Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 3 redes wireless em um mesmo roteador

    Olá.

    Como havia sido discutido em outro tópico, eu decidi comprar uma RB951G-2HnD, a qual tem, ao meu ver, um custo-benefício espetacular. Ela tem uma porta USB 2.0, e já imaginei umas dezenas de utilidades pra ela, dentre as quais está acoplar um adaptador USB para WiFi Alfa AWUS036NHA (modelo que a Wiki da Mikrotik diz ser compatível e funcional), ou ainda, uns dois ou três deles em um hub USB, para que eu consiga enviar sinal para alguns lugares onde as antenas internas da RB não vão alcançar. Sei que não devo obter um grande desempenho, mas acho que vai me servir.

    Então me surgiram as seguintes dúvidas:
    1 - Eu vou precisar de um hub com alimentação independente ou a da própria RB pela porta USB já vai ser suficiente? Um cara da Mikrotik disse em um tópico no fórum deles que só é preciso usar alimentação independente se o dispositivo que for conectar precisar de mais energia. Como é um transmissor de rádio, imagino que ele precise de mais do que a porta USB fornece, mas não sei se tenho que usar uma fonte mais potente para a RB (aquelas de 48V da Mikrotik) ou um hub com alimentação (esse me faz mais sentido, visto que a RB deve continuar a fornecer o mesmo tanto na porta USB mesmo com outra fonte).
    2 - Vi alguém falar que esses adaptadores só vão servir como cliente em uma RB, e não como AP. Está certo isso?
    3 - A configuração dessa RB é bem melhor que a de várias com suporte a 3 MiniPCI, então ela deve aguentar manter o rádio integrado dela junto com mais uns dois por meio de adaptadores, ou não?
    4 - Esse adaptador da Alfa me parece ser bem grande, um pouco caro e difícil de encontrar no Brasil. Alguém poderia me sugerir algum outro com chip AR9271 que foi testado e funciona com estabilidade e que seja menor ou mais fácil de encontrar nesse país? Ou então, alguém poderia me dizer onde posso encontrar esse da Alfa? Procurei no eBay mas o frete está muito caro.

    Até mais.
    Última edição por TsouzaR; 13-06-2014 às 02:46.

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    No fórum da Mikrotik existem muitos posts sobre problemas com adaptadores wifi USB. Pesquise antes de arriscar usa-los.

  3. #3

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    É, vendo aqui, realmente tem alguns casos onde esse adaptador da Alfa parece funcionar, mas parece ser questão de sorte. A maioria dos tópicos retrata problemas de não funcionamento dos adaptadores.

    O jeito vai ser continuar com minha ideia de usar um AP separado. Eu estava pensando em usar o WR941ND, da TP-Link, mas acho que não tem como eu usar as 3 antenas dele individualmente, como em 3 rádios distintos, ou tem?

    Geralmente os roteadores só permitem usar todas antenas juntas para a mesma coisa, eu precisaria fazer algo assim:
    - wlan0: cliente da RB951 com uma antena daquelas de roteador interno mesmo, já que não existe direcional para interiores, ou existe?
    - wlan1: cliente de um 2º provedor (a RB conecta no 1º, os provedores daqui não são muito estáveis) por meio de uma antena externa
    - wlan2: AP interno com saída para a internet pela wlan0; wlan1 como fallback

    A limitação do WR951ND é questão de hardware ou firmware, podendo ser solucionado colocando o OpenWrt? Se for o primeiro caso, poderia me sugerir algum equipamento, com 3 conectores para antenas externas, onde eu possa usar cada uma para uma finalidade distinta como exemplifiquei?
    Não vale sugerir RB + 3 cartões, fica caro de mais e não preciso de nada top nesse lado da rede, então qualquer coisa que faça o serviço serve.

    Até mais.

  4. #4

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    3 etapas de RF separadas só com 3 cartões. Roteador domestico com 3 antenas faz mimo, não tem como "separar" as 3 etapas de RF. Ou as 3 antenas operam como mimo (3x3 ou 2x2) ou como siso (1x1), mas não tem como operar cada antena com 1 ssid.

    Trocar RouterOS por DD-WRT/OpenWRT em RB deve ser pecado capital ou dar cadeira, é um erro terrível.

    Se quer apenas banda baixa (Pra internet, qualquer 600Kbps resolve) pode usar divisor SMA ou N (T, duplicador, divisor, tem varios nomes), 3 usuarios asssim nunca usei mas 2 uso HOJE, netbook e um desktop cada um numa direcional interna de 8dB, num roteador Linksys domestico, copiando arquivo de um pro outro via rede dá uns 10Mbps de trafego, pra mim está ótimo já que o T custou uns US$ 2, e cada antena setorial/direcional interna uns US$ 5.

    RouterOS permite VLAN, você coloca DIGAMOS ether1 e wlan1 numa bridge ou vlan, coloca ethet2 e wlan2 noutra bridge ou vlan, e elas operam isoladas. 2 VLAN já usei em RB133 (175MHz, 16MB de Ram, produto de 2002) com trafego tipo 10-12Mbps cada (8h.dia) e foi tranquilo, eu não teria o mínimo receio de colocar 4 vlan numa RB recente, podendo inclusive usar as mesmas portas.

    (USB dá zilhões de problemas em desktop (Seja scanner, impressora, adaptador wifi ou lan, adaptador serial ou paralelo), que dirá em SO simples tipo RouterOS ou AirOS, inicialmente só rodavam modens, agora até suportam oficialmente uns adaptadores wifi, mas USB não nasceu pra esse tipo de ambiente, USB é pra dona-de-casa plugar e usar pendrive ou mouse, o custo da compatibilidade é consumir hardware demais (Pentium 3 800MHz 64MB rodando win98 as vezes enroscava MP3 se usava mouse USB! Era tipo mouse PS2 em 486 DX2 66, se não mecher o mouse roda, mas se mecher o mouse o audio enrosca, engasga. USB não é leve, usa muuuuuito processamento)

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    3 etapas de RF separadas só com 3 cartões. Roteador domestico com 3 antenas faz mimo, não tem como "separar" as 3 etapas de RF. Ou as 3 antenas operam como mimo (3x3 ou 2x2) ou como siso (1x1), mas não tem como operar cada antena com 1 ssid).
    Existe algum roteador que funcione semelhantemente a uma RB + 3 cartões? Talvez haja algo mais barato que Mikrotik e que dê pra cuidar dessa parte da rede que descrevi no post anterior.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Trocar RouterOS por DD-WRT/OpenWRT em RB deve ser pecado capital ou dar cadeira, é um erro terrível.
    Cara, onde você entendeu que eu estava falando isso? Diga, que vou apagar agora mesmo, hahaha. Também não troco RouterOS por esses *Wrt e não entendo quem faz isso.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se quer apenas banda baixa (Pra internet, qualquer 600Kbps resolve)
    Várias vezes preciso passar arquivos bem grandes de um computador para outro aqui na rede, além de que quero testar algumas coisas de boot por rede, terminal burro/emulador de terminal, essas coisas, então preciso de uma rede rápida.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    cada um numa direcional interna de 8dB
    Onde você achou esse tipo de antena? Eu procurei aqui por direcional indoor e a única coisa que achei a respeito foi sobre usar lata de Nescau como antena, hahaha.

    Esquematizando, é assim que planejo fazer aqui:

    Código :
       {Internet - Provedor 1}
                ::
                ::
                ::
            SXT Lite5 ===== RB951G-2HnD ====== {Rede Interna 1}
                                 ::
                                 ::
                                 ::
    {Rede Interna 2} :::::::: Roteador :::::::: {Internet - Provedor 2}
    Legenda:
    :: Wireless
    = Cabeado

  6. #6

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Acho que confundi OpenWRT em RB951 com OpenWRT em WR941... nomes parecidos da nisso.

    Tem uns Airlive G.duo, 2 etapas de RF separadas com suporte a modo G, e os A.duo, com suporte a modo A (5GHz), eles podem operar como AP e cliente com banda total, e Airlive é produto bom, infelizmente parece que só chegam no brasil via Paraguai (Fora que são caaaros, acho que acima de R$ 180). Mas... banda total em modo G ou A equivale a 1/3 da banda conseguível em modo N, então eu não tenho receio em usar modo N em repetição ou WDS, sei que dá pra conseguir com mono N em repetição mais que se consegue em modo G direto.

    Andei vendendo e instalando uns AP's Gothan e TPLink de R$ 40 a 50 (Paguei R$ 38 nos Gothan mais em conta), em materia de troughtput com apenas 1 computador eles não decepcionam, eu não teria medo de colocar um Gothan de R$ 38-45 numa antena tipo:
    http://www.dx.com/p/2-4ghz-8dbi-sma-...3#.U5qj-fNeAcY (Uso dessa hoje, os dados desse post estão passando por ela)
    http://www.ebay.com/itm/2-4GHz-16dbi...item25903ae2ce
    http://www.dx.com/p/2-4ghz-8dbi-sma-...6#.U5qkmvNeAcY (Também ainda uso uma dessa)
    http://www.dx.com/p/wifly-city-2-4gh...5#.U5qkvvNeAcY (Essa que adaptei no Linksys, já que a maioria dos Linksys tem apenas antena interna omni de 2-3dB)

    No brasil são meio caras:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...24ghz-6dbi-_JM
    (A TP-Link também tem modelo parecido)

    O Gothan barato que falo é esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...100-gothan-_JM
    De uns 20 ou 30 que vendi só 2 deram problema, e foi depois de tempestade, então considero eles duraveis quando sobrevivem a 1ª semana. O problema deles é com multiplas conexões, mas como são baratos dá pra pegar 3 (Se não me engano o GWR100 também tem modo cliente. O GWR110 sei que não tem) do jeito que você quer, com 3 antenas direcionais internas, por um custo menor que uma RB sem cartões.

  7. #7

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Andei vendendo e instalando uns AP's Gothan e TPLink de R$ 40 a 50 (Paguei R$ 38 nos Gothan mais em conta), em materia de troughtput com apenas 1 computador eles não decepcionam
    Hm. O problema é que o roteador que for ser AP da rede interna vai ter que aguentar 2 ou 3 conectados nele usando a Internet constantemente e às vezes transferindo grandes arquivos pela rede, com a possibilidade de surgirem mais conectados às vezes, ele não deve aguentar né?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    eu não teria medo de colocar um Gothan de R$ 38-45 numa antena tipo:
    http://www.dx.com/p/2-4ghz-8dbi-sma-...3#.U5qj-fNeAcY (Uso dessa hoje, os dados desse post estão passando por ela)
    Na foto da embalagem dessa antena no DX está escrito Wireless-G. Isso é a fabricante dela ou essa antena só funciona em modo G? Tem antena específica para determinados modos?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O Gothan barato que falo é esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...100-gothan-_JM
    De uns 20 ou 30 que vendi só 2 deram problema, e foi depois de tempestade, então considero eles duraveis quando sobrevivem a 1ª semana. O problema deles é com multiplas conexões, mas como são baratos dá pra pegar 3 (Se não me engano o GWR100 também tem modo cliente. O GWR110 sei que não tem) do jeito que você quer, com 3 antenas direcionais internas, por um custo menor que uma RB sem cartões.
    Essa tal Gothan é brasileira? E estive olhando a página desse roteador no site dela e não tem muita informação. Eu queria usar o OpenWrt para fazer bonding de redundância entre os dois provedores e o firmware desse roteador aí deve ser pior que os TP-Link, mas eu não achei qual é o chipset dele nem quanto de memória RAM e de armazenamento ele tem.
    E na verdade seria uma direcional e uma omni internas e uma direcional externa.

    Até mais.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Essa tal Gothan é brasileira? E estive olhando a página desse roteador no site dela e não tem muita informação. Eu queria usar o OpenWrt para fazer bonding de redundância entre os dois provedores e o firmware desse roteador aí deve ser pior que os TP-Link, mas eu não achei qual é o chipset dele nem quanto de memória RAM e de armazenamento ele tem.
    Esse mais "em conta" geralmente são Realtek com 8 (ou 16) de RAM e 2 de Flash, não suporta o OpenWRT, as vezes algum build minimalista talvez.

  9. #9

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Esse mais "em conta" geralmente são Realtek com 8 (ou 16) de RAM e 2 de Flash, não suporta o OpenWRT, as vezes algum build minimalista talvez.
    Vixe, aí é dureza. Mas acho que dá pra usar 2 desses Gothan, um pra fazer a conexão com o provedor e outro pra conectar com a RB, mas para o AP aqui vai ter que ser algo um pouquinho melhor, que suporte o OpenWrt e de preferência tenha duas antenas.

    Mas ainda tem o problema da potência do rádio desses Gothan. Se for algo muito fraco, nem pra conectar no provedor vão servir. Vou entrar em contato com a fabricante e pedir mais dados desses roteadores deles.

  10. #10

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Gothan é marca da Americanas/Submarino, montagem/fabricação terceirizada, não sei onde é montado mas é basico mesmo, acho que 8MB de Ram, não procurei Open/DD-WRT pra eles porque só fiz uso domestico, testei com apenas 2 micros e deu uns 40Mbps, que é o normal em roteador domestico (Pelo menos o dobro do melhor 3Com ou Cisco 802.11A ou G!). Os TPLink baratos (WR720 ou WR740) tem mais respaldo da marca, mas seus 14 ou 15dB de potencia deixam ele muito mal, os Gothan me parece que tem 18dB. Se quiser 20dB opte pelos Intelbras, eles tem varios dessa potencia (TPLink tem 20dBm de EIRP, Intelbras tem 20dB de potencia na etapa de RF mesmo), mas tem que ver o SNR PC>Roteador, esses roteadores de 100mW tem ótimo sinal roteador>PC, mas PC>Roteador geralmente tem potencia tipo 14 ou 15dB em anteninha de 2 ou 3dB, um sinal muuuito baixo que derruba o troughput da conexão, por isso me preocupo mais com antena direcional.


    Quanto a antena falar em modo B, G ou N, é bobeira de vendedor. Antena tem frequencia ideal de funcionamento, fora isso não tem como funcionar num modo e não funcionar em outro, mas vendedor é leigo e nunca sabe detalhe técnico decente.

  11. #11

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    eu não teria medo de colocar um Gothan de R$ 38-45 numa antena tipo:
    http://www.dx.com/p/2-4ghz-8dbi-sma-...3#.U5qj-fNeAcY (Uso dessa hoje, os dados desse post estão passando por ela)
    Só pra confirmar, a antena está nesse Gothan, né? É estranho um roteador tão barato com antena removível.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    testei com apenas 2 micros e deu uns 40Mbps, que é o normal em roteador domestico
    No outro post, onde você falou que ele funciona bem com 1 computador, você quer dizer no total, tanto por LAN quanto WLAN, ou só no wireless?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se quiser 20dB opte pelos Intelbras, eles tem varios dessa potencia (TPLink tem 20dBm de EIRP, Intelbras tem 20dB de potencia na etapa de RF mesmo)
    Eu estou procurando aqui por algum Intelbras barato com uma antena removível e 20dBm de potência, mas não estou achando. Só vejo alguns da Multilaser que se enquadram nessas características, exceto a potência, que não é informada em lugar nenhum, nem no site da fabricante.

    O AirLive G.Duo seria interessante. Os rádios dele são bem potentes e suporta OpenWrt. Eu poderia usá-lo para conectar com o provedor 2 no rádio mais potente (1) e o outro (2) seria um AP bridge da RB. Com OpenWrt eu consigo fazer algo para facilitar uma mudança para ele passar a funcionar como AP no rádio 2, acessando a Internet pelo provedor no rádio 1, se eu tiver problemas com o provedor na RB. Qualquer coisa, passo um cabo pelos cantos aqui pra ligar a RB nesse G.Duo, aí é melhor ainda pois consigo fazer um bonding.
    Só queria achar a página do G.Duo no site da AirLive para confirmar as configs. dele, pelo que vi no WikiDevi, o chipset dele é bem ruinzinho.

    Mas como esse G.Duo parece ser impossível de encontrar, o jeito é um Gothan desses aí junto com um outro roteador com ao menos 20dBm de potência e antena removível, que está difícil de achar, como disse anteriormente.

  12. #12

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Tenho uma antena dessa num Linksys WRT54G que adaptei conector SMA (Originalmente vinha apenas com antena interna), manda sinal da sala pros fundos de casa. Tenho também um TPLink 743 com uma que manda de cima do telhado pra garagem (Pra evitar paredes, uso netbook e smartphone de potencia baixa que com parede no meio não conectam), elas se saem bem melhor que antenas omni de 7 ou 8dB, e como tem angulo tipo 30° eu aponto mais ou menos pro lado que quero e tenho uma boa area de cobertura. Já coloquei setorial Aquario 12dB 60° e não tinha sinal mais alto.

    O "teste" que fiz com Gothan foi configurar um AP simples, conectar 2 desktops nele (Cada um numa sala), e então fazer backup de um pro outro, conexão com parede no meio e tal, eu geralmente uso cabo (Desktop de cliente eu plugo o hd noutro micro e faço imagem, mas dos meus micros eu faço backup incremental via rede) mas um dia faltou mesa (Atendo orgão publico com 20 micros por vez!) pra ligar algo e tive que colocar mais longe. Já tentei isso no TPlink 743 (2 micros via wifi) e mal passava dos 16Mbps (2MB/s no SuperCopier, ferramenta de copia que uso). Formatando ou removendo adware de micro de cliente sempre mechi com 4 ou 6 de cada vez, pra não virar um emaranhado de cabos conecto via wifi, é só colocar um AP na tomada, conectar o PC com o backup (Hoje sempre conectado, uma placa de rede só pra ele, direto pro AP, só pra isso), conectar o PC de destino, acessar via rede e copiar, demora mais que cabo mas é só ir tomar um café ou ler email enquanto faz essas coisas. Agora mesmo estou copiando umas coisas, uns 20GB via wifi.
    (Já configurei o PC como AP pra isso, mas nunca prestou)

    Airlive G.Duo GRAÇAS A DEUS deve ter saído de linha, era muito caro e nem tinha desempenho fantástico, pra MIM era roteador comum, mas aqui no under tinha muita gente falando maravilhas deles.

    Intelbras 20dB, antena removível:
    http://www.bondfaro.com.br/roteador-...s-wrn-240.html
    (O WRN240i tem antena fixa)

    Tem um Intelbras mais velho, de potencia maior:
    http://www.kabum.com.br/produto/2921...wireless-n-500
    (Usei só a PCBA de um com grade externa, nada a reclamar, muuuuuuito melhor que PCBA Krazer e cia, mas nada fantastico perto de um WOG212 ou NS LOCO)

    Entre WRN240 e WIN240 acho que só muda firmware e etapa de RF em materia de potencia, o resto parece igual (Chipset, 16MB de Ram, 2MB de rom).

    Talvez você seria feliz com Dlink, eu só tive problemas com eles, DIR60x, DIR90x, desempenho ruim, demora até pra coisa simples tipo acessar setup, perda de dados do setup, necessidade de tirar e colocar na tomada 2x ao dia... o mesmo com Multilaser, Pacific, e Tenda. Então... não posso recomendar. Mas umas unidades com certeza estarão isentas de problemas e serão estáveis, o que me parece é que tem mais unidade estáveis (Percentualmente) em Intelbras, TPlink acima de R$ 100, Aquario, Netgear acima de R$ 100, e DLink acima de R$ 200.

    Sou muito mão-de-vaca, mas roteador de R$ 40 eu compro sem dó, não me custa nada colocar mais um nalgum canto de sinal ruim, aqui rede cabeada queima muito em tempestade, e preciso cabos longos (20m expostos), já perdi tanta placa gigabit de R$ 35 queimada em dia de chuva, e não perdi nenhum roteador de R$ 38 nesses dias, esse é o MEU motivo pra optar por um monte deles.

  13. #13

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Já tentei isso no TPlink 743 (2 micros via wifi) e mal passava dos 16Mbps (2MB/s no SuperCopier, ferramenta de copia que uso).
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Intelbras 20dB, antena removível:
    http://www.bondfaro.com.br/roteador-...s-wrn-240.html
    (O WRN240i tem antena fixa)
    Então melhor nem pegar ele, é a mesma coisa desse TP-Link WR743ND.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem um Intelbras mais velho, de potencia maior:
    http://www.kabum.com.br/produto/2921...wireless-n-500
    (Usei só a PCBA de um com grade externa, nada a reclamar, muuuuuuito melhor que PCBA Krazer e cia, mas nada fantastico perto de um WOG212 ou NS LOCO)
    Me pareceu interessante esse aí, estou vendo bastante gente elogiando ele por causa da potência do rádio. Parece que ele tem até PoE em duas portas. É meio caro (achei de R$126 no Balão da Informática), mas com essa potência toda fica interessante. Só o chipset (RTL8196C) que parece beirar o lixo, pelos comentários que vi, mas não encontrei informações sobre ele (clock da CPU, recursos), vou falar com a Intelbras.

    No total dá uns R$166 fazendo as coisas aqui com esse Gothan + Intelbras WIN240. Bom, pra quem estava pensando em comprar um TL-WR941ND por mais ou menos o mesmo valor e ainda não iria funcionar como eu tinha imaginado, está muito bom.

    Vendo aqui o esquema que fiz no post #5 notei que dá pra fazer melhor aquilo lá ligando por cabo o WIN240 diretamente na RB. Aí é só fazer no Mikrotik uma redundância entre a conexão do provedor na SXT e no Intelbras. O Gothan fica como AP Bridge da RB. Precisa nem de OpenWrt .

  14. #14

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    opa opa opa... escrevi errado... o meu lerdo é o WR543G!
    WR743ND eu uso nos clientes como repetição (Cliente + AP com SSID e encriptação de acordo com o gosto do cliente). Inclusive comprei uns 543 porque achei que teriam metade do desempenho dos 743, mas são bem ruinzinhos pro meu gosto.

    O RTL8196 não é dos baratos, os chipsets mais baratos nos roteadores de R$ 40 são uns Atheros ou Broadcom capados, o RTL8196 não é uma maravilha mas está nos roteadores "medio-baratos". Eu particularmente gosto dele, os firmwares são GERALMENTE mais detalhados (Que nuns Broadcom de TPLink, Dlink ou Multilaser é muuuuuito capado, tem meia duzia de opções (SSID, encriptação, ip).

    (O RTL8186 era maravilhoso quando surgiu, hoje chamamos de lixo porque tem 12 anos, mas "no tempo dele" era perfeitamente usavel. Hoje o 8196 está assim, perfeitamente usavel, talvez comparavel a um AR9170. Ele tem 400MHz, o Win240 se não me engano tem 16MB de Ram, acessada a 50MHz, e tem 4MB pra rom)

  15. #15

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    (O RTL8186 era maravilhoso quando surgiu, hoje chamamos de lixo porque tem 12 anos, mas "no tempo dele" era perfeitamente usavel. Hoje o 8196 está assim, perfeitamente usavel, talvez comparavel a um AR9170. Ele tem 400MHz, o Win240 se não me engano tem 16MB de Ram, acessada a 50MHz, e tem 4MB pra rom)
    Não parece ser tão ruim então. Pena que é um chipset da Realtek, se tiver mesmo 4MB de ROM, ele é a única coisa que me impede de usar OpenWrt. Ao menos parece que esse firmware da Intelbras não é tão ruim, pelo que vi nos simuladores deles. O firewall podia ser melhor, é basicão de mais. Será que por SSH dá pra fazer mais coisas?

    Queria ver a interface do firmware desses Gothan pra ver o que dá pra fazer, mas não acho nada sobre ele, esses roteadores são fantasmas na Internet.

    Roteadores com uma antena só devem ficar horríveis como repetidores, não? A antena vai estar ocupada pegando o sinal da rede que será repetida, aí a mesma é usada para redistribuir... Duas antenas fazem diferença nesses casos?

  16. #16

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Roteador de 1 etapa de RF realmente não fica bom como repetidor, mas pensa bem, são roteadores de R$ 65-70 em 2014 fazendo o que em 2009 precisava 2 roteadores de R$ 90 cada, repetição pra coisa tipo 1Mbps de internet dá tranquilo, mas acima disso não tem como (Quem sofre é o provedor, mas como faço comodato acho mais barato colocar 10 743 Cliente+AP em cada setorial e aumentar o n° de setoriais, do que cobrar R$ 300 de cada cliente e instalar um NS M2 + um ap basico (Ou seja, com repetição é a torre que sofre, não o bolso do cliente))

    RTL8186 tinha duzias de firmwares avulsos web a fora, tipo o PAGO da APRouter que era famoso, o 8196 precisaria algo assim mas não tem muita coisa, Open/DD-WRT realmente nunca se deram bem com Realtek, mas tem um APRouter recente pra 8196, nunca testei.

    2 antenas só fazem diferente onde tem 2 etapas de RF separadas, não é o caso dos roteadores N com 2 antenas (2 pra MIMO), é que pra internet domestica, ou SOHO, 600 a 1000Kbps são suficientes, usuario domestico ou de soho não tem necessidade de muita banda com mobilidade, economizam R$ 60 na hora de comprar um 2° roteador, mas perdem alguns minutos por dia em rede lerda, na cabeça deles é um bom negócio.

  17. #17

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Roteador de 1 etapa de RF realmente não fica bom como repetidor, mas pensa bem, são roteadores de R$ 65-70 em 2014 fazendo o que em 2009 precisava 2 roteadores de R$ 90 cada, repetição pra coisa tipo 1Mbps de internet dá tranquilo, mas acima disso não tem como
    Com repetição, você se refere ao WDS, ou em AP bridge a performance também é ruim assim?
    Se a qualidade for ruim assim em AP bridge, acho que vou passar uns 10m de cabo pelo teto até a RB, aí eu deixo o Gothan como AP. Além disso, há uma porta entre os dois, não quero ter que deixá-la sempre aberta, o jeito vai ser fazer isso mesmo. Se der para configurar rotas nesse Gothan, eu economizo 6m de cabo ligando ele no WIN 240 e definindo-o como gateway pra chegar na RB. VLAN seria melhor ainda, mas nem o Intelbras nem o Gothan devem suportar isso.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    RTL8186 tinha duzias de firmwares avulsos web a fora, tipo o PAGO da APRouter que era famoso, o 8196 precisaria algo assim mas não tem muita coisa, Open/DD-WRT realmente nunca se deram bem com Realtek, mas tem um APRouter recente pra 8196, nunca testei.
    Parece ser um bom firmware, pena que não dá pra baixá-lo no aprouter.com.br
    E ainda criei uma conta no sistema deles achando que era pela falta de uma que não conseguia baixar. Fui verificar o sistema de recuperação de senha deles e vi que a senha é armazenada sem criptografia nenhuma e não tem como mudá-la. Espero que ninguém resolva pegar o DB deles "emprestado", só pra dar uma olhada.

    E olha isso:
    Tenho que achar um firmware pra ele. Se eu comprar esse WIN 240 e ele tiver esse problema, não sei se consigo manter ele inteiro até conseguir falar com o suporte da Intelbras. Além disso, duvido que o firmware original permita reduzir a potência do rádio. 29dBm (modo B) com uma antena de 25dBi estoura todos limites de EIRP do mundo, além do ruído que isso deve gerar.

  18. #18

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    O modo que gosto de usar nesses 8196 é o "cliente + AP".

    Em WDS, ou como repetidor universal, você teria que instalar no notebook um discador PPPOE, ou usar IP fixo, ou se logar no hotspot toda hora, o que gosto do modo "cliente+ap" é que a wan conecta o modo cliente em ppp, ip fixo, ou apenas criptografia (Wan opera ISOLADA do AP), e na seção cliente você configura um SEGUNDO SSID com o que o cliente precisa, seja B+wep, G+wpa, N+wpa2, etc. O modo AP fica "isolado" do modo cliente, coisa que em APRouter e outros firmwares de RTL8186 não existe (O SSID repetido está atrelado, seja em modo ou em encriptação, ao SSID do modo cliente)

    É um absurdo o cliente não ter um SSID proprio em casa, se o cliente se chama João nada mais justo que o SSID dele seja Joao, com a senha que ele preferir, sem essa babozeira de instalar discador (Quem disca é o roteador), deixar rede aberta (RTL8186 opera como repetidor com SSID, mas se usar PPP em rede aberta o SSID repetido será também aberto) ou necessidade besta de se logar em hotpost (Telefone Voip não tem tela de login, SmartTV menos ainda, hotspost é solução pra dona-de-casa... praticamente NADA fora desktop, notebook ou tablet tem navegador pra se logar no hotspot, fora que abrir navegador é coisa de velha gaga, o usuario tem que ter liberdade pra usar DIGAMOS APENAS um p2p, ou um cliente imap ou pop, ou torrent, ou irc, ou um gerenciador de downloads...).

    Esse video do win240 parece UNIDADE com defeito, usuario normalmente não sabe diferenciar defeito de UNIDADE de defeito característico do MODELO, vendi uns 30 win240 e nunca ví problema do tipo (Nos MEUS cliente não uso PPP, mas em cliente de ADSL sempre insisto que usem PPP (Bridge)).

    Alias... o WR543 uso em bridge, discando PPP, quando a MESMA linha ficava na minha loja (300m de distancia, mesmo cabeamento) ele ficava ligado 24x7 por meses, acho que 3 meses foi o maximo (Porque acaba a eletricidade as vezes), agora está em casa e TRAVA 3x por semana. MESMA linha, MESMO modem e roteador, MESMO nobreak, mas... o SNR de 29 cai pra 24dB, fora o EMI que PODE (Difere de VAI) causar isso, não tem outro fator. Travamento de roteador é coisa de ambiente, já peguei de volta muito roteador que cliente dizia que travava e instalei em comodato e nunca deu problema. Hora que der tempo eu troco, já usei por ANOS Speedstream4200+LinksysWRT54G em casa, par esse que na minha irmã começou a travar todo dia, voltei pra minha casa e não travou, na dela travava (Coloquei Gothan e resolveu, curioso Linksys travar onde Gothan foi bem). Esse negocio de basear opinião em 1 (UMA) unidade não dá, por isso sempre comprei roteadores de 4 em 4 no mínimo, os que deram problema (Dlink, Krazer/Kodama, Multilaser, Pacific, etc) foram defeitos aos montes, de unidades de origens diferentes, assim fica facil ter certeza pra classificar um modelo como lixo (Caso do Dlink Dir600 A1, TODOS dele que ví na vida deram problema em horas ou dias, não aceito ele nem de graça, nem como peso de papel, nem pintado de ouro, enfim, espero é que a fabrica dele sofra combustão espontanea, tamanhos os problemas que me criaram).

  19. #19
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O modo que gosto de usar nesses 8196 é o "cliente + AP
    O Gothan faz isso?
    O C3Tech faz isso, e qualquer Atheros com o DDWRT também faz, mas gosto de ter opções...

  20. #20

    Padrão Re: RB + hub USB + adaptadores USB para WiFi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É um absurdo o cliente não ter um SSID proprio em casa, se o cliente se chama João nada mais justo que o SSID dele seja Joao, com a senha que ele preferir, sem essa babozeira de instalar discador (Quem disca é o roteador), deixar rede aberta (RTL8186 opera como repetidor com SSID, mas se usar PPP em rede aberta o SSID repetido será também aberto) ou necessidade besta de se logar em hotpost (Telefone Voip não tem tela de login, SmartTV menos ainda, hotspost é solução pra dona-de-casa... praticamente NADA fora desktop, notebook ou tablet tem navegador pra se logar no hotspot, fora que abrir navegador é coisa de velha gaga, o usuario tem que ter liberdade pra usar DIGAMOS APENAS um p2p, ou um cliente imap ou pop, ou torrent, ou irc, ou um gerenciador de downloads...).
    Pretendo usar esse WIN 240 como cliente bridge, dele vai sair um cabo até a RB, e nela vou fazer autenticação PPPoE. Só espero que esse segundo provedor use PPPoE; a maioria aqui é só hotspot, o que uso atualmente suporta os dois.
    Não tem como eu usar ele em repetição, tanto porque a RB e o Gothan já vão ser os responsáveis pela rede WiFi, quanto porque ele iria repetir o sinal encima do telhado, onde a antena externa estará.

    Você tinha dito que há vários firmwares para RTL8196C. Poderia citar algum além desse da APRouter? Eu quero poder controlar a potência do rádio.