mesmo amigo to com vontade de entrar com intelbras, agora sera que pra essas distancias sao bons igual o bullet?

  6. #6

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    apc 2m 90 na torre e bruto

  7. #7

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    tenho clientes com antena de grade da aquario e bullet e tenho clientes com as APC 2S-20 da intelbras e posso dizer que sao ate melhor que a combinação aquario+bullet, nas minhas torres são paineis APC 2m90, ponto a ponto estou mudando tudo para apc 5m ou apc 5m18.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Citação Postado originalmente por netline Ver Post
    Ola amigos tenho uma torre numa serra aqui e nos clientes uso bullet2 cerca de 2,3 ate 8 KM todos com sinal -40 a -70 de distancia da torre, porem esta muito dificio comprar bullets subiu d+, queria saber de vcs se ah algum outro equipamento que suporte essas distancias...

    Att; Felipe
    Sugiro dividir em duas estruturas. Uma para distâncias menores (<=4 km), usando 2.4 GHz MIMO; uma para distâncias maiores, usando ou 2.4 SISO (é o que você já faz hoje) ou 900 MHz MIMO (só precisa ver se alguém finalmente homologou um AP+antena 900 MHz MIMO). Para reaproveitar os equipamentos 2.4 SISO que você já tem pode ser interessante manter o trecho de maior distância em 2.4 SISO mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    achei esse tópico interessante, pois acho q não sou eu apenas, mais muitos aqui migraram a rede pra 5ghz e ta sobrando vários kits 2.4,,,,,,,
    ai pensei aqui como "reaproveitar" esses kits!!

    Na setorial, poe cartão 2.4N mikrotik, e deixa ela em toda em banda N only.
    Nos clientes, vc usa a antena e cabo 2.4 comum msm aquário, zirok, proeletronic..... enfim, usa o q tem e tira a plaquinha pci e poe um tp-link N modo cliente, que custa 20 dólares.

    Dessa maneira vai estar trabalhando em banda N terá um troughput maior!!
    A plaquinha vc da de brinde pro cliente que tem um roteador sem fio e tem um pc desktop ele vai ficar feliz da vida!!!

    Não testei ainda essa ideia, final do mês vou desativar uns painéis 2.4 mikrotik vou comprar cartão N e testar na bancada... ele todo em N com tp link como cliente em N.

    Em 2.4 minha dica eh: de preferencia para G ou N, não trabalhe em B, sabemos que em B vai mais longe!!! porem o troughput eh baixo!!! e nunca misto, sempre only.... deixe o data rate setado em um troughput apenas, e use o scipt de derrubar ACK alto do grande alexandre correa....

  10. #10

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    achei aqui um esboço da minha ideia e os equipamentos utilizado:

    Homologado:
    forca: 300mw
    banda N: single e dual
    http://routerboard.com/R52Hn
    media de 45 dólares
    Para quem quer turbinar sem homologacao:
    forca: 1600mw - diz ser!!!
    banda: single only
    http://routerboard.com/R2SHPn
    media de 45 dolares também

    lembrando: trabalhar em single, para poder utilizar as antenas comuns!

    No Cliente:
    Radio: TL-WR743ND
    http://www.tp-link.com.br/products/d...del=TL-WR743ND
    OBS: A antena dele sai, ai vc rosqueia o sma da antena!
    preco 18,50 dolares!!!! muito bom!!!!

    dessa maneira tem rede banda only N completa na torre e no cliente

    porem não testei ainda!!!!

  11. #11

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    N em 2,4 onde não há poluição se sai melhor que 802.11A, é o que tenho a dizer. Modo A é muito antigo.

    TPLink 743 tem 14 ou 15dBm em coisa tipo MCS4 ou 5, complicado ter alcance com potencia tão baixa. Tem roteador Aquario, Intelbras, Gothan ou Smartlan, com 18 ou 19dBm nesses data rates, aí fica decente.

    Uso Gothan em modo cliente que custa R$ 45, e outro Gothan em modo AP que custa R$ 38, já que tenho duzias de grades velhas o custo delas não conta (Mas novas foram coisa tipo R$ 60), isso sai mais barato que varias CPE's N e já tem AP interno incluso (USB e PCI nem pensar).

  12. #12

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Eh realmente eh baixo! Não tinha reparado nisso!!
    Mais vc pode compesar o ganho baixo do tp link, no cartão mesmo utilizando os 300mw homologados, com essa potencia da pra atender um raio de 5km tranquilamente com potencia de 15dbm no cliente!!
    Esse tp-link aqui para mim com a comissão e td, sai por R$55,00

    Vc ta usando ai esse gothan e ta legal? Quanto bate de troughput se tiver 1 pessoa soh na rede toda, passa mais de 10mb? E qual cartão vc esta usando? Esse mesmo que falei ou outro?

  13. #13

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Torre a 300mW significa sensibilidade baixa do cartão, perde desempenho demais pro meu gosto. SNR alto torre>roteador é comum, porque torre sempre tem potencia alta e antena boa, mas cliente>torre geralmente tem sinal péssimo, só conseguímos conexões boas porque hardware de torre tem sensibilidade ótima, mas ainda assim num PTP precisamos 20dB de SNR pra coisa tipo 20Mbps, em PTMP precisamos 35dB de SNR pra ter o mesmo troughput com meia duzia de clientes conectados, a culpa é dos hardwares de cliente que desperdiçam pacotes.

    Só estou usando Gothan em B, mesmo troughut de NS porque o gargalo é o modo (Nada passa de uns 4Mbps), na torre com N está cheio de CPE's hoje mas já coloquei Gothan, se saiu igual as CPE's Oiw, Elsys, e NS Loco, fixo em MCS3 então não espero mais que uns 15Mbps, e isso foi o que medi com quase toda CPE recente e uns roteadores (Não confio no Pass Troughput do MK, ele mostra valores que na vida real você não consegue, indica coisa tipo 25Mbps em MCS3, e na realidade você consegue trafegar 15 a 17Mbps se tiver condições muito boas). Não consegui nada perto disso com Smartlan e TPLink domestico (743, que na torre B vai bem), mas com Aquario, Intelbras, Ekotech e Gothan consegui ("Consegui" indica esforço, mas não é bem assim, aponto a grade e rosqueio no roteador, não faço nada especial, no maximo testar fixar ack time, ou baixar a potencia nos Intelbras (Pra melhorar a senbilidade)).

    Em modo B acho que já pendurei uns 10 simultaneos com 743 em modo cliente+AP (Modo em que a torre recebe de volta a conexão com SSID do cliente), isso detonava completamente o desempenho do cartão, ping subia pra incríveis 200 ou 300mS (Só cliente>torre), colocando apenas como cliente tudo melhorava, mas em cliente distante (1,5Km, com grade de 24dB!) tinha muito sinal tipo -74dB, comecei a deixar eles (Os 743) apenas pra clientes mais proximos, e colocar Aquario ou Intelbras nos mais distantes e não vejo mais sinal menor que -70 mesmo a 2 ou 3Km. Não vou dizer que não gosto dos 743, na verdade gosto, o que não gosto é da pouca potencia, mesmo em MCS3 não consegui conexão decente com eles a 1Km (Só em modo B que dá isso).

    R$ 55 por TPLink é contrabando do Paraguai? Preço deles no brasil (Com NFE, como manda a lei) última vez que ví passava de R$ 85, que é praticamente o preço de Aquario de 20dBm em MCS3. TPlink tem uns 14dBm em MCS3 (Seja 743, 741 com outro firmware, 941, etc), e os Gothan de R$ 45 que uso (GWR100) tem uns 15 ou 16dBm nesse MCS, isso dá uns 500m a mais de alcance pra cliente com grade, não muda o mundo mas Gothan com NFE encontro facil no meu estado, TPLink 743 só vejo importrabando por preço baixo.
    (Peguei no ML os últimos, do Parana, o vendedor prometeu nota dizendo que não era produto via paraguai, mas mandou um recibinho manual inútil, multa da Sefaz do meu estado de R$ 200 pra retirar 8 743! Desisti deles)

  14. #14

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    kkkk,,, contrabando eh pesado... mais pior q eh isso mesmo.
    eu tenho 2.4 aqui a muito tempo, soh que banda b only, não passa de 4mb em ptmp, data rate setado 11mb apenas.

    o ping eh bom, problema eh o troughput muito baixo, 4mb não da pra por mais de 10,,, e nem vender 1mb com qualidade!!!!

    eu quero reaproveitar os kits, estou com muitos parados, mais de 200,,,, muitos kits eu vendia,,, poucos eram adesão, por isso tenho poucos, pois se fosse contar todos teria muito mais pois migrei todo mundo, estou com a rede toda airmax a 3 anos.
    hoje no 2.4 tenho umas 80 pessoas no máximo.

    não quero mais mecher com b, minha ideia eh comprar roteador pra todos eles, e mudar eles para N, e buscar novos clientes e vender 1mb mais barato do que o próprio 1mb no 5.8, tipo 1mb popular no 2.4 N

    Se eu conseguir 10mb em N estarei feliz da vida!!!
    Com qual equipamento eu consigo isso reutilizando as antenas e de preferencia em modo N na sua opniao?

  15. #15

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Eu estou preferindo ficar em 2,4GHz porque "todo mundo" está migrando pra 5GHz, então já tem muito local com ruído significativo em 5GHz.

    Aqui em 2,4GHz só existe mais ruído no canal 11 (Default de todo roteador domestico, e 110% dos usuarios deixam tudo no default) e alguma coisa no canal 6 (Alguns Broadcom vem por default nesse canal), ví muita gente colocando 12 "setoriais" (Panelinha 12dB 60° é pra cliente, aquilo não é hardware pra torre de provedor serio...) em modo B na torre, obviamente o desempenho pelo excesso de sobreposição cai e colocam culpa na "faixa de frequencia poluída"

    Estou usando R52HN, setei em MCS3 pra ter alta sensibilidade e possibilidade de alta potencia nos clientes (CPE's, ou grades de 17, 20 e 24dB em roteadores domesticos com RTL8196 (Maioria, pelo que lembro)), mas já ví que poderia ter usado MCS4, poucas CPE's tem sinal insuficiente. Eu prefiro ter 15Mbps garantido com ping de 2mS em MCS3, do que usar MCS4 ou 5 e ter 15-30Mbps varioando com ping variando conforme o tamanho do pacote (2mS em 32B, 50mS em 1470B), e encontrei essa variação no troughput e tempos de resposta a partir de uns 600m com MCS4, sinal abaixo de -65dB fica assim, mas testei só 2 ou 3 casas que posso ir mecher qualquer hora, todas com uns 60 ou 70% livres da zona de fresnel, talvez com visada bem limpa (Interior tem muita arvore) daria pra usar MCS4 sem medo.

    Com B achei muito hardware ruim ao longo dos anos, roteador Multilaser com 13 ou 14dBm em 11M, roteador Pacific com 10% de perdas de pacotes sem motivos, enfim, B+G teve hardwares péssimos (Adquirí ódio de RTL8186 por isso, mesmo Krazer/Kodama/Engenius1221 me deram muitos problemas, eram amados por muita gente mas comparado com hoje eram ridículos, poluíram muito o espectro por má qualidade de instalação ou etapa de RF ruim "remediada" com potencia alta), mas em N temos ótimos hardwares de baixo custo, quando encontrei Gothan de R$ 45 com modo cliente fiquei com receio, mas como faço comodato posso ir trocar se o produto der defeito, porém de uns 30 só 2 deram problema e foi em tempestade (E a CPE mais cara que uso, NS Loco, queima bem mais que isso, 2 em 10 em tempestade!), a potencia reduzida complica o alcance, mas sempre tem cliente a menos de 1500m em que podem ser usados, as CPE's tem mais potencia mas a antena pequena (14-17dBi) complica passar dos 1500m igual modo B, só consigo mais de 2Km com Aquario (20dBm em MCS3) e Intelbras (Se não me engano 22dBm em MCS3), ambos em grade de 20 ou 24dB. Não experimentei as CPE's Aquario de 24dB, ou Airgrid M2 por questão de custo, nem pretendo testar nada caro (A idéia é atender nessa faixa quem quer baixo custo).

    Aqui tem canal com ruído de fundo em 5GHz em -115dB (Acho que só MK tem sensibilidade pra isso), mas os mais usados lá por 5745 tem (Com torre mais proximas a 400m) coisa tipo -100dB, quem usa UBNT que só exibe coisa acima de -97 ou -98dB talvez não note isso, mas já tem um belo aumento no noise floor nos canais 5GHz mais usados, talvez por conta do costume de usar canal de 40MHz ao invez de mimo, mas enfim, vejo muita empresa usando radio pra trafegar conexão de alta prioridade ao invez de contratar link dedicado via xdsl ou fibra, ME PARECE que estão poluíndo a faixa dos 5GHz bem rápido, já que precisa radio de 28dBm e antena de 28dBi em distancia que 2,4GHz com 20dBm e antena de 24dBi atende.

  16. #16

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Concordo com o Rubem. Ainda dá para usar 2.4.
    95% da nossa rede é 2.4. Perdemos clientes? Sim, de vêz em quando sai algum. Mas analisando estas saídas, a culpa maior é dos equipamentos dos clientes. Navegadores baleados, máquinas que demoram para abrir páginas mesmo fora da net... e por aí vai.
    Máquina que leva 5 minutos para iniciar, cursor que não responde ao teclado e cliente abrindo chamado dizendo que está sem net. Assim não dá.

    Tem até cliente que formata máquina e uma semana depois já está "bixada" de novo.
    Tentamos educar o cliente mas muitas vezes sem sucesso. Nestes casos o melhor é que vá para outro mesmo. Já tivemos a pouco um caso de cliente em 2.4 com mais de um GB de tráfego no dia, tudo registrado em relatórios e acompanhamento visual no winbox. E o cara reclamando... navegando de boa dentro do plano de 1 mega.
    Assim não dá... e não posso colocar a culpa no 2.4
    Adotamos o princípio da liberdade. Cliente não fica preso por contrato. Encontrei com o cara dia desses e perguntei numa boa, pois não ficamos magoados com clientes: "como está a nova net, tudo beleza?" ... "é diz ele, tá boazinha.... "Que bom digo eu, é isso que importa, que você fique bem atendido..."
    Mas senti a frustação do cara ao dizer "boazinha".... tá nada, ele fez um plano de 800kbps e tinha um de 1 mega conosco com um burst até 1.5. Aquele "boazinha" para mim sou como uma música..... hehehe. Se fosse melhor mesmo ele teria enchido a boca para elogiar... Talvez agora ele acredite que a máquina dele é que era o problema.Afinal ele está agora amarrado por um contrato ( discutível ).

    Chegou muita gente despreparada para utilizar a net botando lixo todo dia para dentro.
    Clientes navegando a 1 mega e alguns a 2 mega. Mas sempre aparece um reclamando. Vida de provedor....

  17. #17
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Torre a 300mW significa sensibilidade baixa do cartão, perde desempenho demais pro meu gosto. SNR alto torre>roteador é comum, porque torre sempre tem potencia alta e antena boa, mas cliente>torre geralmente tem sinal péssimo, só conseguímos conexões boas porque hardware de torre tem sensibilidade ótima, mas ainda assim num PTP precisamos 20dB de SNR pra coisa tipo 20Mbps, em PTMP precisamos 35dB de SNR pra ter o mesmo troughput com meia duzia de clientes conectados, a culpa é dos hardwares de cliente que desperdiçam pacotes.

    Só estou usando Gothan em B, mesmo troughut de NS porque o gargalo é o modo (Nada passa de uns 4Mbps), na torre com N está cheio de CPE's hoje mas já coloquei Gothan, se saiu igual as CPE's Oiw, Elsys, e NS Loco, fixo em MCS3 então não espero mais que uns 15Mbps, e isso foi o que medi com quase toda CPE recente e uns roteadores (Não confio no Pass Troughput do MK, ele mostra valores que na vida real você não consegue, indica coisa tipo 25Mbps em MCS3, e na realidade você consegue trafegar 15 a 17Mbps se tiver condições muito boas). Não consegui nada perto disso com Smartlan e TPLink domestico (743, que na torre B vai bem), mas com Aquario, Intelbras, Ekotech e Gothan consegui ("Consegui" indica esforço, mas não é bem assim, aponto a grade e rosqueio no roteador, não faço nada especial, no maximo testar fixar ack time, ou baixar a potencia nos Intelbras (Pra melhorar a senbilidade)).

    Em modo B acho que já pendurei uns 10 simultaneos com 743 em modo cliente+AP (Modo em que a torre recebe de volta a conexão com SSID do cliente), isso detonava completamente o desempenho do cartão, ping subia pra incríveis 200 ou 300mS (Só cliente>torre), colocando apenas como cliente tudo melhorava, mas em cliente distante (1,5Km, com grade de 24dB!) tinha muito sinal tipo -74dB, comecei a deixar eles (Os 743) apenas pra clientes mais proximos, e colocar Aquario ou Intelbras nos mais distantes e não vejo mais sinal menor que -70 mesmo a 2 ou 3Km. Não vou dizer que não gosto dos 743, na verdade gosto, o que não gosto é da pouca potencia, mesmo em MCS3 não consegui conexão decente com eles a 1Km (Só em modo B que dá isso).

    R$ 55 por TPLink é contrabando do Paraguai? Preço deles no brasil (Com NFE, como manda a lei) última vez que ví passava de R$ 85, que é praticamente o preço de Aquario de 20dBm em MCS3. TPlink tem uns 14dBm em MCS3 (Seja 743, 741 com outro firmware, 941, etc), e os Gothan de R$ 45 que uso (GWR100) tem uns 15 ou 16dBm nesse MCS, isso dá uns 500m a mais de alcance pra cliente com grade, não muda o mundo mas Gothan com NFE encontro facil no meu estado, TPLink 743 só vejo importrabando por preço baixo.
    (Peguei no ML os últimos, do Parana, o vendedor prometeu nota dizendo que não era produto via paraguai, mas mandou um recibinho manual inútil, multa da Sefaz do meu estado de R$ 200 pra retirar 8 743! Desisti deles)
    Poderia passar o contato da loja que consegue a este preço, pois o mais barato aqui no Rio de Janeiro deste GWR100, sai a R$ 60,00 e o TP-Link 743, aqui sai a R$ 67,00 na loja com nota fiscal

  18. #18

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Aqui em goias o gotham sai a R$57,00. Gostei muito dele usando junto com apc 2m 90, unica coisa que achei estranho que nunca acha muito sinal, mesmo com de cara para torre ele mostra apenas 35,40%. Mas funciona muito bem!

  19. #19

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Todos que comprei foi na macrodistribuidora.com.br , precisa cadastro como revenda pra ter menor preço e bla-bla-bla, no macrovirtual.com.br qualquer um compra mas tem preço uns 20% maior. Pra revenda está na casa dos GWR110 (Somente AP, 1wan) R$ 39, GWR100 (AP ou Cliente, 1wan 4lan) R$ 49 (Depende de tamanho de pedido pra ter desconto e etc).

    (Agora o GWR nesse site está com uma foto com 2 antenas, parece que colocaram a foto do GWR101 (Mimo))

    MT cobra ICMS mais caro, eu pago essa diferença quando peço de outros estados (SP, MG, GO), então quem é de outro estado talvez tenha carga tributária a pagar comprando na Macro. GERALMENTE o que é vantagem pra vocês de SP, GO, PR ou RJ é péssimo pra mim, nesse caso acho que é o contrário, me sinto vingado :-)

    (Não quero dizer que Gothan é fantástica, mas putz, olha esse preço! Já que Intelbras ou Aquario tem maior potencia é justo que custem 50% a mais, mas onde não precisa tanta potencia não tem motivo pra pagar mais caro e ter o mesmo chipset)

  20. #20

    Padrão Re: Melhor equipamento 2.4 para trabalhar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu estou preferindo ficar em 2,4GHz porque "todo mundo" está migrando pra 5GHz, então já tem muito local com ruído significativo em 5GHz.

    Aqui em 2,4GHz só existe mais ruído no canal 11 (Default de todo roteador domestico, e 110% dos usuarios deixam tudo no default) e alguma coisa no canal 6 (Alguns Broadcom vem por default nesse canal), ví muita gente colocando 12 "setoriais" (Panelinha 12dB 60° é pra cliente, aquilo não é hardware pra torre de provedor serio...) em modo B na torre, obviamente o desempenho pelo excesso de sobreposição cai e colocam culpa na "faixa de frequencia poluída"

    Estou usando R52HN, setei em MCS3 pra ter alta sensibilidade e possibilidade de alta potencia nos clientes (CPE's, ou grades de 17, 20 e 24dB em roteadores domesticos com RTL8196 (Maioria, pelo que lembro)), mas já ví que poderia ter usado MCS4, poucas CPE's tem sinal insuficiente. Eu prefiro ter 15Mbps garantido com ping de 2mS em MCS3, do que usar MCS4 ou 5 e ter 15-30Mbps varioando com ping variando conforme o tamanho do pacote (2mS em 32B, 50mS em 1470B), e encontrei essa variação no troughput e tempos de resposta a partir de uns 600m com MCS4, sinal abaixo de -65dB fica assim, mas testei só 2 ou 3 casas que posso ir mecher qualquer hora, todas com uns 60 ou 70% livres da zona de fresnel, talvez com visada bem limpa (Interior tem muita arvore) daria pra usar MCS4 sem medo.

    Com B achei muito hardware ruim ao longo dos anos, roteador Multilaser com 13 ou 14dBm em 11M, roteador Pacific com 10% de perdas de pacotes sem motivos, enfim, B+G teve hardwares péssimos (Adquirí ódio de RTL8186 por isso, mesmo Krazer/Kodama/Engenius1221 me deram muitos problemas, eram amados por muita gente mas comparado com hoje eram ridículos, poluíram muito o espectro por má qualidade de instalação ou etapa de RF ruim "remediada" com potencia alta), mas em N temos ótimos hardwares de baixo custo, quando encontrei Gothan de R$ 45 com modo cliente fiquei com receio, mas como faço comodato posso ir trocar se o produto der defeito, porém de uns 30 só 2 deram problema e foi em tempestade (E a CPE mais cara que uso, NS Loco, queima bem mais que isso, 2 em 10 em tempestade!), a potencia reduzida complica o alcance, mas sempre tem cliente a menos de 1500m em que podem ser usados, as CPE's tem mais potencia mas a antena pequena (14-17dBi) complica passar dos 1500m igual modo B, só consigo mais de 2Km com Aquario (20dBm em MCS3) e Intelbras (Se não me engano 22dBm em MCS3), ambos em grade de 20 ou 24dB. Não experimentei as CPE's Aquario de 24dB, ou Airgrid M2 por questão de custo, nem pretendo testar nada caro (A idéia é atender nessa faixa quem quer baixo custo).

    Aqui tem canal com ruído de fundo em 5GHz em -115dB (Acho que só MK tem sensibilidade pra isso), mas os mais usados lá por 5745 tem (Com torre mais proximas a 400m) coisa tipo -100dB, quem usa UBNT que só exibe coisa acima de -97 ou -98dB talvez não note isso, mas já tem um belo aumento no noise floor nos canais 5GHz mais usados, talvez por conta do costume de usar canal de 40MHz ao invez de mimo, mas enfim, vejo muita empresa usando radio pra trafegar conexão de alta prioridade ao invez de contratar link dedicado via xdsl ou fibra, ME PARECE que estão poluíndo a faixa dos 5GHz bem rápido, já que precisa radio de 28dBm e antena de 28dBi em distancia que 2,4GHz com 20dBm e antena de 24dBi atende.
    Boa noite a todos !
    @rubem estava vendo o tópico aqui que é de 2014, mais a duvida surgiu ao ler esse tópico rsrsrs.

    Esse cartão R52HN , "funciona com Painel SISO 2.4 " , ou no caso ele só funciona em modo MIMO ?

    O painel seria deste modelo http://www.oiw.com.br/Produto/7/OIW-2414P090V.html !

    Desde já grato.

    Deus abençoe a todos !